Por que Brizola dizia que o PT é a UDN de macacão e tamancos?

  Gacek, o amigo americano de Lula

Antonio Santos Aquino

Nos idos dos anos 80, Leonel Brizola cunhou uma frase sobre o PT dizendo: “O PT é a UDN de macacão e tamancos”. Referia-se aos preconceitos e discriminações que tinham sobre os trabalhistas do PDT.E sutilmente dizia à sociedade: Não se enganem Lula é um político de direita. Posteriormente, Darcy Ribeiro cunhou outra frase: “O PT é a esquerda que a direita gosta”.

O certo é que toda essa balbúrdia foi provocada pelo Lula.Sabendo que para dominar oito milhões de quilômetros quadrados, com mais de 190 milhões de brasileiros dentro , precisa de duas coisas: Ganhar a presidência e o governo de São Paulo em 2014.

Antecipou-se lançando, três anos antes do previsto, Dilma como presidente.

Preparou o PT e seus filhinhos PSOL e PSTU e “foram para as ruas aproveitarem-se das palavras do profeta”. Acontece que perderam o controle, as massas tinham muitas outras reivindicações. Vem agora Lula manobrando um protesto das Centrais Sindicais, com apoio da UNE, MST e parte das 200 mil ONGs que financia, tentando colher louros dos movimentos acontecidos. Mais uma do feiticeiro.

Tem como amigo observador o homem da CIA chamado Stanley Gacek. Não se enganem, da CIA mesmo. Hoje esse sinistro personagem, amicíssimo de Lula, é diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho. Veio a Luziânia no III Congresso da Nova Central Sindical e ficou por aqui conversando com o amigão Lula para ver os acontecimentos. Quem quiser e puder, desminta.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGÉ difícil desmentir, porque Stanley Gacek já foi chamado de “guru de Lula no sindicalismo dos EUA” aqui mesmo na Tribuna, por nosso comentarista internacional Argemiro Ferreira.

Casado com a brasileira Liliane Fiúza, Gacek fala português fluentemente. Em 1980, quando Lula ficou preso por 31 dias, ele veio ao Brasil para demonstrar a “solidariedade” da poderosa AFL-CIO (Federação dos Trabalhadores das Indústrias dos EUA) ao sindicalista brasileiro.

Em 1981, Gacek levou Lula a Varsóvia para trocar figurinhas com Lech Walesa, o metalúrgico de Gdansk que recebeu toda ajuda da CIA para minar o governo da Polônia e chegar à presidência.  Por fim, foi Gacek quem promoveu, em 1992, o primeiro encontro do Banco Mundial e do FMI com 80 líderes sindicais latino-americanos, incluindo Lula.

Muito conhecido no PT, onde é chamado de Stan, o sindicalista da AFL-CIO se mete também com negócios financeiros, representando interesses de fundos de pensão americanos que investem no Brasil. (C.N.)

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

35 thoughts on “Por que Brizola dizia que o PT é a UDN de macacão e tamancos?

  1. A UNE de hoje nada tem a ver com a UNE do tempo em que fui estudante, na década de 60. Envergonha seu passado, uma vez que se deixou cooptar em troca de dinheiro. Deveria trocar o nome para UNIÃO NACIONAL DOS CASTRADOS.

  2. Como frase é excelente e muito ENGRAÇADA..Já como ralidade é uma coisa bem distante da realidade!A UDN,tinha em seus quadros pessoas inteligentes,intelectuais brilhantes e homens de grande cultura,ALÉM DE GRANDES TRIBUNOS,como posteriormente o Dr.Leonel Brizola reconheceu.o PT tem em seus quadros brilhantes ANALFABETOS!

  3. Meus caros, ao LULA,faltou o sentimento de brasilidade, consegue enganar até “santo de pedra”, e me lembra uma frase dita a 2 mil anos:”o importante não é o que entra pela boca, mais o que sai”, o que sai, vem carregado de positividade e negatividade, que alcança a todos, e pelo seu peso, sacrifica ou dá asas aos semelhantes. Lula mentiu e continua a mentir, transformou um “sonho” em “pesadelo”, quando tomou o “bastão do poder governamental.
    Lula continuou com o sacrifício imposto pelo FHC, enriqueceu ainda mais os banqueiros, que cobram “juros de agiotas- 240% ao ano, mantendo o SMM, do trabalhador, confiscando com o IR, o trabalhador que ganha um pouco mais que o SMM, também fruto de FHC, inclusive, com a supressão dos vários níveis.
    O Brasil está acordando, ainda sonolento, que o seu despertar seja pacifico na busca da Dignidade de sua Cidadania. Que DEUS nos ilumine!!

  4. Brizola nunca foi de esquerda, direita ou centro. Era um brasileiro honrado, que percebia as necessidades básicas do povão. Como essas que os s manifestantes exigem. Sempre esteve do lado do povo que, como diz um cartaz nessas manifestações, não quer saber de esquerda e nem direita, quer é ir prá frente. Como o Canadá, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Austrália e outros do tipo.
    O PT é mais uma dessas seitas produzidas pela religião marxista-leninista, que cuida apenas da tomada do poder, enganando o povo com suas fantasias de mundo perfeito e falsa-moral. Logo no poder, não querem mais largar e prá isso criaram 25 mil cargos para seus militantes, nos EUA são 5000 cargos de confiança, e mais 39 ministérios. Chegam a pegar o dinheiro que deveria ser literalmente aplicado no leite de milhões de crianças carente entregar ao ditador Fidel, seu mentor, e a outros governantes irmão de fé de sua religião. Coisa hedionda sem sombra de dúvidas.
    Marxismo mesmo, não existe, pois o trabalho sobre economia que Marx produziu, embora já contestado por outros economistas, jamais é aplicado em nenhum país comunista e o resultado nem precisa falar.

  5. José Carlos Werneck, Brizola nunca desmereceu os líderes udenistas; sabia que quase todos eram itelectuais de alto gabarito e poderosos tribunos. O pecado udenista foi sempre insistirem em chegar ao poder por meio de golpes. Em 1964 chegaram ao cúmulo de aliarem-se aos americanos para tomar o poder, depondo Jango.Depois praticaram “autofagia politica” alijando Carlos Lacerda líder civil da revolução do processo político. A comparação que Brizola fêz foi sobre as discriminações feitas pelo PT iguais em tudo as que fazia a UDN. A UDN praticou tantos desatinos que muitos udenistas se penitenciaram do golpe que ajudaram a perpetar. Inclusive Afonso Arinos na “Tribuna Impressa”. Carlos Lacerda também tentou redimir-se com a “Frente Ampla”, impossível de se materializar. A história em sua isenção os julgará.

  6. Batista Filho !!!
    “A Mulher do Fidel” prossegue com suas manifestações!!! A qualquer momento, praticará um ato tresloucado e ateará fogo às vestes!!!

  7. Aquino,
    Concordo plenamente com você: o que fizeram com o honrado e conciliador Presidente João Goulart foi pura e simplesmente um Golpe,além de uma SAFADEZA,SEM LIMITES.Jango foi legitimamente eleito,inclusive com maior número de votos que Jânio(naquele tempo,os vices recebiam votação própria).
    Quanto a Frente Ampla,já escrevi aqui e repito o único que teve caráter e vergonha na cara foi o seu idolatrado Brizola,que não quis o encontro com Lacerda dizendo:
    -“Não tenho assuntos a tratar com este senhor!”
    Admiro imensamente a Inteligência e o brilhantismo de Carlos Lacerda,já quanto ao caráter…E com a Frente Ampla emporcalhou pra sempre sua biografia!
    Um grande e saudoso abraço,
    Werneck.

  8. Eu lá tenho culpa de conhecer os fatos do ditador? Muita gente sabe de sua malandragem e doutros do tipo.
    Essas coisas de salvação da humanidade por um amado ídolo ainda povoa na cabeça de muitos. Mexer com ele, inflama seus submissos, a ponto dele colocar o pau em suas bocas que o chuparão com avidez e denodo.
    Fazer o que, se tem gente que nasce para se submeter a um semelhante sem nenhum pudor?
    Ainda bem que aqui por enquanto não tem paredón, pois eu seria mais um inocente a ser eliminado.
    Pode?

  9. Não adianta, países da América latina, Africa e Arábias jamais sairão dessa tragédia q1ue vivem e até a piorarão, como tem acontecido ao longo da história.
    A cultura desses povos não tem elementos suficientes para libertar seus portadores da obscuridade de suas religiões.

  10. Eu lá tenho culpa de conhecer os fatos do ditador? Muita gente sabe de sua malandragem e doutros do tipo.
    Essas coisas de salvação da humanidade por um amado ídolo ainda povoa na cabeça de muitos. Mexer com ele, inflama seus submissos, a ponto dele colocar o pau em suas bocas que o chuparão com avidez e denodo.
    Fazer o que, se tem gente que nasce para se submeter a um semelhante sem nenhum pudor?
    Ainda bem que aqui por enquanto não tem paredón, pois eu seria mais um inocente a ser eliminado.
    Pode?

  11. E não adianta chorar, será dificílimo países da América latina, África e Arábias sair de suas condições miseráveis, pois a obscuridade de suas culturas religiosas impedem seus portadores de enxergar a simplicidade da realidade concreta. O óbvio.

  12. Prezado Antônio Santos Aquino, seu artigo é de suma importância, esclarece bem quem é o
    Lula, que é capaz de tudo pelo poder, recentemente aliou-se aos piores políticos do país.
    Lamentavelmente, a maioria do povo não vai ler seu texto, acaba sendo envolvido pela
    propaganda do governo e pela frases chulas de efeito do Lula.
    O atual governo, revelo-se um inepto e fraco de idéias e comando. As esperanças do povo
    brasileiro haviam sido miseravelmente traídas. (trecho do tijolaço de Brizola, publicado em
    l8/03/2004 ).

  13. Voce diz coisas sem entender como funcionam as coisas O SISTEMA. Sem fazer concecoes, ninguem chega ao poder. O Brizola nunca chegou la’ e nem chegaria porque a direita, nao a extrema direita, nao permitiria. Nao faz sentido achar que o grande lider tipo Brizola iria resolver os problemas de nosso pai’s. O Governo precisaria taxar as grande fortunaas, privatizar os grandes bancos, investigar 20% Impostos em educacao etc. Nenhuma candidato seria viavel com um programa deste.

  14. Temo que PT e PSDB, sejam um trunfo da ditadura brasileira, que em seus derradeiros dias, arrumou um modo de mudar para continuar tudo do jeito que sempre foi…
    Talvez os lideres de nossa social democracia tenham sido preparados para conduzir essa suave passagem que temos entre os dois regimes…
    Tudo é possível, já que importantes líderes da ditadura, principalmente em seu fim, eram integrantes da comunidade de informações, que sabiam muito bem que a guerra fria estava no fim, com a vitória do atual poder hegemônico. Não podemos negar a influência da guerra fria em nosso regime ditatorial, assim como em outros países latino americanos. Nessa fase, era importante para o principal ator e interessado o fim desses regimes.
    Em outras ditaduras, outros métodos foram usados. Cada caso exigia um desfecho diferente. A grande coincidência é o término de todos os regimes semelhantes em tempos relacionados entre si.
    Podemos verificar, que nada mudou,em termos de manutenção do poder, somente em termos de discurso. Antes ditadura. Agora ditadura via democracia, onde o povo nada representa!

  15. Brilhante comentário,em relação ao 4º parágrafo(filhinhos),srº José Dirceu prometeu botar os estu
    dantes nas ruas logo após o resultado do mensalão. Portanto o Botox cubano está por traz deste tu
    multo.

  16. Nao tenho filiacao partidaria e entendo que so os trabalhadores organizados de forma horizontal democracia direta podera se emancipar mais caro Aquino o PDT e um saco de gatos so vou citar um Miro Teixeira Chaguista irrecuperavel e o Chaguismo era pro ditadura levado por Brizola ao Pdt.Nem vou falar em Zito Wagner Montes e um dos maiores traidores dos trabalhadores o Paulinho da Farca Sindical.

  17. Acrescentando concordo plenamente com tuas criticas ao Lula mais porque Brizola foi seu vice em 1998 e o Pdt lhe deu apoio no segundo turno em 89,porque em 89 nao o desmascarou.

  18. Postado no http://www.facebook.com/valmor.stedile conforme segue: Quem ainda imagina Lula como uma referência de esquerda, é bom refletir sobre o que escreve Antonio Santos Aquino na Tribuna da Imprensa – http://heliofernandes.com.br/?p=68952#comments – que é dirigida pelo jornalista Helio Fernandes, um dos repórteres mais perseguidos de nossa história. Aquino cita frases emblemáticas ditas nos anos 80 por Leonel Brizola (“o PT é a UDN de macacão e tamancos”) e Darcy Ribeiro (“o PT é a esquerda que a direita gosta”), mas o mais impressionante é a revelação da amizade de Lula com alguém da CIA chamado Stanley Gacek: “Não se enganem, da CIA mesmo. Hoje esse sinistro personagem, é diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho. Veio a Luziânia no III Congresso da Nova Central Sindical e ficou por aqui conversando com o amigão Lula para ver os acontecimentos. Quem quiser e puder, desminta”.

  19. Zenóbio vou começar por você: Você cita fatos irrelevantes para defender suas posições que são respeitáveis em toda democracia. Acontece que o PDT fundado por Brizola depois de ter Golbery roubado-lhe a sigla do PTB para dar a sua amiga Ivete Vargas, tinha um propósito maior: Abrigar principalmente os que foram atingidos pela ditadura de 1964. Alguns velhos trabalhistas questionavam Brizola sobre pessoas que entravam no partido e não se alinhavavam ao ideário trabalhista. Brizola respondeu a nossa inquietação quando em um momento esteve na sede do partido em uma reunião com a militância: Tem alguns companheiros reclamando da entrada de pessoas no partido. Mas, o que devemos entender é que o PDT é um partido democrata e não pode PEDIR ATESTADO DE IDEOLOGIA DE NINGUÉM. Temos um ideário, se eles não se adaptarem, assim como entraram vão sair. Além de tudo, os trabalhistas nunca levantaram a bandeira da moralidade e do purismo ideológico. Só dois partidos na história política brasileira levantaram essas bandeiras: UDN e PT. Deu no que deu. A UDN pariu dois filhos que a envergonham: Collor e Lula. Lula foi aluno aplicado de Golbery que era UDENISTA ROXO. Hoje Lula e o PT estão engasgados e desmoralizados com, o ROUBO ASTRONÔMICO DO MENSALÃO, ARMADO DENTRO DO PALÁCIO DO PLANALTO.

  20. Eu não respondo por Brizola que já morreu. Brizola nos doutrinava dizendo: Vamos trocar muitos cascudos com o Lula,mas lá na frente o PROCESSO SOCIAL NOS UNIRÁ QUEIRAMOS OU NÃO, PARA O BEM DO BRASIL.(Você gostaria que Brizola apoiasse os outros candidatos piores que Lula?). Brizola era adversário de Lula mas não era inimigo do Brasil. O Papel de Brizola não era de desmascarar ninguém. Os profissionais da imprensa, a elite brasileira, a igreja e os empresários da FIESP sabiam muito bem que era Lula. Veja,Carlos Newton um dos mais respeitados jornalistas e amigo de outro luminar de nossa imprensa Hélio Fernandes, que comanda o Blog da Tribuna deu substância ao que escrevi. Não sei se perdi tempo com você explicando nossa posição.

  21. Antônio Santos Aquino agradeço pela partilha, contribuição que muito enriquece o debate e o trabalho de pesquisa da Memória nacional.

    Um abraço fraterno.

  22. João Gonçalves Borges e Wildner Aguiar: Os fundadores po PSTU e PSOL são oriundos do PT, Chico Alencar foi criado por família visseralmente udenista e quando o PSOL estava na Comissão de Ética do mensalão levantou-se saindo para não condenar seus MANINHOS DO PT. Inclusive um tal de Mentor do PT larápio que escapou com outros pilantras. Questionado pela imprensa respondeu Chico: Não adiantava condená-los na Comissão porque eles seriam absolvidos no Plenário. Vocês não são cegos, portanto viram pela TV bandeiras do PSTU, PSOL e PT serem queimadas nas ruas; levaram até porrada. Você Gonsalves não viu o ex-presidente do PSOL Plínio de Arruda Sampaio no início das manifestações em São Paulo agitando o povo para tirar partido para o PSOL? Tem mais, 90% da cúpula do PSOL são oriundos do PT e da velha e raivosa UDN. Tem até um embaixador, filho de embaixador, sobrinho de embaixador e neto de embaixador, todos da VELHA E RAIVOSA UDN. Vocês pegaram um ônibus sem saber para onde ele ia. Acorda garotada, o mundo real é outro.

    • Antônio Aquino, tuas explicações confirmam o que eu disse. PSOL e PSTU não têm nada a ver com PT. Falar hoje em UDN é brincadeira, mas vamos ao que falaste. “Plínio de Arruda Sampaio no início das manifestações…”. Perfeito, “no início das manifestações”. As bandeiras hoje defendidas pelas ruas sempre foram também do PSOL, por isso o partido estava lá. Quem tentou tirar casquinha foi o pt de Rui Falcão, mas chegou tão atrasado que ficou claro que era para tumultuar e confundir.
      Quanto aos formadores do PSOL e PSTU terem sua origem no pt, nada demais. O pt acabou, virou uma quadrilha que se chama lulismo. Como marchar junto com isso? Quem mudou foi o pt. PSOL e PSTU continuam onde estavam quando resolveram sair do partido que acabou.
      “Tem até um embaixador, filho de embaixador, sobrinho de embaixador e neto de embaixador, todos da VELHA E RAIVOSA UDN.” Só faltou propor a cura gay, como se parente de embaixador fosse coisa de DNA>
      Estimo suas melhoras.

  23. ENTÃO, LULA TERIA SERVIDO COMO POSTE DA CIA?

    O post anterior – divulgado no http://www.facebook.com/valmor.stedile – ensejou certa ressonância, razão pela qual achei por bem repeti-lo acrescentando novos parágrafos, o primeiro subscrito por Carlos Newton que é outro mestre do jornalismo brasileiro e atua também na Tribuna da Imprensa, sendo chefe de redação.

    POSTAGEM DE ONTEM – Quem ainda imagina Lula como uma referência de esquerda, é bom refletir sobre o que escreve Antonio Santos Aquino na Tribuna da Imprensa -http://heliofernandes.com.br/?p=68952#comments – que é dirigida pelo jornalista Helio Fernandes, um dos repórteres mais perseguidos de nossa história. Aquino cita frases emblemáticas ditas nos anos 80 por Leonel Brizola (“o PT é a UDN de macacão e tamancos”) e Darcy Ribeiro (“o PT é a esquerda que a direita gosta”), mas o mais impressionante é a revelação da amizade de Lula com alguém da CIA chamado Stanley Gacek: “Não se enganem, da CIA mesmo. Hoje esse sinistro personagem, é diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho. Veio a Luziânia no III Congresso da Nova Central Sindical e ficou por aqui conversando com o amigão Lula para ver os acontecimentos. Quem quiser e puder, desminta”.

    CONTO DE OPERÁRIOS – É difícil desmentir, porque Stanley Gacek já foi chamado de “guru de Lula no sindicalismo dos EUA” aqui mesmo na Tribuna, por nosso comentarista internacional Argemiro Ferreira. Casado com a brasileira Liliane Fiúza, Gacek fala português fluentemente. Em 1980, quando Lula ficou preso por 31 dias, ele veio ao Brasil para demonstrar a “solidariedade” da poderosa AFL-CIO (Federação dos Trabalhadores das Indústrias dos EUA) ao sindicalista brasileiro. Em 1981, Gacek levou Lula a Varsóvia para trocar figurinhas com Lech Walesa, o metalúrgico de Gdansk que recebeu toda ajuda da CIA para minar o governo da Polônia e chegar à presidência. Por fim, foi Gacek quem promoveu, em 1992, o primeiro encontro do Banco Mundial e do FMI com 80 líderes sindicais latino-americanos, incluindo Lula. Muito conhecido no PT, onde é chamado de Stan, o sindicalista da AFL-CIO se mete também com negócios financeiros, representando interesses de fundos de pensão americanos que investem no Brasil. (CN)

    PREMONIÇÃO BRIZOLISTA – Lendo isto é importante recordar que na entrada dos anos 80, com o esgotamento do ciclo autoritário que vinha desde a deposição do presidente João Goulart pelo golpe militar de 1964 (praticado com o apoio da CIA e a submissão do Congresso brasileiro), houve a abertura política “LENTA, GRADUAL E SEGURA”. As classes dirigentes cercaram-se de cuidados conspirando a todo instante para evitar a ascensão de Leonel Brizola ao poder, que assombrava por carregar a bagagem histórica da Era Vargas inclusive sendo cassado em 64 e submetido ao exílio de 15 anos. Nas eleições de 1982, Brizola conquista o governo estadual do Rio de Janeiro e Lula fica em 4º lugar para governador de São Paulo, mas apesar disso o petista foi turbinado pela mídia para cumprir seu papel, dividindo o trabalhismo no 1º turno para perder no 2º. Fez isto em 1989, 1994 e só não em 1998 porque Brizola cedeu num gesto de humildade sendo seu vice numa frustrada tentativa de evitar algo que considerava pior, a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, porque queria estancar as privatizações que depois Lula acatou subscrevendo a famosa “Carta ao Povo Brasileiro”. Por isto, Brizola costumava dizer que “o PT é como uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para a direita”. E a conclusão vinha do debate presidencial de 1989, como é possível verificar no pequeno trecho do vídeo youtube.com/watch?v=jL-GEHgrP-c …

  24. Aquino parabenizo-o pela maneira fraterna e educada do texto e dogo:ha pessoas que jamais deveriam estar em partidos cujo militante tem a tua envergadura pois nao e uma questao de atestado ideologico e sim de pricipios eticos.

  25. Zenóbio, aos 81 anos de idade tenho a obrigação de usar do maior respeito e sinceridade com os companheiros aqui do Blog da Tribuna, democraticamente aberto sem restrições para todos, por nosso respeitado Hélio Fernandes e seu parceiro de fé e exemplar profissional que dirige o Blog, Carlos Newton.

  26. Companheiro Stédile, obrigado por tudo. Estou me recuperando lentamente. A chefe da equipe que me assiste, espera me liberar em outubro. Estou otimista.

  27. Aquino,
    Não tenho seu e.mail.Pegue o meu com o Carlos Newton e me mande o seu para que eu possa lhe mandar melhoras on line.Torci muito e estou torcendo por você.
    Um grande abraço,
    Werneck

  28. O meu abraço afetuoso ao Aquino, e desejo de restabelecimento o mais rápido possível.
    Espero que Deus me possibilite chegar aos 81, em princípio e, depois, com esta mente lúcida e extremamente valiosa pelos conhecimentos da História deste País, que muito nos honra tu dividires conosco neste Blog incomparável o que sabes e naquilo foste participante de momentos importantes à vida brasileira.
    O meu carinho, respeito e consideração, Aquino, o bravo!

  29. Por favor, Aquino,
    Adiciona a palavra “que” na penúltima frase.
    Deveria ficar assim:
    … naquilo QUE foste participante…
    Obrigado pela compreensão e meu perdão pelo erro involuntário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *