Quem ama o futebol deve curtir a Copa, mas sem perder a indignação

Resultado de imagem para copa do mundo 2018 charges

Charge do J. Bosco (Arquivo Google)

 


Tostão

Estou curioso para ver, nesta quinta (14), a festa de abertura da Copa. Duro será assistir, depois, à Rússia e Arábia Saudita. Vou ter de arrumar tempo para ver quase todos os jogos, além de alguns programas esportivos diários, fazer minhas caminhadas e tantas outras coisas. Estou bem preparado, física e psicologicamente.

Deveremos ver, no Brasil e nas outras grandes seleções, muitos craques e estratégias modernas e eficientes, como atacar e defender com muitos jogadores, deixar poucos espaços entre os setores, alternar a marcação mais à frente e a mais recuada, pressionar a saída de bola desde o goleiro e tantos outros detalhes.

EXTREMISMO – Há dois extremos de comportamentos no Mundial. Há os que tiram férias do trabalho e do(a) namorado(a), que vão ver até Tunísia e Panamá e que defendem a tese de que não existe jogo ruim em Copa do Mundo. Outros que detestam futebol, que pretendem torcer contra o Brasil e que acham uma alienação e um absurdo mudar a rotina do país.

A sociedade brasileira evoluiu. A expectativa inicial, logo após os 7 a 1, era de tragédia esportiva e de aparecimento de vários Barbosas. A tristeza foi passageira, e logo surgiram as brincadeiras. É o que vai ocorrer se o Brasil fracassar neste Mundial. Segundo o Datafolha, 53% dos brasileiros estão indiferentes com a Copa, mais preocupados com a violência, a corrupção e os graves problemas que assolam o país.

Os que amam o futebol e a Copa deveriam curti-la, sem abandonar suas atividades e sem perder a indignação.

ELEFANTES BRANCOS – A Rússia, como o Brasil, construiu vários elefantes brancos a preços exorbitantes. Por causa do longo tempo de monarquia absolutista e, depois, do período de ditadura comunista, a Rússia ainda não aprendeu a conviver com a democracia, com a liberdade de pensamento. Existe uma perseguição às minorias.

Nas belas imagens mostradas pelas TVs, vejo muito o pôster oficial da Copa, com a foto de Yashin, o maior jogador da história da Rússia e, talvez, o melhor goleiro do mundo de todos os tempos.

Atuei em sua despedida, em Milão, em 1971. Yashin era excepcional e sóbrio no gol. Os grandes talentos, em todas as atividades, são os que tornam simples o que é complexo. Os maiores craques não enrolam com a bola. São concisos, precisos, minimalistas, como era Zé Carlos, companheiro no Cruzeiro nos anos 1960, que faleceu nesta terça.

42 thoughts on “Quem ama o futebol deve curtir a Copa, mas sem perder a indignação

  1. Infelizmente qundo misturaram o futebol e a política estragaram o nosso futebol. Eu vou torcer pelo Brasil. Agora não dá para acreditar num idiota “Marcelo Rubens Paiva” segundo o site O Antagonista disse:

    “Não dá para vestir a camisa da Seleção, que virou símbolo de uma massa de manobra comandada por golpistas”.

    Agora acreditar num bando de petralhas ladrões e corruptos este acredita. Um Partido que só da vexame, Basta ver o último do terço do Papa Francisco.

    • Ninguém desse time sem nenhuma representação nacional, dita “seleção brasileira”, precisa do apoio de brasileiros que resistem a tudo e a todos para sobreviverem.

      Inclusive, é bom lembrar, somos vítmas das falcatruas dos salafrários luiz inácio e sérgio cabral que em nome dessa basbaquice de copa do mundo, que bem poderia chamar-se copa para enganar trouxas metidos a patriotas, levou-nos até o desmantelamento do Maracanã, que de patrimônio histórico foi transformado em circo de flamenguistas.

      Paremos com essas basbaquices de dar faniquitos histéricos, quando os que levaram de 7a1 pouco estão ligando para o futebol, e sim para o dinheiro podre que esses atletas viciados em marmeladas recebem de vários esquemas corruptos para financiarem eventos que tiram os trabalhadores de seus afazeres para encherem a cara de cerveja e fingirem que entendem de futebol.

      Quem gosta de futebol o pratica e não fica esperando quatro anos para matar o trabalho e dar ataques de nervos porque perdeu para quaisquer timezinho que outrora eram fregueses de caderno das seleções formadas pelos times do Vasco e outros de menores expressão.

      Tomem vergonha e vão trabalhar para o bem do Brasil, e esqueçam os idiotas que fingem nos representar, e tanto faz como tanto fez os resultados desses jogos que mais emburrecem o povo brasileiro do que qualquer outra coisa.

      Paciência e burrice tem limites.

  2. Para mim o futebol verde-amarelo acabou no 7 a 1. Depois daquele vexame passei a ter o mesmo sentimento que tenho pelas novelas da TV : desprezo.

    • A CBF passou a ser um dos símbolos da corrupção no Brasil.
      Basta ver que o último presidente foi banido do futebol,o penúltimo está preso em NY e o antecessor não pode sair do Brasil senão vai preso.
      Fica difícil torcer por um time que representa isso.
      Além disso o Tite é uma das pessoas
      mais hipócritas e mau caráter que eu conheço.
      Assinou um manifesto contra a corrupção na CBF e assim que foi convidado para ser técnico desdisse o documento que foi signatário.
      Eu não torço para a seleção da CBF desde 1990,com a ascensão do Roberto Teixeira.
      A última vez que eu torci foi em 1986,porque uma pessoa da integridade do Tele Santana merecia ter ganho uma Copa do Mundo.Aliás foi o único título que não ganhou.
      Tele Santana era a antítese do Tite.
      Não vou torcer para ninguém.Só não quero que o time do Tite e do escroto do Neymar ganhe.
      Aliás as declarações do coronel Nunes,atual presidente da entidade corrupta,no jornal de hoje mostra bem o nível dessa gente do futebol.
      FORA CBF!
      FORA TITE!
      FORA NEYMAR!

    • Futebol

      Futebol se joga no estádio?
      Futebol se joga na praia,
      futebol se joga na rua,
      futebol se joga na alma.
      A bola é a mesma: forma sacra
      para craques e pernas de pau.
      Mesma a volúpia de chutar
      na delirante copa-mundo
      ou no árido espaço do morro.
      São voos de estátuas súbitas,
      desenhos feéricos, bailados
      de pés e troncos entrançados.
      Instantes lúdicos: flutua
      o jogador, gravado no ar
      — afinal, o corpo triunfante
      da triste lei da gravidade.

      In Poesia errante

      Carlos Drummond de Andrade

  3. “O mérito da derrota consiste em isentar o derrotado de qualquer responsabilidade de vitória.

    A estética do torcedor é inconsciente; ele ama o belo através de movimentos conjugados, astuciosos e viris, que lhe produzem uma sublime euforia, mas se lhe perguntam o que sente,
    exprimirá antes uma emoção política.

    Somos fluminenses ou vascos pela necessidade de optar, como somos liberais, socialistas ou reacionários. Apenas, se não é rara a mudança do indivíduo de um para outro partido, nunca se viu, que eu saiba, torcedor de um clube abandoná-lo em favor de outro.

    Finalmente, a grande ilusão do gol confere alta dignidade à paixão popular, que não visa a um resultado positivo e duradouro no plano real, mas se satisfaz com uma abstração: vinte e
    dois homens se atiram uns contra outros, e era de esperar que os mais combativos ou engenhosos, saindo triunfantes, deixassem os demais no campo, arrebentados.

    Não. O objeto de couro transpõe uma linha convencional, e o que se chama de vitória aparece aos olhos de todos com uma evidência corporal que dispensa a imolação física. Não podemos acusar de primitivismo aos que se satisfazem com este resultado ideal.”

    Carlos Drummond de Andrade
    Correio da Manhã, 17/06/1954

  4. A seleção brasileira de futebol não pode deixar de fazer parte deste país!

    Explico:
    A maioria dos jogadores escolhidos para ir à Rússia joga na Europa, longe do Brasil com seus problemas insolúveis e corrupção institucionalizada.

    Um grupo de profissionais que merece a situação que desfruta no cenário esportivo, indiscutivelmente, mas que está distante do Brasil, alheio às nossas questões, que, se vencerem o torneio, mais dinheiro e glórias receberão, merecidamente.

    Mas, e nós?!

    Eles voltarão para a Europa, e o povão?!

    Os jogadores retornarão para os países onde jogam, com suas estabilidades políticas, recebendo em euros e muito bem seus proventos, certamente mais ricos porque vencedores, mas o trabalhador com seu salário mínimo?!

    Os parlamentares, venais, incompetentes, inúteis, perdulários, corruptos até a medula, diminuirão seus ganhos em homenagem ao hexa?!

    A nossa realidade é cruel.

    Além de não merecermos taça nenhuma, temos de continuar sofrendo até o dia que dermos um basta a esta situação de submissão que nos encontramos, de ser comandados por ladrões!!

    Que tal Temer receber os jogadores vitoriosos no Planalto?!
    Um ladrão, corrupto, incompetente, certamente cercados pelos seus ministros igualmente desonestos abraçando os jogadores, enquanto Temer e sua quadrilha nos ferram diariamente?!

    Os jogadores estarão muito bem, vencendo ou sendo derrotados, mas a nossa realidade não muda se a seleção for hexa ou continuar penta!

    Não torcerei contra a seleção, óbvio, mas não farei questão alguma que vença!

    Não merecemos esta alegria, a verdade precisa ser dita!

  5. Mais a mais, há uma raça desgraçada de preconceituosos neste país que não merece a alegria de ser vencedor da Copa do Mundo de Futebol!

  6. Lá no futebol, cá na eleição: a chave para os adversários vencerem será única: prender Neymar ou contundir Lula, dá no mesmo!

  7. Preconceituosos, enganadores, mentirosos, aproveitadores, provocadores … esta gentalha que hoje frequenta certos ambientes também não merece a alegria de o Brasil ganhar a Copa!

    Como aceitar, por exemplo, que o Congresso festeje o hexa?!

    Pezão, Temer, Lula, Dilma, Gleisi Hoffmann, Maria do Rosário, Lindberg, Vanessa Grazziotin … de que forma suportaremos que essas pessoas corrutas tenham a felicidade do título?!

  8. Carioca.
    Cuidado com os ambientes que você frequenta.
    STF arquiva inquérito contra Bolsonaro por falas sobre Preta Gil
    Supremo apurava se parlamentar foi racista com cantora em declaração. Bolsonaro associou na TV namoro com negras a ‘promiscuidade’.
    27/05/2015 18h36 – Atualizado em 28/05/2015 11h50

    • Enquanto os lustras botas se esgoelam o andar de cima passa bem as nossas custas.

      Exército faz licitação para comprar 2 toneladas de camarão, caviar e bebidas

      • Vou falar com uma amiga professora casada com um **** e assistir a Copa lá do Forte de Copa . Mortadela nunca mais !

      • Sugestão para um patriótico prato : Lagos as grelhadas na manteiga com um leve molho de aspargos e alçaparras com um pouco de espinafre.
        Em cima desse molho outro feito de manga desidratada com um pouco de açafrão legítimo. …

      • Sei lá , acho que sim , ele captava grana junto com o Delfim. Estou mais preocupado com a Copa no Forte de Copa ….
        O ladrão também foi governador bionico de SP ..

        • Conhecido na França como o embaixador 10%.
          Os defensores sumiram ? Sou um jararaco …
          O pessoal do 2.o Exército não saia da casa da minha mãe, por causa do Comendador Patrício de Freitas Valle, primo do Osvaldo Aranha, inclusive o Sizeno Sarmento. ..
          Eles tinham uma vida ” tão triste ” ….

  9. Vou torcer sim, pela nossa seleção, e ficarei muito triste se o Brasil não ganhar o hexa.

    O Tite formou uma seleção muito forte, e eu estou confiante.

    Para aqueles que vão torcer contra a nossa seleção, só posso dizer que são antipatriotas.Nossos rapazes, que vão defender a camisa canarinho, merecem respeitos; eles nada têm a ver com corrupção que graça na país.

    Salve, portanto, a nossa seleção, orgulho dos verdeiros brasileiros!

    César Cavalcanti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *