PMDB e DEM oferecem legenda a Doria para disputar a sucessão de 2018

Resultado de imagem para doria charges

Charge de Marcelo Tolentino (Folha)

Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

A disputa interna do PSDB pela vaga de candidato à Presidência em 2018 chegou a partidos aliados dos tucanos. DEM e PMDB, que integram a núcleo duro de apoio ao governo Michel Temer, se aproximaram do prefeito João Doria e sinalizaram com a possibilidade de lançá-lo candidato ao Planalto. A abordagem peemedebista foi feita pelo próprio presidente Michel Temer (PMDB). Ele disse ao prefeito que “as portas do PMDB estão abertas” para o tucano disputar a Presidência da República no ano que vem.

O “convite” foi feito durante uma conversa entre eles na segunda-feira na Prefeitura, pouco antes de um evento no qual o presidente distribuiu publicamente afagos a Doria, segundo relatos de quem estava no local. Procurada, a assessoria do Planalto negou o convite.

OUTRO CONVITE – O DEM também sondou Doria sobre a disputa presidencial tendo no horizonte uma dobradinha entre ele e um quadro do partido em 2018. No limite, o DEM também está de portas abertas a Doria caso ele não consiga se candidatar a presidente pelo PSDB em 2018. Os nomes citados para compor a chapa são o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Tucanos ligados ao prefeito avaliam que a chapa com um deles teria força no Nordeste. Em contrapartida, Doria apoiaria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa pelo governo do Rio, e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) para o governo de Goiás.

Questionado sobre a aproximação, o senador José Agripino (RN), presidente do DEM, também negou que o partido tenha convidado Doria. Assim como Temer, a cúpula do DEM quer evitar desgaste com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Por isso, as negativas públicas e os convites em privado.

DORIA VAI LEVANDO – O prefeito tem dito que não vai entrar na disputa se Alckmin, que é seu padrinho político, se colocar como candidato. Porém, cada vez mais ele tem adotado discursos e agendas de quem pretende concorrer.

A possibilidade de deixar o PSDB ainda é rechaçada por Doria. Nesta quinta-feira, dia 10, durante evento em São Paulo, o prefeito voltou a descartar a saída do partido, mas admitiu o interesse do PMDB e do DEM.

“Não tenho intenção de deixar o PSDB. É o meu partido. As portas (do PMDB e do DEM) foram abertas, o que me deixa muito feliz. PMDB e DEM são parte da nossa base em São Paulo”, disse.

ALCKMIN PRESSIONADO – Para aliados de Doria, a mudança de sigla, porém, pode ocorrer caso o governador não se apresente como candidato e, mesmo assim, a cúpula tucana vete uma candidatura do prefeito. São cada vez mais fortes, no entanto, as pressões para que Alckmin desista de concorrer e indique Doria, que trabalha para reunir apoios externos e crescer nas pesquisas.

O nome do prefeito, contudo, enfrenta resistência entre setores tucanos. Presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati (CE), conforme apurou a reportagem, disse em reunião interna que Alckmin “tem preferência” na fila na escolha do candidato.

FORTE REAÇÃO – O grupo dos “tucanos históricos” de São Paulo, do qual fazem parte o ex-governador Alberto Goldman e José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela, também não aceita a opção Doria. Presidente licenciado do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), que mantém influência na sigla, é outro que entrou em rota de colisão com o prefeito após Doria defender publicamente seu afastamento do comando do PSDB.

O assédio a Doria e a deferência de Temer ao prefeito desagradaram a aliados de Alckmin, que está no quarto mandato no governo paulista e se articula para ocupar a vaga do PSDB na disputa pelo Planalto. Tucanos com trânsito no Bandeirantes reclamam dos movimentos do prefeito e fazem críticas à gestão Doria.

“Não mudou nada. Seguimos amigos e unidos”, disse o prefeito. A avaliação no entorno de Alckmin, no entanto, é de que Doria está decidido a disputar a Presidência, dentro ou fora do PSDB. Para não perder espaço, o governador vai intensificar a agenda de viagens pelo Brasil e as conversas partidárias.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O crescimento da candidatura Dória é avassalador. Os caciques do PSDB estão de bobeira, tentam boicotar o prefeito, mas é impossível. Ele tem tudo para ser o Trump tropical e pode ser candidato fortíssimo em aliança PSDB, PMDB e DEM. Isso, é claro, se o PSDB acordar a tempo, claro e se livrar de mais uma derrota com Alckmin, o “Picolé de Chuchu”. (C.N.)

13 thoughts on “PMDB e DEM oferecem legenda a Doria para disputar a sucessão de 2018

  1. SINAIS DE BONS VENTOS A FRENTE! ISSO ME DEIXA MAIS OTIMISTA, CONFIANTE E CONTENTE!

    No domingo foram realizadas eleições suplementares em três municípios, dois do Paraná e um do Piauí, onde o candidato de Lula perdeu a disputa para o candidato do PR. Houve também eleições para a escolha do novo governador do Amazonas. Como no pequeno município de Miguel Leão, do Piauí, Lula se esforçou, gravou vídeo e mandou Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, para ajudar o candidato do partido. Não adiantou. Ele ficou em quatro lugar. Sinais preocupantes para o petismo.

  2. Um homúnculo que se mistura com a escória política brasileira, define o caráter deste “almo fadinha” com pretensões presidenciais…
    Povos burros escolhem criminosos como presidente!

    sanconiaton

  3. Quanto ao Dória, acho que ele só deve respeito ao Alckmin e a rigorosamente nenhum tucano a mais. Ambos ganharam suas eleições no 1º turno com mais de 50% dos votos válidos.
    Se Alckmin abrir mão e disputar(para ganhar) uma vaga no Senado o caminho estará livre para Dória. Mas só assim, acho que o Dória tem que respeitar o Alckmin mesmo que haja o risco de se estar perdendo uma oportunidade que terá tudo para se repetir em 2022.
    Mas ainda assim, com vários nomes decentes disputando,(Alckmin, Dória, Alvaro Dias, Caiado, talvez outros) eu sou mais a favor do parlamentarismo.

  4. LEÃO X CIRO, o Duelo que 2018 promete, do Novo que precisa se estabelecer contra o Velho que não quer entregar a rapadura. Será, Ceará, que essa eleição está mesmo para vc ? Será que é vc mesmo de fato o mais preparado ? Sei não, hein ? Há controvérsia, hein ? Será que é Ciro, Ciro, Ciro, que o destino tem gritado reiteradamente nas ruas do Brasil desde Junho de 2013 ? A meu ver, decididamente não, não e não. O que o destino tem gritado nas ruas do Brasilzão está mais para: Leão, Leão, Leão, Revolução, a Mega-Solução, ” sem partidos, sem partidos, vocês não nos representam”, Democracia Direta Já. Mas os partidos, os golpistas e seus tentáculo, velhaco$, infelizmente, não se dão por achados pela Internet, pelo povo, pela Lava Jato e por grande parte da mídia nativa, não se fazem de rogados e nem se dão por flagrados com as bocas nas botijas do erário. E quanto ao estar ou não preparado, não se esqueça que aquele que Deus prepara é diferente daquele que se acha preparado. E para tirar a teima, que tal um debate público com o Leão, sobre o que fazer com o nosso Brasilzão doravante de modo a torná-lo melhor para todos ? Dentro do partidarismo-eleitoral, do golpismo–ditatorial e dos seus tentáculos, velhaco$, vc me parece o único cara capaz e com coragem para topar esse debate com o fera da revolução, desafio esse estendido a todos os demais pretendentes, ou seja, entre os continuístas da mesmice, vc me parece o único que não tem medo de ficar cara a cara com o Leão, porque o resto parece que sofre de amarelão. E daí vai encarar o Leão e a Revolução ? Bora para o debate ? Escolha o dia, o local e o horário, pode ser até mesmo no Ceará, no seu reduto eleitoral, o Leão vai lá. E não me venha com economês, juridiquês e nem politiquês, porque desta feita o Bicho vai pegar todos você$. Aguardo resposta, Cirão. Abraço de Leão, irmão. Quem sair vivo desse debate, será o próximo presidente, certamente. E quem sair desse Debate entre pessoas que não têm medo de dizer as verdades que precisam ser ditas neste país há trocentos anos, mesmo que chamuscado, terá condições de ser o melhor vice presidente da história deste país, com certeza, inclusive para apagar essa imagem traíra, covarde e horrível que Temer deixou impregnada no imaginário popular dando contra de que política é coisa de salafrário$. O desafio está lançado, Ciro com a palavra. RPL-PNBC-DD-ME, saudação. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/08/10/pre-candidato-ao-planalto-ciro-gomes-afirma-essa-eleicao-esta-pra-mim.htm

  5. Ontem o ACM já declarou.que não quer ser vice. São boatos plantados pelos assessores do loteador de São Paulo, tudo sem licitação. ….

  6. As facções criminosas visando se perpetuarem no poder , recrutam comparsas com novas caras e com isso , ludibriar e enganar o eleitor ignorante QUANTAS MOEDAS VALERÍA JOÃO DORÍA ?

    • A chamada “NOVA DIREITA”, da qual Dória é o carro-chefe, não passa de uma grande bobagem com que os socialistas do PSDB tentam se limpar da sujeira e se manter como um dos polos da disputa eleitoral.

      Se tiver curiosidade, digite “NOVA DIREITA” no Google e veja quem está por trás dessa farsa.

  7. Dória, um Trump tropical. Fala sério. Será que a América do Sul precisa de um Trump tropical, ou seja, de um suíno alpino demente ? Pô, já não basta o Maduro na Venezuela ?

  8. Os ovos aqui na Zooropa estão contaminados com fipronil, o inseticida anti-pulgas muito utilizado nos pets dos brasileiros, o Frontline.

    Ovos – Frontline – Dória !!!
    Mais uma omeletada ‘prerfeita’ para a política nacional!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *