Reflexões a respeito do Movimento Passe Livre e o sistema de transporte

Antonio Rocha

Mais cedo ou mais tarde, a “Primavera Brasileira” vai chegar.  E não vai adiantar muito, não. Como as outras, pode terminar em pizza ou samba… Os partidos de esquerda, de direita e de centro acomodam-se e afastam-se do povo. Em Portugal , quando fizeram a Revolução dos Cravos, o tal bilhete único era válido para o mês inteiro, em quase todos os transportes. Eu vi, estive lá… logo depois, trataram de murchar os cravos.

Os preços dos transportes coletivos não são irrisórios, e sim abusivos. Imaginem quem tem que pegar de casa ao trabalho, ida e volta, 4 ou até 6 conduções diárias, contando com a Kombi ou a moto para subir o morro?

Na antiga União Soviética, os preços das tarifas dos transportes coletivos ficaram congelados durante 40 (quarenta) anos. Sugiro outra opção: congelar ad eternum o preço em 1 (hum) real, sendo: 0,25 centavos para o governo federal, 0,25 para o governo estadual, 0,25 para o empresário e 0,25 para a manutenção dos veículos. Os passageiros ganham no congelamento.

Meu camarada, já falecido, exilado na Argélia e especialista no setor, no governo Brizola dizia que transporte público não é para dar lucro, e o governador Leonel, que sabia das coisas, estatizou várias empresas de ônibus. Quando Moreira Franco chegou com o PMDB, reprivatizou. Lembram?

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4 thoughts on “Reflexões a respeito do Movimento Passe Livre e o sistema de transporte

  1. ELITE SANGRA O BRASIL E AINDA RECLAMA DO BOLSA FAMÍLIA – MÍDIA SONEGA IMPOSTO DESCARADAMENTE

    O comentário do leitor H. Pires traz à lembrança, o quanto de dinheiro nas mãos de poucos, acaba sendo levado para o exterior. É certo que a maior parte dessa DINHEIRAMA saiu até de forma legal do país, mas, nem por isso deixa de ser um absurdo, uma afronta, visto que, é principalmente essa ELITE BOLORENTA, APODRECIDA, quem fomenta através de “REAÇAS” os ataques contra os programas de distribuição de renda e de oportunidades, como o BOLSA FAMÍLIA e o PROUNI.

    AOS FATOS

    FOLHA DE SÃO PAULO – PODER 23/07/2012

    “…Brasil é o 4º país com mais dinheiro em paraísos fiscais, diz organização.

    Relatório de entidade britânica afirma que brasileiros têm US$ 520(QUINHENTOS E VINTE BILHÕES DE DOLARES) em contas ‘offshores’

    Valor só é menor do que teriam chineses, russos e sul-coreanos e representa cerca de um quinto do PIB nacional
    DE SÃO PAULO

    Brasileiros tornaram o país o quarto maior cliente de contas em paraísos fiscais, segundo relatório da Tax Justice Network (rede de justiça fiscal, em livre tradução)….”.

    E TEM MAIS

    H.Pires disse…
    GRANA PARA O PASSE LIVRE ATÉ A ETERNIDADE.
    GRANA PARA TRAZER TODOS OS MÉDICOS NECESSÁRIOS.
    GRANA PARA ACABAR COM A FALTA DE MORADIA EM TODO O BRASIL.
    GRANA PARA ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO E OUTROS DESCALABROS.
    GRANA PARA DOBRAR OS SALARIOS DOS PROFESSORES.
    Vamos a GRANA:
    “(INSS) tem R$ 400 bilhões em dívida que podem ser cobradas.
    – Infoglobo (das Organizações Globo) com dívidas de R$ 17.664.500,51.
    – Editora Globo S.A.: R$ 2.078.955,87.
    Editora Abril: R$ 1.169.560,41.
    – Rádio e Televisão Bandeirantes: R$ 2.646.664,15.
    – Folha da Manhã S.A. (Folha de São Paulo): R$ 3.740.776,10.
    – O Estado de São Paulo (Estadão): R$ 2.078.955,87.
    Época Estado – Independente. Publicado em 31/03/2011”.
    FORA A TAXAÇÃO DAS GRANDES FORTUNAS = 20 BILHÕES POR ANO.
    É só perguntar(taxação) a valorosa Dep. Jandira Feghali(PC do B).
    9 de julho de 2013 23:10

  2. Caro Antonio muito facil sabero luro de uma Empresa de ônibus por dia. Cada ônibus transporta por dia uma média de 800 passageiros.Multiplique isso pelo valor da tarifa em média de R$ 2.75, teremos então R$ 2.200,00 por ônibus. Agora pegue uma média de ônibus por Empresa algo perto de 300 ônibus, teremos então um quantitativo de R$ 660.000,00 por dia. Contando que os fim de semanas a frota é reduzida , em vez de trinta dias/mês faremos uma media de 26 dias mês . Teremos então um lucro de R$ 17.160.000,00 mensal , quase dezoito milhões de reais por mês, cada empresa. Por ano daria = r$ 216.000.000,00 ( duzentos e dezesseis milhões Empresa / ano ). Calculando que nos últimos trinta anos os donos são os mesmos teremos um faturamento por Empresa de R$ 6.480.000.000.,00 ( seis bilhões e quinhentos milhões por empresa .

  3. Prezado Antônio Rocha, é isso mesmo. Os governantes atendem os pedidos de aumento dos
    empresários, porque sabe que vai haver contrapartida nas próximas eleições.
    Só para lembrar: em l982, no dia das eleições as empresas de ônibus reduziram muito
    o número de ônibus, andavam super lotados, era impossível entra no veículo, tudo porque sabiam que a maioria do povo votaria em Brizola. Naquele momento eu estava sem carro, morava em Jacarepaguá e votava em Olaria, sai de manhã e só consegui chegar em casa, no final da tarde.
    Marcelo Alencar privatizou os trens da Central do Brasil, hoje Flumitrens, funcionava mal, mas custava mais ou menos um terço da passagem do ônibus. Hoje funciona mal e é mais caro
    que a passagem do ônibus. O particular não tem compromisso com o social, seu compromisso é o lucro. Transporte de massa não deveria ser para enriquecer uns poucos e sim para atender a
    população. A preocupação dos governantes é com as eleições, a população que se dane.

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