PT quer “turbinar” o evento em Curitiba, em ostensiva obstrução à Justiça

Resultado de imagem para lula nos eminario do pt

Lula pede que o PT se una contra a Lava Jato

Cristiane Jungblut
O Globo

A cúpula do PT definiu como estratégia “turbinar” e transformar num evento o depoimento do ex-presidente Lula em Curitiba ao juiz Sérgio Moro, nas investigações relacionadas à Lava-Jato. Dirigentes pretendem acompanhar Lula à capital do Paraná, independentemente da data em que ocorrer o depoimento. A Polícia Federal pediu para que Moro transfira o depoimento, inicialmente marcado para o dia 3 de maio, mas o juiz ainda não determinou o adiamento. O PT já estava mobilizando os movimentos sociais para uma manifestação em Curitiba no dia 3, e os dirigentes ainda divergem sobre manter ou não a manifestação diante da possibilidade de adiamento.

Eterno assessor de Lula, Gilberto Carvalho está fazendo a interlocução com os movimentos sociais. A avaliação de alguns petistas é que o adiamento teria o objetivo de tentar desmobilizar os militantes.

MUITAS DÚVIDAS — “É como uma festa de casamento: você se organiza para uma data, compra passagem, e, se a data muda, você diz que não vai mais” — disse um petista. Por isso, devido ao esquema já montado, alguns defendiam que a manifestação fosse mantida. Mas outros avaliavam que, caso o depoimento seja adiado, será necessário mudar a data para acompanhar o dia em que Lula de fato falar. Além da manifestação, no dia do depoimento Lula estará acompanhado de caciques do partido e de parlamentares.

“Eles querem esvaziar o depoimento. Toda a bancada estará lá com o Lula. Ele está ferido e diz que só mostram meia verdade sobre sua situação” — disse um parlamentar.

CONTRA A LAVA JATO – O ex-presidente Lula pediu aos parlamentares e dirigentes partidários que parem de brigar internamente e que o partido se una neste momento de enfrentamento da Lava-Jato. O recado foi dado no seminário realizado na segunda-feira. Segundo um dirigente, Lula está “ferido” por ser alvo da Lava-Jato e disse que quer ir ao depoimento para se defender diretamente.

Os dirigentes mantêm o discurso de que a imagem de Lula se reforçaria caso fosse detido ou impedido de concorrer à Presidência da República em 2018.

O ex-governador da Bahia, o petista Jaques Wagner, assumiu esse discurso e afirmou que irá acompanhar o ex-presidente a Curitiba na data do depoimento, sinalizando que não será o único. “Será um ato de solidariedade a Lula e não de confrontação a ninguém” — disse o ex-governador baiano.

O CERCO SE FECHA – Entre integrantes da cúpula do PT que participaram do seminário em Brasília, a avaliação era de que o cerco a Lula está se fechando, e a situação do ex-presidente se torna cada vez mais delicada.

Lula utilizou seu discurso no seminário para mostrar que está pronto para a “briga” e que será candidato em 2018. O ex-presidente gostou do tom adotado pela senadora Gleisi Hofmann (PT-PR).

“Aqui não tem bandido, aqui podem ter pessoas que podem ter errado. Na primeira denúncia, na primeira ofensa, não vamos baixar a cabeça” — disse a líder do PT no Senado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O juiz Sérgio Moro ainda está avaliando as condições de segurança e a possibilidade de impedir a ação dos manifestantes. O problema é que as vias de acesso são estreitas e os petistas podem impedir que Lula e o próprio juiz consigam chegar ao prédio da Justiça Federal. De toda forma, a ameaça de obstrução à Justiça é ostensiva e revela a fragilidade institucional do país. (C.N.)

32 thoughts on “PT quer “turbinar” o evento em Curitiba, em ostensiva obstrução à Justiça

  1. É muito importante para o PT e os bloqueadores da justiça conhecerem a data previamente. Há o problema da organização e da conservação da mortadela para a turma toda. A não ser que eles comam carne estragada como aconteceu com muitos brasileiros recentemente.
    No fundo, no fundo, nossa Brasuela está ficando hilariante.

  2. A “narizinho” esta absolutamente certa,ladrão de dinheiro público, não é bandido, é apenas um “errado.
    Bandido é o pé de chinelo, engravatado e com foro especial, é apenas alguém que distraidamente misturou o seu dinheiro com o dinheiro público e na dificuldade de identificar o seu, ficou com tudo.
    Haja paciência para aturar estes políticos brasileiros, acham que a população toda é idiota.
    Vivesse no Brasil, na atualidade, o que sera que diria o senador romano Cícero, desafeto do embusteiro Catilína.
    Ave Moro, os que serão “libertados” pelo STF, te saúdam.

  3. Alô é da Polícia?

    Sim, em que posso ajudar?

    – Manda uma viatura aqui na minha rua. Está acontecendo um assalto e os bandidos estão armados e atirando nas pessoas!

    – Olha senhora, nenhuma viatura quer ir. Se os assaltantes reagirem e atirarem nos policiais e se os PMs revidarem e eles morrerem, seu vizinho vai filmar tudo e amanhã vai estar em todos os jornais a seguinte matéria: “Absurdo! Polícia Militar executa jovens em comunidade!”
    Os policiais serão afastados, demitidos e presos, chamados de assassinos e condenados pela sociedade antes mesmo de serem julgados! A família dos bandidos vai dizer que eles eram estudiosos, trabalhadores, excelentes filhos e cidadãos exemplares. Haverá manifestações, vão queimar ônibus, apedrejar vitrines, vão fechar sua rua e o trânsito vai virar um caos. Depois, a ONU vai divulgar uma nota de repúdio e solicitar o fim da Polícia Militar. A OAB vai pedir indenização à família dos jovens (bandidos) que tiveram seu sonho interrompido pela polícia e os membros dos direitos humanos vão custear um velório com direito a honrarias e os caixões serão cobertos com a bandeira nacional. O mundo inteiro irá se comover e se posicionar contra a PM.

    – E agora, o que eu devo fazer?

    – A senhora tem duas opções: Pode ir morar num País sério onde bandidos não se transformam em heróis; Ou ligar em seguida para a sede dos direitos humanos e pedir para eles irem aí conversar com os assaltantes. Com certeza eles irão garantir os direitos dos bandidos para assaltarem em segurança!

  4. ” De toda forma, a ameaça de obstrução à Justiça é ostensiva e revela a fragilidade institucional do país. (C.N.)”. Você quer exemplo mais emblemático de obstrução à justiça e fragilidade institucional do que Temer e camarilha no governo do país , com o líder do governo, o Caju da Odebrecht, um bandido de Roraima, travestido de político, dizendo que estavam aplicando o golpe para estancar a lava jato ?

  5. Deu na Foreign Affairs: O caso de Lula. Ele merece um julgamento justo, não a perseguição. Por Geoffrey Robertson.

    Se há provas de que Lula se beneficiou da corrupção, ele deve responder por isso – mas em um processo justo diante de um juiz imparcial. 

    Moro e o preconceito provocado pela mídia brasileira tornaram isso impossível. 

    https://goo.gl/8Fl9QD

  6. A tática é bastante conhecida e empregada nos morros do Rio de Janeiro.
    A bandidagem se escuda na população para não ser alcançada pela lei, nada diferente da empregada pelo PT.
    A covardia de se enfrentar as acusações de frente e de peito aberto, leva certos indivíduos a se protegerem atras de causas ou inocentes úteis.
    Não teria o dito coragem suficiente para ir lá em Curitiba e com toda indignação característica de um inocente contar a sua verdade nos fatos? Precisa ir escoltado pelos fanáticos? Ou não teria verdades para contar? Que coisa.

  7. Pra mim isso é uma vergonha para as autoridades e poderes da republica . Quando bandidos impõem toque de recolher nas comunidades ninguém ousa a descumprir a ordem ; chamem o marcola e seu exército quero ver se alguém ousar fazer manifestação !!!Um país onde corruptos continuam mandando e desmandando como aqui só resta pra nós pagar os tributos e ficar quietinho se não quem vai preso somos nós !!

          • Eu sempre fui Revolução Pacífica do Leão (RPL-PNBC-DD-ME), desde o nascimento, eu já vim ao mundo com essa missão, revolucionar essa merda de república 171 do Brasil, e, por conseguinte, o mundo, com Democracia Direta e Meritocracia Eleitoral. PT foi apenas uma ilusão que cruzou o meu caminho, cuja trajetória tentei mudar há mais de 20 anos, e como não mudou, mudei eu, pulei fora e prossegui na minha carreira solo em prol do descortino de novos horizontes para todos, especialmente para as próximas gerações.

  8. O Lula ainda está solto, mas tem muito político, que por muito menos está atrás das grades.
    Se não enfrentar essa turma logo, eles se sentiram vencedores e incentivados a aumentar esses movimentos em defesa do Lula. É agora, ou talvez nunca. A justiça, não pode se intimidar.

  9. A prisão de Lula é uma questão chave para a Operação Lava Jato. O PT já vai considerar um herói se quando do depoimento dele ao Juiz Sérgio Moro ele não for preso. O apoio que a Laja Jato tem tido até hoje gira em torno da certeza de que Lula será preso. Temo pela desmoralização dessa operação e dos juízes e procuradores responsável se essa prisão não acontecer, pois a mídia que temos é oportunista. Da mesma forma que se voltou contra Dilma, hoje exibe manchetes diárias contra Temer. O enfraquecimento e a desmoralização da Operação Lava Jato é uma vitória da corrupção no Brasil e isso representará um custo terrível para a imagem desse país, principalmente para os brasileiros que vivem ou viajam frequente para o exterior.

  10. A prisão de Lula é uma questão chave para a Operação Lava Jato. O PT já vai considerá-lo um herói se quando do depoimento dele ao Juiz Sérgio Moro ele não for preso. O apoio que a Lava Jato tem tido até hoje gira em torno da certeza de que Lula será preso. Temo pela desmoralização dessa operação e dos juízes e procuradores responsáveis se essa prisão não acontecer, pois a mídia que temos é oportunista. Da mesma forma que se voltou contra Dilma, hoje exibe manchetes diárias contra Temer. O enfraquecimento e a desmoralização da Operação Lava Jato é uma vitória da corrupção no Brasil e isso representará um custo terrível para a imagem desse país, principalmente para os brasileiros que vivem ou viajam frequente para o exterior. É importante entender que não existe mais espaço para conciliação na política e a volta de Lula e o PT ao poder representará o fim da democracia, apesar de frágil, que ainda praticamos. Seremos uma ditadura como é hoje a Venezuela. O PT não vai mais sair do poder ser voltar à Presidente da República e tudo vai fazer para se consolidar nomeando dezenas de milhares de filiados para todos os cargos públicos existentes e ainda criarão mais cargos.

  11. Loriaga Leão
    O Michel Temer esta onde esta, não pela minha vontade nem pelo meu voto. Quem elegeu o Temer, que agora o ature, até porque sem o PMDB e a Odebrecht a Dilma jamais seria presidente e o Temer vice.
    A responsabilidade sobre o Michel Temer é das forças que o elegeram e agora não adianta querer tirar o corpo fora.
    Enquanto serviu era bom, agora que não serve mais, não presta.
    Na próxima, escolham um vice mais confiável.

    • Discordo. O Temer está lá por causa da lava jato e, sobretudo, da necessidade que faz o sapo pular para não ser queimado vivo. Por outro lado, não fosse a petezada cabeça de bagre, fisiológica, ter chegado ao poder, jamais ficaríamos sabendo tudo o que sabemos hoje sobre os bastidores, porões e submundo da república 171 do Brasil, e o sistema político podre, que, há 127 anos, perfaz a plutocracia em que sempre vivemos , com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia.

  12. Borges,

    Por essas e outras que Lula não será preso, na minha opinião, claro.

    E mencionei as razões pelas quais o crápula poderá se candidatar inclusive à presidência ano que vem!

    Moro sabe que tem nas mãos, se prender Lula, uma bomba atômica, e não quer ser o responsável por esta explosão, ainda mais que não terá o apoio do STF para esta determinação, que será revogada pela Alta Corte no dia seguinte, então a desmoralização completa da Lava-Jato!

    Mil vezes a expectativa de Lula ser detido que livre, e os Gilmar, Tofoli, Lewandowski e companhia livrá-lo através de um Habeas Corpus.

    Moro e a Lava-Jato desmoralizados, e Lula e sua quadrilha com o moral elevado!

    Um abraço.

  13. Concordo plenamente , se hoje temos Michel Temer e toda esta corja , devemos gratidao ao Lula , Dilma e ao PT. Hoje ambos e o propio partido , felecem com seu propio veneno.

  14. Manifestação da petr!lh@d@ obstruindo a justiça?Nada que a tropa de choque da PM, utilizando a tática conhecida como “Caldeirão de Hamburgo”, não resolva, “amarelam” rapidamente!

  15. Sei não…

    Nas redes sociais corre um trololó de que as Forças Armadas colocaram como ponto de honra nacional, a manutenção das investigações da Lava a Jato com Moro à frente, à guisa de um comandante que passe o Brasil à limpo na guerra contra a corrupção das autoridades públicas civis que deixaram a Nação na bancarrota.

    No momento, essa situação em Curitiba,está parecendo uma provocação, que transcende a ordem pública na sua forma institucional, uma queda de braço entre os poderes, desmoralizados e incapazes de vencer organização criminosa que conduz os destinos do pais, e que, pelo visto, não abre mão disso.

    O jogo está sendo jogado…perigosamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *