Se o governo declara não ter dinheiro, muito menos a população do nosso país

Resultado de imagem para Bolsonaro nao tem dinheiro charges

Charge do Valdo Virgo (Arquivo Google)

Pedro do Coutto

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na sexta-feira que o governo federal não tem dinheiro e que, por isso, os ministros estão apavorados.  Reportagem de Manoel Ventura e Daniel Gullino, em O Globo de sábado, destaca a afirmação do presidente da República que se tornou inclusive manchete principal da edição. Ora, se o governo federal não tem dinheiro, o que dirá a população brasileira? É preciso considerar o peso do problema do desemprego abrangendo praticamente 13 milhões de pessoas.

A matéria publicada separa as despesas obrigatórias das não obrigatórias do Executivo. As obrigatórias estão atingindo 1 trilhão e 300 bilhões de reais. O número assusta, mas é preciso assinalar que o orçamento para 2019 atinge o teto de 3,3 trilhões de reais. Portanto, os gastos obrigatórios ficam contidos na faixa de aproximadamente 32% da chamada Lei de Meios.

REDUÇÃO – As despesas não obrigatórias desceram para 95,4 bilhões, que representa uma redução do total registrado em 2018 que foi de 132,6 bilhões de reais. O fato de o Executivo não possuir recursos suficientes para assegurar as despesas obrigatórias e também realizar investimentos é uma consequência direta da queda de consumo que atinge o comércio e a indústria, atingindo, portanto, a receita de impostos. O governo federal considera obrigatórias as despesas de pessoal e das aposentadorias pagas pelo INSS

A escassez que envolve o governo reflete-se também na educação, saúde, segurança pública para ficarmos apenas nesses exemplos. O destaque dado pelo presidente da República ao resultado do primeiro semestre de 2019 certamente vai se refletir no mercado acionário da próxima segunda-feira.

MAIS RECESSÃO – A agricultura também está sendo incluída no plano de contingenciamento estabelecido pelo Executivo. Portanto, o quadro iluminado pelo Palácio do Planalto vai se refletir também na disposição de os assalariados reduzirem aquisição de produtos. É uma consequência natural que tem origem em dois fatores: primeiro, a incerteza sobre a perspectiva da crise se prolongar. Em segundo lugar vem a ameaça dos que trabalham tornarem-se alvo de mais demissões.

No caso dos servidores públicos há o medo das demissões voluntárias, que de voluntárias não tem nada. Trata-se de um processo de demissão incluindo relações de servidores que ficam diante de optar se aceitam os incentivos ou se preferem ser demitidos sem tais incentivos. É o caso das empresas estatais.

O panorama é de retração de consumo. E sem consumo, inútil é considerar a retomada da economia brasileira.

LUCRO DA ELETROBRÁS – Por falar nisso, Anne Warth e Luciana Collet, em O Estado de São Paulo de sábado, revelam que o episódio da venda das distribuidoras de energia da Região Norte, ao contrário do que foi publicado, não foi capaz de proporcionar um lucro de 5,5 bilhões de reais que seriam acrescentados à receita da Eletrobrás.

A venda dessas distribuidoras, entre elas a do Amazonas foi precedida de um aporte financeiro de 3,5 bilhões de reais, este número era o déficit apresentado pelas unidades negociadas.

Acrescenta a reportagem que as dívidas das empresas foram cobertas por recursos desembolsados pela Eletrobras. Como se constata, o resultado da venda das distribuidoras, na realidade ficou na escala de 2 bilhões de reais, diferença entre o preço e o pagamento da dívida.

2 thoughts on “Se o governo declara não ter dinheiro, muito menos a população do nosso país

  1. NÃO PODEM TIRAR DO BRASIL AQUILO QUE NEM DEUS OUSOU FAZER, QUE É A SUA CARACTERÍSTICA NATURAL DE METAMORFOSE AMBULANTE, e é ai que a roda da história está pegando, ela quer e precisa girar no sentido da evolução para dar conta das demandas, mas os oportunistas, os aventureiros, os aproveitadores, a ignorância, os equivocados e a má-fé estão fazendo de tudo, o possível e o impossível, para truncá-la. Trocando em miúdos o artigo de Pedro do Coutto, na verdade, verdadeira, o Brasil está necessitando de um milagre capaz de multiplicar os pães, os peixes e as oportunidades, que, para continuar na verdade, não é nem um milagre mas, isto sim, apenas um Megaprojeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, que nos aponte o novo caminho a seguir no sentido da evolução, que venha aos encontro da resolução das gigantescas demandas acumuladas, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, que não precisa de nenhum Messias para ser levado a efeitos, muito menos de um Messias Bolsonaro, enquanto arremedo de capitão e deputado carreirista do baixo clero, dos sujíssimo congresso nacional, enquanto câncer maior do país, tal qual encontra-se formulado há 129 anos, enquanto criatura do sistema político apodrecido, incapaz de dialogar em alto nível com todas as forças intelectuais sadias ainda vivas de todos os segmentos do extrato social brasileiro, figura essa sem o discernimento e o grau de consciência, necessários, para conduzir o Diálogo mais importante de toda a história do Brasil, capaz de nos propiciar a grande Travessia que temos que fazer, necessariamente ( à moda Moisés diante do Mar Vermelho), do passado para o futuro, sob penas de em não fazendo já, aqui e agora, perdermos para sempre o compasso, o giro e até mesmo a própria roda da história, para restarmos condenados ao retrocesso e ao passado, puxados para atrás à moda miséria atrai miséria, abismo atrai abismo. E o processo evolutivo, que me perdoem os ignorantes e aproveitadores, tem que ser conduzido por Estadistas, e não por oportunistas. aventureiros e aproveitadores completamente desqualificados e muito aquém das reais necessidades históricas do Brasil.

  2. O Brasil está no fundo do poço. Quem o colocou nessa situação foram os governos da esquerda com a má gestão, roubos e corrupção nunca vistos na história da humanidade. Coisa de 1 trilhão de dólares ou quase isso. Fosse aqui um país sério Lula e o resto da quadrilha estaria cumprindo no mínimo prisão perpétua.

    Querer criminalizar um governo de apenas 7 meses pelo que está aí é tão criminoso , quanto os governos da quadrilha que causaram toda essa desgraça para o país.

    Um fato biológico mostra que depois de certa idade as coisas não são bem percebidas pelos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *