Pesquisadora afirma que fake news podero ter graves consequncias nas eleies municipais de 2020

Charge do Jean Galvo (www.humorpolitico.com.br)

Marlen Couto
O Globo

frente de pesquisas financiadas pelo WhatsApp e pelo Facebook sobre desinformao, Patrcia Rossini alerta que a circulao de notcias falsas pode ter escala e impacto maiores nas eleies brasileiras do prximo ano.

A pesquisadora defende que o Congresso, que tem uma Comisso Parlamentar Mista de Inqurito (CPMI) sobre o tema, debata leis rgidas para responsabilizar empresas de tecnologia como o Facebook, que j reconheceu no ter sido capaz de impedir a disseminao em massa de fake news no pas em 2018.

Por que as fake news so to atraentes?

No diria que so atraentes. Os mecanismos que tornam as informaes falsas virais so o fato de que elas tendem a circular, ao menos inicialmente, entre pessoas mais propensas a acreditar nelas. Notcias falsas tendem a apelar para preconcepes que j temos e, por isso, temos menos inclinao de questionar. isso que as torna to perigosas. Quando atravessam, no caso da poltica, o espectro ideolgico, comeam a ser questionadas. At isso acontecer j circulou bastante e nem todo mundo que viu a mensagem falsa vai ser informado sobre ela.

O que h de diferente no contexto brasileiro?

O que me parece ser uma tendncia, no s no Brasil, a migrao do consumo de informaes e da discusso poltica para aplicativos de mensagem. uma volta para espaos mais privados de discusso. O problema do WhatsApp que difcil identificar os contedos. As mensagens esto encriptadas. A gente perde um pouco o controle para no dizer completamente , tanto que as pessoas sequer tm informao sobre aquilo que recebem. Voc aposta em aspectos que no necessariamente vo te ajudar a identificar se a informao verdadeira, como quem enviou a mensagem.

O Congresso tem uma CPMI em funcionamento para investigar o uso de fake news nas eleies. Propor novas leis necessrio?

Enquanto as empresas de tecnologia no so punidas e no tm de prestar contas, ficam em uma situao confortvel. Toda semana o Mark Zuckerberg est na imprensa americana pedindo desculpa por armazenar dados privados em um servidor no protegido e dizendo que isso no vai acontecer de novo. E acontece. J estados mais reguladores, como a prpria Unio Europeia, tm condies de manter empresas grandes responsveis pelo que circula em suas plataformas.

Na Alemanha, tomam multas pesadas e, portanto, precisam ter muito cuidado com qualquer discurso de dio em suas plataformas, por exemplo. Em outros pases, voc tem live (transmisso ao vivo) de terrorista, porque os esforos (das empresas em coibir discursos de dio) no esto nos pases onde no so cobradas. Elas (as empresas) no vo se autorregular. A desinformao um modelo de negcio. Enquanto d lucro, ou se traduz em capital poltico, no h incentivo.

Estamos prestes a viver um novo processo eleitoral. O que aprendemos ou deveramos ter aprendido at aqui?

As pessoas esto em alerta. O problema que isso no necessariamente se traduz em questionar as informaes. Corremos um risco que nos EUA diferente, porque l (os eleitores) no usam redes encriptadas como mecanismos centrais de comunicao. Nas eleies nacionais, tivemos um perodo intenso, mas as notcias falsas que circulam em nvel nacional no so do dia a dia.

Nas eleies municipais, ser mais difcil controlar as notcias falsas. Pode ser que no se espalhem tanto, de forma massiva, mas possvel que as consequncias sejam mais graves, por tratar de questes locais, de pessoas que esto no seu bairro, que fazem parte do seu cotidiano.

Alm de ampliar a regulao, o que pode ajudar?

As iniciativas de checagem so importantes, mas difcil fazer a correo se tornar to viral quanto a informao falsa. um problema da forma como essas redes so estruturadas. Uma coisa que parece funcionar ser corrigido na sua prpria rede. A correo social, o constrangimento, parece ser eficaz para reduzir o compartilhamento.

O problema maior a informao que compartilhada quase que acidentalmente, sem a inteno de enganar. Muitas pessoas que compartilham notcias falsas o fazem porque (aquilo lhes) parecia urgente ou importante. Que agentes maliciosos vo continuar espalhando desinformao, no tenho dvida, a questo se as pessoas vo se tornar um pouco mais aptas a identificar se devem ou no repass-la.

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NOTA DA REDAO DO BLOG
H muito tempo que as falsas notcias encontram brechas, cada vez mais largas, atravs do compartilhamento irresponsvel nas redes. A disseminao de publicaes no verdicas amparada pela preguia de alguns em no verificar as fontes e o contedo ou pela maldade de outros em ampliar o lastro da mentira. Ao mesmo tempo, as empresas responsveis no tm obtido sucesso em conter as fake news. No h controle, apesar da preocupao em se estabelecer formas de combate s prticas. Em poca de eleies a situao piora, contando inclusive com empresas que vendem servios de criao e viralizao de fake news para campanhas polticas. O amadurecimento efetivo no combate s notcias falsas imperativo quando o assunto a manuteno por um cenrio democrtico. Mas, por enquanto, parece um sonho distante. (Marcelo Copelli)

13 thoughts on “Pesquisadora afirma que fake news podero ter graves consequncias nas eleies municipais de 2020

  1. Para a imprensa (digamos assim), fake news aquilo que divulgado nas redes contra seus interesses.

    Por outro lado, segundo a mesma imprensa (digamos assim), toda mentira divulgada pela imprensa (digamos assim) nunca fake news.

    Vem a a censura nas redes. No futuro s quem vai poder mentir ser a imprensa (digamos assim).

    • Correto.
      Um detalhe a ser lembrado que em eleies passadas os lulistas promoveram muito a divulgao de notcias falsas em suas redes de blogues e sites “independentes”, e no houve protestos significativos da grande imprensa, nem quando ela foi explicitamente chamada de mentirosa, como no chamado caso da “bolinha de papel”, a respeito de uma agresso contra Jos Serra na eleio de 2010.
      http://memoriaglobo.globo.com/acusacoes-falsas/caso-da-bolinha-de-papel.htm

      Ou outros tantos casos, como carta apcrifa do Pedro Bial contra Serra, ou as acusaes sobre a vida ntima de Acio. Os defeitos desses candidatos so outra questo, e a propaganda lulista no cuidou muito deles.
      D a impresso de que para os intelectuais e especialistas da mdia as mentiras do lulismo eram tolerveis, porque seus objetivos finais seriam nobres. A utopia justificaria os meios esprios para alcan-la.

      A preocupao com “fake news” surgiu s depois que as eleies comearam a ter resultados indesejados pelas ‘zelites’.

  2. O fato que as redes sociais derrubaram ditadores na chamada primavera rabe, elegeu um presidente de fora do mecanismo, mesmo com todas “fake news” das agncias de pesquisa e meios de comunicao. No espanta em nada que a principal rede de comunicao no pas se sinta no “dever” de tentar derruba-las, sob o prisma de combate a fake news. A Globo cai antes que isso acontea e nenhum parlamentar que se atreva a tentar, se elege novamente. Simples assim.

  3. “O problema do WhatsApp que difcil identificar os contedos. As mensagens esto encriptadas. A gente perde um pouco o controle para no dizer completamente , tanto que as pessoas sequer tm informao sobre aquilo que recebem.”

    -Quer dizer que os tais “especialistas” querem saber o que eu converso com a minha av pelo zap e se fake news a mentira que voc contar quando chegar tarde em casa?

    • -Pilantas! De boas intenes o inferno est cheio!
      -Como se nada faltasse nesta fazenda apelidada de pas, ser que agora querem me proibir de mandar o contedo que EU QUERO sobre o assunto ou candidato QUE E ESCOLHER para o grupo que EU ENTRAR, inclusive da minha famlia, dos meus amigos ou de raparigagem?
      -Ora, ningum tem contato ou manda mensagem no WhatsApp para desconhecidos!

  4. Pesquisa a maior fakenews das eleies.
    Na vspera diziam que Witzel e Zema nem chegariam no segundo turno.
    Mas essa pode divulgada exaustivamente em todos os meios. A fake-cientfica.

  5. Muita preguia e ingenuidade de quem no checa uma informao que recebe e muita safadeza em repassar a informao mesmo sabendo que ela fake. Ento temos uns 50% de de ignorncia e uns 50% de maldade mesmo. Se no for isso, como pode uma pessoa repassar uma informao sem noo, sem base, sem o mnimo de credibilidade? Quem agradece so aqueles que de vontade prpria criam essas informaes fakes por motivos que todos sabemos quais so. Quem repassa est fazendo o jogo de quem emite. Est sendo usado!

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