Polícia Federal já tem provas do enriquecimento ilícito de Guido Mantega

Ex-ministro da Fazenda Guidoem São Paulo após prestar depoimento, durante a 7º fase da Operação Zelotes

Mantega deixa à sede da PF , depois tentar explicar o inexplicável

Gabriel Mascarenhas e Aguirre Talento
Folha

Além de conduzi-lo para prestar depoimento, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro Guido Mantega, em São Paulo, durante a 7ª fase da Operação Zelotes, deflagrada na manhã desta segunda-feira. A Folha apurou que as investigações apontaram indícios de movimentações financeiras incompatíveis com a renda de Mantega. Em novembro, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro da Fazenda dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Além disso, os pedidos de condução e buscas envolvendo Mantega se embasaram em suspeitas de que ele teria negociado com lobistas a nomeação de ao menos um conselheiro do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

PROPINAS NA FAZENDA

A Zelotes mira em um esquema de pagamento de propina a integrantes do Conselho, vinculado ao Ministério da Fazenda e responsável por julgar recursos de multas aplicadas pela Receita Federal.

A ação desta manhã teve como alvo principal a Cimentos Penha, cujo dono é Vitor Sandri, que foi apresentado a Mantega antes de ele ocupar uma cadeira na Esplanada. Eles se conheceram na década de 90, quando fizeram um negócio, envolvendo dois terrenos do ex-ministro em São Paulo.

A Cimentos Penha é uma das empresas suspeitas de subornarem conselheiros do Carf. A companhia recorreu ao colegiado contra uma atuação aplicada pela Receita de R$ 57,7 milhões, em valores de 1998.

DEPOIMENTO

Nesta segunda, Mantega prestou depoimento por cerca de duas na Superintendência da PF na capital paulista e negou qualquer participação em ilegalidades no Carf. Argumentou que cabe ao ministro da Fazenda nomear conselheiros do órgão e, por isso, cumpriu seu função institucional.

Ele confirmou a relação comercial com Sandri, mas disse que jamais atuou para beneficiá-lo em qualquer esfera pública. O ex-ministro lembrou ainda que, quando comandava a Fazenda, criou a Corregedoria do Carf, responsável por receber queixas e denúncias relativas ao colegiado.

OUTRO LADO

Advogado que acompanhou Mantega no depoimento, Guilherme Batochio afirmou ser absurda e desnecessária a condução coercitiva de seu cliente.

“Ele prestou depoimento nesse mesmo inquérito há três meses, jamais se apôs a prestar esclarecimentos. A condução é ilegal”, criticou Batochio.

O defensor argumentou que bastava uma solicitação da PF para Mantega comparecer à Superintendência. “Esse tipo de prática não é digna de um Estado democrático de direito”, concluiu Batochio.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Vamos logo abrir o jogo: Mantega é um tremendo pilantra. Antes de ser ministro da Fazenda, substituiu Carlos Lessa na presidência do BNDES. Um de seus atos foi restabelecer, na surdina, uma imoralidade que Lessa coibira. Acabou com as operações diretas feitas pelo BNDES, para possibilitar que sempre houvesse um banco intermediando e levando 4% de cada financiamento, sem fazer rigorosamente nada. Por serviços prestados aos banqueiros, foi para a Fazenda e depois articulou para que Lula nomeasse Luciano Coutinho, um vigarista igualzinho a ele. Se fizerem uma auditoria no BNDES, a Esplanada dos Ministérios vai ser abalada por um terremoto ético. (C.N.)

11 thoughts on “Polícia Federal já tem provas do enriquecimento ilícito de Guido Mantega

  1. Ô coisa boa… vai pra cadeia vai, vagabundo.

    O que esse vagabundo falou de mentira enquanto ocupou a pasta do Ministério da Fazenda não está escrito no gibi.

    Vai vagabundo, procurar sua turma na cadeia, vai.

    Vagabundo.

  2. / Entrevista – 17:23

    O procurador do TCU que investigou as pedaladas fiscais de Dilma Rousseff é o convidado do Roda Viva desta noite

    Júlio Marcelo de Oliveira foi o responsável pela devassa das ilegalidades que fundamentaram o pedido de impeachment da presidente da República

  3. Esses vagabundos tem que ir todos pra cadeia …levaram o país a falências… Nunca produziram nada para o país ..só sugaram o povo..nunca usaram a camisa…cadeia na quadrilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *