Por violações contra a sociedade brasileira, Bolsonaro é denunciado pela OEA e ONG Humans Right Watch

Bolsonaro tem acusado de sabotar ações de agentes ambientais

Roger Dias
Correio Braziliense /Estado de Minas

O governo de Jair Bolsonaro segue colecionando polêmicas a nível internacional. Depois da Corte Penal Internacional, denúncias contra Bolsonaro chegaram à Organização dos Estados Americanos (OEA) e à ONG Humans Right Watch, ligada às questões ambientais no planeta.
 
A política de abrir mão do isolamento social durante o período de pandemia do coronavírus está entre os principais aspectos criticados pelos órgãos. Lideranças de organizações e órgãos brasileiros que atuam na defesa dos direitos humanos foram ouvidas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA).
 
VIOLAÇÕES – Por meio de uma reunião virtual que durou pelo menos duas horas, foram relatadas violações que o governo Bolsonaro vem cometendo contra a sociedade brasileira, especialmente populações mais pobres e vulneráveis, no contexto da pandemia da COVID-19.
 
Entre as questões relatadas, estão os efeitos da omissão, da desinformação e do negacionismo em relação à gravidade da doença que pôs o mundo em quarentena e de uma política que elegeu a economia em detrimento da saúde e da vida. Bolsonaro vem contrariando as orientações das autoridades de saúde e aparecendo em manifestações que defendem seu governo.
 
AMAZÔNIA – Já a Humans Right Watch denunciou o governo federal em virtude do desmatamento ilegal na Amazônia. A ONG enfatizou que o presidente suspendeu as multas por desmatamento desde outubro de 2019 depois de um decreto emitido por Bolsonaro para definir novas regras no pagamento das infrações.

Segundo a Humans,o governo está sabotando o trabalho dos fiscais do Ibama, já que apenas cinco multas por crimes ambientais foram cobradas desde outubro. Por outro lado, os alertas em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento de 53% na área desmatada na região amazônica entre outubro de 2019 e abril de 2020, comparado com os alertas no mesmo período de 2019.

SABOTAGEM – “Os agentes ambientais têm trabalhado com afinco – frequentemente expondo-se a riscos consideráveis – para fazer cumprir o Estado de Direito e as leis ambientais do Brasil, mas veem seus esforços sabotados pelo governo Bolsonaro”, disse a diretora da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu.

Segundo as novas regras, um núcleo de conciliação ambiental pode oferecer descontos ou declarar nulo o auto de infração. O Ministério do Meio Ambiente estabeleceu ainda a suspensão dos prazos para pagar essas multas até que a audiência de conciliação seja realizada.

Segundo a ONG, a grande maioria dos infratores não fazia o pagamento, mas apresentava recursos protelatórios para conseguir a prescrição da multa. Agora, os fiscais notificam os infratores sobre uma audiência que pode nunca ocorrem, na prática.

18 thoughts on “Por violações contra a sociedade brasileira, Bolsonaro é denunciado pela OEA e ONG Humans Right Watch

  1. Um bando de vagabundos que não fazem nada para ninguém e ainda querem ter razão!

    Eu não quero pagar impostos para sustentar milicos, juízes e políticos vagabundo e suas viúvas e filhas.

      • Eu tenho direito adquirido, igual a você; mas, parece que você ficou meio desesperado com a declaração.

        Como o Antonio Fallavena, disse em outro post, que nas próximas eleições, ele (e a parte boa da sociedade) vão escolher outro melhor.
        Então, sugiro que você que está com pressa para tirar o Bolsonaro, e ele que parece que está com “tempo” para esperar por outra eleição; se juntem a pauta (de outros); pelo fim imediato dos direitos adquiridos, pelo voto distrital, e pela candidatura avulsa (pode começar por vereadores e apenas 50% das vagas). Existem varias pessoas que estão lutando por mudanças, sem esperar por um presidente salvador.

        PS: Não vou por link aqui, porque não concordo com a censura que eles fazem naqueles sites, as ideias são ótimas, mas sem democracia (com censura, sem chance).

        • “PS: Não vou por link aqui, porque não concordo com a censura que eles fazem naqueles sites, as ideias são ótimas, mas sem democracia (com censura, sem chance).”

          Ou seja: Você não tem nada. Você como todo bolsonarete é enganador.

          Boçalnaro vai cair por incompetência. Não porque eu quero.
          A mesma coisa aconteceu com a Dilmanta: Foi incompetente, caiu.

          Além do mais, quem vai tirar o Bozo será a FFAA, que não aguenta mais as bazofias desse genocida.

  2. Bolsonaro segue firme ENVERGONHANDO o Brasil perante o mundo. Ele já é considerado o pior líder de uma nação no momento atual de pandemia por Covid-19.

    Não por acaso também vem sendo considerado um genocida.

    E o vídeo daquela infame reunião ministerial desvelou o descaso e as intenções criminosas de Bolsonaro e equipe perante o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *