Reflexões sobre o histórico do socialismo no mundo

Welinton Naveira e Silva

Se a gente perder (ganhar) algum tempo na internet, buscando informações sobre as características básicas do sistema socialista, chegaremos à conclusão de que o sistema socialista nunca foi implantado. O que houve foram precárias tentativas de implantação do socialismo.

Para se ter uma idéia, sabe-se que a antiga URSS deslocava para a pesquisa e produção tecnológica de guerra os mais brilhantes e capazes cientistas, engenheiros e técnicos. Ao mesmo tempo, deixava de gastar bilhões para melhorar o padrão de vida da população, e investia em armas e nas forças armadas, por motivos óbvios (veja o que está acontecendo com o Iraque e com a Líbia).

Por outro lado, a URSS (e demais países, ditos socialistas) não dispunha das inúmeras empresas multinacionais instaladas no terceiro mundo, empregando mão de obra barata, fabricando e vendendo de tudo, inclusive, “carroças” a preços de ouro, obtendo escandalosos ganhos, com bilionárias remessas desses lucros para os seus países de origem. E também fazendo uso do efetivo e velho controle do mercado externo, de petróleo, minérios, tecnologia, serviços e alimentos, de tal modo a poder comprar do terceiro mundo tudo que necessitavam de matéria-prima, mas vendendo, para esse mesmo espoliado terceiro mundo, tudo o mais, inclusive dinheiro (empréstimos), só que a preços de ouro.

Eis uma das grandes razões para o fracasso na implantação do socialismo no planeta.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *