Se não tivesse sido assassinada pela ditadura e seus cúmplices, apaniguados e arbitrários, a Tribuna da Imprensa estaria completando 63 anos de História vivida, brava e destemida. Lindbergh confirmado por Lula, desespero de Sergio Cabral.

Helio Fernandes

Só um homem como Carlos Lacerda lançaria um jornal entre o Natal e o Ano Novo. Não é demérito nem depreciativo, apenas a realidade indiscutível. Pela convivência que tive com ele a partir da belíssima Constituinte de 1945/46, posso dizer: Lacerda queria mais um palanque do que um jornal, foi o que ele montou na Rua do Lavradio.

Na Constituinte, éramos 17 jornalistas credenciados. Eu era da revista O Cruzeiro, semanal, então escrevia um artigo com meu nome e vários com pseudônimo. Os fatos aconteceram durante 7 meses, foi a melhor Constituinte, ultrapassou em muito a de 1891 e a de 1934. Com 24 anos de idade, foi meu melhor trabalho, que fazia com paixão.

Aí fiz grandes relacionamentos, incluindo Carlos Lacerda. Ele escrevia quase toda a segunda página do Correio da Manhã. O título geral da sua matéria era: “Da tribuna da imprensa”. Significava que dessa tribuna ele “via” o mundo, opinava mais do que informava. E na verdade a vocação de Lacerda era mais de editorialista do que de repórter.

Por causa dessa vontade de “editorializar”, foi demitido do Correio da Manhã. Atacou duramente os negocistas (do petróleo, já naquela época) e irmãos Soares Sampaio, os maiores amigos de Paulo Bittencourt, dono do Correio da Manhã.

Em 15 de janeiro de 1947, Lacerda se elegeu vereador na mais brilhante e importante Câmara Municipal (50 vereadores, 19 do Partido Comunista, 12 da UDN, 11 do Partido Trabalhista Brasileiro. Os outros 8, de partidos pequenos. Quando o PCB perdeu os registros e os mandatos, em 1948, Lacerda renunciou, não havia mais debate diário. Em 1949, do nada, Lacerda lançou o jornal, que o manteria e o elegeria governador. Mas isso é outra história.

A PALAVRA “INIBE”, SOBRE
PARTIDOS, A ÚNICA QUE EXISTE?

O projeto inspirado, aprovado e determinado por Dona Dilma, para frustrar os partidos de Dona Marina e do Paulinho da Força, apenas um objetivo: deixá-los sem legenda para 2014, Ela sabe que com muitos candidatos haverá na certa segundo turno,, e “segundo turno é outra eleição”.

Só que além do sobressalto e do solavanco, tão exuberantes no linguajar de Dona Dilma, surgiu essa predileção e superioridade da palavra INIBE. Contra ou a favor, todos se utilizam dela. Ontem, ma Primeira de O Globo e da Folha, lá está ela. Há dias, nas rádios, televisões, nos jornais, o dicionário é privativo do INIBE.

Quer dizer que todos se copiam, se imitam, não se dão ao trabalho de sair dessa rotina? Por que não falar que o projeto INIBE a criação de partidos? E outros fora desse chatíssimo INIBE.

O PT VOLTOU AO BOM SENSO
POLÍTICO NO ESTADO DO RIO

Quando o PT do Estado do Rio, por unanimidade, indicou o bravo e resistente Vladimir Palmeira como candidato ao governo, logo ele apareceu como favorito. Isso provocou a raiva e os ciúmes da cúpula do PT (dito nacional). Fizeram intervenção, perderam um quadro magnífico e não ganharam o governo.

QUASE REPETIRAM A BURRICE
COM LINDBERGH FARIAS

Lançado, o senador logo assustou Sergio Cabral e Eduardo Paes. Começou a chantagem e a intimidação, “Dilma não pode ter dois palanques no Rio”. Por que não poder? Dois é melhor do que nenhum. Lindbergh resistiu, foi confirmado, está referendado por Lula, mas seguro do que por Dona Dilma.

RECONTAGEM DE VOTOS
NA ELEIÇÃO (?) DA VENEZUELA

A comissão designada para “recontar” votos de Maduro e Capriles comunicou oficialmente: “No dia 6, mas será apenas parcial”. Resumindo e confirmando o que escrevi: Maduro será altamente beneficiado, deve aparecer com mais votos do que antes.

SERRA NÃO DESENCARNOU
E SONHA COM A PRESIDÊNCIA

Sabe muito bem que o PSDB acabou para ele, mas não deixou ainda de ser presidenciável pela terceira vez. Tem até legenda, do recém-formado MD, Mobilização Democrática. Sair do PSDB, do qual é fundador (1988), nenhum sofrimento.

A grande dúvida do ex-prefeito, ex-governador, ex-senador: sair, tudo bem. Mas sair sozinho? Mesmo os mais íntimos e até os que lhe devem tudo ou quase tudo (tipo Andrea Matarazzo, que foi ministro e depois embaixador na Itália para retomar contatos com ancestrais, que palavra) não dizem sim ou não, esperam. E Serra tem que esperar também.

QUEREM SEDUZIR SERRA COM
A VICE PARA O SENADOR ALOYSIO

O encarregado de conversar com Serra foi o próprio FHC. Estava autorizado por Aecio, fez a proposta: “Aecio quer o teu grande amigo Aloysio Nunes Ferreira para vice na chapa dele, mineiros e paulistas unidos”.

SERRA NÃO DISSE NADA,
O SENADOR DESDENHOU DO CARGO

Já tendo sido vice de Fleury, o senador nem falou com Serra, disse publicamente: “Vice é chatíssimo, já fui, prefiro continuar senador. Desprendimento. Podia disputar a vice, se não ganhasse, continuaria senador. Ainda há desdobramento. Sem Serra, Aecio não ganha. E com ele?

###
PS – A Conmebol, com Leoz ou sem ele, farsa e fraude. Antes de sair, deixou suspensão de 6 jogos para Luxemburgo. O técnico do Grêmio foi agredido, jogado no chão, e agora punido?

PS2 – No jogo da volta, o Real Madri entrou como precisava: vibrante, dominador, decisivo. A estratégia visível era fazer um gol “imediatamente”, e com 10 ou 15 minutos, antes do intervalo, fazer o segundo. Chegou a ter 70 por cento da posse de bola, mas não saiu do zero a zero.

PS3 – Sabia então que seu objetivo era conseguir em 45 minutos o que estava programado para 90. Só que o Borussia voltou mais agressivo, Lewandowski perdeu dois gols “feitos”, o Real, nenhum. Aos 30 minutos do segundo tempo,o jogo decidido, o Borussia jogava para ganhar, mesmo de 1 a 0, não queria dar a impressão de que a vitória anterior fora “acidente de percurso”.

PS4 – Mas quem fez o seu gol foi o Real Madri, aos 83 minutos. Kaka colocou Benzema em condições de não desperdiçar, e não desperdiçou. Parecia tarde, mas aos 87 minutos Ramos fez o segundo, aí era emoção pura, todos esperavam o “milagre” do terceiro gol.

PS5 – Tendo feito 2 gols em 4 minutos, 83 e 87, os 5 minutos da prorrogação ou descontos alimentavam todas as mentes. Mas não deu, o real ficou a um gol de ir para os pênaltis.

PS6 – Quem ficou animado foi o Barcelona. Joga hoje contra o Bayern, precisando de 4 gols. Se o Real fez 2 gols em 4 minutos, por que não fazer 4 em 90 minutos? Depois de Sarney e FHC serem presidentes, quem pode duvidar de alguma coisa?

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

12 thoughts on “Se não tivesse sido assassinada pela ditadura e seus cúmplices, apaniguados e arbitrários, a Tribuna da Imprensa estaria completando 63 anos de História vivida, brava e destemida. Lindbergh confirmado por Lula, desespero de Sergio Cabral.

  1. Jornalista Helio Fernandes, o lindinho está inelegível..responde mais dez processos por corrupção,( já foi condenado em 1°instância). Quando administrava a prefeitura de Nova Iguaçu. o ex governador Garotinho já publicou em seu blog varias vezes. Será que o senhor desconhece estes processos ?

  2. POIS É, LACERDA, foi um grande homem.

    NO ENTANTO, EM OUTUBRO DE 1963, O PRESIDENTE JOÃO GOULART mandou prender CARLOS
    LACERDA! E agora José?

    AÍ vem a pergunta que não quer calar? MAS, não eram só os militares que prendiam?

  3. Mas a brava e destemida “Tribuna da Imprensa”, embora agora onLine, continua. Seu grande Capitão, o magistral Hélio Fernandes, escreve diariamente. Seu incansável e sempre otimista Imediato Carlos Newton, Edita/Opina, seus experientes Oficiais de Bordo, Sr. Pedro do Coutto, Sr. Carlos Chagas, Sr. Sebastião Nery (agora um pouco sumido), Sr. Percival Puggina, Sr. Mário Santayana, e tantos outros bons Escritores/Jornalistas, abrilhantam o Jornal onLine com a sua Arte. Muitos bons Comentaristas, quase sempre educadamente debatem os assuntos, enriquecendo o Conteúdo, nesses 63 anos de “Tribuna da Imprensa”. E olhe, que a modalidade onLine, é o futuro dos Jornais.
    Só Nós, Tripulantes, precisamos deixar de ser “Clandestinos” e pagar Mensalidade R$ 20/10 ou mesmo 5, mas em massa, para fazermos Justiça.
    Feliz dia do Trabalhador a Todos. Abrs.

  4. Caro Hélio, continuo aguardando sua avaliação sobre as reportagens investigativas do Raimundo Pereira acerca do mensalão (Mentirão, na opinião da brava jornalista Hildegard Angel),publicadas
    na Revista Retratos do Brasil. A injustiça cometida pela Justiça brasileira não recai apenas sobre o seu jornal, mas sobre todos aqueles que, de alguma forma, se opõem à casa grande da nossa elite colonizada.

  5. Parabéns para todos nós! Glórias para a nossa Tribuna da Imprensa!!!
    Helio, está lá no agradecimento do Carlos Newton aos dois técnicos/colaboradores que possibilitaram a “volta” deste blog, um comentário que fiz sobre a COMUNA DE PARIS, o primeiro movimento dos trabalhadores. Se puder, faça um comentário.
    Abraço do, Almério

  6. Que país é esse, hoje recebi uma postagem, o brasil desvia mais de 200 bilhões por ano para fora do país , dinheiro da corrupção, informações verdadeiras do brasil somente pela Imprensa Internacional, dinheiro esse retirado das crianças , da educação, da saude , onde esta essa tal justiça? tiroteio na rocinha nenhuma novidade , não existe nenhuma comunidade de fato pacificada o que existe é o trafico com proteção policial, beltrame rsrs mora num shr, apartamento de ipanema ou leblon sei la , cedido por um empresário, bonzinho esse moço, maracanã reconstruido com dinheiro do povo brasileiro entregue para o shr, eike batista, bom isso, mas nada nesse país me surpreende, acabou toda a credibilidade nos politicos, violencia sem duvida só tende a aumentar, quem não tem alguma pespectiva de vida não sente medo de matar ou morrer, policiais presos por corrupção rsrsrs e os politicos alguem acredita que um pelo menos um sera preso? ira devolver a quantia roubada? sonha brasileiro, onde esta a justiça? ninguem sabe , ninguem viu.

  7. Caro Helio, parabens pelos 63 anos da TI, você é um guerreiro da Luz, exemplo para todos nós, em especial para os jovens, para sua formação de brasilidade, que serão os usuários, dessa Nação, que Deus nos deu, com um território sem igual no Planeta.
    Que Deus, o abençõe, lhe dando saúde e longa vida.
    Que a TI continue com seus articulistas e comentaristas, nesse trabalho insano de levar a “informação” de brasilidade.

  8. A Tribuna da Imprensa “quebrou” mais de uma dúzia de anos, após o fim do Regime Militar. O verdadeiro problema é que no Brasil, uma imprensa combativa sempre acaba na insignificância e em seguida, na extinção. As verbas públicas vão todas aos órgãos de imprensa que bajulam o governo de plantão e deste dinheiro, aparece verbas para comprar papel, verbas para reportagens caras, verbas para colunistas famosos, etc.

  9. Lindbergh têm processo em curso no STF.

    POR:

    1)Forção de quadrilha
    2)Desvio de recursos públicos
    3)Peculato
    4)Corrupção ativa e passiva
    5)Lavagem de dinheiro
    6)Irrequecimento ílicito

    Total de Penas 25 Anos. E o Lula indica ele para ser governador dos otário petistas. Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *