Reflexões a propósito da poluição que invade a “Tribuna da Internet”

Resultado de imagem para blogueiro profissional quadrinhos

Quadrinhos do Alexandre Afonso (nadaver.com)

Antonio Carlos Fallavena

Por diversas vezes falei com o Francisco Bendl e até trocamos e-mails com Carlos Newton sobre os destinos da “Tribuna da Internet”. Como dizia Brizola, “venho de longe” em matéria de entidades e instituições. Pelos estudos, pela prática em mais de 30 anos e pela leitura dos exemplos colhidos e vivenciados, acumulei experiências que qualificaram conhecimentos preciosos. Quando instituições dependem de uma, duas ou três pessoas, se não forem criados mecanismos de apoios sérios e precisos, elas tendem a sucumbir ou se desvirtuar.

Tenho presenciado isto com uma entidade que ajudei a consolidar, e hoje continua viva devido a algumas providências que conseguimos tomar. Assim, me permitam dizer que, se algumas atitudes não forem tomadas, todo o estoque/história/conteúdo da “TI” sumirá e irá pelo ralo. Pior: as idéias, os debates e tudo mais serão perdidos, para sempre.

PRAZO DE VALIDADE – A continuidade de empresas e instituições depende de sua filosofia, da materialidade de seus conceitos/crenças e de uma mínima estrutura, mas também da formação de dirigentes e participantes. Nada é eterno. Mas algumas coisas duram muito mais quando pensadas, preparadas, planejadas e administradas com princípios e organização.

Os comentaristas que frequentam a “Tribuna” são de alto nível e estão em  processo de extinção na sociedade contemporânea. Mas este espaço livre e democrático pode servir como “uma arca” de ideais, com um caminho a percorrermos e a ser percorrido por novas gerações.

Perdido o conteúdo da “TI”, outros terão de recomeçar. Mas acontece que o recomeçar constante atrasa a chegada aos objetivos. Aprendi isto com muito sofrimento e esforço. Portanto, é necessário tomar medidas e ações que possam garantir a preservação da “Tribuna da Internet”.

Em busca desse objetivo, já discutido longamente com Bendl e Newton, todos poderão sempre contar comigo, não apenas com as idéias, mas também com trabalho. Pensem nisso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG Bendl e Fallavena são dois entusiastas da “TI“. Eles acham que é preciso “profissionalizar” o blog, para que sobreviva independentemente de nossa presença. Concordo com eles, gostaria que isso acontecesse. Porém tenho uma visão diferente. Eu acho que a “TI” está indo muito bem, porque já se transformou em “pauta” para os jornalistas, conforme o Antonio Santos Aquino assinalou ontem. Isso significa que o blog, por sua importância, pode vir a arranjar patrocínio, o que permitirá a contratação de uma equipe e sua transformação em site. Ou que o blog seja assimilado por algum grande Portal, o que também possibilitará sua perenização. E a terceira hipótese é que continuemos como estamos, e depois sejamos substituídos pelos mais jovens. Já sugeri aqui os nomes de Elifas Levy e Marcelo Copelli, dois jornalistas de alto nível, e até tomei a iniciativa de alertá-los. Caso as coisas mudem de repente, eles devem assumir o comando. Como dizem os comentaristas Francisco R. Nascimento e Antonio Rocha, que são budistas, nada é permanente. É a impermanência que nos conduz nesta vida inconstante. E vamos em frente. (C.N.)   

14 thoughts on “Reflexões a propósito da poluição que invade a “Tribuna da Internet”

  1. Parabéns ao experiente Sr. ANTÔNIO CARLOS FALLAVENA por esse sóbrio, útil e compreensivo Artigo.

    A Imprensa deve ser ” A Escola dos Adultos”, e sem dúvida, o bom TRIBUNA DA INTERNET onLINE é uma boa Escola. Sob a Direção de um grande e experiente Jornalista Sr. CARLOS NEWTON, participação de outros grandes Monstros Sagrados do Jornalismo Brasileiro, de Profissionais de diversas Profissões, etc, e a meu ver, grande Liberdade para as Opiniões, melhor ainda Debates, entre uma plêiade de Bons Comentaristas. De maneira geral, “ali se aprende muito”. Temos muitas vezes, Opiniões de Pessoas que tem uma Vida de experiências no Assunto. Nesse espaço, as vezes as Paixões Políticas afloram e aparecem “palavras ásperas” que nos entristecem.
    Também nesse espaço vale a famosa Lei de GRESHAM, “a Moeda Podre desloca para fora completamente as Moedas de Ouro, no Mercado”. Quanto mais Comentários sem relação com o Assunto Postado, sem argumentação, sem Educação etc, mais os bons Comentaristas escasseiam.

    Outra coisa que me chama atenção é a imensa dificuldade que Nós Brasileiros temos de nos ORGANIZARMOS. Mesmo aqui no “T I on Line” não conseguimos formar uma contribuição mensal de R$ 20.
    Com isso deixamos “a míngua” nosso incansável, mas que um dia pode cansar, Proprietário Editor/Moderador, que não recolhe no fim mês, cf. as prestações de Contas, nem R$ 2.000/mês, e nem isso por contribuição de Mensalistas, mas de alguns Abnegados. De qualquer forma, quantia ridícula, em face do Valor do “Conhecimento proposto por essa Escola de Adultos”.
    Temos que aprender a nos ORGANIZAR e dar em Mensalidades, alguma coisa mais razoável em troca.

    • Bortolotto, vc tocou no âmago da questao “nos organizarmos”, E DARMOS EM MENSALIDADE, algo razoável em troca. A partir d amanhã estarei depositando, regularmente, a parte qme toca

  2. Newton, ninguém melhor que você para saber o destino do Blog. Ao darmos um filho para criar devemos saber quem é a pessoa. Acho esse assunto um pouco misterioso. O que está acontecendo?

    • Não está acontecendo nada, Aquino. Estou bem de saúde, mas sei que tudo é passageiro. Gostaria que a Tribuna da Internet se perenizasse, independentemente de minha presença. Por isso, no ano passado sugeri aos jornalistas Elifas Levy e Marcelo Copelli (mais jovens do que eu) que assumissem a TI em caso de necessidade, porque faço a edição e todo o monitoramento sozinho. Se eu der uma topada e fizer como a Terezinha de Jesus, que “deu uma queda e foi ao chão”, machucar uma das mãos e não puder digitar, a Tribuna da Internet simplesmente deixa de circular. Portanto, a preocupação de Fallavena e Bendl é procedente.

      Abs.

      CN

  3. Colegas Tribunários
    Os meus mais profundos e sinceros respeitos ao condutor deste “trem” chamado de TI. E por esta razão, mais do que um desabafo a ele, enviei-lhe preocupações.
    Quem já viveu e passou por situações semelhantes, aprendeu e entendeu o que ocorre com entidades, instituições ou qualquer outra forma de organização, formal ou não. Já vi muita coisa sumir e perdermos trabalhos e tudo mais.
    Não cheguei ao ponto da “profissionalização” mas, simplesmente o da manutenção com qualidade.
    Por certo, minhas idéias podem não ser as melhores. Mas, me preocupa a existência, de qualquer coisa, valiosa, sem os devidos contextos protetores! Foi nesta linha que enveredei meus pensamentos.
    Nas últimas décadas, tenho participado de muita coisa e sempre alerto para o mesmo fato: coisas boas precisam ser protegidas. Não existe a simples proteção automática, divina ou de ocasião.
    Lanço, mais uma vez, a idéia da guarda dos valores que são produzidos neste fábrica de informações e idéias: a nossa TI.
    Por fim, gostemos ou não, aceitemos ou não, isto depende do Newton, em primeiríssimo lugar, nosso chefe brilhante e, depois, de nós e dos que ainda virão!
    Um fraterno abraço em todos os amigos e amigas.
    Fallavena

  4. Peço licença para comentar sobre este assunto.

    Lembro de outro dia em que houve problemas no servidor, e o T I ficou fora do ar por causa do UOL, certo?

    O Posthaven é um projeto que pretende criar a melhor plataforma na blogosfera
    Dizem, querem fazer com que o projeto perdure o tanto quanto seja humanamente possivel.
    Custo: 5 dolares por mes.

    https://posthaven.com/our_pledge

    Hoje a blogosfera proporciona serviços como Blogger, WordPress e MSN Spaces.
    O Blogger, do Google, inclusive gera renda incluido-se os anuncios…

    Sair do UOL, não seria esta uma boa ação para garantir a preservação da “Tribuna da Internet”?

    Inclusive, se as ações tipo Lava jato forem longe no que tange conter a corrupção no Brasil, revendo e processando quem passou a perna na União com contratos escusos e fraudulentos, bem possível do UOL rodar na malha….

    Eu saí da BBS do Mandic direto para o UOL assim que a internet começou a funcionar; estava entre os 100 primeiros assinantes do Speedy UOL, os tecnicos da Telefônica e do UOL testavam o sistema no meu terminal porque fui o primeiro a questionar a abertura da banda para proporcionar os resultados com a qualidade anunciada….

    Durante o Impeachment da Dilma, tomei a decisão de deixar a casa, cancelei meu UOL e desde então nunca olhei para trás…
    Mesmo tendo que conviver com a insegurança de ter o meu endereço de e-mail pessoal “@uol.com.br”, que me representou online por vinte anos, nas mãos de outra pessoa …. UOL nunca mais…

    Imagino que deva haver melhor alternativa, tanto financeira quanto na questão de segurança para os dados, além de modernização da plataforma.

    Na minha opinião o UOL está para a blogosfera assim como o Mercado Livre está para o eBay e Paypal. Eu não confio mais….

  5. “Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,”

    Está ai onde reinam os três amigos religiosos, cunha, temer, jucá,
    Um desses Tele-Bispos-Pastores-Caixas-Eletrônicos, fez campanha para um deles, o cunha, andava de mãos dadas em palanques do RJ, dizia que agora sim, vão ter de engolir um “evangèglio” na Presidência da Câmara, mas depois de se ver numa enrascada com todo o lamaçal de corrupção de seu ‘irmão de igreja”, o largou a própria sorte.”Nunca fiz campanha para esse politico”.
    Em outra demonstração de trairagem disse também sobre jucá, “Esse é nosso irmão de igreja”Faz parte de nossa comunidade.”…….Nunca mais deu um piu sobre jucá….
    Um Verdadeiro “Amor Cristão”.

  6. Sr. Carlos Newton, Dr. Francisco Bendl e demais Diretores da TI. A TI é apoiada por Forças Cósmicas muito poderosas. Os Budas NICHIREN DAISHONIN, SAKYAMUNI e TAHO e milhões de Bodhizattvas da Terra a apoiam. Dentro de pouco tempo aparecerão patrocinadores e a ideia do Sr. Carlos Newton prevalecerá. Previ, 20 dias após a queda, que o Avião MH-370 da MalasianAir com 339 passageiros que caiu no Mar da China em 2014, nunca seria encontrado. E não foi. Disse que o mundo não ia acabar em 2012, como profetizaram os Maias. Não acabou. Digo que o mundo não vai acabar com a morte do Papa Francisco, como profetizou no ano de 1120 o Santo Irlandês, Padre Malaquias.. Precisamos de um Portal que fale a VERDADE. Não podemos perder a TI. Ela é amparada pela verdade e a VERDADE cria protetores Cósmicos indestrutíveis.

  7. Prezado Francisco Nascimento,

    POR FAVOR, meu caro, não sou doutor!

    Aposentei-me como motorista de táxi, e fui Cabo no Exército, portanto, eis realizações profissionais muito tênues diante do desfile de mentes brilhantes que povoam este blog incomparável!

    Um abraço.
    Saúde e Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *