Pedro do Coutto
O governador Magalhes Pinto, sem dvida uma grande figura do passado nacional, deixou no seu legado uma definio potica e eterna sobre a poltica: como a nuvem. Muda de forma e direo a todo instante. Veja-se agora o descontrole revelado por Jos Serra, em entrevista rdio CBN, manh de segunda-feira, ao responder uma pergunta da jornalista Miriam Leito, feita pelo telefone. Irritou-se, atirou em vrias direes ao mesmo tempo contra o governo Lula. Ningum esperava por tal rompante. Surpreendeu a todos. A melhor matria sobre o inusitado episdio foi do reprter Flvio Freire, publicada no O Globo de tera-feira, 11, manchete principal da edio.
Serra, que vinha taticamente elogiando o presidente Lula, de repente irritado com a pergunta, assentou as baterias contra o atual governo, escolhendo como alvos principais o Banco Central, a recriao da Telebrs, a construo da hidreltrica de Belo Monte e at a poltica do Mercosul. Como explicar a repentina mudana de estilo? Impossvel. O ex-governador de So Paulo transtornou-se com a indagao de como agiria relativamente ao Banco Central se viesse a ser eleito em outubro. De tal maneira que Miriam Leito teve que desenvolver um esforo para poder concluir a pergunta. Mal ela tocava no tema era atropelada pela interrupo do entrevistado que assumia uma posio de mal educado, na medida em que no permitia interlocutora pelo menos concluir o pensamento e a frase. Foi uma atuao lamentvel. Perdeu votos com isso. Substituiu a imagem de homem sereno e gentil, articulado e lcido, pela de um poltico raivoso pronto a explodir a qualquer momento.
Trocou a razo pela emoo pessoal, quando ao longo de sua campanha se posicionava exatamente ao contrrio do que fez segunda-feira. De um tcnico frio e sereno, deixou surgir um outro personagem, algum incapaz de suportar qualquer divergncia de pensar. Qual dos dois Serras o mais real? O da entrevista CBN ou o que fez questo de posar de tolerante? O fato vai gerar conseqncias. Inclusive funcionou como um jato de gua gelada no PSDB, DEM e PPS, aliados de sua candidatura ao Planalto. Principalmente porque a opinio pblica no reage favoravelmente a exploses e irritaes desse tipo.
Alm do mais, parecendo at adversrio de si mesmo, Jos Serra deixou escapar uma frase que pode at vir a ser usada contra ele mesmo na campanha: no d para ter bom humor s oito horas da manh. Publicada pelo O Globo na chamada da primeira pgina no texto que sustentou a manchete. A que horas, afinal, costuma acordar o governador Jos Serra?
Inclusive no se trata de bom ou mau humor. Trata-se de respeito s pessoas, entrevistadoras e ouvintes da CBN. Acordar cedo ruim? A que horas o governador desejaria ser despertado para retornar do sono reparador para atividade normal, portanto para o trabalho? Passou a impresso que se trata de algum que dorme at tarde, ao contrrio da esmagadora maioria da populao brasileira. E olha que algum que dispe de carro, motorista, auxiliares diretos em boa quantidade e presume-se de qualidade. Governar acordar cedo, dizia sempre o presidente JK. Trabalhar para os interesses coletivos deve ser um prazer, no um peso a ser carregado. Todos temos obrigaes na vida, mas ningum obrigado a ser poltico. uma opo que implica na aceitao tcita das dificuldades que envolvem a vida pblica. Serra desconstruiu a imagem que criara de si mesmo. Deixou no ar uma dvida sobre si mesmo. Cometeu um erro. Grave.