Roberto Jefferson, Luciano Hang e apoiadores de Bolsonaro são alvos da PF em inquérito que apura fake news e ataques contra STF

Investigação apura ações de grupo suspeito de operar contra autoridades

Fábio Fabrini e Bruno Boghossian
Folha

A Polícia Federal cumpre 29 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, dia 27, no chamado inquérito das fake news, que apura ofensas, ataques e ameaças contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O ex-deputado Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang, assessores do deputado estadual paulista Douglas Garcia (PSL) e ativistas bolsonaristas estão entre os alvos.

O principal foco da operação é um grupo suspeito de operar uma rede de divulgação de notícias falsas contra autoridades, além de quatro possíveis financiadores dessa equipe. As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, e estão sendo executadas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. A investigação corre em sigilo.

AMEAÇAS À DEMOCRACIA – Um dos alvos é o ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e novo aliado do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com as investigações, o ex-parlamentar fez ameaças à democracia ao publicar uma foto com um fuzil “os traidores”.

Ex-aliado de Fernando Collor de Melo e um dos condenados no escândalo do mensalão, Jefferson preside um dos partidos do Centrão e passou a defender efusivamente Bolsonaro nos últimos tempos.

O próprio presidente da República chegou a assistir e recomendar uma live em que Jefferson acusava o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de arquitetar um golpe parlamentar. Bolsonaro tem se articulado com siglas do centrão, distribuindo cargos a essas legendas em troca de apoio no Congresso. Outros alvos da operação são os bolsonaristas Allan dos Santos (blogueiro) e Sara Winter (ativista).

APOIADORES – Allan dos Santos é apoiador de Bolsonaro e editor do site Terça Livre. Ele prestou depoimento à CPMI das Fake News, no ano passado, e negou receber verba oficial do governo para manter a página. Já a ativista Sara Winter lidera um grupo denominado 300 do Brasil, que formaram um acampamento para treinar militantes dispostos a defender o governo Bolsonaro. Em entrevistas recentes, ela reconheceu que alguns de seus integrantes estão armados.

Também é alvo o humorista Rey Bianchi, que postou em suas redes sociais um vídeo com o mandado de Moraes, no qual critica a operação. A operação mira ainda quatro supostos financiadores de fake news.

CARLUXO – A Folha mostrou no dia 25 de abril que as investigações identificaram indícios de envolvimento do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, no esquema de notícias falsas. O inquérito busca elementos que comprove sua ligação e sustente seu possível indiciamento dele ao fim das apurações. Outro filho de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PSL de SP, também é suspeito.

Como mostrou a Folha, enquanto procuradores e juízes da primeira instância têm arquivado, nos estados, os desdobramentos do inquérito aberto pelo STF para apurar fake news e ameaças contra integrantes do tribunal, há em Brasília uma confluência entre Supremo, governo federal e Ministério Público que respalda o prosseguimento da investigação.

CONSTITUCIONALIDADE – A AGU (Advocacia-Geral da União), que representa o governo Jair Bolsonaro, tem dado pareceres favoráveis à continuidade do inquérito, cuja constitucionalidade é questionada em ações no próprio Supremo e na Justiça Federal de primeiro grau em Brasília.

No entendimento da AGU, o ministro Moraes, que preside a investigação, não será o responsável por denunciar e julgar os suspeitos, o que assegura a separação entre as funções prevista na Constituição.

21 thoughts on “Roberto Jefferson, Luciano Hang e apoiadores de Bolsonaro são alvos da PF em inquérito que apura fake news e ataques contra STF

  1. Não custa nadica nos lembrar:

    CAPÍTULO III … DA SEGURANÇA PÚBLICA
    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
    I – polícia federal;
    II – polícia rodoviária federal;
    III – polícia ferroviária federal;
    IV – polícias civis;
    V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
    VI – polícias penais federal, estaduais e distrital. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)

    Nadica sobre Inteligência (Espionagem), né???

      • Rev. Pes. Marcos e Pinalli … Alegria do Senhor!

        No vídeo a seguir, a Mestra em Inteligência (Espionagem) e Segurança, e cursando Doutorado, afirma que irá para o mato kkk KKK kkk 213 – Como Minhas Metas Mudaram Nos Últimos Anos (E Por Que Quero Ir Pro MATO) … 15 de mai. de 2020 … “Um breve desabafo e reflexão de como minhas metas mudaram nos últimos 9 anos que venho morando fora do Brasil.”

        “então os habitantes da Judéia fujam para as montanhas”. (Mt 24,16) … porém, há um quando, né??? “Quando virdes estabelecida no lugar santo a abominação da desolação que foi predita pelo profeta Daniel (9,27) – o leitor entenda bem -” (Mt 24,15)

        Essa passagem já se cumpriu, né???

        “Quando virdes a abominação da desolação no lugar onde não deve estar o leitor entenda , então os que estiverem na Judéia fujam para os montes;” (Mc 13,14)

        E Lc tem: “41. Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: 42. Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!… Mas não, isso está oculto aos teus olhos. 43. Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; 44. destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada.” (Lc 19) … “20. Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. 21. Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade. 22. Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito. 23. Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo. 24. Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs.” (Lc 21)

        Os tempos dos gentios correspondem a dias de castigo aos que não conheceram o tempo em que foram visitados???

        Só que existe um até … que nos deixa sem condições de concluir que o Templo será mesmo reedificado kkk KKK kkk só podemos mesmo ter certeza de que existem tempos das nações pagãs.

        Sds.

      • Marcos, meu caro perguntador … a tua pergunta começa com um quando – portanto, se relaciona com tempo, certo???

        Depois de 40 anos de pesquisa sobre o que nos ensina o Magistério Católico sobre os Tempos Atuais … se estão mesmo se cumprindo as Profecias que ainda não estariam se realizando … continuo esperando algo que possa repassar para você kkk KKK kkk

        Há vários vídeos no Youtube … porém, são de matiz não católica.

        Agora, procuro entender o porquê de não haver tal Orientação … demonstrando em que tempo estamos.

      • Rev.s Pe.s … Alegria do Senhor!

        Aproveito para comunicar ao Pe. Fabiano, então Pároco de São Francisco do Itabapoana, a quem entreguei pedido escrito sobre se deveria continuar a publicar as meditações decorrentes da confissão do pecado do mundo … que fiz seguindo a orientação do Teólogo de Campos Pe. Clécio de comparar com o que fora antes escrito.

        Deste modo, entendo que atendi humildemente o que Pe. Fabiano me recomendou, né???

        “Tu que foste escolhido pelos decretos dos tempos para amenizar a cólera do Senhor, reconciliar os corações dos pais com os filhos, e restabelecer as tribos de Jacó”. (Eclo 48,10) … em minhas meditações, percebi que a cólera de Papá foi amenizada … visto que a peste ainda faz parte da Misericórdia – conforme Davi.

        Capitulo5 … tem o João Bianchi escrevendo sobre os Tempos … falta a Nova Plenitude dos Tempos, decretada por São João Paulo II em Dominum et Vivificantem (18 de maio de 1986) | João Paulo II: “Na perspectiva do terceiro Milénio depois de Cristo, quando «o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: Vem!», esta sua oração, como sempre, reveste-se de um denso alcance escatológico, destinado a dar também plenitude de sentido à celebração do grande Jubileu. É uma oração voltada para os destinos salvíficos, para os quais o Espírito Santo abre os corações com a sua acção, ao longo de toda a história do homem sobre a terra. Ao mesmo tempo, porém, esta oração orienta-se para um preciso momento da história, em que é posta em relevo a nova «plenitude dos tempos», momento que soará no ano 2000.”

        Tertio Millennio Adveniente (10 de novembro de 1994) | João Paulo II … tem: “Entrar na « plenitude do tempo » significa, pois, atingir o termo do tempo e sair dos seus confins para encontrar o seu cumprimento na eternidade de Deus.”

        Sds.

  2. “A Justiça Federal de Goiânia recebeu uma denúncia do Ministério Público Federal contra Valdemar Costa Neto e outras seis pessoas por fraudes nas obras de trecho da Ferrovia Norte-Sul.

    A denúncia foi apresentada em agosto de 2019. Com o recebimento, os sete acusados tornam-se réus.”

    O cerco está apertando para os comparsas do Bozo.

  3. Hoje: fãs de Brilhante Ustra chorando pelas suas liberdades.

    Bolsonaretes querem direitos, direitos dos quais as mesmas bolsonaretes não querem dar para aqueles que não são do meio deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *