Reforma deseducadora e impeachment

Bernardo Mello Franco
Folha

Em janeiro, a presidente Dilma Rousseff prometeu transformar o Brasil em uma “pátria educadora”. Nove meses depois, ela dá uma aula de deseducação política ao rifar mais um ministro do setor para atender à pressão de aliados.

Na montagem do novo governo, Dilma entregou o MEC ao ex-governador cearense Cid Gomes para garantir o apoio de 12 deputados do Pros. O arranjo não durou cem dias. Cid entrou em confronto aberto com o PMDB e caiu após chamar o presidente da Câmara, o pentadenunciado Eduardo Cunha, de “achacador”.

Para substituí-lo, a presidente nomeou o filósofo Renato Janine Ribeiro. A escolha foi comemorada como um raro acerto de seu segundo mandato. Em uma Esplanada loteada entre políticos de nove partidos diferentes, Dilma escalava um acadêmico respeitado para comandar o MEC.

FELIZ NOVIDADE”

“Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade: um ministro educador para uma pátria educadora”, discursou a presidente, ao empossar o professor. “Sua escolha traduz em simbolismo a minha maior prioridade para esses próximos quatro anos.”

A diferença entre discurso e ação foi de três anos e meio. Dias antes de completar os primeiros seis meses no cargo, Janine Ribeiro recebeu a notícia de que estava demitido.

A dispensa não tem qualquer relação com a situação das escolas brasileiras ou a gestão do ministro. Ele sai para dar espaço ao petista Aloizio Mercadante, deslocado da Casa Civil por pressões do PMDB e do PT.

Na reforma deseducadora de Dilma, fica claro que a presidente não está minimamente interessada no desempenho dos auxiliares. Para ficar no ministério, o que importa é garantir votos contra o impeachment.

###
PS –
Do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), sobre a multiplicação de candidatos a ministro na Câmara: “Se você for até o fundo do plenário e gritar ‘ministro!’, metade da bancada do PMDB vira para trás…”

3 thoughts on “Reforma deseducadora e impeachment

  1. Rindo litros.
    “o pentadenunciado Eduardo Cunha”
    Esse ladrão corrupto fez a Quina.,
    Cinco delatores dizendo que entregou e depositou milhões de dólares ao digno religioso talebanjegujis e Homem de deu$$ e ainda tem a cara-de-pau de dizer que “não sabe de nada”……
    Cadê Guardião da Ética, carlos sampaio para gritar, urrar, descabelar na Tribuna do Congresso contra essa corrupção do seu par.????

  2. Sr. Newton, esse héraclito fortes é o mesmo que colocou a filhinha queridinha e mimadinha da Rainha da França como funcionária fantasma em seu gabinete.????

    • Vai trabalhar Armando. Ou pensas que vais ganhar dinheiro dizendo bobagem na internet. O teu tempo acabouuuuuuuuuuuu! Mas podias falar um pouco da Rainha de Portugal, pois dela, entendes muito bem. Corrupto só devia falar da família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *