Sem investimentos em infraestrutura, lá vem o Brasil descendo a ladeira

Isac Mariano

O governo brasileiro realmente não sabe investir, tampouco compreende quais são nossas prioridades! Obviamente nosso governo vem fazendo investimentos insuficientes na infra-estrutura brasileira, de um modo geral.

Como estão nossas rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e sistema elétrico? A resposta é simples: operando no limite – ou até acima dele, em muitas situações – e assim atrasando o desenvolvimento do país, pois nossa competitividade fica duramente afetada.

Ao mesmo tempo o governo vem aguçando o consumo, em detrimento da poupança interna. O povo então cai nessa marqueteira tentação, e sai para consumir. Mas, com a nossa competitividade cada vez menor, é o consumo de importados que sai fortalecido. Um verdadeiro tiro em nosso próprio pé!

O governo vem investindo bilhões para a tal Copa do Mundo (da FIFA, na verdade). Outros bilhões para os tais Jogos Olímpicos. Deve crer que investir nesses eventos esportivos significa investir em infra-estrutura.

Vem investindo outros bilhões na transposição do Rio São Francisco, aonde boa parte do pouco que já foi feito está se deteriorando. Uma obra dificílima e controversa, num rio que tem – ano após ano – cada vez menos volume d´água.

E os investimentos em portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias, rodovias e sistema elétrico? Tem sido suficientes?

E fatalmente lembrei de um verso de uma música: – “lá vem o Brasil descendo a ladeira”.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Isac Mariano tem toda razão. A China acaba de cancelar a compra de 5% do total da soja exportada pelo Brasil. Motivo: problemas no escoamento da safra para exportação. Enquanto isso, as obras da Copa e da Olimpíada estão bombando no superfaturamento. Ah, Brasil! (C.N.)

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *