Na tumultuada disputa em que o candidato Serra depende de Acio, e a candidata Dilma, inteiramente subjugada a Lula, (o poder da mquina e a transferncia de votos, que sempre existiu na Histria do Brasil) est surgindo uma possibilidade que tem muito para se transformar em realidade.
Pela segunda vez candidato a presidente, Serra perdeu a primeira, agora, na segunda, ele mesmo constata que se desencontrou e se desencaminhou no roteiro para chegar ao Planalto-Alvorada. Como no faz nada sem estar garantido pelas avaliaes dos institutos de pesquisa, se prepara e pede a amigos que examinem um novo roteiro, j que o outro no est sendo bem avaliado pelos leitores, ou seja, o cidado-contribuinte-eleitor que votar em 3 de outubro.
O que ser ou seria isso, por enquanto no condicional, mas sendo estudado e examinado do ponto de vista poltico, eleitoral e constitucional.
Eleitoral e presidencialmente, Serra vai muito mal, jamais imaginou que a adversria chegasse sua frente, ainda to distante de outubro. Como diz sempre que no briga com a realidade, est olhando, e como consequncia, sondando.
Politicamente, Serra no teria problema, controla a legenda, DESISTIRIA da Presidncia, voltaria a disputar o governo que j ocupou. Nada absurdo, esdrxulo ou surpreendente. Basta lembrar que Serra demorou a se lanar ao Planalto-Alvorada, estava dividido entre mais 4 anos certos em SP e 4 incertos em Braslia.
Encontraria resistncias (possveis) no PSDB, que ao contrrio do PMDB, deseja o Poder maior. Mas no teriam fora para controlar (ou descontrolar) o ex-governador, que jamais teve projeto coletivo, sempre individual.
Soterrado pelo eleitoral, absoluto no poltico, restaria a Serra consolidar o constitucional. Dois amigos foram encarregados de conversar (por enquanto a palavra essa, depois, dependendo, pode ser trocada por consultar) sobre o assunto, com os chamados juristas.
Um ainda no respondeu nada, surpreso, ficou de estudar. O outro, to jurista quanto Orestes Qurcia, Jader Barbalho ou Joaquim Roriz, foi direto e negativo, sem sequer examinar a questo. E foi taxativo: O Tribunal Eleitoral (no caso, o nacional) nem examinar a questo, dir que no existe nenhuma possibilidade disso acontecer.
Vamos mostrar, sem o menor interesse, apenas explicando jornalisticamente a situao, depois da Constituio FHC, que permitiu a reeeleio do presidente.
Examinemos. Numerando para facilitar.
1 Serra (e outros governadores) tm direito a dois mandatos, a chamada reeeleio. 2 Podia exercer o primeiro, complet-lo e tentar o segundo. 3 Isso sem sair do cargo, utilizando a mquina, o Poder, toda a fora do cargo.
4 Ora, se podia disputar novamente o governo, sem deix-lo, muito maior o direito de tent-lo, de fora. 5 Existe um princpio jurdico, expresso assim e nunca desmentido: Quem pode o mais, pode o menos. 6 O mais seria tentar se reeleger, estando no cargo. 7 O menos, tentar a reeeleio legtima, tendo abandonado voluntariamente a fortaleza formidvel do Poder.
8 Garantida a reeeleio pela Constituio deturpada para servir a objetivos pessoais, Serra ou outro governador, que s cumpriu o primeiro mandato, ficaria na seguinte opo. 9 Deixaria o cargo em 3 de abril (como deixou para se desincompatibilizar). 10 Se no sasse, e portanto continuava vestido constitucionalmente, essa roupagem lhe cairia ainda melhor, no estando no cargo.
11 Nenhum juiz, (mesmo na Justia brasileira de hoje) se atreveria a JULGAR CONTRA UM GOVERNADOR, que s cumpriu metade do prazo que lhe cabia. 12 Ressalve-se, registre-se, ressalte-se: se j tivesse sido reeeleito, nem poderia imaginar a mudana de objetivos, a troca de candidaturas. J teria GOZADO os 8 anos.
13 No caso dos governadores Eduardo Braga (Amazonas) e Acio Neves (Minas), j reeeleitos, no caberia a hiptese ou a imaginao. 14 Alias, o ex-governador de Minas um dos personagens principais nessa hiptese, imaginada por Serra e irrefutavelmente explicada por este reprter.
15 O caso Serra-Acio. O ex-governador de Minas no aceita ser vice, acha que Serra no ganha. 16 O ex-governador de So Paulo imaginou a sada pela reeeleio, por no ter recebido o apoio do ex-governador de Minas. 17 Por ser rigorosamente pragmtico, Serra, entre a hiptese de perder para Dilma e ficar sem mandato, prefere continuar governador, o segundo cargo mais importante da Repblica.
18 Tudo isso rigorosamente verdadeiro e s poderia se alterado por duas realidades. O crescimento de seu nome nas pesquisas, o que est difcil de acontecer. 19 – Ou a reviravolta na cabea de Acio, que o levasse a largar 8 anos no Senado, e ficar com uma vice imaginria e cada vez mais incerta.
19 Tudo isso admissvel, a ambio e o isolacionismo, muitas vezes se juntam como conselheiros.
***
PS caso isso acontea, e Serra est muito propenso a acreditar, o Planalto-Alvorada pela primeira vez na Histria ser ocupado por uma mulher.
PS2 Dilma e Marina ficaro sozinhas, podero at compor uma chapa, vermelha na cabea e verde no resto do corpo. a mais sensacional reviravolta de uma sucesso.
PS3 Para alertar os que sempre pretendem interpretar minhas interpretaes: no tenho o menor interesse que isso acontea ou no acontea, s no posso deixar de servir a quem nos acompanha, os fatos que chegam a meu conhecimento.