
A ficha ainda não caiu e os recursos podem levar meses
Deu no Correio Braziliense
Agência Estado
O presidente Jair Bolsonaro silenciou sobre a eleição do democrata Joe Biden à presidência dos EUA, resultado projetado pela imprensa norte-americana. Depois de divulgado o resultado, nem o Palácio do Planalto nem o Ministério das Relações Exteriores se pronunciaram. A decisão isola o Brasil no plano internacional, depois que outros chefes de Estado e governo já reconheceram a vitória de Biden e o congratularam nas redes sociais.
De acordo com fontes do Planalto, Bolsonaro reagiu com “tranquilidade” ao resultado e reforçou que vai esperar um “quadro concreto” para se pronunciar. Ainda segundo integrantes do governo, o presidente considera qualquer pronunciamento uma afobação e vai aguardar o término dos processos judiciais movidos por Trump, que não reconhece a derrota e contesta o resultado alegando, sem provas, que há fraude no processo judicial.
DISSE O ESTADÃO – A postura de Bolsonaro segue recomendações de sua assessoria para um dos cenários previstos, uma vitória com margem apertada de votos e a contestação judicial por parte do aliado, o republicano Donald Trump. Esse era o conselho dado ao presidente nessa hipótese para que não se precipitasse na comunicação virtual, como antecipou o Estadão na manhã da última segunda-feira (2).
Integrantes do Planalto argumentam que nenhum Estado encerrou oficialmente a apuração, e, portanto, a vitória do democrata está sendo declarada pela imprensa. O silêncio de Bolsonaro, porém, não está atrelado a uma expectativa de reviravolta nas urnas, mas a uma “prudência” de que a imprensa, alvo frequente de ataques de Trump e Bolsonaro, tenha errado.
A militância bolsonarista, por sua vez, segue reproduzindo que há fraude no processo eleitoral, o que não tem respaldo das autoridades americanas.
FORA DO ESTILO – O silêncio de Bolsonaro contrasta com o estilo do presidente, que costuma usar as redes sociais para rebater ou felicitar adversários. Foi o que ocorreu, por exemplo, em 30 de setembro, quando Biden fez críticas à preservação da Amazônia e ameaçou sanções econômicas sobre o governo brasileiro. Bolsonaro não demorou a rebater o democrata nas redes.
O Estadão entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores e o Palácio do Planalto sobre o resultado das eleições nos EUA, mas o governo não se pronunciou.
As primeiras autoridades do Brasil a reconhecerem o triunfo do democrata foram o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o vice, Marcos Pereira (Republicanos-SP), num indicativo de que o caminho para aproximação entre os países pode ser o parlamento.
MAIA COMEMORA – “A vitória de Joe Biden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias. Parabenizo o presidente eleito e, em nome da Câmara dos Deputados, reforço os laços de amizade e cooperação entre as duas nações”, publicou Maia, minutos após o anúncio pela imprensa dos EUA.
“Parabenizo Joe Biden pela vitória. O democrata é o 46º presidente dos Estados Unidos da América. Faço votos que seu mandato seja frutífero e benéfico para todos. A beleza da democracia é a alternância no poder”, escreveu Pereira.
PELAS REDES SOCIAIS – É comum que chefes de governo se manifestem logo após um país chegar ao resultado das eleições presidenciais. Alguns dos primeiros foram os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, da Alemanha, Angela Merkel, e das Ilhas Fiji, Frank Bainimarama, que parabenizou Biden antecipadamente, nas primeiras horas deste sábado, dia 7, antes mesmo da projeção do resultado. Adversário de Bolsonaro, o presidente da França, Emmanuel Macron, também felicitou Biden. Todos usaram suas redes sociais.
O momento de falar é uma decisão de política externa do Palácio do Planalto. E costuma variar de presidente para presidente. Em 2000, quando a eleição americana também passou por contestação na Justiça e recontagem de votos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) só enviou carta ao republicano George W. Bush, vencedor, 36 dias após a votação, em dezembro. Bush derrotara Al Gore, democrata na sucessão de Bill Clinton, de quem FHC era amigo.
FHC CRITICA TRUMP – Agora, o tucano já abriu uma exceção e se manifestou porque, segundo ele, “vivemos nestes últimos dias um momento decisivo para a democracia”. Ele fez crítica incisiva aos últimos pronunciamentos de Trump, que cita insistentemente ilegalidades na votação sem apresentar provas.
“Em dois séculos e meio, nenhum presidente americano havia buscado deslegitimar o processo eleitoral, um dos alicerces fundamentais da democracia. O atual o fez sistemática e deliberadamente. Sua reeleição representaria, portanto, um grave risco à democracia, e não só nos Estados Unidos. Por isso, pelo que não aconteceu, vivemos um momento histórico, que merece ser celebrado”, afirmou FHC, em comunicado.
OEA NÃO VIU NADA – A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acompanha o pleito, divulgou não ter encontrado irregularidades graves na votação. Neste sábado, o presidente da OEA, Luís Almagro, parabenizou Biden e a vide Kamala Harris em publicação no Twitter. “Esperamos continuar trabalhando em estreita colaboração com os Estados Unidos pela democracia, direitos humanos, desenvolvimento e segurança no hemisfério”, escreveu.
Segundo o Estadão apurou, assim que Bolsonaro decidir, a Presidência está pronta para fazer contato com o vencedor. Porém, não está descartado que Bolsonaro se manifeste apenas pelo Twitter. O chefe do Executivo também pode determinar que o contato seja feito pelo embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Nestor Foster.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro está arrasado com a derrota de Trump. Jamais esperava por isso. No mesmo dia, o amigo Trump perdeu a reeleição e o filho Flávio Bolsonaro foi acusado formalmente como “chefe da quadrilha” das rachadinhas. E a mulher dele, Fernanda, foi incriminada como cúmplice. É muito desapontamento para Jair Bolsonaro, que está vivendo um inferno astral antecipado, fora de época. (C.N.)
Bolsonaro Zero Zero,de cada 1000 atos acerta UM.
Esta é a posição correta e legal.
Essa farsa da grande mérdia de rasgar a Constituição Federal dos EUA,dando como eleito Biden,não tem respaldo jurídico algum.
Que o Sr. Presidente dos EUA apresente as provas das fraudes, porque até agora só é retórica.
BEM FEITO !!! BOLSONARO DEVE MESMO É LEVAR PORRADA NA CABEÇA ATÉ QUE CONSIGA APRENDER ALGUMA COISA SOBRE BOM SENSO. MAIS UMA VEZ, ELE ESTÁ CONSEGUINDO PROVAR O ÓBVIO: FOI O PIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE EM TODOS OS TEMPOS !!!
Bolsonaro virou Tchutchuca. Bolsotrouxas piram! 🙂
Esse é um momento no qual os verdadeiros chefes de estado se mostram, algo impossível para Trump e Bolsonaro. Para Trump eleição boa é a que ele vence, mesmo em uma situação esdrúxula como a de 2016, e passou agora a ser a piada internacional ao invocar “conspiração” para derrota . Esperar que Bolsonaro e sua diplomacia “olavariana” cumprimentem a Biden, democraticamente eleito, é algo meio impensável para governantes com viés autocrata. Certamente os ideólogos de seu governo e ele ainda aguardam que as falanges trumpistas saiam as ruas e façam uma revolução anti-democrática.
Senhor CN; “inferno astral antecipado” porque o hipócrita é totalmente despreparado.
O que eu esperaria se tivesse “traído” bandeiras de campanha desiludindo os que acreditaram e deram seu voto em mim?!!!
Espero que o “tormento” dos despreparados intelectualmente, emocionalmente, de caráter tenha chegado ao fim”.
Fico com esperança auspiciosa de que dê certo os acertos entre LH e Moro.
O Mandrião não cansa de tomar na tarraqueta.
Kkkkk
O desfecho da vida pública do obtuso será trágica.
Ele e toda a familícia irão em CANA!!
A lei do retorno está próxima os dias passam , o tempo voa…
Ele percebeu que a política do trump no sentido de desprezar a vida humana, não deu certo.
Ele como um bom idiota imitou outro imbecil. Um já foi… e o chefe da súcia se derretará no esgoto da maldade e da perversidade.
Este ignóbil levará um revés do povo brasileiro que perderá o rumo.
É muita sujeira e muita falcatrua!
Só aviso ao perverso que o fim dele está decretado e será castigado.
Gostaria de saber como são as atormentadas manhãs deste hipócritas, que me enganou mostrando que comia pão com leite moça.
Hoje de novo, é um dia feliz pra mim, como foi ontem e como será daqui pra frente.
O brasil não será transformado numa gigantesca rio das pedras, terra de milicianos cruéis que subjugam a população que não tem a menor diferença com os traficantes.
A política do rio de janeiro está tomada pelo tráfico e milícias… o Estado acabou!
Mas graças a Deus o Brasil não é o rio de janeiro.
Tua hora vai chegar Mandrião!
Simples assim.
JL
O que este imbecil e o seu chanceler estão esperando para reparar o erro de terem jogado todas as fichas no demagogo midiático? Estão esperando o quê, a diplomação do cara no TSE ianque? Deixe de ser idiota Boçalnero.
Esse cara além de chucro é brega: passear de alpargatas, short fajuto e camisa solta sobre uma barriga de chope é coisa de mau gosto.
Mas o Trump não usa bem o Twitter? 🙂
Kkkkk…Fumou bagulho estragado…Chupa duas mexerica e toma um copo de leite com lacto purga para dascontaminar…CREDO!