Próxima jogada de Macron, no G7, pode ser ainda mais devastadora para Bolsonaro

Bolsonaro humilhou o chanceler francês e Macron agora revida

Mathias Alencastro
Folha

A cúpula do G20, em junho, tinha sido um pesadelo para Emmanuel Macron. Isolado e diminuído, ele parecia incapaz de impedir os ataques dos governantes iliberais à ordem internacional. Algo urgente tinha de ser feito. Às vésperas do brexit, ponto de virada da nova era dos extremos, a França não podia perder o controle da narrativa. 

Na tentativa de quebrar a polarização entre democracias liberais e regimes iliberais, Macron tentou, nas semanas que separaram a cimeira do G20 em Osaka e a do G7 em Biarritz, abrir um canal de comunicação com Jair Bolsonaro e reatar diplomaticamente com Vladimir Putin. 

JOGADA DE MESTRE – O primeiro, como todos sabemos, preferiu cortar o cabelo e fazer live nas redes sociais. O segundo topou se deslocar ao forte de Bregançon, residência oficial da presidência francesa. O presidente francês tirou lições do comportamento dos demais governantes e, na primeira oportunidade, passou o recibo com uma jogada de mestre na arena diplomática. 

Por um lado, Macron decidiu intervir a favor do regresso da Rússia ao G7, uma exigência de Putin, e ignorou ostensivamente os incêndios em curso na Sibéria. 

Por outro, o presidente francês mobilizou seus aliados políticos, econômicos e sociais, designou os incêndios na Amazônia como emergência mundial e elevou Bolsonaro, que o tinha humilhado algumas semanas atrás, a pária. 

PRÓXIMO PASSO – Em uma semana, Macron conseguiu se reaproximar de seu principal e mais perigoso antagonista, que acusava de interferir nas eleições francesas, sem perder as suas credenciais ambientais e democráticas. Tudo isso graças à inabilidade diplomática do presidente brasileiro, o melhor inimigo que se pode desejar. 

A próxima jogada do Macron, durante a reunião do G7, pode ter consequências ainda mais devastadoras para o governo brasileiro. 

Ele vai colocar como condição para o regresso da Rússia à cúpula das sete principais economias do mundo a punição exemplar do governo brasileiro. Ou seja, Trump terá de escolher entre Putin e Bolsonaro na mesa de negociações. 

OSTRACISMO – Se o presidente americano optar por proteger os interesses do presidente russo, Bolsonaro estaria perto da sua primeira grande conquista internacional: o título de primeiro chefe de Estado a ser ostracizado pela sua política ambiental.

Numa improvável ironia, Bolsonaro, que apostou tudo na relação com os Estados Unidos, pode acabar sendo rifado por Trump na próxima cimeira global.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG  – O pior é que Macron está acusando Bolsonaro de mentir sobre Amazônia, o que realmente não pode ser contestado, e ameaça o acordo da União Europeia com o Mercosul. A Irlanda também afirmou que vai bloquear a implantação do pacto caso o governo brasileiro não atue para combater os incêndios em curso na Amazônia. (C.N.)

36 thoughts on “Próxima jogada de Macron, no G7, pode ser ainda mais devastadora para Bolsonaro

  1. As forças socialistas resolveram em peso atacar o Brasil. Se avizinha um golpe de proporções mundias contra no país. O golpe começa aqui, pela imprensa brasileira criando factóides. Tudo por dinheiro.

    • Acho que não há nada disso, seu João – ninguém quer tomar o Brasil. Fosse assim, tomariam a Venezuela que é dona da maior reserva petrolífera do planeta.
      Quando o Macron falou em nossa amazônia, usou a expressão de carinho que todos usamos: A nossa bela Itália, a nossa bela Paris. Nossa, nesse sentido, quer dizer do ser humano. Os astronautas que pisaram na lua disseram que era um grande passo para a humanidade: “That’s one small step for man, one giant leap for mankind”. We are brothers, my friend!

  2. Aí acontece o milagre!
    Uma lingua ruminante enrola o capim em cadeia nacional, pra todo mundo ver como se alimenta com mentiras, mugindo um texto ração balanceado pra enganar até o bispo.

    Mas, é isso, só engana até um bispo dessas igrejinhas de garagem.
    “Está tudo sob controle!” , muge…
    E o bispo diz Amém…

    Ruminar combate o caos e defende a floresta….
    Quanta hipocrisia.
    Não existe nada mais abestalhado que essa postura.
    Panelaço geral.
    Patetaço total.

  3. Macron, se quiser bala tá facil, um viro nas redes olavistas e bolsominimas devem ter todo o material para provar que promoveu-se, este ano, um tal Dia do Fogo, para celebrar o afrouxamento da defesa ambiental promovido pelo time do Bagual.

    A fala em cadeia nacional ional, regada a panelacos por todo o Brasil, é outra bala forrada de mentiras inescrupulosas….

    • Desinformação galopante…Macron está pressionado pelos agricultores franceses e tem problemas internos com os protestos há semanas. Para atacar o Brasil usou uma foto de queimadas de 30 años atrás. Repete o chavão de que Amazônia é o pulmão do planeta, são os oceanos. Os 153 testes nucleares franceses na polinésia deixaram 3500 toneladas radioativas. Macron aprovou há pouco um projeto ambiental na Amazônia da Guiania francesa para gerar até 900 empregos usando cianeto e eliminando muitas espécies protegidas. Quer abortar o acordo com Mercosul mas a Merkel não concordou. Depois está dizendo que a Amazônia e deles. A Bolívia está queimando, alguém ouviu algum protesto contra Evo Morales? Meio milhão de hectareas
      Estão de olho nas riquezas minerais

      • Seu Alex, é fácil condenar a França pelos testes nucleares na Polinésia. Lembre-se que na época havia corrida nuclear por motivo de defesa nacional.Corrida burra, homicida, mas havia. A Rússia roubou dos Estados Unidos o segredo da bomba atômica e produziu até bomba de hidrogênio! E a França e a Inglaterra estão próximas da Rússia…
        A nossa Amazônia está nesse estado pelo desleixo dos governos anteriores ao do Bolsonaro. Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer poderiam fazer mais, mas é fácil prever o passado. Portanto, temos que arregaçar as mangas, aceitar ajuda do mundo se preciso for, e ir á luta! Sem medo, sem cagaço, sem coitadismo.
        Allons-y, compagnons!

      • Fiz a programação visual do protesto contra os testes nucleares da Franca em Moruroa, uma grande bandeira escrito NÃO no chão da entrada do Consulado da Franca (torres gêmeas da Caixa, na Av Paulista) e tínhamos bandejas com cogumelos, quem passava pegava uma e colocava sobre o NÃO para manifestar contra.
        Foi a ultima vez que trabalhei para o Greenpeace, depois a podridão veio a tona, o Mercado comprou a Bagaça….

        Hoje não adianta acreditar em nada mesmo, tem que ser CONTRA TUDO que você vê sendo feito errado…

  4. O país deveria saber valorizar as relações e agir com prudência para não despertar aspirações.

    O presidente sua turma que pensa como ele escolheram o caminho.
    Agora enfrentam a turbulência, resultado de suas ações de governo.

    Uma tempestade começou pequena mas pode tornar-se grande.

    Esse capitão conduz o navio e pecou por escolher assessores que pensam apenas como ele.

    Não permitir a diversidade na sua equipe de governo (mesmo que no segundo ou terceiro escalão), pretendendo um pensamento único, resulta em menos opções no jogo político.
    No cenário interno pode seguir aos trancos ou atropelando quem faz oposição. Mas no campo internacional, vemos o quanto pode custar caro… contra outras potências.

  5. O que significam 100.000 franceses com os braços erguidos?
    1o. O Exército;
    2o. Genicidio;

    A retórica externa sempre existirá.
    O problema é a postura interna, principalmente da midia isentona.
    Na BandNews, outro dia, um jornaleiro “esclareceu” os telespectadores com a seguinte colocação:
    O governo se poisiciona baseado na “tese” da soberania nacional. Só rindo, tese?
    Bem, surgiram vários especialistas no tema,
    Anitta, a moça da Girafa, etc.
    O Macron ( papa véia ) publicou uma foto de 1989, cujo fotografo morreu em 2003, e vira verdade.
    Fala sério…
    Vermelhinhos, será que não dá para perceber o mal que fizeram ao mundo?
    Chega a ser cafona.
    Outro dia, o namorado da lacradora Fatinha Bernardes e o Sr. Orlando Silva (até mancha o nome do grande intérprete) elaboraram um projeto de lei em que , se aprovado, mãe casaria com filho, pai com filho, etc..
    Recuaram, graças a linha conservadora.
    E não vi uma observação na NEWTI.
    A verdade é que o Sr.Macron e D.Merkel, estão cim muitos problemas internos, perderam eleições em Maio, bagunça e perderam terreno com jovens.
    O temq seduz.
    E não estão interessados nas árvores e sim o que está abaixo das raízes.
    Até os satélites da NASA mostraram a maluquice, mas o que vale é Anitta, foto de 1989 e Girafa na amazônia…risos
    No Brasil, gostando ou não, os únicos que conhecem melhor a amazônia são os militares e só não fizeram melhor trabalho por causa dos últimos 25 anos de governos Fabianos do Foro de São Paulo.
    Esses caras fizeram de tudo para 3sculhambar com militares. Tudo em nome da democracia. FDPs.
    CN, acredito que seu projeto de terceirização na edição do Blog esteja dando água….
    Pergunta:
    Como terminou a eleição recente na ABI, casa dos “jornaleiros”, seio da democracia?
    Parece que foi confuso, não foi?
    Não li mais nada sobre o assunto.
    Será que aquela big recepção ao Verdevaldo, foi para indica-lo como próximo presidente?
    Palavra com a Edição!

    • A foto compartilhada pode ter sido de outro momento no tempo passado, mas traduz – de maneira simbólica que talvez tenha(m) pretendido o(s) autor(es) da postagem – uma situação (de preocupação) com o aumento das queimadas (um fato capturado por radares – logo, base científica. Ah… Já sei. Bolsominios não acreditam na Ciência).

    • Quem conhece melhor a Amazônia são os índios!
      A maior padfe do contingente das Forças Armadas estão concentradas em RJ, SP, MG, RS… desfilando, correndo por não terem muito o que fazer nessas regiões…
      O Brasil, comparativamente com nações que operacionalizam tropas em conflitos pelo mundo, é o país com mais oficiais e superiores (como oficiais generais, almirantes e brigadeiros do ar) no mundo em proporção por contingente de tropa.

    • Quem conhece melhor a Amazônia são os índios!
      A maior padfe do contingente das Forças Armadas estão concentradas em RJ, SP, MG, RS… desfilando, correndo por não terem muito o que fazer nessas regiões…
      O Brasil, comparativamente com nações que operacionalizam tropas em conflitos pelo mundo, é o país com mais oficiais e superiores (como oficiais generais, almirantes e brigadeiros do ar) no mundo em proporção por contingente de tropa. Todos com suas bundas estacionadas naqueles estados citados… ganhando soldo entre R$ 15mil e R$50mil.

    • Quem conhece mesmo são as forças armadas, inclusive tentam proteger os indios das ongs (vermelhinhas).
      Quem leva médicos, remédios, etc no meiobda mata são os militares Sim.
      Inclusive combatendo asFarcs e grupos de narcotraf8cantes travestidos de Guerrilheiros, ou as Farcs não participaram di Maligno Foro de São Paulo.
      Que por sinal se reuniram na Venezuela.
      Genoino até tentou se meter na selva, se não tivesse entregado os amiguinhis vermelhinhos, teria sucumbido.
      Assim como o paizinho do honestissimo presidente da OAB.
      A foto(1989), a Girafa e a Anitta é que estão corretas.
      Os satélites da Nasa é que estão errados, até por que a terra é plana e Amstrong não pisou na lua, obra do Kubrick.
      Vermelhinhos jujuba, chega, está cafona.
      Lembranças a Pol Pot, Lenin, Mark, Mao, Ho chi mim, Gordinho Coreano (esqueci o nome..rs), Maduro, Fidel, Che, Manuela Avião? Prestes, etc..

      100.000.000 de mortos em 70 anos…

      Pergunta: e a eleição recente na Abi? Deu Verdevaldo?

      Vermelhinhos, tirem a carteira de trabalho da gaveta ou uma primeira via.
      Vai ter que esperar um pouco, pois o mercado precisa no momento pessoas com certa experiência afinal, estamos tentando sair de uma recessão grave, com uma queda no PIB de aproximadamente 8%. Nesse momento está complicado para empregar quem nunca trabalhou.
      Mas a Dilmanta e o LulaHonesto nada tem a ver com isso.
      Risos..só rindo.
      Foto de 1989, Girafa na Amazonia e Depoimento de Anitta.
      Mas o satélite da Nasa é que não vale.
      É imperialista.
      VSF não é?

  6. Quem conhece o esquerdismo sabe que faz parte da sua luta pelo poder, desde 1917 na Rússia, mentir, matar e roubar.

    Mas isto não ficou restrito somente aos esquerdistas puros, mas a todos que não percebem isso e, como inocentes úteis, eles não acabam por concretizar os objetivos nefastos do marxismo-leninismo, pela suas fragilidades emocionais e culturais.

    Macron taí se lambuzando com isso para não perder a boquinha

  7. Macron, tadinho, é, no momento, o sujeito mais ridicularizado do PLANETA! Típico francês, joga sujo para tentar sua impossível reeleição, haja vista o elevadíssimo grau de rejeição (beirando os 80%). Até a Anta Merkel já deu-lhe um “alto lá “.

  8. Entre as Forças Socialistas Corruptas da Europa e as Forças Corruptas do Brasil que ainda sofrem a “sindrome das safadezas gerais”, onde se locupletaram com a cumplicidade e omissão total dos 3 Podresres da República durante 20 anos, para destruírem o Brasil inteiro, fico com O BRASIL E O POVO DE BEM DO BRASIL !!! Não se conformam com as Derrotas Democráticas tentam impor uma Invasão Estrangeira a Pátria Brasileira(Alta Traição e Crime Contra a Segurança Nacional e a Pátria Brasileira) para nos impor humilhações e derrotas internacionais diante do nosso Comércio do Agronegócio Honesto do Brasil ! Até quando vamos suportar chatices como Marielle, Terrorista do ônibus, e agora Destruição da Amazônia para derrubarem um Governo Legitimo e Democrático e nos impor a soltura (como querem as cortes da estimação da Orcrim Lulopetralha e seus mandatários iguais e sócios/cúmplices do Capo do Agreste) do maior ladrão da História do Brasil e Traidor da Pátria e o colocar no Palácio do Planalto sem Eleições Criminosamente e Revolucionariamente(atos terroristas constantes são as ordens que emanam do spa de Curitiba) e completarem a destruição do Brasil com a Implantação de uma República Bolivariana Corrupta sob a Presidência do Maior Ladrão do Mundo e seus Cúmplices e Sócios dos 3 Podresres com seus Atos, Fatos, Falas Defecais de Julgamento Sério e outras Bobagens para sustentar o Crime Organizado comandando a Nação mais viável do Planeta desde a Praça dos 3 Poderes em Brasilia ?????????? Basta, temos que ir ás ruas e defender a Soberania do Brasil e nossa Nação, os Bandidos não se conformam com a Democracia e nem com os resultados das urnas e das ruas, querem o confronto……E como diz a Poesia do Jornalista e Poeta Teófilo de Barros Filho, com Música do Genial Maestro Guerra Peixe, no Hino Militar “Fibra de Herói”, composto em 1942 para nossos Soldados Brasileiros que lutavam (coincidentemente contra o perigo Europeu do Nazismo e Fascismo, dos Alemãs e Italianos enfrentando abertamente e corajosamente com a luta dos Pracinhas Brasileiros nos campos sangrentos de toda Europa os inimigos que queriam escravizar a humanidade e a liberdade humana) que afirma para o Brasil e ao Mundo, bem assim….

    Se a Pátria querida for envolvida pelo inimigo,
    Na Paz ou na Guerra Defende a Terra contra o perigo.

    Com animo forte se for preciso,
    Enfrento a morte,
    Afronta se lava com Fibra de Herói
    De Gente Brava…

    Bandeira do Brasil,
    Ninguém te manchará,
    Teu Povo Varonil,
    Isso não consentirá ,

    Bandeira Idolatrada,
    Altiva a tremular,
    Onde a Liberdade,
    É mais uma Estrela a Brilhar !

  9. “NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O pior é que Macron está acusando Bolsonaro de mentir sobre Amazônia, o que realmente não pode ser contestado, e ameaça o acordo da União Europeia com o Mercosul. A Irlanda também afirmou que vai bloquear a implantação do pacto caso o governo brasileiro não atue para combater os incêndios em curso na Amazônia.”

    Resumindo: Boçalnaro fez caquinha.

  10. EUROPEUS DE MERDA!!!

    Falsamente em nome da preservação de árvores, querem prejudicar a população brasileira.

    Repentinamente, mais de 200 milhões de seres humanos e que vivem neste país, valem menos que a vegetação!!!

    E dizer que tenho de ler disparates e textos insanos concordando com essas deturpações que fazem do que é nosso, pois temos de defender até com a nossa vida, se for o caso!

    Franceses covardes, derrotados, em face que qualquer guerra que se meteram levaram pontapés em suas bundas gordas e flácidas, cobertas por cuecas de renda e cintas-ligas!

    Porra, eu não pertenço ao governo, de modo que mais uma ameaça deste tipo, e eu acenaria com encampação das empresas francesas no Brasil!!!

    E se quiserem continuar nos criticando, então vamos para o pau!!!
    Vamos mais uma vez chutar as bundas francesas de volta para sua terra conquistada por inimigos os mais variáveis, diante do medo e covardia franceses!

  11. De modo a confirmar o que digo, a Segunda Guerra trouxe exemplos de generais destemidos, desde americanos e ingleses, até por parte do inimigo, Alemanha e Japão.

    Sabem de algum herói francês neste conflito, que foi o maior da história da humanidade??!!
    Claro que não, pois não houve.

    Tampouco o canalha De Gaulle “lutou” em favor da França, pois estava na Inglaterra, para onde fugiu depois que os nazistas venceram a França de forma humilhante, dizendo-se “comandante das forças livres francesas”!!!
    O narigudo sabia contar piadas como ninguém!

    Macron virá para nos combater como?
    De peruca?
    Saia?
    Perfumado?
    De sapatos de salto alto?
    Com lenços de renda?
    Cuecas bordadas?
    Cintas-ligas?
    Maquiado?
    Através de gestos delicados e efeminados?

    Francesinho de bosta!

    • Caro Bendl, o amigo não parece estar num bom momento nos comentários!

      Vale lembrar que a França é integrante da OTAN.

      Os países que fazem parte da citada Aliança possuem obrigações entre si, na defesa da integridade frente a países não integrantes.

      E o Brasil, tem aliança de defesa com quem mesmo, hein?

      Desculpe-me. Abra um vinho francês e pare de atacá-los.

      • Leão da Montanha (vá lá),

        EU QUE ESTOU ATACANDO A FRANÇA??!!

        Se tu pensasses um pouquinho só a respeito do que escreveste – e não estou te criticando -, se a OTAN decidisse nos atacar e, desta forma, devastar o que ainda existe de floresta na Amazônia, a China e a Rússia ficariam de fora deste festival pantagruélico que a Otan faria conosco??!!

        Se para sossegar os americanos, a Rússia se declarou aliada da Venezuela, imagina chineses e russos decidindo que nos ajudariam em nossa defesa??!!

        Terceira Guerra Mundial, meu, e sem o uso de artefatos atômicos, pois não haveria vencedores e derrotados, a não ser a completa extinção da espécie humana e de outras formas de vida!

        Assim como houve o Vietnã, a Guerra nos Balcãs, o Brasil iria repetir as mesmas táticas e estratégias utilizadas pelos vencedores, as guerrilhas.

        Imaginaste se franceses, americanos, ingleses, dinamarqueses … suportariam o clima na Amazônia?

        Quente, úmido, os perigos da mata, feras, cobras, sucuris, piranhas, sapos venenosos, perda de orientação, índios, emboscadas, armadilhas, seria uma lição para a eternidade!!!

        Vou abrir é um vinho gaúcho, brasileiro, e assar um lauto churrasco, enquanto os franceses comem tripas, miúdos de porcos e reses, e aves, dizendo tratar-se de iguarias, bando de malucos e idiotas.

        Saúde, Leão, e montanha não é para ti, assim como cavalo não sobe escadas.
        Abraço.

  12. Prezado Francisco, Assino o que você escreveu, não aguentam 5 minutos de conflitos, correm para baixo da cama, como esses maus brasileiros que querem o Brasil Dividido e Invadido para a continuidade dos roubos aos cofres públicos da Orcrim Lulopetralha , e, implantarem essa República de Bandidos derrotada e que as Eleições passadas deram um pontapé democrático nas bundas siliconadas desses desclassificados traidores e ladrões da pátria . A Amazônia é do Brasil e dos Verdadeiros Brasileiros ! Viva o Brasil, Viva o Povo de Bem do Brasil !!!! Saudações Brasileiras Amigos da Tribuna !!!!

    • Meu caro Edjailson,

      Tudo bem?
      Faz tempo que não aparecias na TI.
      Alegro-me em ler o teu comentário, pois também concordas comigo sobre os argumentos que postei sobre a Amazônia.

      Dito isso, meu amigo, a França que não dê uma de pato a ganso, pois comeremos o seu fígado como patê, o tal do foie gras!

      O frescote do Macron não sabe com quem está lidando.

      Se continuar nos atazanando, que Bolsonaro lote um Hércules C-130, e despeje sobre Paris uma centena de sucuris, e milhões de mosquitos do Egito, conhecido como Aedes aegypti!

      E vamos combinar que receberemos a Rendição Incondicional da França em um igarapé amazônico, pois é costume da França assinar rendições costumeiras, logo, será apenas mais um para a sua coleção de fiascos!

      Abração, meu caro.
      Saúde

  13. Sr presidente Bolsonaro, durante 30 anos a Amazonia vem sendo explorada e o povo brasileiro nem faz ideia de quanto foram roubados , nos ultimos governos isso a mais de 30 anos os estrangeiros dominan a nossa floresta, o exercito brasileiro sempre foi e sempre sera o defensor da Amazonia, , entre pra historia como o Unico presidente que fez o uso dos militares para proteger das ONGS estrangeiras que a muito anos vem se infiltrando no Brasil mas areas de maior potencial economica no mundo, , O Sr, Presidente tem o dever de mostrar ao mundo que o Brasil não e o quintal dos estrangeiros , somos um povo unido e não vamos ceder aos franceses ou alemaes ou noruegueses any more ,O Brasil e um pais que ja foi roubado por muitos anos pelos estrangeiros de todos os paises

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *