Quem se propõe a reativar a construção dos Cieps?

Francisco Bendl

Nossos governantes não querem que tenhamos uma boa Educação! Por quê? Este é o nó górdio a ser desatado.

Brizola não foi presidente porque o povo não quis, optou por um discurso que sempre desejou ouvir, e o PT soube aproveitar-se dessa circunstância e galgar o poder.

No entanto, como bem dizia o líder trabalhista, os petistas seriam a esquerda que a direita preferiria, confirmando esta afirmação a atuação do PT à testa do Brasil e sua atenção somente voltada à elite banqueira e apaniguados. Ao povo, esmola, através do Bolsa Família, mas o impedimento desta mesma gente subir na vida pela falta de escolas e de ensino adequado.

Inegavelmente carecemos de líderes verdadeiros e não fabricados pela mídia governamental e falsos sindicatos, como fizeram com Lula, ao colocá-lo em patamares inexistentes e absurdos de comandante desta nação.

JURAMENTO

Meu voto somente irá para o candidato que vier a público JURAR (e não prometer) que a Educação será o marco de seu governo, JUNTAMENTE COM A REIMPLANTAÇÃO DOS CIEPS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL! Concomitantemente a esta medida, o pagamento em nível federal do Piso Nacional de Salário ao Magistério, haja vista que o próprio PT, nos Estados que governa, NÃO CUMPRE com o estabelecido!

Agora, somos obrigados a concordar que, enquanto a população não sair de casa e clamar por mudança na rede pública de educação, continuaremos somente a debater este tema teoricamente, pois ela mesma dá a entender que não é o assunto principal.
Na verdade estamos hoje diante de várias encruzilhadas, diante da falta de objetivos do governo com as questões básicas de um país: Educação, em níveis caóticos; Saúde, em estado de coma; Segurança, inexistente.

Proposital? Incompetência explícita? Interesses estrangeiros para que permaneçamos nesta situação de eternos dependentes de tecnologia?

Inegavelmente que neste mato tem coelho e, lamentavelmente, nossos últimos presidentes se curvam perante tais “conveniências” que os fazem abandonar o povo brasileiro. Portanto, concordo com Almério Nunes, quando diz que Brizola teria sido apeado do poder.

A meu ver, esta é a revolução que temos pela frente, e teremos de lutar e vencer as barreiras que nos impedem sair deste estado de limitação tanto como povo quanto País.

Precisamos de um líder nacional, mesmo que tenha consigo uma pálida imagem do que foi Brizola na Educação, mas este terá o apoio da população, só precisa surgir no horizonte e nos trazer a esperança desta possibilidade, menos com os atuais candidatos à eleição ou reeleição à presidência desta República, tão mal conduzida nas últimas décadas.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

15 thoughts on “Quem se propõe a reativar a construção dos Cieps?

  1. Absolutamente de acordo. O próprio Papa Francisco, caro Bendl, citou em um de seus discursos durante a JMJ, se não me engano na favela de Varginha, que “só o ensino integral sem priorizar o lucro pode salvar o futuro das crianças pobres do Brasil”.
    Saudações brizolistas

  2. Porém, é preciso que essa tal educação seja científica. Essa que só se fundamenta em fatos concretos.
    Ou não adiantará nada colocar todo mundo numa escola, mesmo integral.
    Pode até piorar.
    Só para se ter uma idéia, uma universidade, lá em Ouro Preto, mantém um centro de divulgação do comunismo sob o comando, pasme, de uma “professora” de história.
    Dinheiro público para fazer lavagem cerebral.
    Religiões ou ideologias, que são a mesma coisa devem ser divulgados por partidos ou igrejas e não com o dinheiro público.

  3. Francisco Bendl, saudações.
    Quando Abraham Lincoln disse: “Numa revolução verdadeira, a letra “R” não faz sentido”. E … mãos à obra! Ele fez a maior revolução na Educação que este mundo conhece, até hoje. Implementou uma gigantesca rede de universidades em todo o país, e o resultado mostrou que os Estados Unidos transformaram-se na Nação mais poderosa do mundo, 80 anos após seu falecimento.
    Leonel Brizola foi um gigante. Um pioneiro. Um corajoso, um homem destemido. E ao seu lado, tinha “apenas” o Professor Darcy Ribeiro!!! E muitos outros!!!
    Posiciono-me frontalmente, portanto, contra os que dizem que o Brasil não produz homens capazes de dar aquela arrancada na direção de seu desenvolvimento. Na ditadura mesmo, tivemos o MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização – cujo primeiro presidente foi o Arlindo Lopes Correia. O Projeto foi abandonado, nunca mais se ouviu falar. Por que? Há “toda uma organização internacional contra a nossa Educação”, frisava Brizola. Delírio??? Delírio coisa nenhuma!!! Você me permite, caro Francisco? Vocês me permitem, caros comentaristas? Tá mais do que na hora de mandarmos o mundo a merda, e seguirmos em direção à nossa redenção e formação de NAÇÃO!!! Esquerda e direita só servem para a “ordem unida” dos quarteis!!! Ideologias … pra quêêê???
    Mas … caro Bendl … onde estará o novo Brizola??? Difícil encontrá-lo, não é verdade???
    Peço sua permissão para contar um história. Aconteceu em Petrolina, fronteira Bahia/Pernambuco. Eu estava convocando pessoas para uma palestra sobre “Motivação Para A Vida”.
    Seu nome?
    Não sei.
    Como não sabe?
    Não tenho nome, nunca tive, mas me chamam de Zé.
    Deixe-me ver seus documentos.
    Não tenho.
    Sua idade?
    Também não sei.
    Então quem é você? Quem são seus pais?
    Não sei de nada.
    Sabe ler e escrever?
    Não, mas sei falar.
    Você sabe do que trata a palestra?
    Me disseram que eu vou melhorar como pessoa e poder ganhar dinheiro.
    Melhorar como?
    É que eu sei que sou um Zé ninguém, e quero mudar isso.
    Francisco, tive diante de mim, ao longo de décadas, outros irmãoszinhos assim; os Zés da vida.
    Deus abençoe seus artigos, principalmente este e o que abordou a Cultura Árabe (inesquecível!!!)
    Se os CIEPs tivessem sido implementados no Brasil … ah! seríamos uma NAÇÃO!!!
    Mas … Brizola seria assassinado como … Abraham Lincoln!!! Não teria importância!!! Mataram Lincoln mas podemos ver seu Memorial, lá em Washington: ele sentado, altivo, olhando para a porcaria em que foi transformada a NAÇÃO extraordinária que tem para com ele uma dívida impagável!!! A Mensagem do ESTADISTA LINCOLN serve para todas as Nações!!!
    “Preparemos os homens comuns, pois, juntos, edificaremos a Nação dos nossos sonhos”.
    Esta frase, Bendl … não é bem-vinda … não foi na época de Lincoln, nem na de Brizola … e muito menos hoje.
    Jovens do Brasil!!! Vamos nessa!!! Todos nas ruas, lutando e lutando!!! O futuro lhes pertence!!! Sem luta vocês nada conseguirão!!!
    Abraço aço aço aço, Francisco Bendl!!!
    E … obrigado !!!!!

  4. Caríssimos Almério, Mauro e Rodrigo de Carvalho,
    Grato pelos comentários apropriados sobre este tema apaixonante e,lamentavelmente, preocupante, ao mesmo tempo.
    Acredito que mudanças em nível nacional seriam impossíveis, face os interesses e dificuldades inerentes aos aperfeiçoamentos e implementação de qualidade nas escolas, que iriam contrariar uma elite dominante exploradora, que mantém o seu “status quo” à base da ignorância do povo que comanda.
    Mas poderíamos pensar em termos municipais, conversando com o prefeito, vereadores, ainda mais em cidades pequenas onde esta aproximação com o Executivo e Legislativo se torna menos formal.
    A cidade onde resido foi elogiada recentemente pelas medidas que o prefeito vem executando, tais como: diminuição do secretariado, cargos de confiança, e investimentos na área da Saúde.
    A população vem aprovando esta administração.
    Ora, por que não criar um CIEP e com a ajuda da própria população?!
    Certamente o município teria o seu nome divulgado no País inteiro, seria comentado pelo retorno que estaria concedendo à Educação e nos mesmos patamares da Saúde, atualmente a sua notabilização e cartão de visitas.
    Há um diatado que me foi ensinado enquanto eu servia o Exército, na longínqua década de sessenta, na PE. Dizia assim:
    “O mandar se executa mas, o exemplo, arrasta!”
    Indubitavelmente que outras cidades ao redor iriam querer fazer o mesmo diante da repercussão nacional e positiva alcançada pelo prefeito e, quem sabe, não estaria nesta iniciativa municipal o princípio desta revolução no Ensino que estamos dialogando?
    Não vejo como resolver o impasse educacional no Brasil que não seja endógeno, ou seja, de dentro para fora, do seu interior às grandes cidades e capitais. Talvez, o nosso erro, seja o desejo de o governo federal se responsabilizar por este feito e levando-o para o nosso interior, tomar as rédeas dessas construções e, possivelmente, diante de suas eternas dificuldades em ter verbas destinadas à população, continuaremos nesta indecisão para sempre, então, que os municípios deem início a tais execuções.
    Conheço o prefeito da minha cidade. Vou solicitar-lhe um horário para conversarmos a respeito e, prometo, trarei o diálogo que tivermos à Tribuna. Também estou querendo saber as alegações do Executivo quanto à implementação deste sistema de Ensino absolutamente eficiente e eficaz não ser levado à população.
    Um abraço a todos.

  5. A maior missão do Estado é dar “Igualdade de Oportunidades para Todos”. Para isso nada melhor que Educação Popular de alta qualidade, especialmente em “Centros Integrados de Educação Popular – CIEP, em 2 turnos, (Instrução-Nutrição-Esportes). É lógico que isso seria um Programa de longo prazo, mas começando logo, pelos Bairros mais Pobres.
    Parabéns Sr. Francisco Bendl, pelo patriótico artigo.
    Eu também votaria num Candidato que tivesse proposta nesse sentido, e que “Jurasse começar logo”. Por enquanto espero que a iniciativa seja de nossa Presidenta Dilma Rousseff.
    A chave para isso é a Conscientização Política. Depois de Junho, quando boa parte do Povo Brasileiro disse claramente que é mais importante: SAÚDE-EDUCAÇÃO-SEGURANÇA, do que Estádios e Torneios da FIFA e Olimpíadas, começamos a trilhar o caminho certo. Mandarei E-Mail para meu Dep. Federal Sr. Onofre S. Agostini (PSD) para que trabalhe a idéia. Abrs.

  6. Francisco Bendl, magistral seu artigo, é lamentável o que esses governos vem fazendo com
    o país. Manter o povo na ignorância é importante para os corruptos e impatrióticos, que tiram
    proveito disso e ainda servilmente atendem a interesses internacionais.
    Brizola era uma pedra nos sapatos dessa canalhada, por isso , fizeram de tudo para que
    nunca chegasse a ser Presidente. Sem dúvida, o PT foi criado para dividir a classe trabalhadora.

  7. Fantástico caro Bendl. Leonel Brizola se transformou em um político raro voltado para a Educação das crianças pobres. Ele e Darcy Ribeiro fazem falta nos dias de hoje. Por essa razão, o sistema fez de tudo que era possível para impedir que Brizola chegasse a Presidência da nação.

    Os outros governadores aposentaram o programa dos CIEPS, inclusive o governador que Brizola ajudou a eleger, o Sr. Garotinho. São coisas da política.

    Fiquei feliz com seu artigo, pois minha admiração por Brizola será eterna.

  8. Meu Caro conterrâneo Bendl. Que maravilha de texto,isso é um resgate da nossa história,e de um
    visionário chamado “BRIZOLA”.

    Ao respeitado Roberto,temos seguidor srº Cristóvão Buarque,inclusive assessorou BRIZOLA.

    Aos incautos
    Quem Não sabe a filosofia do CIEPS de Brizola,(qdºfoi Governador RS em 1960),Darcy Ribeiro,Anisyo Teixeira,Oscar Niemeyer,não pode e não deve traçar paralelos.

  9. “Existe entre nós a política do descartável”, disse o Papa Francisco. Francisco Bendl havia dito o mesmo, semanas antes.
    “O Deus dinheiro governa o mundo”, prosseguiu Francisco.
    “Tijolos são usados numa construção. Se um se parte, logo se cuida para que outro tome seu lugar. Se um trabalhador cai lá de cima e morre, ninguém liga”, gritou o Papa.
    Hoje … ser inteligente, culto, preparado para um convívio social em nível excelente … é ser possuidor de um tablet ou iPhone, ou notebook, etc. Ninguém é mais educado para ser Gente. É educado para lucrar (de preferência pisando no próximo). Mas, EU CREIO. Sou utópico. E no dia em não for mais utópico, será melhor O Homem me tirar daqui. Este dia, entretanto, não chegará.

  10. Francisco, os eternos brizolistas te agradecem esse belíssimo artigo. Coitados daqueles que um dia, ainda que por um minuto, acreditaram em Lula e seus asseclas. Lula é pior que a continuação de FFHH. É a continuação da ditadura, ainda que de macacão. Melhor que fosse a ditadura DO macacão, mas, em verdade, o macacão era só a capa, a externalidade desse barbudinho, como carinhosamente o chamava nosso mestre Brizola.
    Prefiro um direitista assumido que um esquerdista entre aspas.

  11. A RBS também é maior latifundiária de Porto Alegre e do Estado.
    Em segundo,grupo Israelense goldsztein,e outros. super mercado Zaffari,e nosso Ronaldinho Gaúcho dono da zona sul POA.
    Todos especuladores,”interessante” não gostam de pagar impostos por terras improdutivas,e não são
    ameaçados MST,nem pelos NINJAS,CUT,PT,tem boas convivências.É dar”inveja”a FARSUL do SPPEROTO que vive as agruras das invasões destes tais movimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *