Petistas rasgam o Boneco 171 de Lula no centro de São Paulo

Delegado queria prender o Boneco e soltar os agressores

Bruno Fávero e Cátia Seabra
Folha

Apoiadores e opositores do governo Dilma se envolveram em confusão nesta sexta-feira (26) depois que um boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário foi rasgado no viaduto do Chá, na frente da Prefeitura de São Paulo.

Apelidado de “Pixuleko”, o boneco que ganhou fama instantânea durante as manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff do dia 16, iniciou um tour pelo país. Nesta manhã, foi exibido na zona sul de São Paulo.

A confusão envolvendo o boneco começou depois que um homem que passava pelo local tentou danificar o equipamento usado para inflá-lo.

O homem foi contido pela Guarda Civil Metropolitana. Em seguida, foi hostilizado pelos manifestantes, que tentaram agredi-lo e interromperam o trânsito no viaduto por alguns minutos.

“Eu não sou obrigado a ver isso aí. Fosse um boneco de 5 cm do Alckmin, alguém dava um tiro em dois segundos”, afirmou o rapaz, que não quis se identificar.

OFENSAS

Nesse momento, simpatizantes do governo que foram atraídos pela movimentação começaram a trocar ofensas com o primeiro grupo de manifestantes e gritar em apoio à presidente Dilma Rousseff e a Lula.

Na confusão, alguém fez um rasgo no boneco, aparentemente com uma faca. A Guarda Civil então deteve a estudante de direito Emmanuelle Thomazielo, 21, apontada pelas lideranças da manifestação como responsável pelo rasgo, e levou-a para uma delegacia próxima. Segundo os guardas, o objetivo era protegê-la dos manifestantes.

Enquanto Thomazielo entrava no carro da Guarda, manifestantes tentavam agredi-la e gritavam “vai perder sua teta”.

Por telefone, ela negou que tenha furado o boneco. “Estava no meio da confusão e me pegaram”, afirmou à Folha.

Depois do incidente, o boneco foi desinflado pela empresa contratada pelos movimentos pró-impeachment. Os líderes dos movimentos foram embora em seguida, mas opositores e simpatizantes do governo continuaram discutindo, observados pela Guarda Civil e pela Polícia Militar.

O incidente foi lamentado por Ricardo Honorato, integrante do Movimento Brasil e responsável por ter levado o boneco ao protesto de 16 de agosto em Brasília.

Segundo ele, “Pixuleko” passará por novo “check-up” e não interromperá seu tour por outras cidades brasileiras. “Não é isso que vai nos impedir de ele viajar por todo o país, mesmo que a cada aparição ele tenha de ser consertado”, disse.

O delegado do 3º DP pediu a retenção do boneco para perícia, mas os donos disseram que ele está a caminho de Maceió, onde será consertado. “Querem prender o ‘Pixuleko’ e deixar o Lula solto? Puta sacanagem” reclamou Marcello Reis, líder do Revoltados On Line.

Com pedidos de visitas em todo o país, o Movimento Brasil ainda não decidiu se “Pixuleko” deve continuar no próximo mês na Região Sudeste, em Estados como Minas Gerais e Espírito Santo, ou trilhar caminhos mais longo, viajando à Região Nordeste.

O nome do boneco de plástico é uma referência ao termo que teria sido usado pelo ex-tesoureiro do PT http://tribunadainternet.com.br/wp-admin/post-new.phpJoão Vaccari Neto para se referir a propina, segundo o empreiteiro Ricardo Pessoa, delator da Operação Lava Jato.

‘DESTRUIÇÃO’

O presidente do PT, Rui Falcão, disse nesta sexta que a exibição do boneco como se Lula fosse um ladrão comum faz parte de uma campanha de destruição da imagem do PT.

Citando uma expressão usada num artigo do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), ele disse que há uma tentativa de desconstrução da imagem de Lula.

“Estão tentando derreter o Lula para destruir o PT. Eles sabem qual é a liderança, qual é a força politica que tem o PT. Isso já vinha antes de a gente ter a Presidência. Tem uma série de episódios de tentar destruir o PT e destruir o Lula. São os mitos: casa do Morumbi, fortuna do Lula, conta no exterior, uma série de ataques”.

Segundo Falcão, o PT também é alvo de ataques. “Era da bagunça, da greve, os barbudos. Isso faz parte da campanha de tentativa de destruição”, disse.

16 thoughts on “Petistas rasgam o Boneco 171 de Lula no centro de São Paulo

  1. Isso mesmo Falcão. As pessoas de bem do Brasil querem destruir essa bosta de partido, que só trouxe coisas ruins para o brasileiro.Incompetência, roubo e caterva , marca registrada desse fajuta.

  2. Essa é a “democracia” da petralhada! A sociedade é obrigada a assistir diariamente as mentiras e roubalheiras, se encharcar de doutrinação gramscista pela sua Rêde Globo comprada, e ainda ouvir canalhas vermelhos tentando justificar a agressão ao patrimônio alheio em praça pública como se fosse um “direito” democrático, . . . alguém ainda tem dúvidas da origem da “bomba” que soltaram na frente do “Instituto da Delinquência Social Lula”?

  3. “Estão tentando derreter o Lula para destruir o PT.

    É isso mesmo. Mas não estamos querendo derreter esse retirante analfabeto.
    Queremos acabar com a raça desse maldito partido de
    vagabundos…………………

  4. Lulla derreterá na cadeia que é lugar para gente como elle!
    Já o PT, vamos ver o que acontecerá nas eleições de 2016.
    Quem votar em petistas estará apoiando a corrupção.

  5. Lula pensa em voltar a ser candidato em 2018, é muita cara de pau, pretensioso, fez este merdelê no Brasil e ainda quer ser novamente presidente, ainda diz que foi melhor que Getúlio Vargas, ele não sabe o que é ser ESTADISTA, um ignorante deste se dê por feliz de ter chegado onde chegou, é vergonhoso, o seu PT e de Dilma estão levando o país a banca rota, se fosse em outro país estariam pegando uma pena dura e ainda seria confiscado os seus bens, só no Brasil acontece isto, temos um judiciário tartaruga neste país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *