Piada do Ano: Surgem “juristas” que apoiam a petição que Lula fez à ONU…

Charge do Miguel, reprodução do Jornal do Comércio (PE)

Deu no Estadão

Procuradores, advogados e professores de Direito enviaram nesta segunda-feira (1/8), um abaixo-assinado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, em apoio à decisão da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer a Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), sediado em Genebra, na Suíça.

Ao todo, 64 pessoas assinaram o documento, entre eles o procurador e ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, o ex-presidente da OAB-RJ e deputado Wadih Damous (PT-RJ) e o ex-integrante do Conselho Nacional de Justiça Marcelo Neves.

No documento, o grupo defende que “algumas ações tomadas contra Lula, especialmente pelo juiz federal Sérgio Moro, demonstram claramente o viés parcial e autoritário das medidas que atentaram contra os direitos fundamentais dele, Lula, de seus familiares e até mesmo de seus advogados de defesa”.

EXEMPLOS DE PERSEGUIÇÃO – Eles afirmam como exemplo o fato de Lula ter sido alvo de uma condução coercitiva para prestar depoimento em março, a divulgação de gravações telefônicas entre o ex-presidente e interlocutores como a presidente afastada Dilma Rousseff, e o fato de ele ter sido proibido de assumir o posto de ministro-chefe da Casa Civil.

“Não é sem razão que Luiz Inácio Lula da Silva foi buscar por meio de Comunicação no âmbito do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (ICCPR), no Escritório do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, Suíça, a preservação dos direitos fundamentais, dos direitos humanos e do próprio Estado Democrático de Direito – que vem sendo assaltado pelos inimigos da democracia e pelo autoritarismo de agentes do Estado”, diz o texto.

No documento, eles afirmam que as “elites e a oligarquia” nunca se conformaram com “a ascensão da esquerda ao poder”, isto é, com a chegada de Lula e do PT à Presidência em 2002.

CAÇADA A LULA – Segundo o grupo, desde então, foi iniciado “uma verdadeira caçada” a Lula “com o apoio da grande mídia”. “Embora tenha deixado a presidência da República há cerca de seis anos, Luiz Inácio Lula da Silva continua sofrendo ataques preconceituosos e discriminatórios. Agora as ofensas estão acompanhadas de uma tentativa vil de criminalizar o ex-presidente”, diz o texto.

Para eles, as classes mais altas têm “ódio” de Lula e “essa odiosidade” foi transferida para Dilma, “que é vítima de um golpe parlamentar que afrontou a democracia brasileira”.

AÇÃO PRECIPITADA – Também nesta segunda, o ministro do STF Gilmar Mendes classificou como uma ação “precipitada” a denúncia feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Comitê de Direitos Humanos da ONU contra o Estado brasileiro. “No mínimo, eu diria que é uma ação precipitada, mas deve ter uma lógica no campo político, onde o ex-presidente atua com maestria. Portanto não me parece que seja uma questão a ser analisada no plano jurídico, me parece que é mais uma ação de índole política”, afirmou o ministro.

Na última sexta-feira, 29, a Justiça Federal em Brasília aceitou denúncia contra Lula, o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS), o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e mais três pessoas. O grupo é acusado de operar para obstruir as investigações da Lava Jato, com tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como diz o velho ditado, “o papel aceita tudo”. Mas constitui um grande exagero chamar de “jurista” quem na verdade não tem obra jurídica reconhecida, como os três personagens citados nessa edificante reportagem. O blog O Antagonista revela que Manoel Volkmer de Castilho, um dos assessores de Teori Zavascki em seu gabinete no Supremo, é um dos “juristas” que deixou seu nome no abaixo-assinado. Castilho é casado com a vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko de Castilho, que disputou o cargo de procurador-geral da República com apoio de parlamentares do PT. Para quem atua no ramo do Direito, fica muito difícil classificar de “jurista” os elementos que se apressaram a apoiar essa aventura de Lula ao enviar uma petição ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas. Quem é realmente jurista não age ideológica nem partidariamente, porque somente se posiciona em rigoroso respeito aos princípios e doutrinas do Direito Universal, que não tem (nem jamais poderá ter) conotações menores. Esse tipo de procedimento, meramente ideológico e partidário, envergonharia qualquer jurista de verdade. Só serve como candidatura à Piada do Ano. (C.N.)

17 thoughts on “Piada do Ano: Surgem “juristas” que apoiam a petição que Lula fez à ONU…

  1. Catso. Se o Lula é esse monstro que vocês pintam, porque então apoiar hoje golpistas que querem ser ele amanhã ? Demência, ou malandragem ? A PERFORMANCE DE LULA NO GOVERNO É O SONHO DE CONSUMO DOS GOLPISTA$. O que vocês querem ser amanhã, golpista$ ? O Lula. Fala serio, Renato Russo, que país é este ? Pelo menos uma coisa é certa: do terror da copa do mundo de 2014, que levou o Brasil à derrota humilhante de 7 X 1 para a Alemanha, a Olimpíada está salva. E a razão é muito simples e palpável: a oposicão do nefasto ” quanto pior, melhor”, agora é o próprio governo que gerou tudo aquilo. Agora protegido por uma lei anti-terrorísmo que eles mesmos geraram, prevenindo-se contra possível reciprocidade da situação apunhalada pelas costas pelo próprio irmão bandido. E agora, por culpa dos idiotas que queriam e pugnaram pelo ” quanto pior, melhor”, que trocaram o ruim pelo pior, inclusive à base de golpe, forçação de barra levada ao extremo da indecência e da imoralidade política, somos todos obrigados a chupar o picolé que aí está e que é de jiló, pior do que o picolé de chuchu de SP. Agora está de fato do jeito que o diabo gosta: picolé de chuchu em SP e picolé de Jiló em Brasília. Fodeu geral. http://www.brasil247.com/pt/247/economia/247116/Moreira-Franco-diz-que-o-que-est%C3%A1-ruim-ainda-vai-piorar.htm

    • ” PONTE PARA O FUTURO ” É A VOVOZINHA. QUAL FUTURO ? Isso aí está mais para atalho para o abismo. Oxalá, seja o apocalipse do continuísmo da mesmice do partidarismo-eleitoral e do golpismo-ditatorial, velhaco$. Não existe futuro alvissareiro para o Brasil e o povo brasileiro, sob a égide do partidarismo-eleitoral e do golpismo-ditatorial, velhaco$. O máximo que eles podem render no governo é o que o Lula rendeu, à velha moda brasileira tipo voo de galinha, que, aliás, gerou tudo isso que aí está com prazo de validade vencido há trocentos anos. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardomellofranco/2016/08/1797855-ponte-para-o-futuro.shtml?cmpid=compfb

      • Vc deveria respeitar ao menos o sofrimento de 12.000.000 de desempregados, sem contar inúmeros profissionais autônomos ou liberais que hoje sofrem para poder simplesmente sobreviver. Vc defende o que? O que estava bom para vc para estar tão brabinho agora? Perdeu ou vai perder a sua boquinha? Aterrize.

  2. Ih Cacilda, a turma anda exagerando na água que passarinho não bebe, ou coisa pior.
    Ver inocência total no lula já é caso para por a tigrada no bafômetro
    Queriam um GRAN FINALE apoteótico para o molusco, mas pelo visto vão conseguir é uma”colaboração premiada”, talvez até possam tentar que o papa argentino lance uma “bula papal” santificando todas as maravilhas feitas pelo sapo.
    Pelo jeito, a vaquinha do rapaz já foi para o brejo e levou a bezerra-poste junto.

  3. O ministro Gilmar Mendes é insuspeito para afirmar que foi uma “ação precipitada”. Não condenou a ação.Alegou que temos instituições para serem recorridas inclusive o STF. A que a Ação tem caráter político. Sendo político está dentro da lógica dos acontecimentos.Acho que o Blog da Tribuna sofre um ataque muito grande para tentar transformá-lo em uma “seita ou estado islâmico”.”Ou crê ou morre”.Quem tem posição contra alguma coisa nessessáriamente não é um fanático. Mas parece que existem fanáticos adejando o Blog.

  4. Bateu o desespero total nos petistas ! Agora um ‘grande jornalista’ divulgou a foto da Fernanda Tedeschi, a cunhada mais nova do Frankstemer nua, em um ensaio deito para a Playboy….

    • 02/08/2016 15h01 – Atualizado em 02/08/2016 15h19

      Assessor de Teori que assinou petição de apoio a Lula pede demissão

      Manoel Volkmer de Castilho trabalhava no gabinete do relator da Lava Jato.
      Abaixo-assinado de apoio ao ex-presidente reuniu mais de 350 assinaturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *