Precisamos vacinar o povo contra esse vírus brasileiro chamado Jair Bolsonaro

Cresce mobilização nas redes sociais por impeachment 'urgente' de Bolsonaro

Charge do Laerte (Arquivo Google)

Francisco Bendl

Perdi as contas de quantas vezes baixei hospital para me conceder alguns dias de vida a mais. Anteriormente, o máximo que fiquei numa UTI havia sido dois dias. Semana passada baixei no domingo, fui para a cirurgia na segunda, e sai da UTI no sábado!

Seis dias ligados a aparelhos, fios, monitores, sondas, sem poder me mexer (certamente devo ter resgatados muitos pecados que cometi nesta vida e nas anteriores). No sábado pela manhã, finalmente no quarto!

TOMAR UM BANHO – Um pouco de vida, de eu poder sair da cama – auxiliado, claro -, ir ao banheiro, tomar um banho e, para inveja de vocês, com uma enfermeira ao lado!

Che, que sensação mais estranha e, ao mesmo tempo excitante, uma mulher que jamais eu vira nos meus 71 anos me dar banho, e de corpo todo, pois eu estava há uma semana somente deitado na cama da UTI.

Da mesma forma que, nas minhas altas hospitalares, eu saía com vários questionamentos, desta vez mais ainda, pela gravidade da minha situação, que não se pode dizer que foi resolvida com a substituição da válvula aórtica mas, se poderei mantê-la por um certo tempo, que dependerá da minha conduta diante da gravidade e fragilidade que me encontro com relação à saúde.

DIETA RIGOROSA – Alimentos, bebidas, obediência irrestrita aos horários dos medicamentos, exames semanais e nada de exageros – tipo uma Coca-Cola gelada com um sanduíche de pão caseiro, queijo e manteiga, nem pensar!

Churrasco de costela gorda, farinha de mandioca …  somente por escrito ou na lembrança. Ou eu colaboro com a nova válvula ou ela vai me mandar embora de vez, e em seguida.

Mas, permaneci sem saber de nada do país na semana que estive na UTI. Até domingo, quando a TV do quarto mostrou o Fantástico, que olhei os problemas de Manaus, e as pessoas nas UTIs dos hospitais locais morrendo por falta de oxigênio!  Pois eu quase enfartei depois da notícia!

GOVERNO MALDITO – Por um momento, eu quis sair pela janela do hospital através de uma maria-teresa – para quem não sabe, é uma corda feita de lençóis amarrados uns aos outros, com que se escapa de alturas onde não seria possível pular.

Que governo maldito é este? Que presidente desgraçado é este? Que ministro da Saúde criminoso é este? Pazuello entende tanto de logística quanto o meu amigo Fallavena sabe sobre motor de helicóptero!

Alguém que tenha mais idade do que eu lembra de algo parecido no Brasil? Pessoas morrerem asfixiadas, em desespero indescritível à procura de oxigênio para sobreviver?! O ministro da “Saúde” entende tanto do seu setor, quanto o meu caro amigo Vicente Limongi sabe os porquês de haver cobras venenosas e outras não!

CONGRESSO CÚMPLICE – O que estaria faltando para Bolsonaro levar um pontapé na bunda e ser deposto? Apesar de ser o antro de venais, até que ponto este Congresso de ladrões e corruptos será cúmplice nas tragédias de vidas brasileiras, que estão morrendo dentro e fora dos hospitais pela pandemia?

As notícias atuais dizem que tanto o ladrão Lira quanto o meliante Baleia, declararam que a prisão em segunda instância não é relevante;

A Assembleia de São Paulo gastou 30 milhões em reformas, e o país não tem dinheiro para comprar gaze e esparadrapo! As brigas públicas das vedetes Dória, Pazuello, Bolsonaro … seguem na intenção do aproveitamento político da pandemia.

BRIGA POLÍTICA – O povo que se lixe; o importante é a questão entre esses palhaços que nos governam! No Planalto – pasmem! -, a ordem é ofuscar qualquer brilho que favoreça Dória na vacinação de São Paulo!

Não não, nada de mais vacinas, postos de atendimento, auxílio para a Região Norte, onde a pandemia não tem mais controle …

A questão que perturba Bolsonaro, o Flagelo do Brasil, é a política. E nada de vacinas, seringas, sequer um plano nacional de imunização dos cidadãos desta nação destruída, governada por um insano, um demente, um genocida!

A IMAGEM DO PAÍS – O mais grave, que demonstra cabalmente como estamos de prestígio no exterior, ou seja, não valemos nada, diz respeito à Índia! A nação está exportando vacinas para alguns países, menos para o Brasil!

Celso Amorim, duramente criticado quando chanceler de Lula, inclusive por mim, se comparado ao atual, Ernesto Araújo, seria o mesmo que avaliarmos o Airbus A-380 com um teco-teco, respectivamente!

Lula, em 2009, quando foi um dos participantes da fundação do BRICS (Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia), caso esta organização tivesse sido mantida mesmo que por interesses comerciais, hoje o Brasil estaria numa situação infinitamente melhor, que a opção de Bolsonaro pelo seu colega igualmente insano, Donald Trump, que hoje será enxotado da Casa Branca!

E AS FORÇAS ARMADAS? – Mais uma vez, repito as perguntas que tenho feito ultimamente: Onde estão as FFAA?! Onde estão nossos generais, almirantes, brigadeiros, que assistem inertes o que está acontecendo com o povo e país, e pouco fazem ou providenciam medidas para aplacar as mortes do nosso povo, que ultrapassam 210 mil pessoas??!!

O nosso vice-presidente quando inventa de dar declarações, suas palavras são sempre um desastre: “As Forças Armadas não estão ligadas a qualquer ideologia política”.

Pode até ser, mas, em compensação, os militares estão tendo parte ativa na destruição do Brasil e aprofundamento da corrupção em todos os segmentos nacionais!

VÍRUS BRASILEIRO – Tive alta ontem, terça-feira. Escrevo este comentário hoje, quarta-feira, pela manhã. Durante a viagem até a minha casa, eu me perguntava:

– Por que saí do hospital? Prorrogar a minha vida para eu assistir tragédias e torturas pessoais? Para  ver pessoas morrerem sem terem como respirar? E assistir à  suprema humilhação para Bolsonaro e seu falso patriotismo, com a Venezuela oferecendo oxigênio para o Brasil? A Venezuela?

Quero voltar para o hospital imediatamente! O Brasil chegou no seu Dia D e na sua Hora H. Ou nos livramos desta gentalha ou, então, aprontem-se para chorar por mais de um milhão de mortos ocasionados por… Bolsonaro, o nosso vírus brasileiro!

40 thoughts on “Precisamos vacinar o povo contra esse vírus brasileiro chamado Jair Bolsonaro

  1. Chicão, parabéns pelo teu retorno incendiário porém coerente! Estavas fazendo falta por aqui. E parece que a válvula nova funcionou bem 🙂
    Um abraço do Mano

    • Caro Wilson,

      Obrigado pela recepção.

      Na verdade, a semana que fiquei na UTI eu somente podia pensar, meditar, rever a vida.
      Meio complicado, te confesso.

      Agora, a válvula ainda não está funcionando a pleno. Tem a minha colaboração ou nada feito.

      Abração, parceiro.
      Saúde e paz.

  2. Ah, Doidão, ah, Doidão!

    O NOSSO país não avança porque tanto nós, o povo, quanto os poderes constituídos, olham apenas para trás!

    Os erros, omissões, irresponsabilidades, crimes, corrupção, desonestidade, tentam ser justificadas através das administrações anteriores como forma de justificar os mesmos e graves defeitos dos antecessores.

    Bolsonaro está pior que Lula!
    Se Lula roubou até não mais poder carregar, o atual presidente está matando o povo!!

    Ora, dinheiro se ganha e se perde mas, a vida, somente a perdemos, ainda mais com esta política ignóbil de Bolsonaro com relação à Saúde pública, pois nos encontramos numa calamidade nunca antes vista e constatada no país!

    Te orienta, Doidão.

    • Souza-POA/RS, meu conterrâneo,

      Obrigado pela recepção calorosa.

      Uma semana de molho, e as ideias clareiam, a mente se abre, os pensamentos brotam ao natural.
      Eu estava ansioso por voltar, porém se eu me deixasse levar pela emoção seria pior.

      Um abração, gaudério.
      Saúde e paz.

    • Vidal, gaúcho de quatro costados,

      Grato pela acolhida, vivente.

      Agora, ando peleando há tempo, che.
      Preciso descansar o lombo, mas o velho coração se negava a continuar bombando sem uma reforma nos casquilhos de biela!

      Um abração, parceiro.
      Saúde e paz.

  3. A tua importância Francisco Bendl está no fato de além de ser humano, ser também um indignado com nossa triste realidade que retrata a situação tão bem; através da escrita.
    Paz, Esperança e Fé; poia a vida continua após o lapso de tempo em que estamos encarnados.
    Saúde amigo.
    Eles passarão.

    • Pereira Filho, meu caro amigo,

      A vida do brasileiro tem sido, nas últimas décadas, à base de indignação e revolta.
      Faz mais de trinta anos que estamos sendo enganados, explorados, roubados e manipulados.

      Certamente a causa maior, a meu ver, é o abandono do povo pelos poderes constituídos, deixando-nos à mercê de circunstâncias invariavelmente contrárias à nossa vontade, e porque arquitetadas pelas castas e elites já conhecidas de todos nós.

      Mesmo assim, a mente mais pessimista jamais poderia imaginar que o país contabilizaria mais de 200 mil vítimas pela pandemia que, se o presidente fosse mais sensato, responsável, cuidadoso com o cidadão, haveria menos vidas perdidas pelo vírus.

      Logo, a nossa situação é inédita na História do Brasil.
      Além de grave, indescritível, a questão aborda o sofrimento atroz daqueles que morreram asfixiados, sem oxigênio, debatendo-se no leito tentando respirar!

      Che, qualquer semelhança com os assassinatos nos campos de concentração nazistas NÃO É MERA COINCIDÊNCIA, mas PROPOSITAL!

      Desde quando que um presidente preocupado com o povo, deixaria que acontecesse as tragédias no Estado do Amazonas??
      Faltar oxigênio!!!

      Pois no meio desta demonstração indiscutível de descaso e desprezo pelo cidadão, por parte de Bolsonaro, a suprema ironia é a chegada de caminhões VENEZUELANOS trazendo oxigênio para o Brasil, logo o arqui-inimigo Maduro!?

      Esses são os casos, Pereira Filho, que a ideologia se perde, se evapora, desaparece, em face da necessidade VITAL de ajuda para o ser humano agonizante!

      Agora, será que Bolsonaro faria o mesmo pela Venezuela?
      Deixaria de lado a sua ideologia radical para auxiliar os doentes venezuelanos?!
      Tenho sérias dúvidas a respeito.

      Enfim, o general-ministro que foi convidado para a função porque um notório estrategista em termos de logística, comprovou mais uma vez o dedo ruim de Bolsonaro para escolher seus assessores.

      O general-ministro pode e deve ser uma pessoa excelente mas, como responsável pela saúde pública, o militar é o inimigo na nossa trincheira, convenhamos!

      Imagina se Bolsionaro tivesse inventado invadir a Venezuela – e estivemos por um fio nesta intenção -, e as tropas brasileiras tendo Pazuello como responsável pela logística??!!

      Nossos soldados receberiam watts de incentivo do Planalto, enquanto o inimigo receberia nossas armas, munições, carros de combate, canhões, ração quente e fria, coturnos, cintos de guarnição, cantis, coldres, caminhões e jipes.

      Ao ser questionado pelos comandantes das tropas em combate sobre a falta de material, Pazuello explicaria:
      – Ora, mandei o material, sim. Podem perguntar para Maduro!!!

      Pereira Filho, um abração.
      Saúde e paz.

  4. Salve, Limongi,

    Pois é, depois desta experiência assaz agradável – hehehehehehe -, não vou mais titubear em baixar hospital.

    Agora, tive sorte que foi uma enfermeira porque o ENFERMEIRO do meu quarto e de outros três estava de férias!

    Abração.
    Saúde e paz.

  5. Ilustre Colega Riograndense Sr. FRANCISCO BENDL,

    Ficamos felizes em tê-lo de volta depois de semana no estaleiro para trocar turbo-compressor.

    É como se diz:

    Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira.
    Todo dia da semana, para escrever és Companheiro.
    Escritor, bom Conselheiro.
    Seu Nome é FRANCISCO BENDL, conhecido no Rio Grande e também Brasil inteiro.

    É, a TRIBUNA DA INTERNET vai longe.

    Abração.

    • Mestre Bortolotto,

      Tu és imprescindível à Tribuna da Internet, pois eu não passo de mero coadjuvante neste blog incomparável.

      A tua elegância, cavalheirismo, educação, conhecimentos, respeito pelos colegas, fazem de ti um exemplo de pessoa a ser seguida, além de nos fazer crer que nem tudo está perdido, pois existe o mestre Bortolotto como comprovação!!

      Um forte e fraterno abraço, parceiro.
      Saúde e paz.

  6. Tava mais do que estranhando a ausência do Chico, mas suspeitava que estaria em hospital e, grata surpresa, aí estás de novo – novo – para nos brindar com teus saborosos textos.

    Bem vindo! Saúde!

  7. Bendl:

    te desejo tudo de bom. Que tenhas uma excelente recuperação.

    Discussões políticas, religiosas, filosóficas, culinárias, etc., por fazerem parte de nossas vidas serão sempre bem-vindas. De preferência, com respeito à dignidade dos seres humanos e uma visão igualmente de respeito para com o planeta como um todo.

    Ressalto, contudo, que nenhuma discussão, por mais importante que seja, poderá suplantar o direito à Vida, a uma vida com qualidade.

    Espero pois, que te restabeleça, fique inteiraço: por ti, por tua família… e por tudo que julgares importante.
    .
    Paz e Bem.

    Um abraço fraterno,

    Batista

    • Batista, guri, que satisfação!

      Che, obrigado pelo comentário amistoso, de um amigo de vários anos, que muito me alegra e anima.

      Sem dúvida alguma, e este tem sido o meu objetivo na TI, a vida precede qualquer outro aspecto que não seja ela mesma.

      De uns tempos para cá a vida do brasileiro, se antes já desvalorizada, agora totalmente desconsiderada e desprezada pelos nossos governantes!

      As cenas indescritíveis de pessoas se debatendo por oxigênio, sendo levadas em macas para outros hospitais ou cidades ou estados, enquanto Bolsonaro e o general-ministro permaneciam em Brasília, atestam nitidamente que o povo e nada é a mesma coisa.

      O mais cruel, desumano, hediondo, é que Bolsonaro ainda tripudia sobre as mortes; nega a gravidade da pandemia; acredita que a cloroquina seja o elixir da longa vida; nunca se ateve a comprar seringa e vacina antes.

      O presidente é mesmo o vírus nacional.

      Abração, Batista.
      Saúde e paz, parceiro.

  8. Fala, “gaiano”, mistura de gaúcho com goiano.

    Tudo bem contigo, meu caro amigo?
    Pois é, de hospital em hospital vou vivendo …
    Até onde não sei, mas tô indo.

    Obrigado pela deliciosa acolhida, parceiro.

    Abração.
    Saúde e paz!

  9. Piauí, que legal!

    Quando eu viajava para o Nordeste no verão, eu cuidava para não ter de pernoitar em Teresina.
    Meu, bota calor nisso!

    Para o gaúcho, uma tortura o abafamento.
    Agora, que povo sensacional;
    educado, atencioso, solícito, decente … tenho pelo Piauí um sentimento muito especial.

    Parabéns, Batista, piauiense, brasileiro, lutador, combatente, sobrevivente, e que ainda acredita no seu país, exatamente como este gaúcho, razão,pela qual meus protestos, reclamações, queixas, revoltas e indignações.

    Outro abraço.

    • Meu caro Elser,

      Muito obrigado pela recepção.

      O coleguismo neste blog incomparável;
      a união dos comentaristas em prol de uma nação que pertença a todos e não a uns e outros;
      o objetivo que nos aproxima, de não pouparmos esforços no sentido de um país com chances de crescer um dia;
      a esperança que, no futuro, o povo possa ter uma educação, saúde e segurança à altura dos impostos, taxas e obrigações que lhes são impostas;
      o desejo que os poderes constituídos combatam a corrupção, menos o cidadão brasileiro eleito como inimigo …
      pois essa junção de pensamentos que a TI nos proporciona, certamente ocasionará resultados positivos amanhã ou depois.

      Sigamos em frente, parceiro, coesos, irmanados pelo mesmo sentimento de amor por este povo sofrido, injustiçado, desprezado, explorado, roubado e manipulado, que tanto necessita de vozes que possam expressar o sofrimento de milhões de irmãos brasileiros, cujas existências simplesmente foram transformadas em sobrevivências.

      Um abração, meu caro.
      Saúde e paz.

  10. Caro Francisco Bendl,

    O teu excelente texto retrata com propriedade a atrapalhada condução que agentes públicos tem dado a essa pandemia, aviltando em muito uma situação que, por si só, já seria terrível.

    Melhoras, Saúde, Paz e Bem!

    Forte Abraço!

    • Caríssimo Christian,

      Muito obrigado pelo comentário.

      Sinto-me honrado e alegre, ao mesmo tempo, com as tuas palavras de apoio e incentivo.

      No hospital, bem tratado, sob cuidados de médicos especialistas, enfermeiras e técnicas em enfermagem competentes, dedicadas, profissionais de qualidade indiscutível, até mesmo a simpatia e compreensão do pessoal da limpeza, que duas a três vezes durante o dia limpava o quarto, me cumprimentava, conversava um pouco comigo deixando mensagem de incentivo, tive literalmente como constatar a diferença da minha situação, de também baixado, com meus irmãos nortistas igualmente hospitalizados, porém morrendo por falta de oxigênio!

      Este contraste brasileiro, de as castas, elites e poder econômico, terem loteado o Brasil e dele se aproveitam criminosamente em benefício próprio, um dia teriam de vir á tona essas clamorosas injustiças e segregações abomináveis.

      Eu só não esperava que fosse da forma de vermos o nosso povo ser imolado, sádica e cruelmente, pelos nossos governantes, verdadeiras quadrilhas organizadas de ladrões e traidores!

      Um forte abraço, parceiro.
      Saúde e paz.

  11. Caro Chicão,

    É sempre um prazer ter você de volta a grande TI!

    Te desejo melhoras desde já!!

    Todos nós tribunários aprendemos com você, a cada letra, a cada palavra, a cada vírgula…

    Que texto formidável, humano e sincero, reflete o pensamento de todos nós tribunários. Você lava nossa alma, porque consegue escrever com maestria o nosso sentimento que é exatamente igual ao seu.

    Sim, Chicão, Manaus é hoje um pesadelo um verdadeiro inferno, que poderia ter sido evitado… ou diminuído se providências tivessem sido tomadas.

    As forças do mal e a loucura trabalham em uníssono pra massacrar nosso povo e nos matar como se fôssemos moscas!
    E o que é pior, estão conseguindo…
    esta é a cruel realidade!

    O povo está se vacinando aos poucos contra o Nefasto, diria que até com mais velocidade do que a CoronaVac está chegando aos braços dos nossos irmãos compatriotas.

    Agora que você está melhor poderá se inteirar que o Impeachment é a palavra de ordem no Brasil inteiro!

    Há outros movimentos de diversos advogados e juristas que já alardeiam sem nenhum recato, que o insano tem que ser no mínimo interditado.

    O que importa é que há um movimento grande e está cada vez maior. Até quatrocentos alunos e ex alunos da USP elaboraram e assinaram uma carta pedindo o Impeachment. Você sabe que essa carta pode deflagrar outras em outras Universidades de todo o país. Isso não é pouco não!
    Carreatas estão sendo programadas e teremos uma em São Paulo neste Domingo.
    Já está rolando um “IMPICHOMETRO” na internet!
    Veja como o povo vai se organizando.

    Tenha certeza que os dias do Sátiro estão contados!!!

    Acredito que os milicos não vão mais segurar a onda.
    Sabem que estão com o pé na merda!

    Vejo nas defesas indefensáveis do mourão, uma passada de mão na cabeça e uma facada pelas costas do genocida.
    O mourão sabe que tudo que o escroto fez e disse, está gravado e filmado. Está em todas as mídias!! Ou seja, o próprio mourão mente intencionalmente.
    Ele é outro escroto, mas não é idiota. Quer ficar bem na fita assim como o temer queria ficar com a dilma, mas todos nós sabemos que ele ajudou muito a cavar a sepultura.
    Os fatos se repetem e isto é história recente, vejo um movimento igualzinho do mourão.

    O povo está se levantando Chicão, e aí não terá nem a “baleia” nem a “lira” que consigam segurar uma tsunami humana, Verde e Amarela!!

    Vou terminando por aqui pra não te cansar…

    Um forte abraço e muita saúde pra aturar toda esta paranóia!!

    P.S. Você sabe porque teu coração dá trabalho? Porque ele é GIGANTE!!!
    Te cuida garoto!!

    José Luis.

    • Espectro, meu guri,

      Che, faz tempo que teus comentários têm sido veementes, contundentes, incisivos, verdadeiros e irrepreensíveis.

      Mais do que nunca precisamos de pessoas corajosas, sem medo de expor seus sentimentos, suas indignações e revoltas.
      Necessitamos ter conosco a certeza do nosso poder, que podemos mudar a história, basta que tenhamos disposição e vontade para tanto.

      A TI tem sido o púlpito das vozes que jamais se calarão diante da ignomínia, da injustiça, dos crimes perpetrados contra o povo!

      Precisamos de ti, Espectro, que escolheu o bom combate, a luta de verdade em prol dos desvalidos, a palavra incontestável do destemor, da valentia, do legítimo cidadão brasileiro, hoje simplesmente relegado ao esquecimento e destruição por uma gentalha, que se classifica como autoridade!

      Muito obrigado, parceiro, pelo texto afiado como será o machado que portaremos para decepar as cabeças de nossos algozes, de nossos verdugos, e eliminar de vez a republiqueta instaurada na defesa e manutenção de privilegiados, amigos do rei, cúmplices dos roubos, explorações e manipulações, que nos sujeitam há décadas!

      Abração forte e fraterno.
      Saúde e paz, parceiro.

    • César – Fortaleza, meu irmão nordestino,

      Faz tempo que estamos juntos nesta empreitada;
      faz tempo que escrevemos nossas angústias;
      faz tempo que almejamos uma nação menos segregacionista e injusta!

      Um dia, sabe -se lá, virá a recompensa, na forma de um país que todos nó nos orgulharemos de ser seus filhos, menos ser chamados de bastardos justamente pelos ilegítimos, enganadores e mentirosos profissionais, a gentalha que está no poder, e dele não pretende apear tão cedo.

      Abração, gaudério.
      Saúde e paz.
      Carrega contigo, che, o meu amor pelo Brasil, a minha solidariedade ao povo que admiro, respeito e tenho paixões, que é o nordestino, o nortista, do leste, oeste e do sul deste enorme país continental.

  12. Melhoras imediatas e que “tu”(gauchês) não passes nem perto de hospitais por muitos anos, Mr. Bendl. Foi com muita alegria e satisfação que vi e depois me deliciei, com a sua matéria no Blog.
    Alegria pela sua recuperação e satisfação pela leitura e presença.
    Abraço !

  13. Meu querido amigo Lemos,

    Quando preciso de palavras de afeto, atenção, gentis, sei que terei nos teus textos o que necessito!

    Agradeço e enalteço, concomitantemente, a tua generosidade, a tua consideração pelos colegas neste blog incomparável.
    Indiscutivelmente és o chanceler da TI pela tua diplomacia, elegância, respeito e cortesia como nos tratas, um homem que possui hábitos exemplares de como se comportar e se conduzir publicamente!

    Forte abraço, meu caro.
    Saúde e paz.
    Meus sentimentos aos mineiros, povo que que tenho grandes amigos, e de um estado de importância vital para esta nação.

    • Me sinto honrado com as considerações e/ou enaltecimentos, sobre as minhas atitudes, principalmente, quando são originadas de uma pessoa,reconhecida por mim e por todos os que comentam e visitam este Blog(vide a quantidade de carinho despejado)como um exemplo de pessoa que sabe conquistar os seus semelhantes.Tenha sempre os melhores dias possíveis Mr.Bendl. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *