Relato de quem esteve na manifestação e no quebra-quebra em São paulo

Acyr Ramos

Estive ontem no sexto ato promovido pelo Movimento Passe Livre em São Paulo. Como todos sabem, os manifestantes se reuniram na Praça da Sé e de lá partiram com destino a Prefeitura, antes de se dirigirem a Av. Paulista. Era muito grande a quantidade de pessoas e consequentemente de cartazes.

Parecia que tudo que elas tinham engasgadas, tudo que estivesse preso na garganta, deveria ser escrito em um cartaz para uma espécie de catarse ( e olha que são muitas as coisas que nós temos presas na garganta). Vi e fotografei os mais variados cartazes que se possa imaginar, desde ” Datena Dentuço”, “Haddad Corno”, “Fora Dilma”, ” + Rock – música idiota”, “Não a PEC 37″, “Feliciano essa é pra vc”, “Saimos do Facebook” até os já clássicos “Fora Globo”, “3,20 é roubo” “Legalize a maconha”etc. ou seja, um verdadeiro samba-do-crioulo-doido!

Tudo corria tranquilamente até um grupo não muito numeroso (não sei, talvez 12 pessoas) começou a depredar a Prefeitura. Daí virou o CAOS. Presenciei, por mais ou menos umas 2 horas, um espetáculo de vandalismo não só ao bem público como também ao privado. Além da Prefeitura, carros com vidros quebrados, uma van da Rede Record incendiada, uma guarita policial também incendiada, muros pichados etc…

Pensei “agora chega o CHOQUE e TODO MUNDO AQUI VAI APANHAR”. Para minha surpresa, horas se passaram e NADA, NINGUÉM apareceu. Ao perceber que o local estava se tornando terra-sem-lei, esses mesmos manifestantes começaram então a invadir uma agência do Itaú ( só não saquearam os caixas porque é preciso dinamitá-los).

Pensei novamente “Nossa, agora mexeram com peixe grande, com gente errada. AGORA SIM a policia chega descendo o cacete em todo mundo”. NADA, ESTRANHAMENTE NADA!!!! Começaram então os saques as lojas em uma cena surreal onde tais elementos ESCOLHIAM as lojas que seriam saqueadas. Lojas Americanas, de operadoras de celular, joalheria, loja de roupas etc…

Apareceu então um grupo de uns 20 policias que começou uma perseguição a estes manifestantes, sendo também o grupo de policiais perseguido por outro grupo de manifestantes (creio que mais curiosos e barulhentos do que violentos, mas em um clima de guerra, como se vai saber!)

Sai de lá preocupado com o rumo (ou a falta de) que as coisas estão tendo. Entendo que são inúmeras as ansiedades do nosso povo, como também são inúmeras as injustiças perpetuadas já há séculos neste país (e ontem muitos foram a forra, mas alguns de forma violenta), porém noto que esses inúmeros anseios e a falta de foco nas manifestações (não digo por parte do MPL, que já declarou inúmeras vezes que está ali pela redução do preço das passagens) pode levar uma manifestação pacifica, que luta por uma sociedade mais justa, a um caminho também super CONSERVADOR!

(É aí que quero chegar, neste limite tênue que existe). Vejo cartazes e posts pedindo o impeachment da Dilma como se ela fosse uma criminosa ( Bem, de terrorista ela já é chamada há tempos), como se ela não tivesse sido eleita pela MAIORIA da população ( não estou aqui querendo protegê-la, mas goste ou não da Dilma, isso É FATO!).

Vejo pessoas em demonstrações de nacionalismo piegas, cantando aquela musica coxinha “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, fazendo até FILA pra tremular uma bandeira nacional gigante ( eu vi isso), coisas que, como uma pessoa que não acredita em nacionalismos, em fronteiras, em raças mas sim em SERES HUMANOS, me faz ter calafrios!!!! Tudo isso me deixa sim preocupado pois algo que pode ou poderia ser bacana periga transformar-se em algo tenebroso.

Vale a reflexão feita ontem pela minha amiga Inti Queiroz, ao relembrar que os militares utilizaram uma suposta insatisfação da população com a política “comunista” de Jango e a sua aproximação com a URSS para justificar um golpe militar…

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

16 thoughts on “Relato de quem esteve na manifestação e no quebra-quebra em São paulo

  1. Acredito que um dos focos ,ou “o foco”,deveria ser:acabar com a reeleição para TODOS os mandatos.Serviu ao País por 4-5 anos,fim!Volta para seu emprego anterior,política não deve “ser meio de vida”,e muito menos para criarem-se “dinastias”políticas.

  2. “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.

    Ayn Rand – Filósofa russo-americana, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920

    BRASILEIROS-JUNHO DE 2013- LUTANDO E SALVANDO O BRASIL! TODOS NA RUA!

    FATO 1: SEM RUMOS VAI VIRAR ANARQUIA…
    FATO 2: QUEM GOVERNA NÃO TEM CONDIÇÕES DE MUDAR…
    FATO 3: REFORMA POLITICA JÁ!

  3. “Cadê a popularidade dessa TERRORISTA, que recebeu VAIA de 100% dos 67.000 pagantes na abertura da copa em sua casa?”

    AS SUAS PESQUISAS SÃO COMPRADAS!

    COMO A POPULAÇÃO DIZ QUE A SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ETC ESTÃO COM MAIS DE 90% DE PÉSSIMO E RUIM; E A TERRORISTA TEM MAIS 80% DE APROVAÇÃO DO SEU GOVERNO?

    ESSAS PESQUISAS SÃO FEITAS EM PAÍSES DIFERENTES?

    AÍ É FD!

  4. Definitivamente, não é por causa de vinte centavos.
    – É por todo aquele policial que está na linha de frente dando tiro naqueles que são mais seus semelhantes do que todo Lá_drão cretino de gravata sentado atrás de uma mesa, roubando para elle e o PT. Definitivamente, não é por causa de vinte centavos.

  5. … meu PROTESTO é contra o aumento indiscriminado de preços. Vejam nas
    gondolas dos supermercados. Nao ha nenhuma justificativa para tanto. Se
    baixaram os preços das tarifas de onibus, que tal se nos voltassemos contra as grandes redes de supermercados? A inflaçao baixaria…
    com certeza.

  6. Zé do Povo, saudações
    Belíssimo e oportuníssima a citação da grande Ayn Rand.
    José A., saudações
    Ideia mais do que justa, a sua!!!
    Ir para as ruas pressionar os supermercados!!! Os preços praticados são uma VERGONHA!!!
    E … por que não pressionar as universidades, que cobram mensalidades estratosféricas, assim impossibilitando os menos favorecidos de conseguir uma bela preparação para o futuro???
    Minha sugestão: já que a “porcaria” foi feita, por que não incentivar o uso dos estádios para shows e eventos … e as rendas serem revertidas para a construção de universidades? Mais: o governo subsidiaria o ensino, para todos. Dinheiro não seria problema, assim. Caberia aos Tribunais de Contas dos Estados exercer uma rigorosa fiscalização, etc

  7. A Dilma é vaiada em 100% e nas pesquisas só cai 8%. É uma sacanagem. Digam a verdade para o povo.Por isso é que o povão se revolta, mentem descaradamente. Essa terrorista vestida de presidenta é um absurdo.

  8. “Suposta” insatisfação com o Governo Goulart?Vc enlouqueceu?Foram milhares às ruas ,no País todo pedindo sua saída.Não queira reescrever a História.Qto ao Governo Dilma,no mínimo está muito abalado.A hegemonia petista acabou?Vamos ver.

  9. Fui a uma rede de distribuição de mercadorias, e vi opreço do pão que compro semanalmente, saltar de 4,59 para 5,59, um aumento de 20%, fui a gerencia ver do por que desse aumento, ele chamou o comprador pelo telefone, que mostrou a ele pelo computador que o fornecedor havia aumentado o produto. Achei muito estranho a wickbold ter aumentado tanto o preço, pois a farinha não aumentou. Sera que é influencua dos “terroristas” economicis ou é um boicote contra o giverno por essa empresa. De toda a forma eu sugeri ao gerente que deixe faltar o produto, que assim eles teriam que baixar o preço, não comprei o pão, fiz a minha parte, que acredito ser correta, espero que os gerentes de grandes redes, vejam bem o motivo das altas de precos dos produtos antes de comprarem. Pois vandalos não existem só nas ruas, existem vandalos economicos no meioempresarial, como notei nesse fato.

  10. “Atualmente, vândalo é chamado quem destrói ou depreda bens públicos pelo único prazer da destruição ou aqueles que cometem ações selvagens e desalmadas. A acepção atual de vândalo no sentido de depredador provem do adjetivo francês ‘vandalisme’, cunhado em 1794 pelo bispo republicano Grégoire, para criticar os depredadores de tesouros religiosos.”

    Vos pergunto a todos leitores, quem desvia, chincalha, despreza, menospreza, enriquece, nos setores POLÍTICOS, ECONÔMICOS, RELIGIOSOS,EDUCACIONAIS,SEGURANÇA,SAÚDE que MATAM uma CIVILIZAÇÃO dentre outros são o QUÊ?

    BRASIL TODOS NA RUA!

  11. Vejo redes de televisão insuflando o povo de forma subliminar a depredarem. Passam videos de açoes de depredadores e pedem qie enviem videos, para que sejam colocados no ar. Sao os “vandalos” da comunicação. E usam para tanto uma concessao gpvernamental para tanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *