Piada do Ano: Advogado de Temer critica a demora no julgamento do TSE…

É inadequado haver mais depoimentos, diz Guedes

Deu em O Tempo
(Agência Estado)

A reabertura da fase de instrução do processo sobre a chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014 surpreendeu a defesa do presidente da República. Os advogados de Temer já contavam com o adiamento da discussão para concessão de mais prazo para alegações finais – em mais cinco dias -, mas não tinham no radar a possibilidade da convocação de novas testemunhas de acusação contra a chapa, como ocorreu na manhã desta terça-feira, 4.

“O processo tem começo, meio e fim”, disse o advogado de Temer, Gustavo Guedes, ao avaliar como “inadequada” a decisão de reabrir o processo. Segundo ele, diante da reabertura, “não há como prever o encerramento da ação”. “É esperar para ver as próximas surpresas desse processo”, disse Guedes.

FASE DE INSTRUÇÃO – Nesta manhã, o TSE reabriu a chamada fase de instrução – quando podem ser coletadas mais provas para uma ação -, ao determinar que sejam ouvidas outras quatro testemunhas no processo. A pedido da defesa de Dilma, o TSE vai ouvir o ex-ministro Guido Mantega. Já o vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, solicitou a oitiva do marqueteiro João Santana; a esposa e sócia do publicitário, Mônica Moura; e um funcionário do casal, André Santana.

Dino argumentou que há notícia recente de que os três firmaram acordo de delação premiada. Na prática, a reabertura da fase de instrução faz com que o processo seja alongado sem previsão de término. Isso porque a cada nova testemunha ouvida, as partes podem fazer pedidos de mais depoimentos ou coleta de novas provas. Guedes negou que haja qualquer investida do Planalto para adiar o julgamento. “Não há uma tentativa nossa e nunca houve de tentar alongar o processo”, disse.

NOVOS MINISTROS – Com o adiamento, a previsão mais otimista de advogados é de que o caso seja retomado dentro de um mês. Nesse caso, a composição da Corte será outra. Isso porque no dia 16 de abril vence o mandato do ministro Henrique Neves, que será substituído por Admar Gonzaga, nomeado por Temer. Em 5 de maio, a ministra Luciana Lóssio é quem deixa a Corte. A cadeira dela deve ser preenchida pelo ministro substituto Tarcísio Vieira Neto, que também deve ser indicado pelo peemedebista.

Se o julgamento for retomado após abril, a previsão é de que já se conheça a maior parte do conteúdo da delação de executivos da Odebrecht. O temor de aliados do presidente é de que as revelações causem instabilidade política em razão das acusações feitas pelos executivos a ministros de Estado e que isso de alguma forma contamine o processo no TSE. Gustavo Guedes evitou comentar o fato e disse que ele cuida apenas do processo eleitoral. “Não nos cabe aqui tratar da Lava Jato”, disse.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A declaração do advogado é forte concorrente à Piada do Ano, sem dúvida. Decididamente, não interessa a Temer que ocorra o julgamento. Na forma da lei, será cassado, sem contemplação. Se for absolvido, haverá um escândalo terrível, o relator Herman Benjamin já avisou que não deixará barato, como se dizia antigamente. Lembrando a genial dupla Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, agora Temer está naquela situação de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. (C.N.)

5 thoughts on “Piada do Ano: Advogado de Temer critica a demora no julgamento do TSE…

  1. Salve o país do casuísmo jurídico, da indignação seletiva, do relativismo moral, do conchavo, da malandragem, da sem vergonhice e dos otários que fazem selfie com vagabundos e veneram bandidos de estimação !!!!

    kkkkkkkkkkkkkk xD

  2. EM O ESTADO DE SÃO PAULO
    Durante o julgamento de hoje, o relator da ação, ministro Herman Benjamin, chegou a ironizar o pedido para ouvir mais testemunhas no processo. “Não podemos transformar esse processo num universo sem fim. Não podemos ouvir Adão e Eva para que se intime a serpente. Temos que evitar a procrastinação”, disse Benjamin.

  3. Gilmar Mendes vai arrumar uma forma de “embromar” o máximo possível. Antes de 2018 não haverá sentença no TSE. Pelo fim das indicações políticas nos tribunais superiores!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *