Rdio, agora, se ouve (e v) tambm pela Internet

Pedro do Coutto

Sempre sustentei, e continuo sustentando, com aquela firmeza que se tem quando se estcerto, que o s meios de comunicao que surgiram atravs da histria nunca substituram seus antecessores, mas sim se acrescentaram a eles. Foi o caso da imprensa de Johanes Gutemberg, origem dos jornais, e que democratizou a leitura de livros, mas no ocupou lugar destes. Pelo contrrio, os destacou, a comear pelo Bblia, livro mais vendido e lido do mundo em todas as pocas. Foi o caso do rdio, que no abalou, mas fortaleceu a imprensa escrita e levou informao, opinio e at s grandes camadas da populao, a partir do final do sculo 19 e inicio do sculo 20.

Foi o caso do cinema que no acabou nem com o rdio, tampouco com os jornais. o caso da televiso que no entrou no lugar do cinema e de modo algum abalou o rdio. A Internet a bola da vez, insupervel em matria de pesquisa, mas que no vai substituir nem a TV, nem o rdio, nem o cinema, nem os jornais, que so to eternos como o ser humano. Os jornais, na minha opinio, no podem ser derrubados pela tela. Tela para ver. Pagina para ler e ver. Cada meio traz consigo suas rupturas e seus limites. Todos vo conviver.

Vejam sas edies de domingo passado de O Globo, Folha de So Paulo e O Estado de So Paulo. Incontveis pginas de publicidade, alm da qualidade de contedo. O enorme volume publicitrio comercializado pelos trs grandes poderia se deslocar para a Internet? A pergunta traz consigo a prpria resposta. Se houver dvida e vacilao em responder, a questo fica claramente definida.

A Internet pode substituir a televiso? Nunca. Adiciona-se a ela, isso sim. Mas eu comecei falando do rdio. Volto a ele. Foi uma grande revoluo no Brasil e no mundo. Na Europa e Estados Unidos comeou no final do sculo 19. chegou ao Brasil em 1922, implantado por Roquete Pinto, Rdio Difusora Fluminense. A Tupi foi inaugurada em 1936, com a presena de Guillemo Marconi, que inventou as transmisses radiofnicas unindo as ondas eltricas s sonoras. Incorporou multides ao processo informativo. Basta lembrar que, em nosso pas, e olha que falo em 1940, primeiro censo do IBGE, o ndice de analfabetismo adulto era de 56%. Basta dizer isso. Com a rdio, milhes de pessoas passaram a ter conhecimento dos fatos, das artes e dos artistas. As novelas comearam a se destacar com ele. O futebol tambm.

Mas falei das transmisses de programas de rdio pela internet. ɠ isso. Participo aos domingos de um deles, debates populares conduzido por Haroldo de Andrade Junior, lder de audincia no horrio, das 10h30 s 12h. num dos ltimos domingos perceb[i a presena de uma cmera. Perguntei ao Haroldo Jnior, como os leitores perceberam filho do grande Haroldo de Andrade, se o programa era gravado com som e imagem. Sim, mas ele esclareceu que as lentes que se movimentavam destinavam-se transmisso simultnea pela internet. Conclui ento que, hoje, a audincia de radio recebe a adio da mdia eletrnica e tambm chega s residncias atravs do computador. No tenho ainda dados numricos concretos a respeito desse fator adicional. Mas calculo que representa cerca de 10%, pois este o ndice dos que assistem futebol pela televiso desligando o som e ouvindo ou Lus Alberto Penido pela Tupi, ou Jos Carlos Arajo, pela Globo. Vejam s. A televiso, em vez de retirar, acrescentou audincia ao radio. Com a Internet ocorre isso tambm. Ela vem fechar um circulo para sempre que comeou com a galxia de Gutemberg e flutua no espao infinito da comunicao, viajando com a nuvem da ciberntica. Impressionante.

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