Policial foi atingido por coquetel molotov, e os presos na manifestação não eram jornalistas

Coquetel molotov atinge policial perto do Palácio Guanabara Foto: Victor R. Caivano / AP

Carlos Newton

Deu no site G1 que os dois “jornalistas” que foram presos na manifestação na verdade eram apenas  arruaceiros que incentivavam a violência do protesto diante do Palácio Guanabara, onde um soldado da PM foi atingido por um coquetel molotov, como se vê na foto de O Globo.

A Polícia Militar informou que cinco pessoas foram presas no protesto ocorrido nas proximidades do Palácio Guanabara. A PM explicou que um foi preso por desacato, três por porte de coquetéis molotov e um por atirar pedras em policiais.

Mas não houve jornalistas presos. O que aconteceu foi que dois manifestantes do grupo Mídia Ninja estavam “transmitindo” para a internet o protesto, ao vivo. A  prisão de um desses integrantes do Mídia Ninja foi vista ao vivo na transmissão do coletivo na internet.

A PM confirmou, em seu Twitter oficial, que esses dois integrantes do grupo que estavam transmitindo ao vivo o protesto foram detidos, levados à 9ª Delegacia e depois liberados. De acordo com a corporação, eles estavam incitando a violência.

E a PM exibiu foto (abaixo) dos coquetéis molotov apreendidos com os arruaceiros.

Em seu canal oficial no Twitter, o coletivo Mídia Ninja confirmou que um dos detidos “trabalha” para o grupo.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

41 thoughts on “Policial foi atingido por coquetel molotov, e os presos na manifestação não eram jornalistas

  1. Quanta covardia pusilânime hein, Carlos Newton? Ao invés de reconhecer o erro, novamente reproduz informações das organizações globo. 3 jornalistas da Mídia Ninja, JORNALISTAS, se não de jure, de facto, foram presos. Acompanhei o vídeo da Mídia Ninja, no qial pediam dinheiro para a fiança. Na tentativa de sair por cima, você afundou, de vez, na lama.

  2. Vergonha! Vergonha! A tribuna através do “seu” Carlos Newton reproduz a versão da Globo sem apurar nem ver nada. Nunca imaginei ver o estado do Rio entregue ao fascismo do cabral. Nem ver a Tribuna de Hélio Fernandes mergulhar definitivamente no esgoto da mídia oficial. Espero que tenhas a hombridade de publicar o que estou dizendo!

  3. Esse Carlos Newton e um babaca. Fica reproduzindo reportagem das empresas jornalisticas dos Marinhos. Eu to falando, esse puto tem que se mudar pra globo. Bota pra fuder povo Brasileiro de coragem!!!!! Que ordem e essa que mantem a vasta maioria da populacao vivendo um caos diario: transporte publico uma grande merda, hospitais publicos uma grande merda, sistema de educacao uma grande merda, seguranca publica uma grande merda. Ta mais que na hora de quebrar o pais inteiro, assustar, botar medo nessa elite de merda e nesses politicos filhos da puta. Essa ordem serve a quem???? Vai tomar no cu Carlinhos!!!!!

  4. EU ESTAVA ACOMPANHANDO O NINJA NEDIA AO VIVO ANTES DO PRIMEIRO RAPAZ SER PRESO NO LARGO DO MACHADO E VI COM MEUS OLHOS O QUE ACONTECEU PELA LENTES DO CELULAR DO RAPAZ, O SEGUNDO SOUBE ATRAVEZ DE AMIGOS ENQUANTO ELE ESTAVA DENTRO NA LOJA AMERICANA ESPERANDO A OAB CHEGAR PRA PODER SAIR DA LOJA, SAINDO DA LOJA O RAPAZ CONTINUOU FILMANDO ATE QUE RESOLVEU IR A 9 DELEGACIA CORREU QUASE 7 BLOCOS PRA CHEGAR NA 9 DELEGACIA NO CATATE….E O MELHOR ACONTECEU..UM TENENTE CHAMADO PUCA ACHO QUE E O NOME DELE, ESTAVA NO TELEFONE SENDO FILMADO PELO PROPRIO E RECEBEU A ORDEM PARA CONVIDAR O TAL A ENTRAR NA DELEGACIA…..

    UMA VERGONHA VER O RESTANTE DO VIDEO…O RAPAZ FOI PRESO PORQUE ESTAVA FILMANDO NUMA INTIMIDAÄO VERGONHOSA PARA UM OFICIAL DE PATENTE , ESSE TENENTE CUMPRIU ORDENS, VERGONHOSO A ATITUDE DELE

  5. fUI ATE RELER O QUE O SR NEWTON ESCREVEU , NAO QUERO DEFENDER MAIS PARECEU QUE FOI DIGITADO PRA PREENCHER ESPAÇO…PODERIA TER DITO QUE ESSA ERA A OPINIÃO DO G1 E TERIA SIDO MUITO MELHOR , TENHO QUE CONCORDAR QUE FOI UMA FALHA GROTESCA DA SUA PARTE SENHOR NEWTON.

  6. “Quero que a polícia meta o Cassetete neles.” Carlos Newton.
    Iaco, você tem razão quando pede a não ofensa. Mas a frase acima, foi a ofensa mor. Tal frase pode ser o epitáfio desta Tribuna. Infelizmente.

  7. “Quando a Imprensa nacional não executa sua função seguindo de suas obrigações éticas, nasce uma nova imprensa baseada em um único fundamente, a verdade dos fatos.” Verdade essa que esse artigo carregado de fascismo não publicou, apenas a versão suja e maquiada da família Globo, uma família que ludibria o povo brasileiro e incentiva a ignorância, e que – através desse artigo – deixa claro que tem o vosso apoio.
    Meu nome é Wesley e tenho 23 anos (acadêmico em Jornalismo), e comecei a acompanhar o trabalho de vocês pois me disseram que faziam um jornalismo apurado aos velhos costumes, mas acho que esses já se perderam. A imprensa nacional é uma vergonha a nação.

  8. Totalmente desconectado, um dos integrantes que foi detido mostrou a carteira de jornalista, por isso que foi liberado o outro não, um foi detido dentro da delegacia por está filmando.

  9. Senhor Carlos Newton,

    Sua reportagem é um primor do mais puro reacionarismo e anti-jornalismo. Cada dia que passa venho perdendo a vontade de ler esse blog da Tribuna da Imprensa, pois se é para ler as mesmas coisas que são publicadas em um “G1” da vida, é melhor ficar com as fontes originais.

  10. Marcelo, se estamos sofrendo por mau desempenho na saúde, educação, segurança,e tantos ítens mais de interesse da coletividade – e estamos mesmo, não há como ignorar – devemo-lo aos dirigentes e partido de plantão e não aos políticos como um todo. Se houver quem se proponha trabalhar pela nação brasileira,dotado de fibra e férrea disposição para se opor a interesses partidários e mais dúzias e dúzias de vampiros incrustados nos mais altos cargos deste país,inclusive na elite (mas não toda ela),certamente superaremos esta negra fase da nossa história. Não apliquemos nossas energias para quebrar o país inteiro ou botar pra F…, mas em reconstrui-lo. E você sabe como fazê-lo (claro, após superar sua indignação).

  11. Leiam este trecho: “A PM confirmou, em seu Twitter oficial, que esses dois integrantes do grupo que estavam transmitindo ao vivo o protesto foram detidos, levados à 9ª Delegacia e depois liberados. De acordo com a corporação, eles estavam incitando a violência. E exibiu foto (abaixo) dos coquetéis molotov apreendidos com os arruaceiros.” Maliciosamente construído para fazer parecer que os rapazes da Midia Ninja estavam com os coquetéis molotov. Como não acredito que jornalistas se equivoquem ao redigir um texto, fica claro o caráter malicioso do texto. Que vergonha.

  12. Jornalista Newtom.
    Aparece,agora, um figuraço novo no pedaço! No meu tempo,existia a figura do “Mauricinho”,todo bonitinho,todo direitinho,todo queridinho das famílias,sonho de consumo das mães das mocinhas de bem.
    Agora,aparece a figura dos “Marcelinhos Danoninhos”,ex xuxetes,criados na base de mingauzinho da vovó,exímio jogador de bola de gude em carpete,emérito soltador de pipas em frente do ventilador,o príncipe do Play com piscina.
    Com formação analfa/funcional,estes guerrilheiros virtuais,disparam suas metralhadoras digitais em alvos errados.
    Deve se cuidar,o Jornalista Newton! Estes guerrilheiros de poltronas e geladeiras a mão,babam ,destilam ódios de desenhos animados e combatem com um furor anal,aqueles que não concordam com eles.Acumulam em suas entranhas,gazes venenosos,que em momento oportuno,soltará,em forma de traque, o cheiro insuportável de sua insignificância!
    Barão.
    PS: Quanto a ideia de “tacar fogo” na sede da Tribuna,além de ser mal informado, se trata de um fanfarrão e dou um conselho:”Tenta á sorte,bundãozinho!”

    • Bundaozinho e a sua mae, que pariu um merda que nem vc. Tem um puto no poder com uma frota de 9 helicopteros, uma quadrilha montada dentro das secretarias do Estado do Rio, uma promotoria publica que o blinda arquivando qualquer coisa que se refira a ele, uma camara de deputados que tambem o protege enquanto ficam mais ricos com o dinheiro publico. Exemplo disso: a familia Picciani. E vc, seu babaca, defendendo esse merda que manda baixar a porrada em quem ta protestando. Oh seu filho da puta, vc tem algum esqueminha armado, ta levando algum, encontrou uma teta corrupta pra mamar???? Esse pais so vai mudar quando o povo meter medo na elite opulenta e na classe canalha dos politicos. VAI TOMAR NO OLHO DO SEU CU SEU MERDA. QUEBRA A PORRA TODA, TACA FOGO EM TUDO, VANDALISMO O QUE SE VEM FAZENDO COM O DINHEIRO PUBLICO A DECADAS!!!! VAI TOMAR NO CU SEU OTARIO!!!

  13. Bando hipócrita! Ninguem fala do policial que estava trabalhando e foi covardemente lesionado ao esta cumprindo o seu dever de cidadao, ou seja “trabalhando”. Diferente de estudantes que usam a desculpa de protesto, para prejudicar trabalhadores de bem. BANDO DE VAGABUMDOS.
    CADE O DIREITOS HUMANOS PARA O POLICIAL? A realidade é que o ser humano so olha para o proprio rabo. E critica o rabo dos outros.

  14. Talvez a parte dos jornalistas presos não seja verdade, mas, pra mim coquitel molotov é arma (letal), apeasr de não ser discriminado na lei como tal, deixa sérios ematomas e pode levar a morte.
    Já bala de borracha NÃO mata ninguém. A FALHA DA POLICIA É NÃO RESPONDER A UM TIRO DE COQUITEL MOLOTOV COM TIRO DE CHUMBO E AÇO.

    • A FALHA DA POLICIA E SER CORRUPTA, BANDIDA, CRIMINOSA. A HISTORIA DA POLICIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO TODO MUNDO JA SABE. E TAO BANDIDA QUE DE SEUS BATALHOES GEROU ESSA COISA INSIDIOSA CHAMADA MILICIA. A UNICA DIFERENCA ENTRE ELES E A BANDIDAGEM EM GEREAL E A FARDA. O PIOR E QUE A POPULACAO DO RIO DE JANEIRO TA NAS MAOS DE UM GOVERNADOR BANDIDO SERVIDO POR UMA POLICIA CRIMINOSA.

  15. Carlos, sou seu leitor há muito tempo, mas desta vez você pisou na bola, e pisou feio.
    Ou você acha que jornalista é só quem tem carteirinha (e um deles até tinha)?
    O Mídia Ninja (que você deveria conhecer) é um grupo que aponta um dos caminhos que o jornalismo vai tomar na era digital. É um grupo sério, de jovens que se equiparam e se estruturaram para levar, ao vivo, com mobilidade muito maior do que a midia tradicional, imagens e vídeos de coisas e situações enquanto elas estão acontecendo. O fato de se chamarem de “Ninja” não tem nada a ver com grupos de baderneiros, como aparentemente você pensou, e sim com o estilo de operação rápido, ágil, discreto, competente e difícil de impedir.
    As aspas que você colocou em “trabalha” para o grupo são uma expressão clara do seu desconhecimento (prefiro acreditar que seja desconhecimento e não preconceito) das atividades deles.
    Com o aperfeiçoamento e difusão cada vez maior dos celulares capazes de fotografar, filmar, e transmitir imediatamente o conteúdo, vamos inevitavelmente caminhar para uma disponibilidade mais e mais imediata de informações de reportagem, seja feita por órgãos tradicionais, seja por pequenos grupos ou por cidadãos comuns.
    É a realização, no campo do jornalismo, do que a internet vem permitindo em relação à liberdade de informação. Já não é mais preciso pertencer a um órgão de imprensa para levar fatos ao conhecimento do mundo inteiro. Qualquer um com um celular e um computador pode fazê-lo.
    Tem riscos? Sim, do ponto de vista de uma menor formação para ser jornalista poder influenciar na qualidade da reportagem. Tem vantagens? Sim, muito maiores, do ponto de vista da dificuldade de controle das informações.
    É, digamos assim, o “jornalismo em código aberto”. Tenho certeza de que o Hélio Fernandes, talvez o nosso maior jornalista vivo, compreende que, com todos os riscos, esse é um dos caminhos do futuro.

  16. Carlos Newton,
    hoje, cada pessoa que possui celular é um registrador dos fatos que presencia.
    Na primeira passeata, a polícia em vez de enfrentar os vândalos, preferiu agredir os manifestantes pacíficos, que após o evento político estavam em bares e restaurantes na Lapa e outros locais do centro da cidade. Dar porrada em gente pacífica é moleza. Esses atos da polícia foram filmados por cidadãos e cidadãs e divulgados pela internet.
    A população entendeu como um ato duplamente covarde da polícia, por: 1)não enfrentar os vândalos; e, 2) agredir os manifestantes pacíficos e ordeiros.
    No Leblon, a população assistiu ao vivo e pela televisão – e por longo tempo – a ação dos vândalos destruindo bancas de jornais e lojas. E saqueando, como se estivessem realizando honestas compras em recreio turístico.
    Todos vimos que os saqueadores agiam com toda a calma e tranquilidade escolhendo os objetos que seriam roubados, passando para quem os assistia a certeza absoluta de que não seriam incomodados pela polícia.
    Infelizmente, a polícia passou para a população a imagem que apenas é eficiente e corajosa para agredir manifestantes pacíficos, pessoas inofensivas. E que se acovarda na ora de enfrentar vândalos e ladrões preparados para a luta. Ou não tem ordem para enfrentá-los, pois nessa hora sempre está longe do local dos acontecimentos, do verdadeiro campo de batalha.
    Por fim, como foi comentado nos bares, com a prisão de um cidadão que apenas filmava os acontecimentos, piorou sua imagem perante a população, que passou a achar que a polícia, além de não enfrentar os verdadeiros delinquentes, não possui boa visão, pois não sabe distinguir um coquetel molotov de uma filmadora.
    Todos sabemos que, no Rio de Janeiro, a voz dos bares é a voz do povo…

  17. CN

    Tem que avisar aos radicais do PT (aqueles que tem cargo comissionado no governo como o Sr. Walter Martins) que comentários ofensivos a quem quer que seja não fazem parte da Tribuna da Imprensa.

  18. Eu tenho cargo comissionado no governo? Sou apenas um professor, sem filiação partidária alguma. Meu cpf:037407117-95. rg: 09089199-5. Leviandade vagabunda não me atinge Ricardo Sales!

  19. Quem quiser fazer uma devassa na minha vida, eu mando, se quiser, minha vida bancária nos últimos anos. Peço ao banco no qual tenho conta todas os extratos para enviar a qualquer um. Vivo apenas com meu salário. Não adianta um leviano vir aqui para acusar. Nada devo, nem escondo. Mandarei para qualquer um, minhas últimas declarações de imposto de renda também.

  20. Perdeu o argumento Ricardo Sales? Te mando minha declaração de IR. Eu dependo tanto de comissão de governo que, pelo menos 2 contas de minha casa eu pago sempre com atraso. Eu argumento sobre o artigo, não sobre a honra dos participantes do blog.

  21. A postura foi covarde sim. Ele falou que a polícia deveria “descer o cassetete, no bom sentido”, ato condenável. Depois disse que os presos não eram jornalistas, para tentar consertar a ignomínia que escreveu, quando, na verdade, o três ninjas presos faziam sim, um trabalho informativo. Reitero, a postura foi covarde. E a palavra “porco”, eu não escrevi. Só aceito levar pedradas sobre o que escrevo. Agora, dizer que vivo de comissão do governo? É leviandade. Eu deveria morar na zona sul do Rio e trabalhar de carro, não de ônibus e trem lotado, como faço.

    • Desculpe, Walter Martins, mas eu não disse “descer o cassetete”. Pelo contrário, eu falei para “enfiar o cassetete, no bom sentido”. Esta era a minha ideia. Pelo nível e pelo comportamento dos integrantes do Mídia Ninja que estavam agora há pouco diante da 9ª Delegacia, dá para notar que alguns deles iriam até a-d-o-r-a-r.

      Abs.

      CN

  22. O acrônimo NINJA significa Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. É um tipo de cobertura do olho do furacarão, sem cortes e sem edição. Não é um coletivo nem grupo fechado. Se voce quiser fazer a cobertura, instala o aplicativo do TwitCam e transmite. Voce nao precisa NEM estar em contato com os caras cria o seu canal e divulga e já vai estar fazendo o que chamam de mídia NINJA.

    É uma forma importantissima de comunicação entre as pessoas que estão ‘monitorando’ e acompanhando online com as pessoas que estão com problemas e/ou acuadas ou perdidas no meio da passeata. Qualquer rótulo ou associação disso a algum grupo específico é manobra de desinformação.

  23. Parabens pelo comentario Senhor Newton,so queria entender se foi de forma derrogatoria que
    eles gostariam de um cassetete? Infeliz na escolha das palavras novamente ou tens algo reprimido aflorando a vontade de quem gosta?

  24. Caro Walter,”nao tenho filiaçao partidaria”, nada a ver. Se tivesse, isso o enobreceria ainda mais. Ter uma filiaçao é sinal e indicaçao de que, se tem certeza do que se quer, do que se pensa, do que se defende. Estou solidario com voce. Certas coisas, temos de relevar, principalmente quando partem de reacionarios e outros tipos, que nao merecem nem ser citados aqui …sao serviçais de plantao, digitalmente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *