Rússia ajuda a China a construir novo sistema de defesa antimísseis, diz Putin

Russian President Vladimir Putin and his Chinese counterpart Xi Jinping exchange documents during a signing ceremony following their talks at the Kremlin in Moscow.

Xu Jiping considera Putin com “melhor e íntimo amigo”

Simon Tisdall
The Guardian

Dias depois de Pequim lançar mísseis de ponta, Moscou revela um plano que ‘aumentaria radicalmente a capacidade de defesa da China’. Desde a Guerra Fria, apenas os Estados Unidos e a Rússia têm esses sistemas, que envolvem uma variedade de radares terrestres e satélites espaciais. Os sistemas permitem a detecção precoce de mísseis balísticos intercontinentais.

Falando em uma conferência de assuntos internacionais em Moscou, Putin disse que a Rússia está ajudando a China a desenvolver esse sistema. Ele acrescentou que “isso é uma coisa muito séria que aumentará radicalmente a capacidade de defesa da China”.

COOPERAÇÃO – Sua declaração sinalizou um novo grau de cooperação em defesa entre os dois ex-rivais comunistas que desenvolvem laços políticos e militares cada vez mais estreitos, enquanto Pequim e Washington entraram em uma guerra comercial.

Em junho, o presidente chinês Xi Jinping chamou Putin de seu “melhor e mais íntimo amigo”, acrescentando que ele apreciava sua “profunda amizade”.

Não houve comentários imediatos de Pequim, mas a alegação de Putin teve uma reação mista online. Na plataforma de mídia social chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, alguns usuários aplaudiram “novos patamares de cooperação estratégica”, mas outros questionaram se Pequim precisava da ajuda da Rússia com equipamentos militares.

NAS REDES SOCIAIS – “Mais uma vez, gabando-se, russo! Talvez esteja ligado à sua cultura nacional”, disse um usuário. “Os chineses não se gabariam assim”.

No início desta semana, a China lançou um novo equipamento militar, incluindo um míssil “hipersônico”, que os especialistas acreditam ser difícil para os EUA combaterem. O míssil, conhecido como DF-17, pode, em teoria, manobrar bruscamente muitas vezes a velocidade do som, tornando extremamente difícil se defender dele.

Em agosto, a China e a Rússia acusaram os Estados Unidos de promover uma nova corrida armamentista testando um míssil de cruzeiro, apenas algumas semanas depois que Washington se retirou de um tratado de controle de mísseis da era da Guerra Fria que barraria o lançamento do teste.

Agora que Putin é o melhor e mais íntimo amigo de Xi, onde isso deixa o Ocidente?

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A pergunta do jornalista do britânico The Guardian é inquietante. Mostra como a humanidade continua empenhada em gastar dinheiro com armamentos, ao invés de diminuir as desigualdades sociais. E o pior é ter um irresponsável como Trump à frente da mais potência do mundo. Ele é capaz de tudo, para o bem ou para o mal. (C.N.)

28 thoughts on “Rússia ajuda a China a construir novo sistema de defesa antimísseis, diz Putin

  1. “Em junho, o presidente chinês Xi Jinping chamou Putin de seu “melhor e mais íntimo amigo”, acrescentando que ele apreciava sua “profunda amizade”.

    Em que lado da moeda se encontravam China e Russia antes e depois da 2ª guerra, a unica coisa em comum era o estado ditatorial, a China aprendeu muito nos anos passados, a unica coisa que lhe interessa é ela.

  2. Bom para queimarem dinheiro deles. O planeta se fecha em torno de si mesmo. Que ninguém ache que estando imune aos efeitos imediatos dos misseis de seus inimigos, estará imune aos efeitos secundários de seus próprios misseis. Quem dera todos misseis lançados pudessem ser destruídos antes de atingirem seus alvos. Outro problema é quando, como e onde seriam destruídos. Sabendo das defesas anti misseis, o que impede que alvos secundários próximos não possam ser atingidos ou que uma enxurrada de misseis não dizimem por completo a vida na terra? Isso não é uma bagagem que se queira carregar.

  3. Enquanto os adultos China, Russia e EUA se estranham, o menino mimado Jair muda os nomes das refinarias da Petrobras em uma tentativa patética de apagar a história do Brasil e birrento, ameaça sair do PSL, se não tiver o controle do fundo partidário do PSL.

    Vou precisar de mais pipoca.

    • Eu conheço uma fanática como vc. O nome dela é Marta e fez engenharia social financiado pelo PT, que tinha planos para criar mais Cuba na América Latina com o nome de Brasil.
      Ela como vc, dois transtornados, devem até receber um troco do partido para continuar na luta pela nossa “salvação”.

  4. Como alguém pode ser contra o ideal, meu Deus?
    É incompreensível uma atitude assim.

    O problema é que existem muitos ideais e eles se diferem. Aí complica a realidade. Ou melhor, a torna um inferno, pois quem acredita no seu , não vai aceitar o do outro.

    Enfim, com o advento da mente nos humanos, a primeira mentira: o ideal e com ele sua metástase nas religiões ou ideologias, que são a mesma coisa. Com elas as guerras.
    Não tem mais volta, o paraíso se foi.

    Questão de tempo, o planeta não resistirá aos idealistas e fanáticos que, mais cedo ou mais tarde de posse da bomba final, não hesitará em detonar o planeta para salvar a humanidade.

  5. Não me peçam amor à bandeira ou ao hino. Afinal, quem esses símbolos representam? E pior, quem eles oprimem e escondem? Enquanto não incluirmos todas as vozes que habitam essas fronteiras arbitrárias no diálogo nacional; enquanto não aceitarmos toda a diversidade cultural, todos os saberes, todas as línguas, todos os corpos, todos os gêneros e todos os deuses como igualmente brasileiros; enquanto o projeto for de preservação desse legado de violência e submissão; enquanto se puder falar impunemente que temos que preservar nossas “tradições judaico-cristãs”, não tô nem aí para o Brasil.

    http://bit.ly/33lrJ3n

    • Che Cardoso,

      Tu tá tirando do fundo do baú alguns cronistas revoltados e indignados com eles mesmos, credo!

      Ontem foi o cara que desceu o sarrafo nas pentecostais e no pai dele, e hoje tu nos apresentas mais um doido da pedra, nossa!

      Não leste o artigo, né?
      Se tivesses lido, certamente não indicarias o link.

      Se não percebeste, o que ele tenta explicar que não lhe “peçam amor à bandeira ou ao Hino Nacional”, o elemento esse surtou, aloprou!

      Mas como podemos pedir para uma pessoa amar alguém ou a sua nação??!!
      Credo, que asneira!

      RESPEITO, SIM; amor é impossível, evidente.

      Mais a mais, diante das exigências que o tal de Leoni quer para “amar os símbolos nacionais”, o indivíduo quer que sejamos deuses, infalíveis, doces de criaturas …

      Mas, vá se enxergar, doidão!

      O cara não que é respeitar nada e ninguém, e vem com esse papo furado, E EXIGINDO DOS OUTROS O QUE ELE NÃO FAZ!!!

      O bosta cultua o ódio, e acusa os outros;
      é ateu, e tem medo de se posicionar, então investe contra o que apelida de “tradições judaico-cristãs”.

      Bah, mas é tão fácil deixar de lado as religiões …. que não preciso culpá-las pelo que sou ou pelo que não fui.

      Ms é muita pretensão do bucéfalo, do bobo da corte, do imbecil e idiota, que quer protestar contra a sua incompetência e incapacidade, e se joga contra quem nada tem a ver com a sua insatisfação.

      Alex, tu só tá dando fora!

  6. “Com o advento da mente nos humanos …”

    Pelo amor de Deus, Mário Jr., queres dar a entender que a mente foi adquirida “depois” do nosso surgimento, ou seja, surgimos no mundo, ficamos um tempo sem cérebro, logo, sem a tal da mente, que, aos poucos …. quem mesmo nos colocou a mente ou nos vendeu ou nos deu de presente??!!

    Não surgimos neste planeta com a nossa mente, então?
    Ela foi adquirida com o tempo ou só para alguns?

    Che, te orienta.
    Cada pessoa encerra dentro de si um mundo à parte, onde exerce seus sentimentos e emoções de acordo com a a sua vida, educação, ambiente, localidade, posição social e capacidade … mental!

    O advento da mente humana surgiu com os humanos, e não podes separá-la de cada um de nós, ora.
    A ponto que podemos perder qualquer membro ou órgão do nosso corpo, até o cérebro, a tal de massa cinzenta mas, a mente, o pensamento, impulsos, sentimentos, emoções, sabedoria, inteligência, caráter, personalidade, talento, vocação, intenções … não há como ser extirpada do ser humano, então desde a nossa composição e todas as mudanças que sofremos nesses três milhões de anos que existimos, a mente jamais foi adquirida, ela é parte fundamental de cada pessoa.

    A mente foi aperfeiçoada, ampliou-se, conheceu mais, soube mais, entendeu mais, porém sempre esteve conosco, e jamais surgiu depois que aparecemos nessa nave espacial chamada Terra.

    Abraço.
    Ah, e tenta me responder, se quiseres, sem ofensas, depreciações … usa a mente para um bom debate e não para destratar as pessoas.

  7. Jamais virei aqui para ofender alguém. Esse é um espaço que deve ser valorizado e apoiado. Todavia, a má vontade do editor-comentarista em relação ao presidente Donald Trump é flagrante, nessa matéria assinada por Simon Tisdall, do The Guardian, que a Tribuna da Internet replica com o título “Rússia ajuda a China a construir novo sistema de defesa antimísseis, diz Putin”. Seria aceitável que concluísse, na minha modesta opinião, desse modo: E o pior é ter irresponsáveis como Trump, Xu Jiping e Putin à frente de potências do mundo. Eles são capazes de tudo, para o bem ou para o mal. E plagiando o próprio Carlos Newton, mas quem se importa.

  8. Engraçado que Trump é um dos presidentes menos intervencionistas que já sentaram na Casa Branca. Não iniciou nenhuma guerra e retirou o exercito americano de varias frentes. Ao contrario do Obama, que enfiou os EUA em toda guerra que pode.

    Mas estranhamente o Obama ganhou o premio Nobel da paz (?) e Trump é que é considerado perigoso.

    Alguém poderia me explicar a logica disso?

    • TRUMP é um DESARMADO! COM O RABO NO MEIO DAS PERNAS!

      Vai fazer guerra aonde? Todo cagado?

      As ultimas superpotências que os EUA atacaram: Iêmem, Afeganistão, Síria, Iraque…

      Acorda gente ignorante,
      Os EUA hoje são SUCATA….

  9. A personalidade de Trump, com todos seus defeitos, é o menor dos problemas aqui. A Rússia se ressente das humilhações sofridas da parte dos americanos durante os caóticos anos 90, da interferência aberta de Washington para reeleger Boris Yelstin em 1996, e da continuada expansão da Otan para o leste, mostrando que os russos continuariam sendo tratados como inimigos, não importando o que fizessem e o quão fracos parecessem; sob Putin buscou restabelecer sua ordem interna e seus é hoje alvo da escancarada hostilidade tanto de republicanos como de democratas, e principalmente da parte destes, que culpam os russos pela derrota de “sua” presidente Hillary Clinton, mesmo sem nunca terem conseguido provas disso.
    Já a China começa a ser tratada pelos americanos como ameaça por causa de seu poderio crescente. O rearmamento russo e chinês é uma resposta às políticas americanas, que dificilmente mudarão quando Trump não for mais presidente, porque nos dias de hoje qualquer americano que defenda uma política mais conciliatória com esses países é visto como fantoche de Putin/Xi. Por isso a mídia americana tem posto na geladeira a pré-candidata democrata Tulsi Gabbard, considerada a menos pró-guerra dos aspirantes à Casa Branca.

  10. Um absurdo Rússia e China estarem tão desenvolvidas, militar e tecnologicamenre!
    Ora, o importante é termos os EUA PLENOS , PODEROSOS E INCOMPARÁVEIS…

    Tão bonzinhos, esses ” ” estadunidenses… “

        • Voce que não é chegado em coisa de povo, torcida, futebol, se tivesse que assistir ao filme:

          “MÍSSEIS HIPERSONICOS” russos voando a mais de 30.000km por hora “versus PORTA AVIÃO LATA VELHA” enferrujado, comportando jatos F15 e F16, inferiores aos Northrop F-5 que até o Brasil tem….

          Ja era, fazem igual a aquele time feminino do Flamengo, 59 a zero!
          Pega a salsicha do tio sam e guarda para você!

          Seus argumentos “chupetinha do tio Sam” são como jogar na roleta e apostar no verde da mesa….

  11. Só existe uma solução para a defesa da China e da Rússia contra a OTAN: um novo “Pacto de Varsóvia”.
    E agradeçam aos americanos, que transformaram a China em potência e depois boicotaram a Rússia, jogando a no colo chinês.

      • O que os aliados americanos fizeram nos ultimos 20 anos, ou mais?

        Espalharam 800 bases militares pelo Mundo e meteram o dedo no nariz de todos….
        Surrupiaram Trilhoes de dólares com a desculpa que era para programa de defesa….
        Aonde? O sistema americano na Arabia Saudita não brecou nem os drones de areia e pedra do Iêmen…
        O sistema americano de defesa é uma farsa.
        Os caças americanos são bacias d’agua perto do que existe hoje na Russia e na China.

        Cada vez que já barulho, seja em Suez ou em Hormus, pra cada banheira americana há uma duzia de embarcações chinesas.

        O Putin com 2 avioes mandou o boneco que o tio sam entitulou presidente autoploclamado da Venezuela pra lata.

        Trump está trazendo pra casa o que sobrou da lata velha.

        Enquanto pintaram de bambambans os Russos e os Chinos fizeram a lição de casa, em casa, na deles….

        Um conflito hoje, se so rar alguma coisa será na China, ou na Russia, mas dos EUA não sobrará nada.

        Como em matéria de producao documental no Brasil só temos o Globo Reporter da merda da Globo, muito embora toda a informação e conhecimento documental esteja disponivel a todos via internet ( até com legendas), cabe a cada um procurar a verdade dos fatos.

        Um deles, o mais importante, PRIMORDIAL, o verdadeiro motivo das guerras daqui pra frente será por zonas territoriais, nao de nióbio, estróbio ou bolzonálbio, mas de ÁGUA.

        E O IMBECIL do Bozolado, derrubando as arvores das florestas, vai conseguir SECAR O MAIOR PATRIMONIO, A MAIOR RIQUEZA DESTE SÉCULO, contribuindo para o fim da humanidade….

        O Salles já faturou o trofeu boneco exterminador do futuro, hoje, e esse foi o Ato de Guerra mais importante do momento.

        30 minutos pro míssil hipersonico de um explodir na cabeca do tio sam…
        Os EUA já nao podem guerrear com mais ninguém. Vacilaram feio….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *