Sem o “pode-não-pode” da Justiça, dificilmente Lula lideraria as pesquisas

Resultado de imagem para lula 39%Elio Gaspari
Folha/O Globo

Poucas vezes um magistrado foi tão autocrítico e preciso como o ministro Gilmar Mendes quando disse o seguinte: “Nós já produzimos esse desastre que aí está. Ou as pessoas não percebem que nós contribuímos com a vitimização do Lula? Estamos produzindo esse resultado que está aí”.

Sem o prende-solta de julho e pode-não-pode da Justiça Eleitoral, dificilmente Lula estaria com pelo menos 39% das preferências nas pesquisas do Datafolha. Mais que isso: pode-se garantir que aumentou a sua capacidade de transferir eleitores para Fernando Haddad, tornando-o um provável candidato no segundo turno da eleição.

VIROU UM CIRCO – Quem acha que um confronto Haddad x Bolsonaro ajuda a eleger um ou outro não quer um processo eleitoral, mas um daqueles espetáculos sanguinários que aconteciam no Coliseu de Roma.

O desastre está aí, mas Lula pode ser acusado de tudo, menos de ter sido o causador da barafunda criada pelo Judiciário. Sua vitimização entra agora na última fase, fabricando-se uma eleição presidencial influenciada por um ectoplasma político.

Em outro tempo, Juscelino Kubitschek também foi transformado em fantasma. Era um ex-presidente cujo semicandidato foi derrotado pelo doidivanas Jânio Quadros, que tinha como símbolo eleitoral uma vassoura.

MITO DE JK – Vale lembrar que o apartamento de JK ficava na avenida Vieira Souto e nele cabiam vários tríplexes do Guarujá. Algo do mito de Juscelino deriva da cena do seu embarque para o exílio com um coronel de arma na mão e de sua figura sorridente entrando num quartel para depor num inquérito policial-militar.

Isso e mais a mobilização financeira do governo para impedir sua eleição para a Academia Brasileira de Letras, onde sentava-se o general Aurélio de Lyra Tavares, o poeta Adelita e um dos três patetas da Junta Militar de 1969. (Numa carta ele escreveu “acessoramento” e “encorage”.)

COMO VÍTIMA – A discussão em torno da presença de Lula na propaganda gratuita é despicienda. Ele estará lá, em áudios e vídeos. Não como o chefe do PT dos escândalos, mas como vítima.

Sem comparar as sentenças que condenaram Lula com a campanha que se fez contra Getúlio Vargas, imagine-se o que seria de sua memória em duas situações:

  1. Matou-se sem deixar a carta-testamento.
  2. Não se matou, deixou o Catete e foi para São Borja.

ULYSSES EM 1973 – A situação em que Lula está hoje nada tem a ver com aquela em que foi colocado Ulysses Guimarães em 1973, quando lançou-se como anticandidato à Presidência da República. Hoje vive-se num Estado de Direito e em 1973 vivia-se numa ditadura. Àquela época a eleição era indireta e estava perdida para o MDB. Hoje, os eleitores decidem.

Se tudo isso fosse pouco, Ulysses estava no pleno uso de sua liberdade e Lula está preso, condenado por corrupção. As duas situações, contudo, têm uma ponto em comum: deseja-se calar alguém ou, pelo menos, limitar sua fala.

14 thoughts on “Sem o “pode-não-pode” da Justiça, dificilmente Lula lideraria as pesquisas

  1. Num dos artigos anteriores a esse, o editor CN prestou conta das doações do mes findo bem como externou sua insatisfação com o nível das discussões e ofensas que por vezes pululam neste espaço.
    Bem:
    Ouso tecer breves palavras.
    Transcrevo parte do texto desta “sumidade” nula chamada Gaspari. A ele devidamente aspeado:
    “O desastre está aí, mas Lula pode ser acusado de tudo, menos de ter sido o causador da barafunda criada pelo Judiciário. Sua vitimização entra agora na última fase, fabricando-se uma eleição presidencial influenciada por um ectoplasma político.”
    Pergunto: como.em sã consciência podemos ter paciência! ?
    Me digam?
    Como um sujeito desse diz uma “asnagem” dessa!!??
    Um urro de cavalo desse??
    Isso nos ofende!
    Nos incita naturalmente a reajir.
    E uma reação muitas vezes não é docil, calma!
    Um sujeito desse dizer que Lula pode ser acusado de tudo menos de ser o causador da barafunda. …
    E querer que fiquemos calmos!
    Um moleque desse Gaspari merece palavras com tamanho medido em quilómetros. …
    Se é que me entendem.
    E evidentemente as mesmas palavras tamanho quilometrais para aqueles que o defendem (ao Gaspari e ao apedeuta ladrão).
    Senhores. …aceitar a contradição é do jogo.
    O que não podemos é ser ludibriados estelionatariamente por canalhas que tal e qual Gaspari, Bernardo Melo Franco, Monica Bergamo, Miriam Leitão, queiram nos impingir mentiras.
    Em tempo ainda, o inexpressivo Gaspari diz que estamos em um Circo.
    Digo que se é assim…ele é o palhaço e sem graça!

    • Eu entendi bem o escrevedor quis comparar lula a JK, ou eu progredi na minha demência?
      Maus Bofes, vc está coberto de razão, e segue meu comentario…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
      pra não cair na malha fina das iniquidades não sancionadas.

    • Na eleição de 2002, Lula teve 34% dos votos dos eleitores do país no primeiro turno.

      Na eleição de 2006, Lula teve 36% dos votos dos eleitores do país no primeiro turno. E com tudo a favor.

      O Datafolha afirmar que hoje Lula tem 39% é patético. Só imbecis acreditam nisso. A caravana no Nordeste foi um fracasso retumbante. Hoje existe internet. “É só conferir”.

      Os 39% do Datafolha é um exagero muito bem pago.

  2. O PT ja venceu a disputa de 2018 qualquer que seja o resultado.

    https://goo.gl/pDC6Y4

    Antilulistas jogam a toalha…. creditando o sucesso de Lula à insana perseguição judicial … mas “por acaso” esquecem de considerar a força da militância, e ainda fazem pouco caso da sabedoria do povo que julga conforme seu suor e sangue para apontar Lula como presidente do Brasil.

    • Vai dormir alex, se tu quer votar nesse ladrão tudo bem, mas no minimo traga coisas concretas.
      Por exemplo, como andam as coisas la no petebal, o ze dirceu ta matando muito traidor, o adade já tá feliz com a nova canga que vai carregar, os petebas de direita vão migra pra marina ou pro ciro?
      Traga novidade, mentiras já sabemos de muitas.

      Fale do ze dirceu isso sim é um bom assunto

  3. TERROR!!!
    Não há terrorismo no Brasil, né?

    Nota do presesentenaldio:
    “Vâmo resolve isso ai? 10, 20 50 tiros ….”

    Os anseios do povo para a escolha do Executivo provam que o Brasil está completamente despreparado para livrar-se dessa desgraceira total.

    A falta de uma Camara e Senado dignos, que nao acontecera com as novas eleições…
    A falta de união e moral cívica do povo brasileiro, são prejuízo incomensuravelmente maior do que tudo que queimou nas paredes do Palácio…

  4. É realmente uma nota de pesar, conota o quão cultos somos que deixamos isto acontecer, independente de governo, mas a sociedade civil como um todo é a maior culpada, e cito também o tal meio intelectual e artístico que muito pouco ou nada fizeram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *