
Adelino Moreira foi autor de grandes sucessos
Paulo Peres
Poemas & Canções
O compositor luso-brasileiro Adelino Moreira de Castro (1918-2002), na letra de “Sinfonia da Mata”, invoca o som do riacho, da cascata e da viola para completar sua orquestração. Este samba-canção foi gravada por Nelson Gonçalves, em 1965, pela RCA Victor.
SINFONIA DA MATA
Adelino Moreira
Tenho a viola, que retiro da parede
Quando é noitinha, para pontear
Tenho a gaiola, meu canário e uma rede
Sempre esticadinha, pra meu bem sonhar.
Quando a lua vem surgindo, cor de prata
Ilumina meu pedaço de torrão
Meu ranchinho, aqui no seio da mata
Não precisa, nem que acenda lampião.
Sinfonia do riacho e da cascata
Minha viola completa a orquestração
1) Gosto muito de músicas antigas, gratidão ao Peres.
2) Licença…
3) Estrofe Semana da Pátria
Antonio Carlos Rocha
Arcanjo Ismael*
Protege o Brasil
Ser Anjo da Guarda
Grande Luz, beijos mil
(*) De acordo com os Espíritas, o Arcanjo Ismael é o Guia Espiritual do Brasil. Na Bíblia, ele é filho da escrava Agar com Abraão, respeitosamente, o Patriarca Abraão pulou a cerca… e eu não tenho nada a ver com isso… fiz apenas o registro Literário Bíblico.
– Ismael deu origem à nação árabe, e Isaac gerou a nação judaica. Em Gênesis 25:12-18 fala sobre a descendência de Ismael: “Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão –
Esta paternidade atribuída sem teste de DNA, embora lendária, já alimentou muito ódio e fez derramar sangue entre israelenses e palestinos. Os árabes seriam filhos de um bastardo, Ismael; e os judeus nascidos de um filho prometido e pai legítimo, Isaac.
Daí se vê o quanto o ser humano é um bicho irracional: determinar a sua relação com outros segmentos, fundamentado num alfarrábio, a bíblia!
Mesmo sabendo que os palestinos sejam mais fenícios do que árabes, todavia, como estão incrustados, naquela porção do Oriente Médio, herdaram dos árabes sua cultura, seus estigmas e inimigos!