Rodrigo Maia garante que o governo tem recursos e condições de comprar mais vacinas

TRIBUNA DA INTERNET | Maia diz que tática de Bolsonaro é estimular  candidatura de esquerda na eleição da Câmara

Charge do Paixão (Charge Online)

Deu no Correio Braziliense
Agência Estado

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o governo federal “tem recursos e condições de comprar as vacinas” contra a covid-19. Segundo Maia, o debate deve ser sobre “quais as prioridades” pois, na visão do deputado, “dinheiro não está faltando, ele só está mal gasto”.

Em live do UOL, Maia afirmou que, “se a vacinação tivesse sido organizada para imunizar os brasileiros até o meio do ano, você teria oportunidade de uma recuperação econômica e menor perda de vidas”.

SITUAÇÃO COMPLICADA – No entanto, segundo o ex-presidente da Câmara, “a vacinação dobra a aposta do governo nessa agenda radical e coloca o Brasil numa situação muito complicada porque o Brasil não é a Grã Bretanha ou Estados Unidos que têm uma credibilidade da sua moeda, da sua economia”.

Maia afirmou que o presidente do laboratório norte-americano Pfizer, Albert Bourla, vinha mandando e-mails para o presidente Jair Bolsonaro desde agosto do ano passado para fechar acordo de compra de vacinas. Nesta terça-feira, 23, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo do imunizante.

“O governo federal tem recursos e condições de comprar as vacinas”, afirma. Diante da proposta de compra de imunizantes pela iniciativa privada, Maia afirma que, num primeiro momento, “não devemos separar brasileiros no acesso à vacina”.

AGENDA FEDERAL – Na avaliação do deputado, não se deve usar a prerrogativa de o Brasil ser um País federado e abrir mão de sua agenda como coordenador do sistema público de saúde. Segundo ele, “o problema do governo é compreender qual seu papel”.

Para Maia, a minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria o auxílio emergencial prevê o fim do mínimo de gastos em saúde e educação para a União, Estados e municípios, é uma solução que “não é viável”. “Desvincular os recursos de setores é uma disfunção e não é isso que vai abrir espaço para o orçamento primário.”

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Nessa entrevista, a afirmação mais importante foi a de que “o problema do governo é compreender qual seu papel”. Realmente, no dia em que o presidente compreender seu papel, as coisas poderão melhorar. Mas até lá… (C.N.)

8 thoughts on “Rodrigo Maia garante que o governo tem recursos e condições de comprar mais vacinas

  1. Parlamentar abjeto e traidor do povo.
    É o nhonhô botafogo que só engavetou PLs e deixou caducar inúmeras MPs.
    Tem vários processos em curso.
    Idiota como um porco no rolete.

  2. Pior é reportagem dando trela para irrelevante que atrasou o país em todos os aspectos, acabaram-se as viagens pelo país em jatinho da FAB, chora e esperneia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *