PSOL vai à PGR e pede investigação para punir Bolsonaro por divulgar vídeo convocando manifestantes

PSOL diz que Bolsonaro incentiva o acirramento político

Paulo Roberto Netto
Estadão

O PSOL protocolou nesta quarta-feira, dia 26, pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro na Procuradoria-Geral da República. A sigla solicita a Augusto Aras, chefe do Ministério Público, que abra investigação para punir o presidente por divulgar vídeo pelo WhatsApp convocando manifestantes para atos anti-Congresso. O caso foi revelado nesta terça-feira, dia 25, pelo ‘Estado’.

A sigla pede a Aras que abra investigação para autuar e responsabilizar ‘Bolsonaro e seus aliados que também estejam convocando a população para atacar a democracia’. “Não restam dúvidas de que os representantes do atual governo, especialmente o Presidente da República, não possuem qualquer apreço pela democracia e sequer reconhecem ou compreendem o papel de instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito”, afirma o partido.

AMEAÇA – Segundo o PSOL, o compartilhamento de mensagens que ‘incentivam o acirramento político e ameaçam o funcionamento das instituições democráticas’ demandam investigações do Ministério Público Federal.

“É inquestionável que no regime democrático o Presidente da República e seus Ministros se submetem à Constituição Federal e às leis vigentes, devendo respeitar e prezar pelo livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”, afirma o partido. O PSOL cobra ainda que seja apurado a origem, financiamento e produção do vídeo divulgado por Bolsonaro.

CONVOCAÇÃO – A gravação divulgada exibe a facada que o então candidato à Presidência sofreu em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018, para dizer que o presidente ‘quase morreu’ para defender o País e que agora precisa ‘que as pessoas vão às ruas para defendê-lo’. A mensagem que acompanha o vídeo afirma: “- 15 de março/Gen Heleno/Cap Bolsonaro/O Brasil é nosso, não dos políticos de sempre”.

O presidente afirmou se tratar de ‘troca de mensagens de cunho pessoal, de forma reservada’. Lideranças políticas repudiaram o ato. Ministros do Supremo Tribunal Federal também se manifestaram sobre o caso, em especial Celso de Mello, que advertiu que o presidente não está ‘à altura do altíssimo cargo que exerce’.

12 thoughts on “PSOL vai à PGR e pede investigação para punir Bolsonaro por divulgar vídeo convocando manifestantes

  1. Esse vídeo do Presidente convocando ato contra o Congresso “non ecziste” como dizia o saudoso Padre Quevedo.

    Mas como o preconceito tacha o Presidente de anti democrático, os crédulos e os histéricos vão logo condenando sem nem ver o vídeo.

  2. A ditadura militar perdeu o trem da história, os pós-militares perderam o trem da história, e Bolsonaro tb está perdendo o trem da história. Pela direita, esquerda, ou centro, não existes saída alvissareira para o país. A única saída alvissareira é por cima, à moda Marechal Deodoro.

  3. Provocar o impedimento do Bolsonaro é pedir a posse do General Mourão.
    É isso que querem ou só fazer firula e dar faniquitos?
    Não sou nenhum Simão Bacamarte para pespegar doenças fictícias em adversários, mas tenho como certo que esse pessoal do PSOL tem uma sofrência com o cretinismo fundamentalista.
    São uns bizarros.

  4. Deveria haver uma lei que quando um político, incluindo o Presidente da República e figuras do alto escalão dos três poderes cometessem um ato grave, levaria uma repreensão e com três repreensões sofreria automaticamente o impeachment. A exemplo do futebol que com três cartões amarelos tem a suspensão automática.
    Tivemos muitos presidentes ruins, mas nenhum desequilibrado e sem compostura como o atual.
    A corrupção prejudica o país, mas a falta de preparo para comandar um país também prejudica e pode até prejudicar ainda mais.

  5. Psol?Aquele partido que faz loas a ideologia do fracasso, da inveja, que saúda tiramos, defende todo tipo de criminoso, terrorista e Black Shit? Tá bom…que medo, não vou dormir nunca mais, os nóias e cracudos contra-atacam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *