Reflexes sobre a insanidade do trem-bala brasleira

Wilson Baptista Junior

Os (poucos) pases do mundo que tm trem-bala unem, todos eles, a tradio de transporte ferrovirio e uma malha ferroviria tradicional que cobre os pases e tem boa qualidade a uma extenso territorial relativamente pequena. O trem-bala entra a como um suplemento para um transporte ferrovirio muito bem consolidado, e em pelo menos dois deles (Frana e Japo) como um produto de uma indstria nacional altamente desenvolvida no setor ferrovirio. Alm disso, todos eles possuem estruturas de transporte urbano muito melhores do que a do Brasil, notadamente no que toca aos metrs.
Os Estados Unidos, potncia industrial e dotados de uma malha ferroviria razoavelmente boa e operante, recusam-se a implantar o trem-bala, como o articulista observou, preferindo investir no transporte areo e numa rede rodoviria incomparavelmente superior nossa em qualidade.
No faz o menor sentido, em termos de logstica, investir em trem-bala para fazer uma ligao Rio-So Paulo, onde o transporte ferrovirio tradicional entre estas cidades, que j foi razovel, hoje praticamente inexistente.
O nosso sistema ferrovirio de transporte de passageiros est inteiramente sucateado. A rede metroviria em nossas cidades est muito longe de se comparar dos pases desenvolvidos, mesmo nas duas nicas cidades (Rio e So Paulo) onde ela menos pior. A rede rodoviria brasileira, tirando uma pequena parte concessionada principalmente no estado de So Paulo, uma tragdia nacional que custa milhares de vidas anualmente, para no falar dos custos adicionais que impe ao transporte de cargas.
um absurdo criminoso (e criminoso com letras mausculas) a insistncia do governo federal em implantar, com o volume previsto de aporte (fora o aporte adicional que todos sabemos que vir, no previsto mas perfeitamente previsvel) de recursos pblicos um servio caro que atender a uma parcela relativamente pequena da populao e no trar resultados relevantes ao desenvolvimento do pas, enquanto a nossa populao continua mngua de transporte interestadual, intermunicipal e muniocipal decente e seguro. Para nem falar das carncias nos outros setores.

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