
Rodrigo Maia não aceita a proposta defendida por Paulo Guedes
Willy Sandoval
Chega a ser irritante essa postura do ministro Paulo Guedes. Já existem duas propostas no Congresso, bem melhores do que a tal reforma tributária da equipe econômica – uma do deputado Baleia Rossi, do MDB-SP, brilhantemente defendida pelo economista Bernardo Appy, e outra do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), também muito bem defendida pelo próprio parlamentar.
É preciso entender que as propostas de reforma tributária são, antes de mais nada, um processo que pode levar até mais de 15 anos para ser totalmente implantado.
HAVERÁ CONVIVÊNCIA – Essas duas propostas estão adequadamente elaboradas, com começo, meio e fim. O economista Bernardo Appy explica que, dado o alto número de benefícios e renúncias fiscais vigentes, uma proposta de mudança nos tributos não pode simplesmente cancelar acordos juridicamente estabelecidos. Portanto, será necessária uma convivência dos dois sistemas tributários, o novo e o antigo, durante um bom tempo.
É um assunto evidentemente complexo para ser exposto, e aí vem o Guedes com propostas estapafúrdias, proposta de remendinhos e, pior de tudo, com aumento da carga tributária, principalmente para a União, com interesses claramente eleitoreiros visando a reeleição de Bolsonaro Mandrião (créditos para o analista Marco Antonio Villa) em 2022.
E irritante mesmo é ver a maior parte da midia dando eco para essas propostas ridículas do Guedes, ao invés de procurar conhecer as duas propostas já existentes, tão bem defendidas e explicadas por Appy e Hauly.
APOIO DE MAIA – Bernardo Appy não deixa pergunta sem resposta, ele vem estudando e montando a proposta há vários anos, com apoio decisivo de Rodrigo Maia e de muitos deputados, governadores e políticos qualificados.
E a única coisa que o Guedes está fazendo é tumultuar a hipernecessária reforma tributária. Na verdade ele não tem a mínima ideia dela, só pensa em como aumentar a arrecadação e benesses de alguns privilegiados.
Pergunte para ele, por exemplo, se a tributação deve se dar na origem ou no destino, como ocorre no ICMS, e ele provavelmente não saberá responder. Óbvio que, na esmagadora maioria das transações, a tributação deve sempre se dar no destino, isso é um princípio básico. Além disso, tem que estudar também de que modo se muda a lógica da tributação no país que se dá principalmente na regressiva tributação sobre mercadorias e muito menos sobre renda e patrimônio. As propostas de Appy e Hauly avançam bastante sobre o assunto, mas as sugestõess do Guedes só servem para tumultuar.
Não conheço essas duas propostas. Mas se forem parecidas ou baseadas na proposta elaborada pelos auditores da receita federal e fenafisco, já é um bom começo.
https://plataformapoliticasocial.com.br/wp-content/uploads/2018/05/REFORMA-TRIBUTARIA-SOLIDARIA.pdf
Atenção temos no Brasil para todos os Jornalistas Brasileiros – Abi, Ari, Fenai, Aib, Fenaj e Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro ( SJMRJ ) – Fundado em 1954 – pelo Jornalista e Acadêmico Austragesilo de Athayde ( ABL ) – o SJMRJ está em plana atividade em 2020 para todos os Jornalistas de todo o Brasil.
O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro ( SJMRJ ) – Esta no Facebook.
O povo Brasileiro precisa urgentemente aprender a Votar neste ano 2020 – temos eleições municipais em todo o Brasil – em Taboão da Serra na Região Sudeste de São Paulo o povo a poluição tem que mudar e colocar no poder – municipal um Prefeito e Vereadores do Bem para a Saúde, Transporte, Educação e Cultura – para Seja construído o Theatro Municipal de Taboão da Serra – estará trazendo desenvolvimento a Cidade e Toda a Região na parte da Cultura e o Ptb na Cidade pode encabeçar este trabalho com ótimos Vereadores bem intencionados em conjunto com demais partidos e pessoas do Bem – Brasil 2020.
Digo a População.
Obs. O povo Brasileiro precisa saber em quem está votando porque só pode mudar tudo de 4 em 4 anos – citei acima a Cidade de Taboão da Serra -que precisa urgentemente, de um ótimo Prefeito e Vereadores do Bem – e como várias e várias cidades em todo o Brasil agora agora em 2020 Vamos Mudar e para melhor.
Guedes tem interesse na reforma tributária na esfera federal. Os estados e municípios podem fazer a sua própria. Isso é o que ele tem dito desde o começo, ou não?
É, mas a quem interessa divulgar os fatos?
Rodrigo Maia vai enfrentar e vencer Paulo Guedes e pavimentar, mais ainda, sua reeleição-recondução, merecidamente, a presidência da Câmara Federal.
Vivi pra ver gente puxando o saco de político pilantra. Hahahaha…
É o que mais tem são pilantras na politica.
Botafogo, Bozo, Lularápio,…
Algum tucano tucanete?
Ué, é só o congresso votar as reformas deles e pronto.
O inglês do Guedes, segundo a sua mais recente entrevista internacional, está bem próximo do inglês de estrangeiros indocumentados que sobrevivem com entrega de pizzas: ruim pra burro!