Por que Barroso atrasa a divulgação dos depoimentos?

Por que Barroso se mete no trabalho de Teori Zavascki?

Marcelo Brandão
Agência Brasil 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso pediu ao ministro Teori Zavaski informações sobre a solicitação de acesso à delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras.  Com isso, a decisão sobre conceder ou não acesso aos áudios não deverá sair nos próximos dias.

O presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), tinha solicitado a Zavascki, responsável pelo processo no STF, o acesso aos depoimentos, mas recebeu resposta negativa porque a delação ainda não tinha sido homologada pela Justiça. Agora, Barroso, relator do novo mandado de segurança, impetrado ontem (15), pede que Zavaski preste informações sobre o caso em um prazo de dez dias.

Barroso explicou que não há “urgência suficiente” no caso para justificar uma decisão apenas com base nos argumentos do parlamentar.  “Segundo a própria petição inicial, o prazo do relatório final expira apenas em dezembro [salvo se houver prorrogação], o que permite que se colham previamente as informações da autoridade impetrada e a manifestação do procurador-geral da República, segundo o rito célere do mandado de segurança”, disse Barroso, em seu texto.

Paulo Roberto Costa foi preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investigou crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Ele aceitou colaborar com a Justiça em troca da redução da pena, se for condenado. Parte de seu depoimento, no qual são citados nomes de autoridades do Executivo e do Legislativo federal envolvidas em corrupção, foi divulgada pela imprensa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGFica no ar uma pergunta instigante, inquietante e intrigante: por que o ministro Barroso, em plena campanha eleitoral, subitamente se interessou em atrasar a divulgação das sensacionais revelações do ex-diretor da Petrobras e do doleiro, a ponto de se imiscuir no processo de outro ministro do Supremo, que nem em pauta está? Seria Barroso corregedor do Supremo? Ah, Brasil! (C.N.)

11 thoughts on “Por que Barroso atrasa a divulgação dos depoimentos?

  1. UBLICADO EM 17/09/13 – 03h00
    GUSTAVO PRADO
    Menos de dois meses após assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso teve seu antigo escritório contratado – com dispensa de licitação – pela estatal Eletronorte para a prestação de serviços técnicos especializados em arbitragem. O valor do contrato é de R$ 2 milhões. Atualmente, o sobrinho do ministro, Rafael Barroso Fontelles, figura entre os sócios do escritório de advocacia.

    O extrato de inexigibilidade de licitação foi publicado no “Diário Oficial da União” (DOU) em 12 de agosto deste ano. Uma semana depois, o contrato entre o escritório e a Eletronorte foi assinado. A justificativa utilizada para a dispensa de concorrência é baseada no Artigo 13 da Lei de Licitações, que prevê a contratação de serviços técnicos realizados por profissionais de notória especialização.

    Indicado no dia 22 de maio pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o cargo de ministro do STF, Barroso assumiu o posto no dia 26 de junho. No dia 20 do mesmo mês, porém, segundo informações obtidas no escritório, o ministro deixou a sociedade.

    Apesar de o contrato só ter sido assinado em 19 de agosto, foi o antigo nome do escritório, “Luís Roberto Barroso e Associados – Escritório de Advocacia”, que apareceu na publicação oficial do Planalto. De acordo com Rafael Barroso, a publicação foi equivocada.

    “A indicação na publicação no ‘Diário Oficial’ da antiga razão social decorreu da tramitação interna da própria Receita Federal, que ainda não havia efetivado a alteração solicitada”, disse, em nota, o sobrinho do ministro, que integra a nova sociedade. Ainda de acordo com ele, “a alteração foi registrada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 8 de julho de 2013. Em seguida, solicitou-se a mudança da razão social junto à Receita Federal. A empresa passou se chamar Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça &Associados – Escritório de Advocacia”.

    A Eletronorte, também em nota, confirmou que o nome antigo do escritório foi publicado “equivocadamente”. Segundo informou a assessoria de comunicação do órgão, a escolha do escritório se deu em razão do trabalho da professora Carmen Tiburcio. “A Eletrobras Eletronorte optou pela contratação da renomada jurista em razão de sua notória especialização em arbitragem, com inequívoca qualificação profissional, tendo, inclusive, atuado em outras demandas envolvendo empresas da Eletrobras”.

  2. Caro Jornalista,

    Aí está, no artigo do Virgílio, o critério de escolha e o “notório saber jurídico” usados nas nomeações das excelências dos tribunais superiores. Tudo em família. Ou tudo em quadrilha, conforme o caso.
    O resto dos mortais que se danem! País IMORAL, este nosso. governado por bandidos.

  3. O Brasil precisa ser repensado. Executivo, Legislativo e Judiciário, os três mosqueteiros nos entristecem de maneira impressionante. Falta transparência nos atos dos poderes da União. Agora, para o ladrão de galinha não tem perdão. Será isso que chamam de “justiça”?

    É necessária e urgente o processo de escolha dos Ministros dos Tribunais Superiores.

    Gozado não é, pois só falam em mudanças, que afetam o povo trabalhador, tais como demissão quando a coisa não vai bem, fator previdenciário, redução dos proventos da aposentadoria e outras maldades com as pessoas de bem. Quanto aos corruptos, as elites acenam com peninha e logo os juízes decidem pela prisão domiciliar. Uma vergonha.

  4. Senhores,

    Se o nosso país tivesse justiça, sobraria dinheiro dos nossos impostos para a educação, para a saúde e para a segurança, pois uma JUSTIÇA que se dê o respeito faz o ladrão pensar duas vezes antes de cometer um ilícito.

    Mas por aqui vale a pena ser LADRÃO e desfilar de carro importado, com um ANEL DE DOUTOR no dedo e relógio caro no pulso, na frente dos “Palácios da Justiça” existentes por esse Brasil afora. E ser, de preferência, amigo do magistrado da região para poder convidá-lo como PARANINFO na formatura do filho e como PADRINHO no casamento da filha!
    Tal PROMISCUIDADE entre o rato e o gato, entre a caça e o caçador, entre o ANTIBIÓTICO e a DOENÇA não é proibida na PÁTRIA DE RONALD BIGGS.

    No final, a tal “rês furtiva” acabará sendo devorada em família/matilha e a conta acabará na mesa dos “seres inferiores”.

    • Ladrão malandro não se arrisca em desfilar por aí com relógio caro. É roubado também. Só milicianos armados da zona oeste do Rio e nas suas áreas respectivas. Até na Avenue des Champs- Élysées, de Paris, se corrupto desfilar de manga curta com Rolex, Vacheron Constantin e semelhantes perde também. Quanto a anel de doutor, isso está fora de moda. Aqui no Rio, defronte ao Palácio da Justiça, os trombadinhas metem a mão no bolso, dão empurrão em qualquer um e saem correndo para lados opostos para desmortear a vítima, principalmente depois das cinco da tarde. Há muitos anos que bicheiro aqui no Rio não anda de anel de ouro. O Escafura “Piruinha”, do bairro da Abolição, e o falecido Seu Nonô, bicheiros históricos, já foram assaltados.

  5. Correm nas redes sociais comentários preocupados com relação a apuração dos votos no próximo domingo. Motivo: Tibisay Lucena, protagonista de ‘discutíveis’ processos eleitorais na VENEZUELA chavista, estaria no Brasil supostamente tratando-se de um câncer.

    (Consultem: http://twitter.whotalking.com/topic/Tibisay+Lucena)

    Até o momento permanece no campo das especulações digitais, ainda sem provas. De todo jeito, tratando-se das alianças internacionais que o PT possui e o autoritarismo bolivariano vizinho, é bom que se esteja atento.

  6. NR redação perfeita, comentarios idem, esse cara, para agradar a madrinha Dilma, acaba de prejudicar o aposentado que continua a trabalhar, contrariando JUIZES DE 1ª INSTÂNCIA, QUE RECONHECERAM DIREITOS DOS VELHINHOS QUE CONTINUAM NO BATENTE, PARA MELHORAR A APOSENTADORIA, SACANEADA PELO fhc E CONTINUADA PELO LULA E DILMA.CcOM UM SUPREMO DESSE QUILATE, SALVE-SE QUEM PUDER, POIS A SRª JUSTIÇA CONTINUA SENDO ESTUPRADA E VILIPENDIADA, E CONTINUA f… OS 3Ps.

  7. Mas aí, no tocante ás aposentadorias do Regime Geral da Previdência Social, o Supremo se HARMONIZA com o poder dos gerentes de turno, quaisquer que sejam suas cores cartoriais, todos perfeitamente inseridos e bem HARMONIZADOS no modelo econômico vigente. Aliás, sejamos justos, esse processo de arrocho em cima dessa classe não iniciou na gerência FHC, apenas se agravou. Quem não se lembra daqueles famosos, como Paulo Mendes Campos, Guilherme Figueiredo, João Saldanha, etc., que descontaram para receberem mais de 10 mínimos, ganharam nos anos 80, morreram e não levaram? Até que o Supremo à época vacilou em sua HARMONIZAÇÃO na fase do processo de conhecimento, deixando para se acumpliciar na de execução. Vocês precisam aprender de uma vez por todas que cortes supremas integram os sistemas políticos e econômicos vigentes dos países.

  8. Sinceramente eu não consigo entende como pessoas até de bom nível conseguem ser tomadas pela insensatez,um homem apenas a pouco tempo como ministro já é escrachado,por isso eles c. e andam para a população,dão o que querem pra eles,vide o auxílio moradia.Esse é um país que ninguém quer respeitar ninguém,hoje mesmo o Lula espinafrou o Aécio,queira ou não é um senador da republica e um postulante ao maior cargo do executivo.Eu acho por ser um desses velhinhos citados por um comentarista acima não me da o poder de sair escrachando todo mundo de maneira vil e covarde ,pois infelizmente esses nossos problemas são seculares e só uma reforma política poderá atenuar nossos infortúnios.

  9. Caro IACO, o que falta é caráter, vergonha na cara, dos que nomeiam (executivo e legislativo), com esse fundamento, esperar o que!??. Joaquim Barbosa, com seus defeitos, e muitos, creio, graves, contrariou os interesses espúrios dos que o nomearam, Honrou a Srª Justiça, não tanto como deveria. Façamos uma análise, dos que estão nesse Poder, na minha, não tenho Esperança, creio a a Srª Justiça, vai continuar a ser estuprada e vilipendiada, e JUSTIÇA MÁXIMA, será e é UTOPIA!
    Barroso, agora com os velhinhos, mas, aprovaram e determinaram, alugueis sem pagar imposto de renda, enquanto o Zé e Maria Mané Povinho, é ferrado, para morar com dignidade, tem que pagar imposto!?
    Esse é o nosso País, governado por um corja, eleita pelo “VOTO OBRIGATÓRIO DO CURRAL DOS BOLSAS E PENDURICALHOS, E PELO ANALFABETISMO FUNCIONAL.
    TENHO PENA DO RUI BARBOSA, MORRE TODOS OS DIAS EM SEU TÚMULO, DE VERGONHA, MAS ACREDITO EM UMA JUSTIÇA, A DIVINA, QUE SE FARÁ ALÉM
    TÚMULO, ESTÁ ESCRITO A DOIS MIL ANOS: ” A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS” E “PAGARÁ ATÉ O ÚLTIMO CEITIL.
    BRASIL RICO PELA NATUREZA, COM POVO POBRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *