Povo nas ruas faz militares derrubarem presidente do Egito e a democracia corre risco

Deu na Agência Brasil

O presidente do Egito, Mouhamed Mursi, foi hoje (3) deposto pelas Forças Armadas e será substituído interinamente pelo presidente do Tribunal Constitucional. A Constituição também foi suspensa, segundo anúncio pelos responsáveis militares. Os militares estipularam prazo de 48 horas para o presidente atender às reivindicações dos manifestantes que tomaram as ruas do país nos últimos dias. Mursi argumentou que foi eleito democraticamente há um ano e que não iria renunciar ao posto.

A decisão foi anunciada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Abdel Fattah Al Sisi. Ele também anunciou eleições presidenciais antecipadas. A notícia foi recebida com festa por milhares de manifestantes na Praça Tahrir, no centro da capital.

Na sua declaração, transmitida pela televisão, al-Sisi estava rodeado por diversos responsáveis políticos e religiosos, incluindo o chefe da instituição islâmica Al Azhar e grande imã Ahmed Al-Tayeb, a principal autoridade sunita do Egito, e o patriarca copta ortodoxo Tawadros II.

Militares estão posicionados em vários pontos da capital Cairo. Eles fecharam os acessos à Praça Rabea Al Adauiya, no leste do Cairo, onde estão milhares de apoiadores do presidente Mursi, informa a Agência Lusa. Segundo a agência de notícias, soldados foram mobilizados também para a Praça Tahrir e para o palácio presidencial, onde estão os opositores ao atual governo.

De acordo com os militares, o bloqueio é para “preservar vidas e evitar confrontos” entre opositores e simpatizantes.

Um representante da organização Irmandade Muçulmana, à qual pertence Mursi, disse que um “golpe militar” está em andamento, conforme a BBC Brasil. Já a oposição alega que Mursi quer implantar um regime islâmico e exige a saída do presidente.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

11 thoughts on “Povo nas ruas faz militares derrubarem presidente do Egito e a democracia corre risco

  1. Governos de religiões marxista-leninista e islamita não funcionam.
    seus integrantes vivem num mundo mental, obscuro, estabelecido por elas com sua falsa-moral para dar respaldo “moral” diante do povo.
    Essa gente maluca nunca vai enxergar a realidade do povo. Assim eles pegam o dinheiro deste mesmo povo e empregam em seus caprichos pessoais, advindos da obscuridade de suas crenças ideológicas.
    Aqui mesmo, esses religiosos, no caso , marxistas-leninistas, pegam até o dinheiro que poderia alimentar crianças carentes, que temos aos milhões e o doa ao ditador de Cuba Fidel. Isto porque ele é irmão de fé dessa gente. Alguns desses nossos governantes até já declararam que tem uma dívida sentimental com o seu santo herói.

    2+2=4 , mas para religiosos como os daqui ou do Egito 2+2=17 . Daí a orgia que aprontam com o dinheiro do povo. Em vez de usá-lo com o povo faz como Lula, que deu 2 refinarias para o agora assumidamente ditador da Bolívia, fora a dívida que perdoou e ainda pegou mais dinheiro do nosso povo e emprestou para o hermano.
    O negócio não é ser povo para o religioso, é ser hermano de fé. Assim se ganha o dinheiro do nosso povo, que esses governantes desviam.
    Ainda há pouco a chefona da gangue voltou de um país da África e com o nariz em pé, cônscia de ter praticado um ato nobre, fez cara de gente boa e honesta e bradou a quatro ventos que tinha perdoado a dívida dele e ainda vai emprestar mais dinheiro do nosso povo para o tal país.
    Isto é religião minha gente, com sua obscuridade criando loucuras nas cabeças de seus adeptos e destruindo a vida dos indefesos, que não são irmãos de fé. São apenas povo.

  2. Uai Seytrin, fatos são fatos, ou escrevi alguma mentira?
    Uma árvore é uma árvore, independente de quem afirma. Seja eu, o demônio ou você, o santo.
    Mas e os 50 bilhões de dólares para o trem-bala , hem?
    Tanta coisa daria para fazer para melhorar as condições de vida do nosso povo, mas povo não é irmão de fé religiosa da fanática que nos governa. Então….

  3. Como se vê , a patrulha joga duro e faz medo nos indefesos. Ou medrosos.
    Fatalmente voce será carimbado pelos religiosos da salvação como direita se possuir percepção isenta da realidade e não a percepção estabelecida pelas religiões ou ideologias, que são a mesma coisa. Como um cético como eu, que nem na própria mente acredita. Portanto não há como ser de um lado ou de outro. Muito pelo contrário.
    Dou razão CN por não publicar nada de Azevedo, Carvalho, Lobão, Mainardi, Nunes e outors do tipo, mesmo que apenas demonstrem que uma árvore é uma árvore no que escreverem.
    O Big Brother perto de uma patrulha religiosa é brinquedinho de criança. Dá medo.
    Já, santayanas, Boff, Beto, Grumans e outros do tipo podem escrever o que quiser, delírios ou verdades, que aqui terão as portas sempre abertas, o que, diga-se de passagem, sou a favor, pois é bom que todos tenham a oportunidades de ver a diversidade de pensamento, fundamental em qualquer democracia.

  4. Como dizia o Renato Russo, na música “Marcianos invadem a terra”:

    … E tudo aquilo contra o que sempre lutam, é exatamente tudo aquilo que eles são…

  5. A democracia tá difícil, pois ela pode irritar a patrulha religiosa, que já estabeleceu o que pode e quem pode.
    Ô LObão, aqui não.
    Boff, vc sim, pode dizer suas asneiras sossegado.

  6. Acho que devemos acompanhar o que esta acontecendo e comparar com a Venezuela em 2002. Será um golpe? Acho que o povo e o futuro nos dirá…

    Lembrem-se: A revolução não será televisionada…

  7. Prezado Sr. Mauro Júlio Vieira, Saudações.
    Inegavelmente é um direito do Proprietário do Jornal “Tribuna da Imprensa onLine”, através do seu incansável Editor/Moderador, imprimir a Linha Política que quiser. Nisso todos concordamos. Agora, temos que fazer Justiça, porque o Ti onLine publica todos os Comentários, rigorosamente, sejam de Direita, Centro e Esquerda. Temos aqui bons Comentaristas que são Conservadores, Liberais-Democatas ( Eu, e acho que o senhor, nos incluímos aqui), Sociais-Democratas, Socialistas e até Anarquistas que do ponto de vista teóricos são os mais certos. O problema é a prática, porque como dizemos, nela, a Teoria é outra. Não se incomode muito com as críticas, pois já pensou como seria “chato” se todos fossem Liberais-Democratas como eu e o senhor? Cuba é um horror, a Suiça é uma maravilha. Sim. a Suiça é uma maravilha e Cuba é um horror. Temos que discutir as ideias e ABSTRAIR completamente das Pessoas Físicas. E olhe que todo mundo tem um pouco de Razão. Por palavras rudes e picuínhas já perdemos muitos bons Comentaristas, não podemos perder mais ninguém, pelo contrário, precisamos mais e mais Leitores que se tornem Comentaristas, porque assim, aprendemos muito mais. E o que é o nosso Jornal “Tribuna da Imprensa onLine” senão uma grande ESCOLA! Abrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *