PT não vai desistir de governar com os “conselhos populares”

Yara Aquino
Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, diz que a derrubada pela Câmara dos Deputados, do decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social demonstrou a vontade de se impor uma derrota política à presidenta Dilma Rousseff. Segundo Carvalho, o governo não desistirá de tornar constitucional e estável o processo de participação social.

A seu ver, ao não aceitar o decreto, os parlamentares agiram contra o desejo de participação do povo brasileiro. “A meu juízo, nada mais anacrônico, mais contra os ventos da história, nada mais do que uma tentativa triste de se colocar contra uma vontade irreversível do povo brasileiro que é a vontade da participação. O povo brasileiro não aceita mais uma postura de mero espectador”, acrescentou.

Na avaliação do ministro, a derrota na votação da Câmara mostra que “a presidente Dilma Rousseff tem razão ao considerar que a reforma política só ocorrerá com uma forte mobilização social e popular”.

Ao ser perguntado por jornalistas sobre o apoio de integrantes do PMDB, partido da base aliada, na derrubada do decreto, o ministro respondeu que havia setores do partido que tinham tomado a decisão de derrotar a proposta do governo e que não se deve confundir essa atitude com o conjunto do partido. “Prefiro considerar esse um episódio isolado que não afeta nossa aliança com o PMDB”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso, tem razão quando diz que “Gilberto Carvalho, como sempre, não sabe nada do que está falando”. Pela primeira vez, a Tribuna da Internet tem de concordar com o senador alagoano. Dilma Rousseff e Gilberto Carvalho sonham que PT vai conseguir mobilizar as massas para aprovar os “conselhos populares” no estilo Hugo Chávez. Sonhar não é proibido. No entanto, é mais fácil as massas protestarem contra o governo do que a favor. (C.N.)

10 thoughts on “PT não vai desistir de governar com os “conselhos populares”

  1. O povo de um país só se dá bem, quando este país é rico. Quando ele produz. E, tão importante quanto isto, é a capacidade de suas leis punir com rigor os criminosos, principalmente aqueles que administram o bem público.
    O Brasil não tem uma coisa e nem outra, já que, para se tornar rico tem que ter hoje tecnologia e isto se consegue com escolas de qualidade, coisa que não temos, ao contrário dos EUA, Japão, Canadá, Coreia do Sul, só para citar alguns.
    Essa de querer resolver problemas de pobreza ou miséria com decretos é velha e só piorou a situação do povo como nos países comunistas e ainda agora na Venezuela, com essa demagogia de bolivarianismo, um comunismo disfarçado com tudo que tem direito, como censura à imprensa, ódio entre as pessoas, insegurança jurídica desanimando e espantando investidores, etc,etc,etc
    Por essas e outras temos que tomar cuidado com essa gente que advoga ditaduras de esquerda. Tem uma aí, que ela tem como modelo, que escraviza seu povo há mais de 50 anos.

  2. Temos que encontrar um manual de instrução “Como ser presidentA”, e enviar pro planalto.
    Para que servem os vereadores, deputados, senadores, ministérios os aspones e espones!

  3. Conselhos populares, serão formados por quem? isso é mais uma patifaria do PT-governo.
    Hoje, existem os “chamados Conselhos para o “Controle Social”, como são estruturados e como funcionam:
    1º vamos falar de 2 palavras: Controle: Fiscalização; verificação; exame. Social: Da sociedade ou relativo a ela; que convém á sociedade.
    Estrutura desses Conselhos: 99%, paridade de 50% com o governo, inviabiliza o CONTROLE, A Presidência é nata para os titulares -ministros, secretários, etc. da pasta, para o controle (raposa no galinheiro).
    a esse respeito, já protestei junto a Controladoria Geral da União, MP, etc., O CGU, montou seu Conselho de Transparência com 60%, para ter quorum nas decisões e resoluções, portanto, com essa atitude, reconhece, que Controle Social, é UTOPIA.
    Esse “Conselho popular” é MÁ FÉ DO GOVERNO”, é o famoso “ME ENGANA QUE EU GOSTO”. Quer Conselho popular, para uma VERDADEIRA DEMOCRACIA PREGADA POR SÓCRATES: Acabe com a paridade safada dos 50% com o governo, Dê uma LEI para os CONSELHEIROS, agirem com lisura, inclusive com punição pelo VOTO INDEVIDO E CRIMINOSO, a que mais se aproxima é a 141/92 da Saúde, assim mesmo, a maioria o presidente é o “gestor”, que nas Conferência, ainda enxertam funcionários (até não concursados – vota o que mando se não está na rua).
    A 141/92, ainda tem questionamentos.
    Olho para Brasília, e me envergonho, de ver tanta falta de brasilidade, tanta corrupção, com os 3 poderes caindo de podre.
    Na minha Cidade, estou Conselheiro em vários Conselhos, protestando e denunciando, e NADA ACONTECE EM BENEFICIO DO ZÉ E MARIA MANÉ POVINHO, QUE CONTINUA A ENTREGAR 5 MESES E 20 DE SEUS MISERÁVEIS SALÁRIOS PARA SEREM ROUBADOS, E RECEBER DE VOLTA O CAOS NA: SAÚDE, NA ESCOLA, NA SEGURANÇA, NO TRANSPORTE.
    DEUS, AMPARE A NÓS BRASILEIROS, QUE ACREDITAMOS EM TI.

  4. Não sei como funcionaria esse tal Conselho. Mas creio que somente mecanismos de democracia direta sejam a solução. Pois o Congresso (democracia indireta) já deu dezenas de provas que não dá certo.

  5. Caro Bruno, Uma Nação que disputa o último lugar na Saúde e na Educação, a imprensa mundial e a ONU, publicaram a posição do Brasil.
    Enquanto não houver escola que ensine, enquanto o governo achar que educação é custo, o Brasil vai andar em cadeira de rodas, conforme dizia Confúcio à séculos, ESCOLA É INVESTIMENTO, e com ELA, SE FAZ UMA NAÇÃO!!
    O analfabetismo, é a Mãe da corrupção e o Pai com a Hipocrisia.

  6. O governante, qualquer que seja sua coloração, que continuar na redoma em Brasília distanciado dos anseios do povo por temor de ouvir suas necessidades, mais dia menos dia vai se surpreender e se estrepar. Não é formando conselhos partidários ou cartoriais de cima para baixo, senão humildemente escutando o clamor dos realmente necessitados nas ruas. Já tivemos um trailer de movimento espontâneo urbano não faz muito que deixou certas classes de egoístas e inconscientes sociais encagaçados.

  7. O povo já esta representado no congresso….se não sabe escolher seus representantes é outra questão….se é assim, vamos precisar de um conselho do conselho do conselho do conselho do conselho….

  8. A proposito, estes conselhos seriam formados por pessoas vestidinhas de vermelho, boné com uma estrela, botas e charuto na boca agitando bandeiras vermelhas? já vimos este filme em algum lugar desta américa latrina….

  9. Pergunta que não quer calar: E se ficar provado que o 3º andar sabia de tudo? quem vai continuar governando o pais? haverá impeachment? as eleições serão canceladas? o vice que também sabia vai governar? como fica? ou será que vão abafar o caso e deixar pra lá? Sabem, acho que esta valendo a pena roubar neste pais… o exemplo vem de cima….e que bons exemplos sobre a malandragem estamos tendo deste governo! o negocio é ser esperto certo? é meter a mão e cair fora para a Itália….curtir de boa….descansar pra valer…..com o din din do povo trouxa escondido na cueca….ou, na pior das hipóteses, em sendo pego com a boca na butija é só devolver uma pequena parcelinha do produto do furto para os cofres públicos fica tudo certo!….ai é descansar 1 aninho em casa, com ar condicionado, piscina, sala de fitness, etc….não vale a pena mesmo? e agora José? José, e agora?

  10. o ser humano vai bem até a hora de pegar no batente……ai ele muda a postura…fica vermelho com estrelas pra todo lado….fica vermelho na hora…..com direito a estrelinhas hahahahahaha………….nessa hora o governo entra e da bolsas enxada, bolsa picareta, bolsa escola, bolsa família, bolsa cigarro, bolsa terra, bolsa viagem, bolsa trepada, bolsa até pra cagar…so que quem paga a conta é o otario que produz….ou é mentira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *