Senado e Supremo deveriam ter sido fechados

Iotti: Senado x STF Iotti/Agencia RBS

Charge do Iotti, reprodução da Zero Hora

Carlos Chagas

Nesta quarta-feira, antes que se reunisse o Supremo Tribunal Federal, primeiro, e o Senado Federal, depois, a única saída logica e democrática para o impasse institucional seria a dissolução das duas instituições. Nem o Supremo nem o Senado mereciam estar funcionando. Melhor teria sido fechá-las. O diabo seria quem executaria essa missão profilática: o povo que domingo saiu às ruas? Os militares? As centrais sindicais? O presidente da República?

A mais alta corte nacional de Justiça vinha de diversas trapalhadas. Uma, de o ministro Dias Toffolli ter pedido vista a um processo na prática já concluído,  porque seis outros ministros  se haviam pronunciado pela impossibilidade de réus (como Renan Calheiros havia sido transformado na véspera) exercerem a função de substituto do presidente da República. O ínclito jurista deveria ter percebido que de nada adiantaria protelar a questão, sabe-se lá porque motivos, mas é fácil imaginá-los, pois o senador alagoano já estava afastado da presidência do Senado desde que tornado réu.  Depois, porque o relator Marco Aurélio Mello decidiu monocraticamente pela degola de Renan, em vez de logo ter submetido sua decisão ao pleno daquela corte. Mas teve mais: foi digna de um carroceiro a definição que o ministro Gilmar Mendes dedicou a Marco Aurélio Mello, chamando-o de “desequilibrado”.

DESCUMPRIMENTO – Do outro lado, as mesmas baixarias. Como o senador Renan Calheiros ousou descumprir uma sentença do Supremo Tribunal Federal? De que forma reuniu os membros da mesa do Senado e obteve deles, por escrito, a concordância com a rebelião diante do Supremo? Como Renan permaneceu onde não poderia mais estar, a presidência da casa?

Em suma, diante de tantas agressões à Constituição e, pior ainda, de uma briga entre meninos mal educados, como explicar que Senado e Supremo não tenham sido fechados, pelo menos até a tarde de ontem? Depois do péssimo soneto, veio a emenda, igualmente infeliz, o que deixa o país do mesmo jeito, isto é, com as instituições em frangalhos.

8 thoughts on “Senado e Supremo deveriam ter sido fechados

  1. Bah, ms ando fazendo escola!

    Agora é nada mais, nada menos que Carlos Chagas escrevendo que o Legislativo deve ser fechado!

    Pô, mas eu ando registrando neste blog incomparável há meses que, se o país e povo ainda quiserem resolver os impasses graves que hoje impedem o nosso desenvolvimento, somente fechando o Congresso!

    Sinal que este gaúcho e sua experiência estão andando ao lado da realidade brasileira, que exige medidas corajosas para oferecer à população a esperança – atualmente em local incerto e desconhecido – de tempos melhores!

  2. Prezado Carlos Chagas:

    Mais que esperar, vou enviar várias cópias do seu artigo para as cúpulas das Forças Armadas, no Brasil inteiro.
    Meus parabéns e, sem nenhuma dúvida, o senhor acertou em cheio, porque é exatamente por isso que todas as pessoas, em todos os recantos do Brasil, clamam.
    Além disso, é bom lembrar, a trama com requintes de crueldade seguirá na tal Reforma da Previdência, que, também nenhuma dúvida, condenará várias gerações de brasileiros a uma pena perpétua de trabalho e subemprego, sem aposentadoria NENHUMA!
    Impediremos isso, impediremos isso, impediremos isso: seja de que modo for.

  3. Caro Chagas, lamentável, o único, que de certo modo pacifico, pode, constitucionalmente da colcha de retalhos, para esse trem tenebroso dos três poderes poderes, é as Forças Armadas, por tempo curto e sem torturas e mortes, isto, por Dever e obrigação cívica de manter a ordem e soberania nacional. o stf, ontem, humilhou a Cidadania, estuprando-a, quando no dia 04, repudiou o Renan nas Ruas. Portanto, o presidente de fato dos 3 podres poderes é o Renan.
    Oremos a Deus, para sairmos desse oceano de lama, de forma pacifica.

  4. Pingback: Senado e Supremo deveriam ter sido fechados – Debates Culturais

  5. Como na canção de Rita Lee, “Tudo vira bosta”.
    O STF do B realizou essa suprema alquimia com a moralidade, seriedade e com a constituição.
    Nada nos assombra, tudo nos enoja.
    As instituições derramam seus fétidos dejetos sobre nossas cabeças a todo momento.
    Quem poderá nos salvar?

  6. Caro Carlos Chagas
    Leitura perfeita!
    O Brasil está tão doente que nenhum tratamento clínico pode salvá-lo. Só a cirurgia..
    É preciso extirpar os órgãos em estado de putrefação: Senado, Câmara e STF…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *