Putin enfrenta os EUA e diz que não entregará o dissidente Snowden

Deu na Reuters

Os Estados Unidos fizeram uma promessa formal à Rússia de não torturar nem executar Edward Snowden se ele for deportado para responder judicialmente por ter revelado programas secretos de espionagem do governo norte-americano.

Snowden, de 30 anos, ex-prestador de serviços da inteligência norte-americana, está retido há mais de um mês na ala de trânsito do aeroporto internacional de Moscou, enquanto a Rússia estuda a concessão de asilo temporário a ele.

Em carta datada de terça-feira, mas revelada nesta sexta-feira, o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, escreveu que pretendia esclarecer qual será o destino de Snowden caso ele seja devolvido ao seu país.

ASILO TEMPORÁRIO

“O senhor Snowden apresentou documentação solicitando asilo temporário na Rússia sob a alegação de que, se for devolvido aos Estados Unidos, ele seria torturado e enfrentaria a pena de morte. Essas alegações são inteiramente sem mérito”, escreveu Holder.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o Departamento Federal de Segurança da Rússia e o órgão equivalente dos Estados Unidos, o FBI, estão discutindo a situação de Snowden, cuja permanência no aeroporto Sheremetyevo causa mais um incômodo nas relações russo-americanas.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ter uma “forte determinação” de não permitir que o caso afete as relações bilaterais. Peskov disse que Putin, ex-agente de inteligência da Rússia, não lida pessoalmente com o assunto.

Mas ele reiterou a posição russa de que “não entregou, não entrega e não entregará ninguém”.

Putin declarara anteriormente que Snowden só conseguirá refúgio na Rússia se parar de cometer ações nocivas aos EUA.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

3 thoughts on “Putin enfrenta os EUA e diz que não entregará o dissidente Snowden

  1. Parece que tem coisas que desconhecemos aí no caso. Noticia-se o vacilo do Putin em conceder asilo, a banca que o perseguido está botando para aceitar e agora a promessa dos norte-americanos que não vai torturá-lo ou matá-lo. Aliás, essa promessa já é furada por excluir, por exemplo, uma solitária de 30 anos a la Robert King, que é muito mais torturante que algumas sessões de pau-de-arara. Algo não está se encaixando.

  2. “Os protocolos dos sábios de sião”;
    .bíblia sagrada: a incensada e incompreendida até hoje – apesar das várias ‘interpretações’ – mitologia judaica, apenas compreendida à luz da caballah, inacessível para os ‘goim’, mesmo os que, arrostando a má vontade dos ‘anciãos rabinos’, arvoram-se em estudá-la(nunca chegando a compreendê-la inteiramente, porque impossível para os não-iniciados)adotada pelos ‘cristãos’; judeus. Para desviar o foco, de quando em quando, surgem livros como “O Código da Bíblia”, escrito por um judeu estadunidense, com autorização, evidentemente, dos “anciãos eruditos” que, a seguir, procuram desacreditar a obra, embora esta não tenha dado a ‘chave’ para decifrar os ‘mistérios’. Quem conhece e estuda a bíblia, tal como a conhecemos, sabe do que se trata!
    .baghavad ghita: hindu;
    .confúcio;
    .teosofia: helena blavatsky;
    .budha;
    .zoroastro ou zaratrusta: a música de Richard Strauss é linda!
    . maomé ou mohammed;
    .MITOLOGIA GREGA: a mais linda de todas.
    Ainda assim, mi-to-lo-gia-a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *