Plebiscito convocado pelo Executivo é GOLPE. Constituinte, RESTRITA e EXCLUSIVA, é GOLPE. Não tenho deixado de combater a CORRUPÇÃO dos deputados, senadores, líderes parlamentares, mas o que pretende o Executivo é GOLPE. Antes que surjam condições para outra DITADURA, lembremos do PASSADO, analisemos o PRESENTE, e preservemos o FUTURO DO PAÍS.

Helio Fernandes

Agora complicou tudo, não existe análise possível ou imaginável. Nos gabinetes a indecisão, a imprecisão, a inquietação. O que propõem é absurdo, produto do susto e do medo, da pressa de mostrar, como disse Dona Dilma: “Podemos resolver todos os problemas”.

Não resolveram até agora, pela compreensão. Pela bajulação e pela contradição é que não surgirá mesmo solução, principalmente a curto prazo. E o que apresentam, num show de exibicionismo ridículo, é estapafúrdio, incongruente, insatisfatório e contraditório.

Nesses movimentos de protestantes e manifestantes (além de algumas reivindicações específicas e esclarecidas, pelo menos no início), no coletivo, nada mais hostilizado, desprezado e desmoralizado do que a falta de representatividade desse Legislativo que está aí.

Nesse ponto foram claros e simples: “Todos os males têm como origem a falta de vontade política e o predomínio do interesse pessoal e personalista do Legislativo que NÃO NOS REPRESENTA”. Tudo textual, repetido e aclamado nas ruas. Apesar dos rostos escondidos por máscaras, o que não tem nada a ver com reivindicação POLÍTICA, nos empolgou e entusiasmou por causa do caos e da incompetência dos Poderes.

(Desde o início venho dizendo: é preciso aparecer, mostrar os rostos, surgir como referência e alternativa. Os “caras pintadas” tiveram sucesso, o objetivo era um só, e não se esconderam. Esse pessoal do Passe Livre tem que continuar, mas não escondido.)

DONA DILMA RESSUSCITOU
O QUASE MORTO LEGISLATIVO

Deixamos totalmente elucidado e sem contemplação, não hesitamos um minuto que fosse. Pois agora vem Dona Dilma, e RASGANDO PERIGOSAMENTE A CONSTITUIÇÃO, devolve todo o Poder a esses 513 deputados e 81 senadores. E inacreditavelmente, sem sequer imaginar que estava fazendo isso.

Naquela tumultuada e enorme mesa, mais de 60 pessoas. Todos os governadores e prefeitos das capitais, que ela disse que CONVOCOU, o que não poderia fazer, apenas CONVIDOU. Nenhum deles podia recusar. Dona Dilma nem conhece o significado e a definição das palavras. Quase todos distraídos e sem muita atenção, nem mesmo os da base. Os da oposição sabiam que era uma reunião formal-informal.

(Logo que Dona Dilma acabou de falar, o presidenciável Aécio Neves veio a público: “Vou apresentar imediatamente um pedido de CPI para investigar os gastos de 28 BILHÕES com a Copa”. Aí uma fonte inesgotável de CORRUPÇÃO, uma das bandeiras do povo nas ruas).

(Se Aécio e a oposição consumarem o pedido para essa CPI da Copa, os deputados e senadores (se for CPI Mista) da base estarão obrigados a assinar. Pois se Dona Dilma, sozinha e sem apoio, garantiu: “A CORRUPÇÃO PASSARÁ A SER CRIME HEDIONDO”, qual o parlamentar que deixará de assinar o pedido? Estaria se comprometendo com o “silêncio” sobre a mais escandalosa das formas de corrupção, essa a pretexto de “DEMONSTRAR ao mundo que sabemos realizar grandes eventos”).

Sabemos, sem dúvida, mas desde o Panamericano, o Engenhão e outras obras que já têm quase 10 anos, não sobrou nada, apenas a lembrança do dinheiro desperdiçado.

(Sem falar nos 19 BILHÕES que o governo DEU para o grupo milionário da Votorantim. E isso não é outra história, é o mesmo desprezo pela dignidade, a responsabilidade, a proteção de mais de 1 TRILHÃO que recebem anualmente de impostos.

O EXECUTIVO NÃO PODE
CONVOCAR CONSTITUINTE

Quando falou, a presidente não tinha a menor ideia do que dizia: “Vamos convocar primeiro um PLEBISCITO e um REFERENDO para que possamos então estabelecer uma CONSTITUINTE ESPECÍFICA e fazer a “REFORMA POLÍTICA”. Isso é GOLPE, início de GOLPE, concretização de GOLPE, que pode nos jogar numa outra DITADURA.

Por mais incompetente, desprezível e corrupto que seja esse Congresso, foi eleito pelo tipo de eleição que existe, pelo sistema inútil e sem a menor base para realizar alguma coisa, que é o PRESIDENCIALISMO com PLURIPARTIDARISMO, e inscritos pelos partidos EXCESSIVOS, SEM PROJETO E SEM PROGRAMA, mas constitucionais. E que podem ser ultrapassados pela VONTADE ou DECISÃO GOLPISTA de uma presidente assustada com a própria SOBREVIVÊNCIA.

HÁ 90 ANOS JÁ
TENTARAM ISSO 

Em 1924, com o povo nas ruas (em menor número, lógico, a população era quase a metade da de hoje), os idolatrados Tenentes de 1922, agora comandados por Luiz Carlos Prestes, correram o Brasil inteiro, protestando e conquistando o povo. Não queriam o Poder (tanto que só foram para o Norte/Nordeste, o Poder estava no Sul). Pretendiam apenas derrubar o presidente Bernardes.

O Congresso, então, assustado, DEU PODERES CONSTITUCIONAIS à Câmara e Senado que seriam eleitos logo a seguir, em 1926. Fizeram uma Constituinte RESTRITA, formada com 70 por cento deles mesmos, REELEITOS. Mexeram em toda a Constituição de Rui Barbosa, não livraram nem o Supremo, que de VITALÍCIO, passou a se aposentar com 70 anos, como é até hoje.

Começaram os protestos que DESEQUILIBRARAM OS PODERES e concluiriam com o GOLPE DE 30. Que duraria até 1945, com a falsa eleição, I-N-D-I-R-E-T-A, em 1934. Outro GOLPE.

O GOLPE DO PLEBISCITO
REALIZADO EM 1963

Quando Janio Quadros fingiu que renunciava, para “voltar nos braços dos generais”, nada deu certo. Os militares não tiveram força para impedir a posse ao vice, João Goulart, mas ainda conseguiram impor e implantar o Parlamentarismo GOLPISTA.

Era o início do GOLPE de 1964, que teve que passar pelo teste do PLEBISCITO GOLPISTA de janeiro de 1963. Nunca houve, neste país corrupto, um derrame de dinheiro tão fantástico quanto o utilizado na campanha de janeiro de 1963.

O Presidencialismo voltou financiado G-E-N-E-R-O-S-A-M-E-N-T-E por banqueiros. O que sobrou de dinheiro, inacreditável. Mas o GOLPE de 64 estava pronto e não demorou muito. Quer dizer, pouco para tomar o Poder, muito para ser expulso dele.

1997: QUERIAM OUTRA
CONSTITUINTE RESTRITA

Um deputado fez a proposta ao presidente FHC, de uma Constituinte RESTRITA e EXCLUSIVA. Ele examinou, mas como já estava com a REELEIÇÃO COMPRADA, PAGA e quase CONQUISTADA, jogou fora a ideia GOLPISTA.

É bom lembrar que esse deputado serviu à ditadura, de 1970 a 1982. Foi o homem mais poderoso do “governador” Chagas Freitas, “eleito” e “referendado” pelos generais, de 1970 a 1974, e de 1978 a 1982. Era deputado intermediário que resolvia tudo, principalmente as questões de publicidade com o importante ministro da Fazenda da época “(morto muito moço).

OS QUE DEFENDEM POSIÇÕES
DÚBIAS OU GOLPISTAS, OS MESMOS

Nunca se elegeu governador ou prefeito, tem “mídia” maravilhosa, embora suas ideias sejam as mesmas, antiquadas e inaceitáveis. Ontem, na “primeira” de O Globo, está a vocação de sempre, enrolada de forma difusa e confusa, como se fosse uma bandeira maltratada.

Textual: “Existem outras questões. Considero a proposta de Dilma (que intimidade) um primeiro passo, não um esgotamento da pauta”.

A CONSTITUIÇÃO NÃO PODE
SER MUDADA PELA FORÇA

PS – Não tenho o menor constrangimento em defender a Constituição de 1988, mesmo sabendo que indiretamente estou favorecendo os que sempre identifiquei e combati como corruptos.

PS2 – Não sei quanto tempo ainda estarei por aqui, mas enquanto estiver, não quero ou admito GOLPES ou DITADURAS.

PS3 – O que estará a caminho com as “propostas” de Dona Dilma, nada a ver com D-E-M-O-C-R-A-C-I-A.

PS4 – E quanto tempo duraria essa Constituinte exclusiva e restrita? E quais os seus itens fundamentais?

Ps5 – Existem formas e fórmulas de fazer modificações políticas, eleitorais e principalmente partidárias, que possam ser usadas em 2014.

PS5 – Mais tarde do que isso, o sistema ou regime constitucional legítimo terá reservado um espaço indevassável nos terrenos do São João Batista.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

51 thoughts on “Plebiscito convocado pelo Executivo é GOLPE. Constituinte, RESTRITA e EXCLUSIVA, é GOLPE. Não tenho deixado de combater a CORRUPÇÃO dos deputados, senadores, líderes parlamentares, mas o que pretende o Executivo é GOLPE. Antes que surjam condições para outra DITADURA, lembremos do PASSADO, analisemos o PRESENTE, e preservemos o FUTURO DO PAÍS.

  1. Observo que o Movimento Passe Livre esteve na TV Cultura no Roda Viva e na TV Brasil no Repórter Brasile na Folha de São Paulo. E batem forte na grande mídia, onde só aparecem em flashs.

  2. Faltou uma bandeira a ser levantada nesta onda de protestos:

    O FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO.

    Talvez desta forma, evitamos que políticos como Renan Calheiros, que saiu pela porta dos fundos e retorna, sendo inclusive presidente interino.

    Este é meu maior receio quanto ao desfecho de manifestações como esta.

  3. Não esquecer que os “caras pintadas”se limitaram exclusivamente ao impeachment Collor e com amplo apoio do “sistema”, ao passo que esses aí estão a desafiar a própria essência dele. Também, não se pode esquecer que no Brasil há um histórico de perseguição implacável a quem ousa enfrentar politicamente as injustiças, assim como falta de solidariedade aos que caem nessas trincheiras. Lembro que muitos que lutaram e sofreram durante a ditadura morreram esquecidos na miséria sem obterem efeitos práticos da anistia política, até com processos propositadamente engavetados nos últimos 10 anos no ministério da Justiça.

  4. Hélio, mais uma vez parabéns. A impressão que a presidente deixou é de que está tão assustada que não sabe o que fazer nem o que dizer. Promessas, promessas. Quanto ao plebiscito, você já disse tudo. Tornar a corrupção crime hediondo significa a prisão dos mensaleiros sem direito a regime semiaberto. Seria ótimo, mas será que ela pensou nisso? Investir 50 bilhões em mobilidade urbana significa dizer que sempre houve este dinheiro disponível, e se isso é verdade não o fizeram antes porque? E se não é, de onde vai sair o dinheiro, como um passe de mágica? E por aí vai.
    Ela poderia ter dito, em vez disso, que o governo iria enterrar o projeto do trem bala para investir o dinheiro que seria gasto na melhoria do nosso sistema atual de transporte público. Mas não disse. Porque o governo está comprometido em realizar um projeto inútil para fingir que somos um país desenvolvido, ou satisfazer os empreiteiros e os fornecedores de equipamentos, um projeto que, quando for concluído, servirá apenas para dar um pouco mais de conforto para uma pequena pare da população que pode pagar, enquanto os recursos que vão ser jogados nele poderiam servir para melhorar a indignidade que todos os outros brasileiros sofrem quando precisam se deslocar.

  5. “…(Logo que Dona Dilma acabou de falar, o presidenciável Aécio Neves veio a público: “Vou apresentar imediatamente um pedido de CPI para investigar os gastos de 28 BILHÕES com a Copa”. Aí uma fonte inesgotável de CORRUPÇÃO, uma das bandeiras do povo nas ruas)…”

    Infelizmente, o povo sabe muito bem que a maioria dos políticos não são pessoas honestas e bom caráter, muito menos, do tipo Verde Amarelo. Se oportuno for, vendem a Pátria sem o menor remorso. As provas dessa traição e da desonestidade estão por todas as partes, desde há muitas décadas.

    Se fosse homem preocupado com o Brasil e a honestidade, Aécio/PSDB, oportunistamente cobrando CPI sobre a quase certa roubalheira na Copa, com muito mais razão, junto com outros “preocupados” com a velha monumental corrupção de sempre, de há muito que já teriam instaurado a CPI das privatizações FHC/PSDB, que a dinheiro de hoje, se computado todos os prejuízos a Nação Brasileira, por certo que passam dos R$ 10 trilhões – o maior escândalo desde o descobrimento do Brasil. Na atual fase crítica e perigosa de nossa história, nunca foi tanto exigido de nossas elites, patriotismo, honestidade e coragem. Acorda, Brasil.

  6. …E CADEIA PARA OS MENSALEIROS.

    EM 1964 TIVEMOS UM CONTRA-GOLPE, PORQUE O GOLPE VINHA EM MARCHA DESDE 1935. ESQUE-
    CERAM?

    EM 1964 O POVO FOI PARA AS RUAS COMO HOJE, PEDIR A INTERVENÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS
    NA ANARQUIA GENERALIZADA QUE ASSOLAVA O PAÍS. VEJAM A REVISTA “O CRUZEIRO” EDIÇÃO DE
    10 DE ABRIL DE 1964. 500 MIL PESSOAS SÓ NO RIO DE JANEIRO.

    HOJE, O POVO VOLTOU AS RUAS, SEM PROBLEMA E JAMAIS AS FORÇAS ARMADAS SE ARGUIRÃO
    CONTRA O POVO. NUNCA. NEM HOJE, NEM ONTEM E AMANHÃ. EXPLICANDO MELHOR, FOI BOM ESSE
    COMPORTAMENTO POLULAR DE HOJE, PORQUE MOSTRA QUE AS FORÇAS ÁRMADAS NUNCA FOI E NEM
    IRÁ ÀS RUAS SEM O APOIO DA POPULAÇÃO.

  7. Se em 1970 eram “50 milhões em ação”, menos de 50% de hoje, em 1922 a população deveria ser de 1/6 da atual. Portanto, longe de ser a ‘metade’, como está no artigo.

  8. Mais uma vez, concordo plenamente com o que Hélio escreveu: CONVOCAR UMA CONSTITUINTE DO JEITO QUE SERIA FEITO É GOLPE.
    Onde está o GOLPE?
    Está na cara. O pessoal da maracutaia sabe que para REFORMAR a Constituição são necessários 357 votos de um total de 594. Sabe, também, que numa CONSTITUINTE seriam necessários apenas 298 votos.
    Não é difícil localizar os BENEFICIÁRIOS da nova redação que seria dada em nossa Carta Magna: A BASE GOVERNISTA.
    Concordo também quando escreveu que “Dona Dilma nem conhece o significado e a definição das palavras”. Corretíssimo, pois quem chama CORRUPÇÃO (derivado do latim corruptione, o ato de corromper, devassidão, suborno, peita) com MALFEITO (feito sem perfeição, mal executado) não deve saber mesmo o significado das palavras.
    Caso contrário, a palavra por ela utilizada (MALFEITO) poderia ser entendida como tentativa de estar minimizando a MEGACORRUPÇÃO que veio embalada na HERANÇA BENDITA que afirmou ter recebido.

  9. “Todos os males têm como origem a falta de vontade política e o predomínio do interesse pessoal e personalista do Legislativo que NÃO NOS REPRESENTA”.

    Caro Jornalista,

    Quando se pensa em fazer alguma coisa em defesa do cidadão de bem, logo se apregoa: “-É inconstitucional!”.
    -Ora, pelos frutos colhidos do ano de 1988 até hoje, por quem trabalhae paga imposto, essa Constituição foi feita apenas para proteger bandido! Tem-se a impressão que foi ditada e redigida por bandidos para resguardar – e representar – os direitos da sua classe! As nossas impunidade e carnificina comegaram com ela!

    “PS – Não tenho o menor constrangimento em defender a Constituição de 1988, mesmo sabendo que indiretamente estou favorecendo os que sempre identifiquei e combati como corruptos.”
    -Essa Constituição defendida por Vsa não existe mais… Já foi remendada pelos nossos alfaiates do Congresso, de acordo com o pedido do cliente! Devagarinho…

    Abraços.
    PS: Quanto ao plebiscito, seria uma maneira do Governo dialogar diretamente com a população e evitar ter que fazer negociatas com os ATRAVESSADORES DO CONGRESSO NACIONAL e com o lobby dos PSEUDORREPRESENTANTES da sociedade civil.

  10. Aécio, o playboy cheirador que está sempre no RJ de sexta até segunda-feira ? O senhor está falando deste corrupto ladrão de Minas Gerais ? Essa de pedir CPI da Copa é para despistar o quanto ele ganhou com as obras. Faz como Collor (amigo do jornalista, não ?) que disse que o adversário iria mexer na poupança e ele acabou mexendo. Aécio pede uma CPI que – se fosse mesmo para ser aprovada – ele faria tudo para derrubar. Se não fosse um cadáver que o fez subir na política possivelmente já estaria morto, de tanta droga. Já se esquecem que numa blitz no RJ ele – bêbado – recusou-se a fazer o teste do bafômetro ?

  11. Pessoal, dispensaram hoje todo o funcionalismo público as 14:00 para “ver o jogo” do Brasil em casa.

    Estão tentando abafar os protestos, nos dando o “circo” que é a copa das confederações.

    Querem prejudicar os protestos marcados para hoje!!!

    Não se enganem! Pra frente Brasil!

  12. Francisco Vieira:

    Qualquer coisa que a presidente propusesse seria combatida neste espaço. Se propões plebiscito é golpista, se não propõe é porque não entende que esta manifestação gigantesca quer opinar. Se propõe reformar a Constituição, está rasgando-a. Se deixa como está, é uma incompetente.
    Afinal, o que se esperar de um espaço que senta o pau em Ricardo Teixeira e nada fala de seu sogro ?

  13. E evidente que essa Falsa Guerrilheira estava tentando aplicar um golpe na Nação. Precisamos ficar atentos seu treinamento foi feito em Cuba e Pós graduação na Venezuela e Iram. O maior desejo dela e de Lula e se tornarem ditadores. Vamos dar nosso brado de alerta e ficar de olho neles.

  14. Estou sendo compelido a concordar com a Olga linha e o Francisco.

    Esse papo de golpe ta cheirando muito a “teoria da conspiração”…

    Já tinha até parado de ler o protocolos… rs

    Voto para plebiscito via depósito bancário! (Quer sistema mais auditado que esse?)

    Deverão ser abertas duas contas bancárias, uma para “SIM” outra “NÃO”.

    Claro que as transferências não se concretizariam na prática. Cada CPF poderia gerar um “valor máximo de R$ 1,00”. Esse “depósito” seria contabilizado ao final do processo e a conta que tivesse maior valor virtual venceria o pleito.

    Com isso: Só votaria quem realmente quisesse, e poderia ser feito pelo CPF em qualquer agência bancária.

    Bom… é só mais uma ideia…

  15. Concordo com Francisco Vieira: tudo contra. Nada a favor. Fico impressionado o Sr. Hélio dizer que a participação popular é golpe. O FHC também acha. Os dois se entendem…

  16. Helio Fernandes!!!
    Helio Fernandes!!!
    Helio Fernandes!!!
    Estamos, todos, todos, todos, sendo vitimados por um IMENSO G O L P E !!!
    Se necessário for, o BRASIL me encontrará pronto para a Luta. Luta armada. O povo é quem paga tudo. Do povo, como você destaca, a Mafia chefiada pelo Lixo Inato leva anualmente … UM TRILHÃO DE REAIS.
    No momento histórico que vivenciamos, o povo está partindo para a reação, sim!, e há de assumir, de uma forma ou de outra, a Nação Brasileira.
    Observemos com atenção o “recall” proposto pelo gigante Joaquim Barbosa!!! Participação DIRETA do POVO nas decisões todas!!! E … para quem acha que isto é apenas sonho … aguardem!!!
    O POVO UNIDO / JAMAIS SERÁ VENCIDO .

  17. É o fim da picada!!!!

    A solução Lula, segundo um deputado petista.
    No meio do turbilhão da crise, louve-se a sinceridade do deputado petista, André Vargas, vice-presidente da Câmara.
    Na reunião de ontem entre Rui Falcão e a bancada do PT na Câmara, Vargas foi direto ao ponto. Discutia-se a falta de diálogo entre o governo Dilma e a sociedade. Disse Vargas, conforme O Globo de hoje, com, repita-se, impressionante sinceridade:
    – A comunicação do governo é uma porcaria. O Lula mantinha uma canalização de recursos para alguns blogs e Dilma cortou tudo.
    O que Vargas está dizendo na maior cara-de-pau é exatamente isso: Lula dava um dinheirinho de verba pública para blogueiros chapa-brancas elogiarem o governo. E sugerindo a Dilma que acalme esses mesmo blogueiros dando-lhes uns trocados.
    Mais que uma “solução petista”, a sugestão de Vargas é uma espécie de denúncia.
    Por Lauro Jardim

    Aquí: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/

  18. Imaginem um imenso castelo de areia desmoronando…é o quadro em que todos os impatriotas locupletadores do erário público e suas ensandecidas quadrilhas, num verdadeiro jogo de sinuca de bico com ” taco preso ” e com chance zero de acertar na bola da vez ( ética e moralidade ) estão passando… mais rodados que catraca ou borboleta de ônibus ( que ironia ) em furtos, roubos, desvios, corrupção passiva / ativa, enriquecimento ilícito, evasão de divisas, sonegação,favorecimentos , negociatas , interesses escusos, projetos fraudulentos dentre outros crimes abomináveis para vida pública e proba, a síncope progressiva que adentra suas almas sebosas, mostra que a dispneia farão parte de suas vidas quando pensarem que o brasileiro é letárgico, o problema é que suas condutas não condizem com a vontade do POVO, suas ações são anti-éticas logo ” pus = corrupção ” de tudo isso esta aí dentro, Congresso Nacional! A marolinha só esta no começo…

  19. Poder: FORÇA, MOEDA e DIREITO.
    .
    Joaquim Barbosa: “O DIREITO NÃO SE DISCUTE DE FORMA DISSOCIADA DA REALIDADE”
    .
    Dois pensamentos bem ilustram o pressuposto do que penso nesta quadra política a ser enfrentada:
    “Vim a este mundo não, principalmente, para fazer um bom lugar para se viver, mas para viver nele seja bom ou mau – Thoreau”; e,
    “Os resultados das ações dos homens estão além dos controles dos atores – H. Arendt “
    .
    Em nada auxilia ojerizas ao passado, preconceitos presentes ou lucubrar sobre o futuro. Mesmo porque, como salienta H. Arendt:
    “Eventos, por definição, são ocorrências que interrompem processos e procedimentos de rotina; apenas em um mundo em que nada de importante acontece poderia tornar-se real O SONHO DOS FUTUROLOGISTAS. Previsões do futuro nunca são mais do que projeções de processos e procedimentos automáticos do presente, isto é, ocorrências que possivelmente advirão se os homens não agirem e se nada de inesperado acontecer; toda ação para o melhor e para o pior , e todo acidente destroem , necessariamente, todo o modelo em cuja estrutura move-se a previsão e no qual ela encontra sua evidência…O perigo está me que essas teorias são não apenas plausíveis, pois tiram seus indícios de tendências presentes efetivamente discerníveis , mas também possuem um efeito hipnótico em função de sua consistência interna; elas adormecem nosso senso comum , que nada mais é do que nosso órgão espiritual para perceber , entender e lidar com a realidade e com os fatos”
    .
    Golpes, reformas ou revoluções? – Tanto faz.
    .
    O que de efetivo e real existe e é palpável (não se trata de invenção) é que há uma enorme massa violenta que explodiu e atingiu os despossuídos para os quais a propriedade (base do sistema econômico vigente) é indiferente. Desse modo a violência de imprevisíveis efeitos por protestos isolados em especial no que refere à locomoção são eventos que se não se pode aventar consequências econômicas, portanto também políticas extremamente desalentadoras. Embora e sobre isto não se possa desconsiderar que: “Somente as classes que estão em ascensão – e não as classes que se encontram arrasadas pela fome e o desprestígio social – fazem revoluções. Nunca houve uma revolução de párias – A.L. e Zahidé Machado Neto”
    .
    Que a violência advém da raiva é um lugar-comum. Também a raiva pode ser irracional ou patológica e isso vale para qualquer outro sentimento humano. Normalmente tem por fonte o convencimento de que o que pode ser mudado, não está. Dificuldade conjuntural na identificação de objeto como alvo da violência implica a distorção dos movimentos e consequente indistinção de objetos.
    Engels , por sua vez, percebeu e serve como adição, que: “Os homens fazem a sua história por si mesmos, porém até o presente não o fizeram conforme uma vontade coletiva, conforme um plano de conjunto e nem sequer dentro do marco de uma sociedade determinada, de contornos precisos”
    .
    Voltando ao presente. Palavras e boas intenções não elidem o crime e a violência de que qualquer protesto fora da normalidade legal e institucional se vale. O primeiro (crime) é fato inarredável da vida. A lei não muda o homem, quando muito o educa e tolhe. É de Rousseau: “…as leis, em geral menos fortes que as paixões, contêm os homens sem os mudar”. Já a violência, é preciso reconhecer, é o único instrumento e último para a solução de conflitos. Ainda não se conhece outro.
    .
    Tudo isto significa que, é ingênuo ou demonstra profundo desconhecimento da natureza humana, a imprensa, a ALIENADA, ou a interessadamente unida, pretender combater a ostensiva e física desordem, primeiro e vigoroso passo para a DESOBEDIÊNCIA CIVIL, com proposições que não se fazem antíteses, porém, contraditórias :

    a) estimular os protestos intitulando-os democráticos. Repito: o só impedir a locomoção, obstruir vias é postura democrática?
    b) atribuir os atos de violência a grupos isolados com o chavão: MANIFESTANTE NÃO É VIOLENTO. Ora, qualquer protesto é raiva, é violência, é desejo de mudança.
    b) Por fim a questão mais crucial: afastar, desmoralizar ou inibir o aparato de segurança dos protestos. Significa necessariamente dizer: que a lei (única forma de igualdade democrática ) não precisa ser observada nos atos de protestos. É antigo e corriqueiro: pactos sem a espada de nada valem. “O Direito não pode reinar sem o apoio do poder e, quando uma regra de direito de impõe a algum poder, é porque outro poder o escora (M.C.)”. E este poder tem por indispensável componentes: a força.
    .
    O que fica é que o Estado de Direito não se faz com desejos tampouco com malabarismos de palavras ou eufemismos; mas e fundamentalmente com coragem moral para enfrentar a realidade também chamada verdade no interminável jogo de poder que tem por atores principais a trilogia: FORÇA, MOEDA e DIREITO.

  20. “Ps5 – Existem formas e fórmulas de fazer modificações políticas, eleitorais e principalmente partidárias, que possam ser usadas em 2014.”

    Qauis são essas fórmulas Hélio?

  21. Prezado Helio. Posso estar redondamente equivocado, mas não entendo sua verdadeira obsessão pelo que você grifou como D-E-M-O-C-R-A-C-I-A, do jeito que ela sempre foi praticada no Brasil para conduzir os medíocres, incompetentes e corruptos, principalmente ao Executivo e ao Legislativo. Entendo como sendo o movimento do povo exigindo dignidade, honestidade e integridade moral em relação ao bem público e à administração da Nação. Você, muito melhor do que eu, sabe que isto não vai ocorrer, com esse sistema “democrático” praticado no Brasil.
    No meu parco entender, o que está havendo é uma globalização da vontade popular, uma globalização juvenil contra ladrões instalados democraticamente nos três poderes da república. Você, como homem de grande e admirável cultura e patriotismo verdadeiro, sabe, melhor do que todos, pelo fato de ser um dos maiores jornalistas do Brasil, sabe que o principal alvo da chamada Revolução Cultural que ocorreu na China em 1966 foi a existência de políticos corruptíssimos do quilate de Liu Chao-chi.
    A Grande Revolução Cultural Estudantil e Proletária de nosso país desenvolver-se-á de uma forma mais acentuada, já que o povo mais jovem concorda que os políticos que aí estão podem ser atirados na lata do lixo. Tudo indica que a Grande Revolução Cultural, (ou se preferirem chamar de Primavera Brasileira), cedo ou tarde passará seguramente dos escritórios, das escolas, dos diversos meios culturais, para os empreendimentos industriais e mineiros, para os campos… É a política do grande salto em frente, que vai modificar a concepção errada da economia. Houve época em que você criticava os economistas. Não sei se reformulou seu parecer. Não é só a moralidade, mas a concepção errada da economia que deu origem à nascença do “economismo”. No Brasil, segundo a experiência histórica internacional, o Estado vai se fortificar e intervir em favor dos menos favorecidos. É a Revolução Cultural sendo ampliada ao conjunto da população, sem o que as perturbações que apenas começaram a se produzir, mas que certamente continuarão a ocorrer, poderão ocasionar clivagens irreperáveis. No momento em que a situação econômica está se deteriorando, com desorganização e precariedade dos transportes, dos meios de escoamento da produção industrial e agrícola, no momento da cólera dos estudantes, dos operários e dos camponeses, da decepção do povo de modo geral, toda a ação vai ter que incidir sobre a total modificação do sistema.

  22. Prezado Helio. Posso estar redondamente equivocado, mas não entendo sua verdadeira obsessão pelo que você grifou como D-E-M-O-C-R-A-C-I-A, do jeito que ela sempre foi praticada no Brasil para conduzir os medíocres, incompetentes e corruptos, principalmente ao Executivo e ao Legislativo. Entendo como sendo o movimento do povo exigindo dignidade, honestidade e integridade moral em relação ao bem público e à administração da Nação. Você, muito melhor do que eu, sabe que isto não vai ocorrer, com esse sistema “democrático” praticado no Brasil.
    No meu parco entender, o que está havendo é uma globalização da vontade popular, uma globalização juvenil contra ladrões instalados democraticamente nos três poderes da república. Você, como homem de grande e admirável cultura e patriotismo verdadeiro, sabe, melhor do que todos, pelo fato de ser um dos maiores jornalistas do Brasil, sabe que o principal alvo da chamada Revolução Cultural que ocorreu na China em 1966 foi a existência de políticos corruptíssimos do quilate de Liu Chao-chi.
    A Grande Revolução Cultural Estudantil e Proletária de nosso país desenvolver-se-á de uma forma mais acentuada, já que o povo mais jovem concorda que os políticos que aí estão podem ser atirados na lata do lixo. Tudo indica que a Grande Revolução Cultural, (ou se preferirem chamar de Primavera Brasileira), cedo ou tarde passará seguramente dos escritórios, das escolas, dos diversos meios culturais, para os empreendimentos industriais e mineiros, para os campos… É a política do grande salto em frente, que vai modificar a concepção errada da economia. Houve época em que você criticava os economistas. Não sei se reformulou seu parecer. Não é só a moralidade, mas a concepção errada da economia que deu origem à nascença do “economismo”. No Brasil, segundo a experiência histórica internacional, o Estado vai se fortificar e intervir em favor dos menos favorecidos. É a Revolução Cultural sendo ampliada ao conjunto da população, sem o que as perturbações que apenas começaram a se produzir, mas que certamente continuarão a ocorrer, poderão ocasionar clivagens irreperáveis. No momento em que a situação econômica está se deteriorando, com desorganização e precariedade dos transportes, dos meios de escoamento da produção industrial e agrícola, no momento da cólera dos estudantes, dos operários e dos camponeses, da decepção do povo de modo geral, toda a ação vai ter que incidir sobre a total modificação do sistema, sem essa de preservar a democracia, mas de servir a nação.

  23. Pegou a todos de calças curtas (as manifestações e a reação de Dona Dilma). Análises na base do desespero.
    O dinheiro para os problemas do transporte obrigatoriamente teriam que sair do “instinto animal” dos empresários (ganham bilhões todos os dias).
    No entanto, “TUDO” tem que sair dos cofres públicos. “TUDO”. Não existe Estádio que não tenha sido construido pela “viúva”.
    O EXCELENTÍSSIMO JOAQUINZÃO apoiou as declarações de dona Dilma, portanto, devemos ficar preocupados.
    Mas…… o Supremo Gilmar foi contra ….. (se ele é contra eu sou a favor – e vice-versa). A coisa tá complicada…

  24. Países com péssimas universidades, principalmente na área de humanas, os anti-corpos contra as contaminações religiosas e ideológicas, que são a mesma coisa, praticamente não existem. Fantasias de mundos perfeitos e falsa-moral, que dividem tudo em bom e mau ou pessoas boas ou más, emocionam a maioria, anulando a função do cérebro responsável pelo racional. Por essas e outras, em países das Arábias, África e América Latina, o que se vê, quando o povo todo se revolta, são discursos de salvação nitidamente emocionais com as velhas e boas “soluções” ideológicas ou religiosas com pregações do tipo “o capitalismo é o culpado ou “o lucro é ruim”.
    Para quem conhece a realidade sabe que não existe o não capitalismo. Ou ele é de estado como em Cuba e comandado por um ditador ou é livre, em que milhares de pessoas, com o sonho de melhoras, o pratica, gerando produção centenas de vezes mais que no primeiro caso.
    O capitalismo livre como tudo, ao contrário do que pensam os religiosos, não é perfeito, existindo os aproveitadores que devem ser levados as barras dos tribunais como acontece nas democracias capitalistas sérias.
    Quanto ao lucro, novamente se faz a mesma campanha sentimentalizada pelas religiões e ideologias. Fanatizados por elas seus portadores não sabem que o lucro grande , médio ou pequeno, sendo lícito é um direito de todos. O que não é direito é essas pessoas desejarem ficar com todo o lucro do trabalho do povo de um país como Fidel em Cuba e seu capitalismo de estado.

  25. POVO DO RIO DE JANEIRO,

    É HOJE 26/06/2013 IREMOS MOSTRAR TODA NOSSA ENERGIA E FORÇA EM SUA VOLTAGEM MÁXIMA.
    IREMOS NOS REUNIR ÀS 17:00HS NA CINELÂNDIA CENTRO DO RIO.
    VALE LEMBRAR QUE ESTA LUTA TAMBÉM É SUA E PRECISAMOS DE VOCÊ.

    VAMOS PROTESTAR CONTRAS A PEC 33, CONTRA O FELICIANO, RENAN, OS MENSALEIROS, E O PRINCIPAL CONTRA A CORRUPÇÃO QUE TANTO NOS ASSOLA.

    PINTE SEU ROSTO, TRAGA SUA FAIXA, SOLTE SEU GRITO DE INDIGNAÇÃO COM TUDO DE ERRADO QUE VEM ACONTECENDO NÃO SOMENTE EM NOSSA LINDA CIDADE, MAS EM NOSSO PAÍS COMO UM TODO.

    ESTAMOS BEM PRÓXIMOS DA MARCA DE UM MILHÃO DE PESSOAS, OS QUE NÃO PUDEREM IR… POR FAVOR DIVULGUEM.

    OS BANDIDOS DE VERDADE ESTÃO EM BRASILIA TODOS SOLTOS.

    DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA.

    NÃO HÁ VITORIA SEM ESFORÇO.

    #BrasilAcordou #OGiganteAcordou #Vemprarua #LGBT
    #ChangeBrazil #ForaFeliciano #WORLDCUP #FIFA #PAPAFRANCISCO #OGIGANTEACORDOU

    Isto é apenas o começo.

    CURTA: UCC Brasil – União Contra a Corrupção.
    Facebook: https://www.facebook.com/uccbrasil

  26. Roubos & Roubos

    A presidente Dilma Rousseff, que pessoalmente é honesta, deve ter deixado de cabelos em pé 70% dos políticos e magistrados, ao propor que os crimes de corrupções passem a ser enquadrado em crime hediondo. Pela grande quantidade de ladrão existente no Poder, essa proposta já nasceu morta. Que ninguém duvide.

  27. https://www.facebook.com/events/158337187687220/
    ESTA CONFIRMADO O ATO DE AMANHA DIA 27/06/13 ÁS 17:00 NA CANDELÁRIA CENTRO-RJ, MUITOS ESTÃO FALANDO QUE FOI CANCELADO, MAIS E MENTIRA. ALGUNS EVENTOS ESTÃO BLOQUEADOS PELO FACEBOOK, POR ISSO FOI FEITO ESSE NOVO.

    Manifestação de verdade, decidida EM ASSEMBLÉIA e de forma DEMOCRÁTICA são essas aqui!

    Pauta definida na plenária do IFCS.
    A plenária teve representantes de diversos movimentos sociais, coletivos, grupo, partidos e indivíduos.

    -Tarifa zero
    -Desmilitarização da polícia
    -Liberdade aos manifestantes presos.

    O resto cada coletivo, grupo, pessoa, partido pode apresentar o que quiser.
    Quinta 27 16h na candelária, rumo a FETRANSPOR
    Domingo 30 15h na saens peña rumo ao maracanã.

  28. Podemos extrair dessas confusas declarações do governo e medidas que deseja implantar após as manifestações, mas que continuam, felizmente, que o PT foi flagrado sem qualquer plano de governo.
    Em princípio, mesmo que tivesse apenas o esboço, um rascunho, a presidente Dilma viria a público para apresentar providências, no entanto, a quebra da rotina petista de somente se importar com a política e sua base de manutenção, ocasionaram a abertura da cortina que impedia que nós, o povo, víssemos o que se passava atrás dela e, o que se viu, foi um governo sem qualquer iniciativa e amarrado em si mesmo com relação ao País e população brasileira!
    O PT jamais imaginou uma reação popular nesses moldes de agora, jamais. Até porque tais movimentos sempre tiveram partidos que os liderassem, que eram a frente das reivindicações. Ora, desta vez se dá o contrário: o povo não quer os partidos políticos nas passeatas por endenter e sabiamente que estariam se aproveitando das circunstâncias, haja vista que um dos motivos dessas reclamações é justamente o que diz respeito com a corrupção institucionalizada pelos parlamentares.
    O PT está atordoado, não sabe o que faz, simplesmente.
    A proposta da presidente com referência à Constituinte foi contestada por todos os juristas e, o plebiscito, uma estratégia para procrastinar a famigerada reforma política que já deveria ter sido feita há tempos.
    A cada dia comprova-se o que eu afirmara em comentário anterior:
    O PT JAMAIS teve Plano de Governo, apenas de PODER!

  29. Hélio, você fala em Democracia com uma propriedade de mestre. Fala em golpe de uma maneira tão clara que encandeias luminosas mentes que aqui frequentam. Se um governante(macho ou fêmea) quer convocar uma “Constituinte” sem o amparo Constitucional é golpe. Golpe mesmo. Se um presidente (macho ou fêmea), quer convocar um Plebiscito sem o amparo da Constituição é golpe. Golpe mesmo. Dilma disse que convocou governadores sem poder convocá-los o certo como dizes é convidá-los. Teu artigo está impecável.

  30. Hélio, falas que um deputado em 1997 fez uma proposta a FHC que tendo a “reeleição na manga do paletó”, não aceitou a proposta do “golpe com uma “Constituinte Restrita e Exclusiva”. Lembras que esse deputado serviu à ditadura de 1970 a 1982; nesse peródo foi o homem mais poderoso do Governo Chagas Freitas aqui no Rio de Janeiro. Afinal quem é esse deputado que tem onze mandatos seguidos? Não me contenho e vou revelar; se estiver errado por favor me corrija. O nome do deputado é: Miro Teixeira.

  31. Olga Linha, se eu tivesse o ódio que tens do Aécio, juro que compraria uma “peixeira igual a do Lampião” e dava-lhe uma peixeirada. Acho que se puderes colocar em pequenos recipientes esse teu ódio em pouco tempo ficarás rica. Poderias até receitar um “banho de veneno ao luar”para estimular os assassinatos.

  32. Eis aí o golpe:

    Dispositivos constitucionais sujeitos a regulamentação

    Todos (369)
    Regulamentados (252)
    Não-Regulamentados (117)
    – com proposições (79)
    – sem proposições (38)

    Dispositivos não-regulamentados

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    Dos Direitos e Garantias Fundamentais (Arts. 5-17) 14 dispositivos
    5º, VI – 5º, XV – 5º, XVIII – 5º, XXXVIII – 5º, XLVI – 5º, LI – 5º, LXI – 7º, I – 7º, XXIII – 7º, XXVII – 7º, Parágrafo único – 8º, IV – 8º, VIII – 12, II, a.
    Da Organização do Estado (Arts. 18-43) 21 dispositivos
    18, § 2º – 18, § 4º – 19, I – 20, II, X – 20, § 2º – 26, I – 32, § 4º – 37, VII – 37, XVIII – 37, XIX – 37, XXII – 37, § 7º – 37, § 8º – 37, § 11 – 39, § 5º – 39, § 7º – 40, § 1º, I – 40, § 3º – 40, § 21 – 41, § 1º, III – 42, § 1º.
    Da Organização dos Poderes (Arts. 44-135) 12 dispositivos
    79, Parágrafo único – 81, § 1º – 84, XXV – 85, Parágrafo único – 95, Parágrafo único, IV – 98, II – 110, Parágrafo único – 111-A, § 2º, II – 113 – 121, caput – 125, § 4º – 129, § 1º.
    Da Defesa do Estados e das Instituições Democráticas (Arts. 136-144) 7 dispositivos
    136, § 1º – 139, III – 144, § 1º – 144, § 2º – 144, § 3º – 144, § 5º – 144, § 8º.
    Da Tributação e do Orçamento (Arts. 145-169) 12 dispositivos
    146, III, d, Parágrafo único – 146-A – 150, § 6º – 153, § 2º, I – 153, § 3º, IV – 155, § 2º, XII, h – 155, § 6º – 163, V – 163, VI – 163, VII – 164, § 3º – 165, § 8º.
    Da Ordem Econômica e Financeira (Arts. 170-192) 8 dispositivos
    172, caput – 173, caput – 173, § 3º – 173, § 5º – 174, caput – 174, § 1º – 176, § 1º – 178, caput.
    Da Ordem Social (Arts. 193-232) 17 dispositivos
    195, § 11 – 198, § 6º – 198, § 5º – 201, § 3º – 206, VIII – 206, parágrafo único – 213, § 1º – 215, § 3º – 216, § 4º – 219 – 220, § 3º, I, II – 225, § 2º – 225, § 6º – 227, § 8º, I – 227, § 8º, II – 231, § 3º – 231, § 6º.
    Das Disposições Constitucionais Gerais (Arts. 233-250) 2 dispositivos
    245 – 249.
    ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS

    Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
    ADCT 16, § 3º – ADCT 19, § 3º – ADCT 19, § 1º – ADCT 23, Parágrafo único – ADCT 24 – ADCT 30 – ADCT 34, § 11 – ADCT 77, § 2º – ADCT 83 – ADCT 91, caput, § 2º – ADCT 93 – ADCT 97 caput.
    EMENDAS CONSTITUCIONAIS

    Emendas
    EC nº 19/98, artigo 27 – EC nº 41/03, artigo 6º – EC nº 41/03, artigo 6º-A – EC nº 41/03, artigo 7º – EC nº 45/04, artigo 3º – EC nº 51/06, artigo 2º, Parágrafo único – EC nº 71/12, artigo 216-A, § 3º.

  33. “O Brasil só vai melhorar, quando as pessoas de bem tiverem mais coragem que os Lá_drões”

    Finalmente o povo deixou de ser ABESTAADOO!

    Agora entenda a “lei do desarmamento”!

    Já que os Lálaus não entenderam!
    Os Lá_drões poderiam instituir a
    “comissão da verdade dos protestos”

  34. Perfeito, Olga Linha. Com poucas palavras, a radiografia do Aécio. Para falar a verdade, não lamentei o desaparecimento do avô. Grande empulhador, teria sido um desastre para o país.
    Mas não se preocupe. Nenhuma chance para o netinho ocupar a presidência. Vai continuar drogado em Minas Gerais. Lá, tal como o vovô, vai poder ser carregado em procissões no alto das padiolas sobre as quais se carrega imagens de santos. Vai brilhar em São João d’El Rei.

    • Radical, não tenho a menor ideia sobre o que você fala. Agora parece que entrou em moda dizer que há censura na Tribuna.

      Deixe de radicalismos e caia na real.

      Carlos Newton

  35. O POVO FOI PARA RUA PROTESTAR.Diziam ser por causa de um aumento de vinte centavos nas passagens de ônibus. Na verdade os vinte centavos foi aapenas a “gota d’água que transbordou o copo”. A insatisfação era e é muito maior. As queixas são inúmeras : passagens, saude, segurança,PÉSSIMA EDUCAÇÃO, professores mal pagos, inflação mostrando a cara, roubalheira desenfreada e impunidade. E o pio: o presidente do Senado e da Câmara de Deputados processados por corrupção. Os mensaleiros há muito tempo condenados e não punidos. Ficaria 24 horas discorrendo sobres os crimes cometidos contra o povo. Uma hora teria que estourar essa insatisfação. Temos um culpado? Temos sim. Quem é o culpado? O CULPADO É O PRESIDENTE LULA DO PT(ele é que manda no partido; Dilma é apenas a moça bonita em baile de cangaceiros, parece que manda, mas não manda nada).O CULPADO É O LULA QUE TRÊS ANOS ANTES LANÇOU DILMA COMO CANDIDATA ANTECIPANDO AS ELEIÇÕES PROVOCANDO ESSA CONFUSÃO TODA.

  36. TEM QUE SE LUTAR NAS PASSEATAS PELO VOTO DISTRITAL ABERTO, SEM LISTA FECHADA COMO O PT E O PMDB QUEREM PARA SE PERPETUAREM NO PODER E NOS IMPOR SEUS CANDIDATOS, TEMOS QUE TIRAR OS SUPLENTES E SEM VOTO DE TODAS AS INSTÂNCIAS DA POLÍTICA, SÓ PODE ENTRAR AQUELES QUE FOREM ELEITOS PELO VOTO, PRECISA ACABAR A INDECÊNCIA DE UM POLÍTICO MAIS VOTADO PUXAR UM MONTE DE SEM VOTO DE SUA LEGENDA FOI ASSIM QUE WALDEMAR DA COSTA NETO E OUTROS VOTARAM PRA POLÍTICA.

  37. O Congresso está reagindo a tentativa de alguns setores, de culpar a classe política pelos desmandos que acontecem no país. Então, ontem foi derrubada e arquivada a PEC 37.
    Os Parlamentares cancelaram o Recesso de Julho. Os parlamentares votaram a lei que transforma em crime hediondo a corrupção ativa e passiva. Votaram também a Lei da Ficha Limpa para cargos públicos e servidores.

    Falta o Judiciário vir a público para anunciar medidas que acelerem os processos judiciais que se eternizam nos gabinetes dos juízes.

    Quanto ao Executivo, bem pouca coisa podemos esperar vindo de lá, apenas marketing. Que coisa essa Constituinte Exclusiva. Quem soprou essa ideia de jerico?

    Viva a juventude brasileira, corajosa e revolucionária nas ruas pacificamente.

  38. Sumiram dois comentários então, provavelmente milagre da Santa Antonia de Tancredo para proteger o mancebo Aécio. Aliás, o vovô do Aécio era muito devoto. Chegava ao êxtase da devoção com muitas acelerações cardíacas. Foi um católico bem tradicional e da gota serena. Confessava tudinho para o Murillo Mendes, que também contribuiu com Santa Antonia durante muitos meses, porque assim exigia MINAS.

  39. Há 25 anos não vigorava tão fortemente uma atmosfera golpista. Quase no fim da festa, parece que o Brasil acordou e percebeu, ainda que vagamente, que estava sendo currado. Agora a Governanta, com sua virilidade, dá um golpe avermelhante nas nádegas da nação e obtém apoio do vassalo Barroso para colocar areia no ato de penetração.

    As nádegas são resistentes e irresistíveis, mas o final do tubo digestivo não suporta tanta agressão.

    Audiências públicas, dar cumprimento às propostas populares, não legislar viciadamente em causa própria? Com o enfraquecimento da insurreição sobressair-se-á o golpe, o arrombo e o sangramento. CALE A SUA BOCA POVÃO AOS GRITOS, MAS INSIPIENTE, E VÊ SE MORDE O TRAVESSEIRO.

  40. Embora não seja do meu interesse e prioritário na atualidade assuntos históricos e teóricos relativos ä China, em consideração ao grande interesse de um assíduo comentarista que gosta do tema e com freqüência o traz aqui, principalmente da segunda metade dos anos 60 lá, sugiro que tente encontrar artigos publicados na época escritos por um importante comunista chinês de então chamado Yao Wen Yuan, que foi membro do Grupo Permanente da Revolução Cultural anexo ao então C.C. do do PC Chinês. Esse cara foi cunhado de Mao e punido posteriormente junto com a própria mulher do Mao, com Chen Po Ta e Kang Cheng. A maioria de seus escritos saiu numa revista em idioma chinês hoje extinta chamada em mandarim HONGCHI (Bandeira Vermelha em português). Muitos de seus artigos nessa revista, todos teóricos, foram traduzidos para o espanhol numa revistinha semanal de papel fino chamada Pekin Informa e que circulava no mundo clandestino latino americano de então. Se o comentarista tiver a sorte de encontrar alguns exemplares da tradução em espanhol, estou certo que vai alargar seus conhecimentos históricos e teóricos sobre aquele período lá. Para ajudar o comentarista interessado, a Sra.Christiane Soares de Santana, mestre em História Social do Brasil pela Universidade Federal da Bahia, deve dispor ou pelo menos saber onde encontrar tais literaturas, porque citou documentos verdadeiros da época em seu trabalho publicado em 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *