Protesto, tumulto e spray de pimenta na chegada de Dirceu a Brasília

Brasilia,DF,Brasil 04.05.2017 manifestantes do movimento #nasruas fazem protesto em frente ao predio onde Jose Dirceu deve morar com a esposa e a filha apos deixar a prisao em Curitiba.  Eles inflaram um boneco do ministro do STF Ricardo Lewandowski e protestam contra a decisão do STF de libertar Dirceu. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress cod 4847

Manifestantes levaram um boneco gigante de Dirceu

Angela Boldrini e Marina Dias
Folha

A chegada do ex-ministro José Dirceu a Brasília foi marcada por tumulto na noite desta quinta-feira (4). Manifestantes que se aglomeravam em frente ao prédio do petista invadiram a garagem do edifício atrás do carro que o transportava vindo de São Paulo. Aos gritos de “ladrão” e “paga o que deve”, eles perseguiram o veículo, em círculo, por cerca de dez minutos, até que Dirceu conseguisse desembarcar com a ajuda de policiais militares, que usaram spray de pimenta para dispersar os manifestantes. O spray atingiu Dirceu, que subiu de elevador lacrimejando.

Os protestos contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de libertar o ex-ministro na quadra onde o político irá morar contaram com pessoas ligadas ao grupo Nas Ruas e moradores. Eles carregavam cartazes com críticas ao STF e elogios ao juiz Sergio Moro, da Lava Jato.

INVASÃO DA GARAGE – Dirceu chegou por volta das 21h20 em sua nova residência, no bairro Sudoeste, próximo à região central. Os manifestantes que não conseguiram invadir a garagem se aglomeraram na porta, gritando palavras de ordem.

Às 21h40, cerca de 50 moradores e membro do movimento NasRuas ainda se concentravam sob a janela do apartamento, usando megafones e gritando “volta pra cadeia” e “não vai ter sossego”.

“O protesto é mais contra o STF do que contra o Dirceu em si”, afirma Carla Zambelli, líder do NasRuas, que diz que o tribunal é “partidário” e que “falta comprometimento com a Justiça”.

“Impeachment no STF já”, gritava uma mulher. “Dirceu, ladrão, seu lugar é na prisão”, cantavam os manifestantes, enquanto carros passavam buzinando. Foi erguido um boneco inflável do ministro do STF Ricardo Lewandowski carregando a estrela petista.

PANELAÇO – Nas janelas, alguns dos novos vizinhos do petista batiam panelas. “Acho que a convivência vai ser difícil”, afirma o aposentado Luiz Henrique Araujo, 51, que decidiu participar do protesto quando descobriu que o ex-ministro moraria em sua quadra. “A gente tem esperança que isso seja revertido e ele volte pro lugar de direito, a prisão”, diz.

Depois de ver a mulher, Simone Tristão, Dirceu telefonou para amigos próximos para dizer que estava tranquilo, mas preocupado com a segurança da filha caçula, Antonia, de 6 anos.

Disse que não pretende mudar de apartamento, apesar da rejeição da vizinhança. Amigos já consideram algum tipo de segurança permanente para ele e a família no período em que estiver em Brasília.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG Embora esteja teoricamente livre, Dirceu acabou ficando em prisão domiciliar. Não pode sair às ruas, porque os protestos serão inevitáveis. Portanto, tornou-se prisioneiro de si mesmo, até o Tribunal Regional Federal mandá-lo e volta à prisão. (C.N.)

19 thoughts on “Protesto, tumulto e spray de pimenta na chegada de Dirceu a Brasília

  1. Gostei de ouvir o áudio da chegada dele no edifício!

    Mas me chamou atenção só ouvir gritos de mulheres protestando….

    A mídia está aplicando no Brasil a mesma metodologia mundial para afeminar, amansar o sexo masculino, vendendo metrosexualismo, transgenia, etc.. Tá surtindo efeito no Brasil???

  2. Ali é uma irmandade, só se agridem para não virarem todos contra eles.

    Essa besteira de coxinha e mortadela foi uma criação que muitas pessoas abraçaram, é a escolha do meu corrupto favorito.

  3. Isso está fedendo a mais fla-flu vencido, isto sim, do qual urgente nos libertarmos, e a mídia apartidária, à moda maria-vai-com-as-outras, está fazendo o jogo da mídia partidária, faccio$a, bandida, acrescentando tonéis de ódio fajuto, artificial, rivalidade e histeria, na cabeça acéfala da boiada tonta, para não deixá-la desgarrar para fora das cercanias do fla-flu, digo, do rolo de serpente$, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME. Não é Dirceu a bola da vez, pelo contrário, este está acabado. É Temer a a sua camarilha, que estão fodendo tudo e todos, com as canetas nas mãos, dando as cartas e jogando de mão, rifando o país e o povo brasileiro, é que anda estão livres, leves e soltos, inviabilizando o país já atirado no tal buraco negro, do qual, agora, não tenho mais dúvida alguma, só a RPL-PNBC-DD-ME, enquanto universo diferente, e Deus, sobretudo, pode tirá-lo.

  4. O nível da exaltação coletiva está assustador!! Parece que o país está à beira da guerra civil. Mesmo com nossas instituições apodrecidas, ruim com elas pior sem elas! Os grupos de extrema direita estão se excedendo de forma inaceitável, sabotando a institucionalidade democrática. A PEC que deveria estar tramitando deveria ser para antecipar as eleições para Presidente e para o Congresso Nacional, e não para postergar absurdamente as eleições para 2020. A democracia brasileira está na UTI e, infelizmente, daqui a pouco assinarão sua certidão de óbito!!

    • Só os grupos de extrema-direita se excedendo? Acho que o sr não tem uma internet razoável e não viu o quebra-quebra e saques ao comércio dos grupos mascarados ditos anarquistas e de extrema-esquerda no dia 28 na Rua 1° de março, só para citar um local exato.

  5. A ignorância, ou má-fé de grande parte da mídia e da intelectualidade luso-tupiniquim é tão ignóbil e tão brutal, mesmo quando isenta e muito pior quando parcial, que conseguem tirar do sério e fazer perder a paciência até mesmo o próprio Jesus Cristo. Até parecem um bando de maria-vai-com-as-outras, e, às vezes, até com jeitão de orquestra venal. Até parecem burro$ empacado$ em pixuleco$. Caralho, como é que iremos construir uma nação de primeiro mundo, com essas essas merdalha$ de quinto mundo ?

  6. Vejam o que sofre um “guerreiro do povo brasileiro”. Nessas horas não aparece ninguém dos que se aproveitam do sanduíche de mortadela pra defender o guerreiro. Lamentável.

  7. E desde quando existe direita ou extrema direita no Brasil? Existe esquerda moderada (PSDB), esquerda light (PT) e esquerda radical (PSOL) o resto é conversa pra boi dormir. Agora as pessoas de bem (desarmadas) fazem uma passeata e são agredidas por militantes com paus e pedras e ainda levam a culpa dizendo que são de extrema direita? Tenha paciência! Sem contar que os mesmos militantes que pregam “paz, amor e tolerância” são os mesmo que querem ver os que não estão nessa noia de “coletivismo” enforcados!

  8. No próximo deslocamento ou saída as ruas, o meliante em questão estará acompanhado pela petralhada em peso, fora o batalhão de seguranças, está tudo combinado, acreditem, não conhecem o comportamento das abjetas criaturas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *