Piada do Ano: Advogados querem “dirigir” a filmagem do interrogatório de Lula

Resultado de imagem para jose roberto batochio

Batochio é um gozador e fica só inventando moda…

Deu em O Tempo
(Agência Estado)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou ao juiz federal Sergio Moro nesta quarta-feira (dia 3) que vai gravar o interrogatório do petista “por meio de áudio e vídeo, à luz do princípio da publicidade e da ampla defesa”. Os depoimentos de testemunhas e réus da operação Lava Jato são gravados pela própria Justiça Federal e anexados aos processos ao final das audiências. Lula será interrogado por Moro, na próxima quarta-feira (dia 10), na ação penal em que é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – caso do triplex do Guarujá. Será o primeiro encontro, frente a frente, de Moro e seu réu mais famoso.

Uma enorme expectativa cerca a audiência. A Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública estão preparando forte aparato para isolar as dependências do fórum federal de Curitiba, base da Lava Jato. As forças policiais trabalham com a informação de que manifestantes a favor e contra Lula irão se deslocar até as proximidades do local onde o petista vai depor.

INSATISFAÇÃO – Os advogados Cristiano Zanin Martins, Roberto Teixeira e José Roberto Batochio, que defendem Lula, afirmaram na petição a Moro que “a forma” de gravação das audiências “não está a atender à destinação de fidelidade estrita das informações oralmente produzidas”. Eles pediram ao magistrado que modifique a captação de imagens.

Os criminalistas querem “o registro do que se passa em todo recinto onde ela (audiência) se realiza e direcionamento da câmera à pessoa que está a fazer uso da palavra, não a deixando repousar exclusiva e fixamente na pessoa do interrogado, mas, sim, promovendo a gravação da íntegra do ato, incluindo, mas não se limitando, todos aqueles que fizerem uso da palavra”.

“Nos moldes em que atualmente é captada a imagem, focando a câmera exclusivamente os acusados: (i) não há registro fidedigno de todo o ato processual, na sua inteireza e, assim, (ii) viola-se a garantia constitucional da presunção de inocência, externando-se uma imagem negativa do réu, o que se agrava à medida em que o processo é de acesso público e (iii) se propaga uma imagem distorcida dos sucessos verificados na audiência, impedindo que sejam avaliadas a postura do juiz, do órgão acusador, dos advogados e de outros agentes envolvidos no ato, inclusive para fim de valoração da legitimidade do atos pelas superiores instâncias”, destacou a defesa.

PREJUÍZO AO RÉU – Os criminalistas anexaram ao pedido imagens dos interrogatórios do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), de sua mulher Adriana Ancelmo, e de executivos da OAS. Para a defesa, estas imagens “demonstram, claramente, como a atual forma de captação de imagem resulta em prejuízo ao acusado – uma vez que sua imagem é apresentada ao público em geral de forma inferiorizada”

A defesa de Lula afirmou a Moro que caso o juiz “não reconheça que a gravação de áudio e vídeo da audiência é uma prerrogativa inerente ao exercício da ampla defesa – como já defendido pela Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná – requer a autorização para registro fidedigno do ato processual, com captação de imagem de todos os participantes da audiência que tecerem indagações ou considerações, não somente do peticionário”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É claro que esta iniciativa é de Batochio, os outros dois – Zanin e Teixeira – só assinam a petição, para tirar uma onda. A petição é inócua, só serve para tumultuar e ganhar espaço na mídia. Instruído por Batochio, o réu Lula já tentou, de todas as maneiras, ofender e humilhar o juiz Moro, para tirá-lo do sério, levá-lo a cometer algum erro que possa justificar a tese de que existe perseguição política. Mas o juiz Moro é frio com um freezer. As perguntas a Lula serão impactantes e o réu simplesmente não irá responder ou dirá aquela maluquices de sempre: “não sabia de nada”, “nunca pedi um centavo de ninguém”, “os amigos queriam me homenagear”, “presidente não se preocupa com isso”, etc. e tal. De toda forma, seria um programa de TV que bateria recordes de audiência. Deveria ser transmitido ao vivo, em feriado nacional, porque o povo precisa se divertir. (C.N.)

13 thoughts on “Piada do Ano: Advogados querem “dirigir” a filmagem do interrogatório de Lula

  1. Desde que Ives Gandra afirmou que Dirceu foi condenado no Mensalão sem provas, com base apenas em presunções e indícios, afirmando que a corte teria abandonado o princípio fundamental de que a dúvida deve sempre favorecer o réu, polêmica só fez crescer e foi se estabelecendo a tese que o STF se afastou do princípio de guarda da Constituição para entrar no maleável terreno do político.

    Agora no Petrolão, se as provas contra Lula e Dirceu continuarem na base testemunhal, com presunções e indícios, podem condenar Dirceu e Lula dez vezes que o apoio político só irá crescer. E o tiro de inabilitar Lula para impedi-lo de chegar mais uma vez a presidência pode sair pela culatra.

    https://goo.gl/Bl0R9u

  2. A resposta do juiz Moro para os defensores do Lula e ofensores do povo deveria ser gestual: levantar a mão direita, enrijecer o dedo médio, que no linguajar de criança se chama maior-de-todos, retrair todos os outros dedos, movimentar a mão pra cima e pra baixo como a dizer: enfie isso na entrada principal do órgao por onde saem os seus excrementos, cujo nome é monossilábico em português, mas que em gíria do inglês vulgar chama-se asshole. Entenderam?

  3. Pensava que o lula queria ser o Chavez brasileiro, mas na verdade ele está se tornando patético como um Maduro brazuquinha.

  4. Bom dia prezado C.N., bom dia a todos os leitores desta Tribuna. Os bons e os maus exemplos vem de cima. Esse ser menor (LILS) deseducou uma nação. Cadeia para esse cretino do Lula é muito pouco!

  5. RAPAIZ! Incrível a mentalidade de quem ainda hoje acredita que Ze Dirceu, Lula e companhia são santos, maldosamente acuados e molestados por falácias, sem presença de provas…

    Deve haver um novo componente químico que produz este efeito cerebral espantoso!

    D. Trump já mandou questionar na JBS se eles tem como injetar essa química na carne exportada para os EUA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *