PT conseguiu ressuscitar a direita no Brasil

Altamir Tojal
Blog Este Mundo Possível

O petismo remanescente deixa um grande saldo de mistificação e rancor.  Tem sido recorrente nesta campanha eleitoral o apelo de partidários do PT à indulgência à corrupção no governo em nome de programas sociais e o repúdio às críticas à presidente Dilma em nome de seu passado na resistência à ditadura.

Talvez algumas pessoas se surpreendam ao saber que participei da luta contra a ditadura, fui preso e torturado no DOI-CODI. Procuro ser discreto em relação a isso, embora não me envergonhe nem me arrependa de minhas posições e ações políticas.

O fato de ter sido preso, torturado, vigiado e perseguido na ditadura não me torna melhor que ninguém nem me dá nenhuma autoridade.

Mas essa experiência me ensinou que não se deve tratar adversários políticos como inimigos nem usar técnicas goebbelslianas contra opositores, repetindo milhões de vezes mentiras com o propósito de transformá-las em verdades.

ASSALTO AO ESTADO

Pela mesma razão, considero vergonhoso o uso de slogans e discursos de justiça social para justificar o assalto ao estado e ao povo, das bilionárias transações na Petrobras aos desvios de dinheiro da merenda das crianças e do remédio dos hospitais.

Seja qual for o resultado desta eleição, a indigência argumentativa do petismo remanescente deixa um grande saldo de mistificação e rancor. É o resultado da divisão da sociedade em “nós e eles”, da desmoralização da política, da mercenarização da militância, da domesticação do movimento social, da transformação da corrupção em política de governo, da demonização dos adversários e desse projeto de “Reich de mil anos”, entre tantas outras perversões e contrafações.

Ainda vai ser feito um inventário do estrago que estes 12 anos de PT causou à democracia brasileira. Consertar isso vai ser uma tarefa para gerações. E ainda não conseguimos superar a herança da ditadura.

DEBANDADA

Muitos petistas se aborreceram com isso e deixaram o partido, a exemplo de Marina Silva, Fernando Gabeira, Hélio Bicudo, Cristovam Buarque e Vladimir Palmeira.

Os petistas remanescentes estão em companhia de Fernando Collor, José Sarney, Garotinho, Jader Barbalho, Paulo Maluf, Katia Abreu, Eike Batista e Fernando Cavendish.

Mesmo assim se consideram de esquerda e chamam os opositores de direitistas. Se refletissem um pouco, perceberiam que o PT perverteu a esquerda e ressuscitou a direita no Brasil.

(artigo enviado por Mário Assis)

36 thoughts on “PT conseguiu ressuscitar a direita no Brasil

  1. Sempre a mesma ladainha de Dilma Rousseff, sofreu tortura como presa política, quantos sofreram e até morreram para termos um país melhor, infelizmente isto ainda não aconteceu, mas isto não dá o direito de meterem a mão no erário público, seja lá quem for, quem admite é culpado como os outros, que Deus nos dê um governante que ajude o povo e não faça o povo de palhaço todos os anos.

    • São essas posições que diferenciam o caráter da pessoa. Vejam esse interessante artigo sobre a Nakano, cunhada do Celso Daniel, que além de ter sido expulsa do Centro Universitário Santo Andre, gerido pela prefeitura petista, teve junto com o seu marido Bruno de se auto exilar na França!…(…)…
      ———————————————————————————————————————
      Publicado no Estadão desta quarta-feira 20/05/2014
      JOSÉ NÊUMANNE
      Na sexta-feira, a professora Marilena Nakano fez parte de um grupo de ex-militantes contra a ditadura convidados para receberem uma homenagem prestada por movimentos sociais, sindicatos e pela Prefeitura Municipal de Mauá, na Grande São Paulo. Ela, porém, recusou-se a participar do evento por discordar ética e moralmente de alguns de seus organizadores. E aproveitou a ocasião para divulgar um documento intitulado Carta aberta de repúdio contra aqueles que desejam o poder pelo poder e fazem uso político dos mortos, presos, torturados e exilados dos tempos da ditadura como trampolim para permanecer no poder. Esse título denota uma dura condenação aos atuais donos do poder na República e situa a signatária entre os que não concordam com o uso politiqueiro do combate armado ao arbítrio militar. Ou seja, torna-a uma crítica singular dos que tentam usar os porões da repressão como comitês de campanha eleitoral.
      Urge, de início, prestar um esclarecimento que convém ser dado, a começar por um questionamento. Ela própria foi vítima da crueldade e da abominação na forma com que os militares que subiram ao poder em 1964 e do qual foram apeados em 1984 com a eleição de Tancredo Neves para suceder ao último general-presidente, João Figueiredo, combateram todos quantos se opuseram ao seu arbítrio, seja de armas na mão ou protestando nas ruas. Que razões teria ela para não se acomodar às benesses do poder, tornadas possíveis nas gestões dos presidentes eleitos pelo voto direto e universal depois da queda da ditadura: Fernando Henrique, Lula da Silva e Dilma Rousseff? Na ditadura, ela militou na política estudantil e, depois, fez parte da Ação Popular (AP), grupo de extrema esquerda originado na ala progressista da Igreja Católica. Poderia agora, como alguns sobreviventes da repressão, estar à sombra de um cargo público. Mas não: preferiu ficar na posição solitária, inóspita e desconfortável de denunciar o oportunismo e a desfaçatez de ex-companheiros de jornada

  2. E quando é que esse tal “pt” conseguirá informar:

    1. – quando é que o BARBA-DELATOR-DEDODURO e seu sacrista vão processar o Delegado Tuma Júnior? O Brasil inteiro, ansioso, deseja ver o Júnior (sem delação premiada) nas barras dos tribunais.

    2. – a Rosemary dos vôos ardentes, a Rosemary do bebarrão, cadê-la?

  3. Interessante. A ala pobre do PT enriqueceu e pisoteou bandeiras, história e imagem do partido. Mas ficaram ricos. Os ideólogos e radicais abandonaram o partido.
    Quem prometeu dar o exemplo de como fazer política séria, honesta e popular se emancipou financeiramente.
    Ficaram os medíocres em pensamentos mas espertos nas verbas.
    O resultado é que a ala mais inteligente continua pequena, isolada e pensando o que fará no futuro.
    A maior parcela da sociedade, por estar na ala “burra”, continua alimentando-se de promessas, esmolas e acreditando em Papai Noel. Eu também acredito nele, mas só no Natal.
    Felizmente, para quem ainda tem muito tempo de vida, as grande lideranças petistas que se aboletaram no poder, estão bem próximo do fim da existência.
    Aquilo que o povinho não teve coragem de fazer a natureza, com certeza, fará.

  4. Aécio na Frente, e Levando até agora, a Eleição.

    Não levo fé em pesquisas de intenção de voto. Na minha modesta opinião, deveriam ser proibidas.
    Mas, até agora o foguetório seria a “virada” da candidata Dilma sobre o senhor Aécio, segundo consta, tanto pelo Data Folha, quanto pelo Ibope.
    Só estou entrando nessa seara é porque a picaretagem que está sendo feita para ajudar o resultado que virá da urna eletrônica, está demais da conta.. não somos a Bolívia!…

    ÚLTIMA PESQUISA – do Instituto Veritás, que goza da fama de ser um acertador, fornece o resultado da sua última pesquisa ( 7.700 eleitores, em 231 cidades , Regt º 011 44/2014), aponta o candidato Aécio Neves com 54,2% e Dilma Roussef com 45,8% dos votos válidos; pesquisa feita entre os dias 17 de 20 (ontem) divulgados hoje, com margem de erro de 1,4 o que descarta o empate técnico. Pesquisa encomendada pelo jornal Hoje em Dia.

  5. Artigo esclarecedor do que é MORAL, e comentários que honram os Cidadãos(ãs) do “BEM”, que buscam cumprir seu DEVER PATRIÓTICO, de esclarecimentos, da calamitosa situação corrupta em que o Brasil está mergulhado.
    O PT- governo, não se contenta mais em roubar milhões, agora só rouba bilhões (Petrobras não nos deixa mentir).
    LULA e DILMA, são um casal de “anjinhos”, não sabem de nada!!
    Queira DEUS que o Zé e Maria Mané Povinho, dia 26, onde mande para casa, ou para a Papuda, o verdadeiro lugar para ambos.
    BRASIL NO CAOS, a casa dia, mais um escândalo.

  6. Parabéns por sua postura e pela clareza do Artigo.O Lula ( o “poste”implantado por ele não tem vontade própria,e descarrega sua impotência nos subalternos,igual no exército),trocou a opção de ser um estadista e moralizar as práticas políticas,pelo vil metal.Também…,um acusado de informante da ditadura,que não processa o acusador,que registrou em livro,uma prova cabala seu favor,que desprezou,por saber ser verdade.

    • A ira de Ferreira Gullar contra o PT é exclusivamente pela abolição do internamento em manicômios, devido ao fato dele possuir um filho que precisa de cuidados especiais. Ira seletiva baseada em motivação pessoal.

  7. PT conseguiu que todos que estão em um cargo elevado, quer seja no governo federal, estadual, municipal, Justiça e Legislativo, se achem donos do coisa publica e possam usar em beneficio próprio, igual a acontecia na antiga União Soviética.

    O DIA
    21/10/2014 12:22:11 – Atualizada às 21/10/2014 12:27:11

    “TCE decide pela exoneração de personal trainer de conselheiro
    Alessandra Pereira Evangelista recebia R$ 9 mil do gabinete de Júlio Lambertson Rabello”

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-10-21/tce-decide-pela-exoneracao-de-personal-trainer-de-conselheiro.html

    Somente exoneraram a PERSONAL TRAINER depois que saiu na “Maldita Imprensa”.

    Imaginem, um Conselheiro que deve analisar e aprovar as contas do Estado usa verba do Estado em beneficio próprio. Isto não é ou não é o mesmo que colocar a “Raposa tomando conta do galinheiro”?

    Quero saber quando o dito Conselheiro irá devolver o dinheiro pago pelo TCE a sua Personal Trainer, com juros e correção monetária, e quais medidas o TCE irá tomar contra desídia deste Conselheiro?

    Quantos casos similares existem no TCE?

    O conselheiro precisa assumir seu erro e pedir exoneração do cargo.

  8. Sr. Altamir Tojal, excelente seu artigo, principalmente quando diz: o PT se diz de esquerda,
    que na verdade, não é, chama-lo de comunista, é uma ofensa aos verdadeiros comunistas.
    O PT é a pior direita que existe, que faz um discurso de esquerda, mas privilegia a elite:
    banqueiros, multinacionais, e empreiteiras e suas obras superfaturadas, e aproveitando-se da miséria do povo os mantém cativo, com uma esmola. O PT representa a direita corrupta, é o
    verdadeiro lobo com pele de carneiro. Só posso considerar de esquerda (nacionalista) um partido que fizesse as reformas de base de João Goulart, que até os dias de hoje se fazem necessárias.

  9. O que acontece é que querem tirar o PT com candidato do PSDB, um partido que já governou o Brasil e empobreceu o povo e o país. Como não conseguiram ainda tirar tirar o PT, denigrem, inventam estorinhas para desconstruir, jogar o povo contra o PT. Lula era dedo duro da ditadura ! Dilma faliu lojinha de 1,99 ! o PT só tem ladrão ! O PT está roubando o povo ! O PT não presta ! Eu fui torturado também e não penso assim ! Satanizam, satanizam , mas perdem a eleição. Como pode ? Pode porque quem sataniza é pior que o PT. OBVIO ULULANTE ” Querem mudança ? Então não venham com políticos com menos credibilidade junto ao povo que os do PT. Eu também quero mudança,um país menos corrupto, mais competente, com mais capilaridade nos investimentos. O que mais me surpreende é o ódio , a deturpação das intenções, e a incompetência da oposição. Domingo está chegando. Aécio ainda pode vencer. Mas oxalá Dilma seja reeleita. Não dá para acreditar que o PSDB é partido mais ético e honesto que o PT. Batem no PT e aliviam o PSDB. O povo percebe.

  10. Denegrir adversário é antigo. Em 1989: Na última semana do horário eleitoral do segundo turno de 1989, Fernando Collor usou depoimento de uma ex-namorada de Lula, Miriam Cordeiro. Ela contou que Lula era racista e a deixara após o início da gravidez e que o então metalúrgico pediu que ela fizesse um aborto, em 1974. Segundo o marqueteiro Paulo Tarso Santos, que fez a campanha de Lula em 1989, Miriam recebeu dinheiro da campanha de Collo
    Leia mais em: http://zip.net/bspXDY

  11. A base de toda propaganda política da direita e do PSDB é apenas centrada no discurso denuncista-moralista, apoiada pela imprensa golpista e baseada exclusivamente nas denúncias vazias, escândalos e no pseudo-combate à corrupção. Esta prática denuncista nem é mais tão novidade assim, pois foi utilizada pelos nazistas na Alemanha de 1930, na Itália fascista também em 30, no Brasil em 1954, 1964, 1989, 1993 e 1997. Repetem mentiras à exaustão até torna-las “verdade”, tentam incriminar apenas um lado, omitindo a realidade em seu conjunto. Nem percebem que a grande maioria dos eleitores brasileiros nem cai mais nesse conto do vigário da pregação moralista, seja por conscientização, seja pelo cansaço puro e simples dessa ladainha. O denuncismo barato e moralista está se acabando pela fadiga material. Atenciosamente.

    • Some, se você souber somar, a votação que obtiveram Aécio Neves e Marina Silva no 1º turno, compare com a de Dilma e você verá que a maioria do povo brasileiro quer mudança. Contra fatos, não há argumentos.

      O resto é delírio de sua parte, as usual.

      • Eu não sei somar. Mas se soubesse, faria a soma dos eleitores que votaram em Marina no primeiro turno e que votarão em Aécio no segundo turno. O resultado é menos da metade.

        • “e que votarão em Aécio no segundo turno”?

          És o que? Guru? Clarividente? Ou acreditas cegamente nas pesquisas que colocam a Dilma à frente?

          Cada vez mais me convenço de que só crês no que queres, pois qualquer pessoa que esteja calcada na realidade e que acompanhou a falha das pesquisas (Folha, IBOPE e Vox Populi – das quais duas estão agora apontando Dilma à frente) sabe muito bem o quão desconfiáveis as mesmas são.

        • Bem, que o Giuseppe não sabe somar, todos sabemos. Estudou com o Lulla e portanto é um analfabeto funcional. Mas o horror ao PSDB vem como vêm todos os protestos dos funcionarios de paletó (só o paletó ia trabalhar) das extintas autarquias, empresas estatais e de economia mista, que nunca serviram para nada mas que gastavam horrores de dinheiro público. O plano de ajuste que mudou o Brasil, eliminou aquele tipo de elite “não faz nada mas recebe no final do mes”. E hoje, este tipo raivoso com um novo tipo de emprego “enche o saco mas não faz nada”, mais conhecido como MAV, infesta a internet, mas não mudou na essência: continua vivendo do dinheiro público. Mas o Giuseppe, conhece bem os meandros do PT e então ele poderia falar um pouco do Celso Daniel e da Rose ou quem sabe do novo escândalo do BB chamado Val Marchiori. Que dupla: Rose & Val

          • Um analfabeto funcional que foi alfabetizado em 4 idiomas, com a pronúncia impecável em todos eles. Como diria Ibrahim Sued, “sorry, periferia”. (neste seu caso periferia mental, bem entendido).

  12. Justiça seja feita, Garotinho é crítico ferrenho dos atuais governos estadual e federal. Outra observação é que na debandada dos bons nomes do PT também houveram expulsões, como Heloísa Helena, Lauro Campos (pobre Brasil que desconhece Lauro Campos..), João Fontes e outros. Do mais, texto indefectível. Saudações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *