Reflexões sobre o reajuste dos servidores e também sobre o “estupro coletivo”

Câmara aprovou o reajuste, que fora proposto pelo governo Dilma

Carlos Newton

Recebi mensagens de amigos e comentaristas, cobrando deste blog um posicionamento a respeito da aprovação do reajuste dos servidores federais pela Câmara dos Deputados. Estão revoltados, não entendem por que não houve críticas do editor da Tribuna da Internet. Cabe então explicar que procuro me posicionar sempre na defesa dos direitos do trabalhador. Acredito que o trabalho seja um dos mais sagrados direitos do homem. Sem oportunidade de exercer um ofício e ser remunerado, a primeira coisa que se perde é a autoestima, logo em seguida vai-se embora a dignidade e depois o caráter segue sofrendo progressiva deterioração e há pais de família que acabam caindo na criminalidade.

A Constituição determina a obrigatoriedade de reajuste dos salários, é um dos principais direitos de quem trabalha, não se pode ser contra isso, significaria uma posição desumana e irrefletida. Pensem bem: a crise é justificativa suficiente para que os servidores tenham seus vencimentos congelados? Se for assim, teremos de deixar sem reajuste também a remuneração de todos os demais trabalhadores, indistintamente, inclusive o salário mínimo, pensões e aposentadorias.

Ato contínuo, seria necessário estabelecer uma ditadura e baixar um Ato Institucional para congelar os preços de todos os produtos e os serviços, estaríamos assim em pleno regime comunista, em sua pior qualificação.

TIRO PELA CULATRA

Os servidores não podem nem devem ser punidos, eles não são inimigos do povo. Pelo contrário, são nossos aliados. Já basta o que sofreram na Era FHC, um governo verdadeiramente insensível em termos sociais, que levou o funcionalismo federal à penúria e criou uma imensa legião de neopetistas.

Na crise atual, o resultado de congelar os salários, tecnicamente, seria um tiro pela culatra, como se dizia outrora. Significaria a completa derrocada do consumo, com o aumento da falência de empresas e um desemprego ainda maior.

Não se deve lutar contra reajustes salariais. Temos de guardar as forças para travar outros combates, investir contra as mordomias e privilégios indevidos, a farra dos cargos comissionados, o abismo entre os maiores e os menores salários, o favorecimentos das ONGs, OSs e cooperativas com mau uso dos recursos públicos, os injustificáveis cartões corporativos, os automóveis de chapa-branca, os jatinhos à disposição e tudo o mais.

Mas o poder de compra dos salários não pode nem deve ser reduzido, para o bem de todos.

ESTUPRO COLETIVO

Acerca do estupro coletivo, também houve cobranças ao blog, apesar de termos publicado um extraordinário artigo do psiquiatra Ednei Freitas, que praticamente esgotou o assunto.

O bom-senso nos recomenda que é preciso muita cautela com esse tipo de clamor social, pois não podemos esquecer o exemplo da família injustamente destroçada no caso da Escola Base, em São Paulo. Já se passaram algumas décadas e eles ainda nem receberam indenização, vejam o país injusto em que vivemos.

Agora, surge esta tragédia da jovem estuprada, em circunstâncias muito estranhas. Ela disse que estava drogada, inconsciente, e ao acordar conseguiu contar 33 rapazes dentro do cômodo. Mas acontece que nenhum pessoa drogada, ao despertar, consegue contar até 33. Além disso, não cabia tanta gente no pequeno cômodo, seria impossível que lá estivessem e dispostos de tal maneira que ela conseguisse visualizá-los, embora drogada. Mas ela disse que contou 33, um a um…

NÃO HOUVE VIOLÊNCIA

Segundo as reportagens, a adolescente não tinha hematomas nem arranhões, não havia provas de violência física. O delegado que inicialmente investigou a ocorrência, estranhou esses fatos e quis levantar outras hipóteses. Imediatamente, foi massacrado pela mídia, alijado do caso e está sendo perseguido pelo Ministério Público.

Agora, surge a notícia de que, três dias após o violentíssimo estupro, noticiado no mundo inteiro, a mesma jovem foi atirada inconsciente de um carro, por volta do meio-dia, diante de um restaurante, e acabou socorrida por um de seus supostos estupradores, que estava almoçando lá, cuidou dela e a levou para casa.

O pior é que a delegada que assumiu o caso não quis fazer exame pericial do colchão, única forma de identificar os autores do suposto. Achou desnecessário, vejam que absurdo. Ou seja, por este erro da autoridade policial, ninguém verdadeiramente saberá quem estuprou ou não. Jovens inocentes, portanto, podem ser condenados a penas pesadíssimas, porque o clamor público, alimentado pela mídia sedenta e implacável, assim o exigirá.

UMA AULA DO RÁBULA

Conversando a respeito do estupro coletivo com o advogado e jornalista José Carlos Werneck, que nos dá aulas a todo momento, ele lembrou o caso de um suposto estuprador defendido na Bahia pelo rábula Cosme de Farias, um dos personagens mais marcantes de Salvador. No julgamento, a vítima afirmou que o criminoso a agarrara com as duas mãos, para que não pudesse se mover, e assim conseguiu possuí-la à força.

“Então, não houve estupro”, replicou Cosme de Farias. “Se ele segurou a vítima com as duas mãos, jamais conseguiria fazer a penetração, pois necessitaria usar uma das mãos para direcionar o pênis, o que não é nada fácil num estupro”.

O réu foi absolvido por unanimidade. A família que administrava a Escola Base, acusada de sodomizar crianças do jardim de infância, também foi absolvida. Mas a imprensa jamais foi condenada.

É por isso que só agora começamos a tocar no assunto do espetaculoso estupro coletivo, que é um caso interessantíssimo em termos de Medicina Legal.

50 thoughts on “Reflexões sobre o reajuste dos servidores e também sobre o “estupro coletivo”

  1. O jornalista está certo!

    -Conheço servidores que perderam 60% do salário nos últimos 15 anos, relativos ao poder de aquisição!
    -Isso mesmo: 60%! Tiveram que abrir mão de empregada doméstica, clube, academia, curso de inglês, saídas noturnas, troca de carro, viagens, etc… simultaneamente, e, mesmo assim, vivem arrochados, de casa para o trabalho e devendo o cheque especial!

    Alguns não podem se aposentar, mesmo tendo tempo para isso, porque são chefes e inseriram a gratificação de chefia no orçamento doméstico (muitos deles em financiamento de moradia ou carro) e, se aposentarem, perderão a gratificação e terão que viver apenas do salário! Uma armadinha, claro!
    E ainda existe o fatal empréstimo bancário descontado em folha!!!
    Quando se fala em salário de servidor, pensa-se que todos ganham como magistrados e trabalham como deputados…

    Abraços.

    • Cabe ressaltar, que a grande maioria dos servidores, depois de décadas de trabalho semiescravo e deterioração física e psíquica pelas jornadas de vinte horas diárias, pernoitando no trabalho, devorados em sabados, domingos, feriados e ferias, recebe sempre o salario minimo ou pouco mais.

      A maioria dos trabalhadores servidores nao faz ideia do que seja empregada domestica, academia, clube, viagens, veiculo proprio, casa propria ou outros itens da classe media.

      Servidores estao, em sua grande maioria, na base essencial, mas massacrada e explorada da piramide social que luta para sobreviver.

      Carreiras bem remuneradas pela proximidade ao poder e pela capacidade de barganha são exceções.

      • Caro Fábio,

        O transporte público do DF piorou demais por conta do arrocho: Está superhiperultralotado!!! Tem gente que tem carro, mas não tem dinheiro para colocar gasolina, além de não poder pagar e receber o documento CRLV do ano porque antes teria que pagar as MULTAS DE TRÂNSITO: No ano passado 30% da frota ainda não tinha pagado IPVA até o mês de dezembro.

        • Enquanto isso a máfia das Locadoras pagam o IPVA de R$ 152,00 de um Ford K zero no valor de R$ 40.000,00, pois são licenciados em Belo Horizonte.
          Aluguei um em João Pessoa que tinha 600 Km rodados, não sei como foi de Belo Horizonte para lá.
          Sem contar que essa máfia de frotistas tem desconto do IPI e de ICMS.

    • Este Carlos Newtoneh um populists irresponsavel. Defender mais um aumento para uma classe jah privilegiada com longas férias , aposentadoria integral, estabilidade no emprego e outras mordomias é um escárnio com os demais cidadaos q vão ter q pagar esta conta. Ao contrario. Do q ele imagina não existe uma maquina de dinheiro em Brasilia: tudo é pago pelos 90% dos trabalhadores brasileiros q só podem contar com uma miséria do INPS e podem perder o emprego a qw hora. Newton,deixe de ser besta e peronista/lulopetista!

      • Em que país existe uma classe média com aposentadoria integral Zica? Você deve está se referindo aos funcionários da Câmara e Senado! O pessoal do judiciário também não pode chorar. Mas do Executivo, da qual sou aposentada, dá dó. O contra cheque cheio de cortes disso e daquilo, descontam INSS, a partir d governo Lula. FHC queria descontar INSS da gente e o Lula de dedo em riste diz que era confisco. Pois foi a primeira coisa que ele fez quando assumiu o poder. Descontar INSS dos aposentados.kkkk aposentadoria integral. Nem vou comentar. No governo Lula, a gente teve 0,0l de aumento, que nem saiu do papel.Ziza, não queria pertencer a classe privilegiada a que pertenço. Procure ser assessor de algum Parlamentar. Um Bibliotecário no Judiciário ganha 4 vezes mais do que um que trabalha numa Universidade.

  2. Corretíssima a análise de nosso incansável Editor/Moderador Sr. CARLOS NEWTON a respeito dos Assuntos focados.

    Especificamente com relação ao Aumento dos Servidores Federais dos 3 Poderes, há um efeito colateral, o Teto Salarial ficou muito alto em relação ao Salário Mínimo, que o Senado com sua experiência deverá corrigir.
    E para reduzir os Tetos Salariais na prática, devem ser aumentadas as alíquotas do Imposto de Renda na Fonte, para as altas Rendas.
    A medida além de fazer Justiça Social, contribui para o tão necessário aumento da Receita.

    PS.
    Perdoem-me por ser chato, mas lembro que virou o mês e para ajudar a manter nosso bom Jornal TRIBUNA DA INTERNET onLINE precisamos pagar uma Mensalidade de R$ 20.
    CEF – Lotéricas
    Ag. 0211 CC. 323-4

    Banco ITAÚ
    Ag. 6136 CC. 12318-6

    Muito Obrigado.

  3. Quanto ao estupro:

    Os TRAFICANTES conseguiram fazer com que a imprensa e as autoridades brasileiras ENCAREM COM NATURALIDADE o fato deles andarem armados com fuzis e pistolas, ostensivamente, pelas ruas. Isso já não vira mais notícia ou motivo de curiosidade, pois ninguém, nenhum jornal, deu a menor atenção ao fato da moça ter dito que os bandidos estavam com essas armas!

    Assim como os Sem-Terra podem portar foices e facões, os TRAFICANTES conseguiram o PORTE DE FUZIL sem terem que enfrentar a má vontade e a burocracia da Polícia Federal.

    Só você que não pode.

    Parabéns, governador!!!

  4. Caro CN,

    O estupro dessa jovem , como aliás tudo nesses tempos escuros se transformou em só mais uma “narrativa” , em mais um argumento da “luta política”. A mídia capricha nas manchetes e a opinião pública indignada e enfurecida sacode pedras no sistema , no governo , no vizinho.
    Pelo que tenho lido, nas redes sociais, quem tenta analisar a coisa com um mínimo de distanciamento e sensatez focando nos FATOS disponíveis, como você está fazendo aqui, vira ou o “inimigo” bem nascido e branco , ou mais um dazelite improdutivas e rentistas , ou o golpista descompromissado com a democracia , ou o machista e promotor de uma nova eugenia nazista.E o juízo? Cada vez mais raro.
    Ontem Dilma berrava em um palanque do Rio:

    “Esse governo é uma fonte de maus exemplos. Nós, mulheres, temos que nos sentir menos seguras, menos garantidas quando o governo não é capaz de ter em seu primeiro escalão uma representação da maioria da população. Não digo só as mulheres, mas também os negros da população. A cultura do estupro e a cultura da exclusão social devem ser combatidas por todos os movimentos e também pelos governos”.

    As mulheres no gargarejo – dizem que 20 mil – foram ao delírio.

    Não se pode demonizar os servidores públicos que, na realidade , cuja maioria está longe de ser marajá ainda que, diante dessa crise , pelo menos não se angustia com a hipótese da perda do emprego e da dignidade.

    O tal reajuste do funcionalismo , mal conseguiu repor as perdas salariais face à inflação. Não é isto o que está em causa.Nem mesmo a desigualdade salarial praticada nas esferas pública e privada ou as mordomias e precisam ser abolidas. São tantos os problemas que ao tratar de um tema , falamos de 10 outras carências e de 20 outros malfeitos e concluímos sem solução para nenhum.

    Mais uma vez vimos uma ação política , para evitar mais protestos e invasões e faxinas caso o reajuste negociado por Dilma fosse cancelado ou para criar uma “agenda positiva” para os interinos. Na minha opinião , o mais importante, passa a ser desconsiderado: o Brasil não pode continuar gastando mais do que arrecada. Como estamos vivendo mais e tendo menos filhos e consumindo menos a mais básica das matemáticas nos indicará que o futuro será complicado . Tudo bem que ” a longo prazo estaremos todos mortos ” , mas e as futuras gerações? Temos o direito de condená-las à vida que não desejamos para nós?

    Acontece que ser irresponsável , como coçar , é só começar….Tanto que se pode ler hoje no Painel da Folha

    “Trem da alegria
    Sem fazer alarde, a Câmara aprovou a criação de 14.419 cargos federais — quase quatro vezes os 4.000 postos comissionados que Michel Temer prometeu ceifar neste ano. A autorização passou batida até por deputados. Ela estava no projeto de lei que concedeu aumento a servidores da Suframa, aprovado em meio aos reajustes salariais que trarão impacto de R$ 58 bilhões às contas públicas. Além de passar pelo Senado, será necessário realizar concursos para preencher os postos.

    Tudo e todos Dentre os cargos aprovados, a maior parcela é de técnicos administrativos em educação — são 4.732. Há, inclusive, 52 postos no Instituto Brasileiro de Museus e 516 analistas para o Comando do Exército”.

    Se for por aí qualquer governo precisará rodar dinheiro para pagar seus compromissos.Se o fizer retrocederemos à década de 80 às voltas com hiperinflação, escassez de alimentos , a polícia federal derrubando os bois pelo rabo no pasto e as mulheres condenadas a , nos supermercados , fiscalizar para o Sarney da vez.

    Quem ainda não se convenceu que a condução equivocada de uma economia leva à tragédia social, precisa olhar para nossos hermanos venezuelanos cujas mulheres, cansadas de fazer , FAMINTAS, 12 horas de filas diárias para comprar – se derem sorte – um pedaço de pão e uma asa de frango , em meio à uma inflação de 700% ao ano e desabastecimento crescente, bloquearam as avenidas Sucre, Urdaneta, San Martín, Forças Armadas e Baralt em Caracas , no dia de ontem , protestando contra a administração de Nicolás Maduro e tentando chegar ao Palácio de Miraflores aos berros de

    QUEREMOS COMIDA!

    Em vez, mandaram-lhes a Guarda Nacional. Nada menos do que 19 jornalistas e fotógrafos foram atacados, roubados e intimidados durante o confronto, de acordo com relatórios da ONG Espacio Público. Três fotógrafos do jornal El Universal tiveram seus equipamentos roubados pelos militares , enquanto jornalistas do VivoPlay, do El Nacion, do Caraota Digital e da Crónica.Uno foram forçados a deixar a cena do crime

    Vejam o original no Cronica.Uno

    http://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/venezuela-siguen-protestas-escasez-alimentos-noticia-1906400

    • Ótimo.

      O Temer já está anunciando que vai relaxar a política fiscal que, aliás, já está para lá de relaxada.

      Estamos caminhando céleres para a política monetária de retomada da emissão de moeda para o governo se financiar. Uma tragédia, já que por decorrência destrói-se a moeda com o evento da hiperinflação.

      Ou o governo dá um choque de gestão e corta – sem peias – as despesas correntes com o custeio da máquina pública para retomar o equilíbrio fiscal ou é para lá, para a hiperinflação, que rumamos.

    • Antes que cobrem do Temer a criação destes quatorze mil cargos, que ele pode e deve vetar porque foram “contrabandeados” para dentro do projeto de reajuste dos servidores da SUFRAMA, é preciso lembras duas coisas: uma, que isso já estava previsto no projeto, podem (e devem) cobrar é que o novo governo não o tenha percebido, e, duas, acabar definitivamente com a prática dos nossos legisladores de “pendurarem” oportunísticamente coisas que não têm a ver com o assunto original em projetos; o qie pode ter a ver com a Superintendência da Zona Franca de Manaus, a criação de cargos em museus, em educação e no comando do Exército?

      • Nada. E a cultura de jabuticabas é velha naquelas paragens. No entanto é complicado o cenário que exclui uma aprovação prévia do governo a este projeto. Ou seja, se o Planalto nem sabia do penduricalho, se a “base” aprovou-o distraída na madrugada por aí poderá continuar passando boi e boiada.Haja veto. E ônus.
        A conferir

    • Entre em uma Universidade Federal e verá que os professores estão fazendo o trabalho de secretária, estafeta, motorista com o seu próprio carro, etc .
      Uma ótima ‘racionalização ‘ da divisão social do trabalho…..

  5. Enquanto isso, o Rio de Janeiro sobre o nepotismo,corporativismo de uma justiça que aplica o velho ditado: “FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO.
    O judiciário vai receber seus salários, agora os demais servidores públicos foram adiados para o dia 14 do mês, que coisa né.

  6. Caro Newton, PARABÉNS PELOS QUE QUESTIONARAM E parabéns pela defesa do “SALÁRIO” dos funcionários, que entraram por concurso público, conforme prescreve a CONSTITUIÇÂO, E DO TRABALHADOR EM GERAL, FHC durante o8 anos não deu aumento AO FUNCIONÁRIO, ao menos a taxa da inflação, a situação atual, teve o inicio com FHC e continuado pelo PT & Cia, com os juros bancários da agiotagem oficial.
    Essa questão das Ongs, OSs, Fundações, que visam lucro, e cargos comissionados de cabos eleitorais, terceirizados, são os “CANCROS” da administração, se removem, por cirurgia, paliativos, não tem cura.
    12 milhões de desempregados, significa 48 milhões na rua da amargura (família de 4 pessoas), mas a canalhada de politiqueiros sanguessugas do Cidadão trabalhador, vivem como nababos, e o trabalhador na pobreza e miséria.
    As eleições vem ai, que o eleitor, não reeleja, é preciso, o VOTO (lamentável ser obrigatório para formação de curral eleitoral dos hipócritas politiqueiros),que nos custam uma fortuna.
    Maia uma vês, artigo lúcido e patriótico, pondo os pingos nos IIIIs.
    Que DEUS nos ajude a nos livrar da corja que infelicita a NAÇÃO, e proteja o JUIZ MORO E EQUIPES, nesse trabalho insano, enfrentando os corruptos, ladrões do COFRE PÚBLICO, que o judiciário, principalmente os juÍzes, (com outras determinações), tome o JUIZ MORO, como exemplo de AMOR A Srª JUSTIÇA.
    HONRAR E DIGNIFICAR a Srª, jUSTIÇA, NÃO ESTUPRÁ-LA E VILIPENDIAR É PRECISO, HÁ UMA JUSTIÇA, QUE FAZ JUSTIÇA: A DIVINA, CUJO TRIBUNAL É A CONSCIÊNCIA, NO ALÉM TÚMULO NOS JULGARÁ.

  7. O governo Temer começou a dar sinais ambíguos, uma hora de austeridade fiscal, outra de que vai tomar o caminho do relaxamento monetário. Exatamente o que Dilma veio fazendo no decorrer de 2015.

    O mercado não quer saber disso. O mercado quer ter condições de previsibilidade, sem o que tudo pode piorar, e bastante para a nossa economia.

    Estamos precisando de um choque de gestão, de um choque de gestão fiscal. Não é hora para relaxamentos, pelo amor de Deus!

    É hora, e já está passando, de muita austeridade.

  8. Bom dia leitores(as):

    Senhor Carlos Newton, eu tive a oportunidade de conhecer PESSOALMENTE duas verdadeiras vítimas de estrupo (foram 4 a 5 estupradores) ,uma em Itajaí e a outra no Rio de Janeiro, elas ficaram internadas no hospital por mais de 30 dias, devido as cirurgias que tiveram fazer costurar as partes rompidas internamente em virtude do estrupo, já essa pseudo vítima diz que esta sentindo apenas dores na região afetada.
    Quanto a escola de base de Brasília ,os responsáveis pela escola MORRERAM sem verem a imprensa se retratarem e nem viram o cheiro da justiça.

  9. Pois é.Os caras aí do judiciário ganharam um presentão ( “aumentão”).Enquanto isto , um colega meu que trabalha na VALEC, antiga RFFSA , me disse que desde 2015(maio), os funcionários da empresa batalham por 5% de aumento, que até agora a VALEC não se propõe a dá.Já foram até ao TST, mas está tudo travado.

  10. O nosso incansável Moderador escreveu um artigo – este, em tela – que somente alguém com a sua coragem e histórico profissional poderia.

    Defendeu os reajustes aos servidores públicos, que não são apenas para estes, mas ministros, deputados, senadores e o famoso efeito cascata atingindo estados e municípios.

    Igualmente abordou a falta de maiores investigações e sem a emoção do início com relação à jovem estuprada semana passada, cuja repercussão ultrapassou as fronteiras do Brasil.

    Dois assuntos que trazem amplo debate em um mesmo tema.

    Reajuste:
    CONSIDERO UMA FLAGRANTE E IMENSA INJUSTIÇA para quem não é servidor, E É TAMBÉM BRASILEIRO E TEM AS MESMAS NECESSIDADES QUE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS!

    Mais de onze milhões de desempregados e sessenta milhões de inadimplentes estão sendo esbofeteados com esta notícia, pois será extraído de suas parcas aquisições no mercado para ainda poderem subsistir, os impostos que pagarão tais aumentos de salários!

    Um deboche, uma afronta, um escárnio com o povo, uma diferença de tratamento indesculpável, condenável, e mostra o quanto este governo de Temer está sendo fraco, ambíguo, inseguro, e não tem como intenção resolver os problemas da recessão econômica.

    Temer quer usufruir do poder, a maldita ânsia pelo Planalto.

    Não é admissível que parte do povo seja atendida em termos salariais e, a outra, a grande maioria, continua pagando pelos erros gravíssimos ocasionados pela Dilma e o seu PT, INCLUSIVE TEMER E O SEU PMDB, que era o seu vice, portanto, CULPADO TAMBÉM PELA SITUAÇÃO DO PAÍS!

    Deploro categoricamente esta decisão do antro de corrupção e desonestidade, denominado Congresso Nacional, cerne de nossos problemas há décadas, que deveria ser dissolvido para o bem do povo e do Brasil, mas que continua sendo perdulário, irresponsável, criminoso, desonesto e imoral!

    Por que o trabalhador é o culpado pelas nossas mazelas, e pode estar desempregado e sem condições de pagar as suas contas, enquanto o servidor público ainda goza de aumentos em seus proventos?!

    Não discuto neste momento a questão do merecimento ou da necessidade, mas debato veementemente a injustiça, pois estes estão empregados, bem ou mal ganhando seus reais, enquanto a maioria da população está desesperada, e não existe qualquer aceno de melhora para esses milhões de CIDADÃOS BRASILEIROS, nem melhores e nem piores que os funcionários públicos!

    Se havia um momento ruim para esses reajustes, Temer escolheu a pior hora, demonstrando que a idiotice e a imbecilidade de Dilma o atingiram em cheio, pois contagiado plenamente pela falta de competência em administrar em meio a crises, durante o caos que vivemos!

    Estupro:
    Essa história precisa ser eviscerada, virada do avesso.

    Se o delegado, experiente, conhecedor dos dramas de mulheres seviciadas, estranhou que a menina não apresentava sinais de violência por conta de um estupro onde mais de trinta rapazes estariam envolvidos, corroborando que os exames de corpo de delito foram feitos quatro ou cinco dias depois, mascarando evidências desses maus tratos, as investigações deveriam ser apuradas, filtradas, elaboradas com extrema dedicação e cuidados, de modo a não se cometer INJUSTIÇA!

    Na razão direta que nos revoltamos com esta violência indescritível, o estupro, o mesmo acontece quando inocentes vão presos por crimes que não cometeram!

    Admito que o tarado que mostrou a menina desacordada, nua, mexendo com ela e mostrando o que fazia no corpo da moça pela Internet deve ser preso por trinta anos, sim, mesmo não tendo tido relações sexuais, mas a violentou na sua intimidade, conseguiu expor o corpo de uma jovem de forma pornográfica, humilhante, e deve pagar caro pelo que fez!

    Quanto aos que estavam presentes naquele local quando a vítima despertou, mas não participaram do estupro, porém não impediram que o maníaco expusesse o corpo da jovem daquela forma, devem ser presos por uma dúzia de anos, pela omissão e descaso com a situação de fragilidade de uma pessoa.

    Enfim, um caso difícil, problemático, mas que deve ser levado adiante com extremo respeito aos que não a estupraram e observarem mais detidamente os depoimentos da menina, que entram em contradição às vezes, pois não tem certeza que todos os presentes a seviciaram, pois alega estar desacordada.

    Eis o que penso, parabenizando Newton e seu brilhante artigo, que possibilitaram que os comentaristas da TI registrassem seus pensamentos com relação a dois temas de grande interesse nacional, e que trazem juntos, curiosamente, o temor da INJUSTIÇA, que deve ser evitada a todo custo, que deve haver equilíbrio e sensatez, sensibilidade e inteligência, nesses momentos cruciais, e onde se conhece os verdadeiros líderes e sábios, que sabem como agir nessas circunstâncias tão complexas e ardilosas, simultaneamente!

  11. Parabéns, Carlos Newton pela sua correta análise, tanto no caso dos salários do servidores como no caso do estupro coletivo.
    Dias atrás coloquei o face book: O que me chama a atenção é que a jovem estuprada, mesmo drogada teve condições psicológicas de contar o números de estupradores.

  12. Eu discordo desse aumento, pois é inaceitável que os servidores ganhem muito mais que o próprio povo que deveriam servir; Para cada servidor público que trabalhe mais que 8 horas diárias eu te mostro centenas que não fazem nada. É urgente a instalação de câmeras em todo local de trabalho dos servidores públicos. E se o país vai mal eles também devem carregar o fardo.

  13. A Secretária do Soninho todo puro….

    A mulher que vai dar dor de cabeça em Temer
    Brasil 03.06.16 09:05
    Indicada por Temer para a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes (PMDB-AP) é alvo de investigação do Ministério Público Federal, que acusa a ex-deputada federal de desviar de 4 milhões de reais durante o mandato parlamentar.

    Fátima teria participado de esquema para mandar o dinheiro para empresas fantasmas, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

    O destino declarado dos recursos: a promoção do turismo no Amapá.
    ( OA)

    • Temer não sabia? A própria Fátima não deveria aceitar, pois tem consciência do desvio de 4 milhões.
      Minha opinião é que Temer deveria olhar a “folha corrida” – sou do tempo em que para ser admitida no serviço público tinhamos que apresentar folha corrida para comprovar que nada nos desabonava.

  14. Campanha só da Dilma ou da chapa Dilma / Temer ?

    Operação Acrônimo
    Dívida de campanha de Dilma foi paga com dinheiro público, diz Bené
    Governo pagou dívida de R$44,7 milhões da campanha de Dilma
    Publicado: 03 de junho de 2016 às 00:06 – Atualizado às 00:59
    O empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, delator da Operação Acrônimo , afirmou à Polícia Federal que Giles Azevedo, homem de confiança e ex-chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff usou dinheiro público, em um contrato de publicidade do Palácio do Planalto, em 2015, com a agencia Click, para quitar dívidas da campanha presidencial de 2010 no valor de R$44,7 milhões.
    O uso de dinheiro público para pagar dívidas de campanha de Dilma ocorreu entre 2014 e 2015, quando as operações Lava Jato e Acrônimo já haviam sido deflagradas há muito tempo.
    Esta é a primeira vez que a Polícia Federal obtém evidências de que o Planalto chefiado por Dilma desviou dinheiro público da Presidência da República para quitar caixa dois de campanha. A informação é da revista Época.
    Bené é acusado de ser o principal operador do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comérco Exterior de Dilma.

    ( Diário do Poder ).

  15. Em Santa Cruz Cabrália não dá nem para se ver o Marco do Descobrimento devido ao acúmulo de tranqueiras em sua frente.

    Houve um senhor chamado Benito, que tinha com lema : ” Abaixo e inteligência , viva a morte ” !

  16. Parabéns ao editor Carlos Newton por equilibrado texto, mantendo-se numa linha serena, procurando com a razão separar o joio do trigo.

    É um privilégio poder ler belo trabalho.

    “Siga em frente” Sr. Newton!

  17. Até o Alma Santa 12.0…

    NOTA PÚBLICA
    Apesar de não conduzir o processo e não integrar a Comissão Processante, como presidente do Congresso Nacional, vejo com preocupação as iniciativas para comprimir prazos. Mais ainda se a pretensão possa sugerir supressão de direitos da defesa, que são sagrados.

    É imperioso agilizar o processo para que não se arraste indefinidamente. Para tal, é possível reduzir formalidades burocráticas, mas sem restringir o devido processo legal e principalmente o direito de defesa. Dez dias na história não pagam o ônus de suprimi-los.

    Para isso, não devemos lançar mão de expedientes de discutível caráter democrático, ainda que respaldados em interpretações razoáveis. O que devemos transmitir ao Brasil e ao mundo é a certeza de um julgamento isento, responsável e civilizado, como se viu, aliás, na longa sessão do dia 11 de maio, em que foi admitido o processo, a despeito de atitudes extemporâneas e equivocadas que, pontualmente, a precederam e que poderiam pôr em risco a lisura da condução do impeachment, como tentaram.

    Igualmente, parece-me prudente evitar recorrer, a todo tempo, ao Judiciário para que decida questões de ordem. Por mais sensatas e qualificadas que sejam as decisões do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e elas o são, é inadequado sobrecarregá-lo com trabalho tipicamente congressual e que corre o risco de ser interpretado como transferência de responsabilidade.

    Senador Renan Calheiros
    Presidente do Senado Federal”

  18. Aqui nos EU 16 anos nao eh idade permitida por lei de concetir. Aqui ela poderia dizer que transou com eles por livre e espontanea vontade e eles todos iriam ter que responder por estupro. O de 40 por pedofilia. Comentarios como o seu fazem o Brasil parecer pre-historico e barbaro.
    1,600 anos de prisao para os adolescentes do Texas por estuprarem uma menina de 15 anos. Um deles namorado dela e foi pro livre e espontanea vontade e mesmo ele foi sentenciado a 1,600 anos de cadeia…

    http://rightwingnews.com/uncategorized/six-texas-men-face-1600-years-in-prison-each-for-gang-raping-15-year-old-high-school-student/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *