Pesquisas dão a sucessor de Chávez 22 pontos de vantagem

(da Agência Brasil)

Os resultados das mais recentes pesquisas de opinião feitas por diversos institutos da Venezuela dão como ganhador o presidente em exercício, Nicolás Maduro, com vantagem entre 16% e 22% sobre o candidato de direita, Henrique Capriles.

Maduro lidera

O jornalista venezuelano José Vicente Rangel, em seu programa dominical, deu informação sobre várias pesquisas realizadas nas últimas semanas. Uma delas, do Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad), indica que nas próximas eleições presidenciais 53,8% dos venezuelanos votariam pelo candidato Nicolás Maduro, que fica com vantagem de 22,2% sobre Henrique Capriles, com 31,6% de respaldo.

O estudo, feito entre 12 e 18 de março pelo instituto, registrado no Conselho Nacional Eleitoral, perguntou quem é o melhor candidato para resolver os problemas do país: 54% disseram que é Maduro, enquanto 32,3% disseram que é Capriles e 13,7% se abstiveram de opinar. A vantagem a favor do candidato socialista é 21,7%.

QUASE 60%

A amostra, feita com 1.200 pessoas em todo o território nacional, também apresentou dados sobre a gestão do gabinete de Governo: 58,5% dos entrevistados consideram positiva.

Maduro também é visto por 54,3% dos venezuelanos como o candidato que garante maior estabilidade política ao país; Capriles obteve 31,5% de respaldo e 14,3% não responderam. A vantagem a favor de Maduro é 22,8%.

Independentemente da preferência de votos, 64,7% dos venezuelanos acreditam que Nicolás Maduro vencerá, 22% consideram que Capriles ganhará, e 13,1% não responderam. A vantagem a favor do socialista é 42,4%.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *