Se você receber correspondência da Receita Federal para atualizar seus dados, cuidado. È uma fraude para acessar sua conta bancária.

Carlos Newton

A internet é ardilosa e oferece perigo, especialmente na captura de informações para trambiques financeiros. Todo internauta recebe muitos e-mails fajutos, sobre contas a pagar inexistentes ou falsos créditos a receber. Quando preenche seus dados pessoais e envia de volta, já dançou.

Mas têm acontecido também muitas fraudes utilizando também os Correios, com cobranças inexistentes. Mas agora quem alerta os contribuintes é a própria Secretaria da Receita Federal. O problema é que estão sendo enviadas correspondências, com papel timbrado da Receita, solicitando atualização de dados através de um site indicado no “documento”.

A correspondência vem com o título INTIMAÇÃO PARA REGULARIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS. O texto indica que “o processo de recadastramento é simples e rápido, antes de acessar o site, tenha em mãos apenas seus dados bancários e seu CPF”.

E prossegue, agora em tom ameaçador: “Após o recadastro, o departamento fiscal da Receita Federal analisará os dados enviados. Posteriormente, caso haja ainda alguma irregularidade dos dados fornecidos, a Receita o intimará a comparecer em uma de suas unidades fiscais para prestar esclarecimentos”.

Depois de dizer que “a Receita criou esse sistema online exclusivamente para atender os cadastros de Pessoa Física com graves irregularidades envolvendo dados bancários”, vem o golpe fatal: “Nenhuma unidade da Receita Federal está autorizada a receber seus dados, pois trata-se de dados sigilosos, e deverão ser feitos somente através do endereço eletrônico acima citado”.

Ah, já ia esquecendo: o tal endereço eletrônico da fraude é http://info2010.x10.mx. Fique ligado. Na dúvida, vá a uma unidade da Receita.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *