Senado recua, aprova o Fundo Eleitoral e descarta outras mudanas polmicas

 (PDT-MA) é relator da proposta que muda regras eleitorais Foto: Pedro França / Pedro França/Agência Senado

O senador Weverton Rocha teve de desistir da jogada

Amanda Almeida
O Globo

Em um recuo inteno de aprovar vrias mudanas nas regras eleitorais, a Comisso de Constituio e Justia ( CCJ ) do Senado aprovou, nesta tera-feira, uma norma para o financiamento do fundo eleitoral . Antes vinculado ao valor de emendas parlamentares, os recursos pblicos para as campanhas eleitorais sero, agora, definidos na elaborao das leis oramentrias anuais.

A proposta foi votada pelo plenrio do Senado na noite desta tera-feira e agora segue novamente para a Cmara, j que sofreu alteraes. O prazo curto. Para valer nas eleies do ano que vem, mudanas nas normas eleitorais tm de ser sancionadas at um ano antes do pleito, que ocorre no primeiro fim de semana de outubro.

LIDERANAS – O acordo foi fechado em reunio de lderes e, em seguida, foi convocada reunio extraordinria da CCJ, que durou menos de meia hora.

Os senadores decidiram excluir do texto todas as outras propostas que haviam gerado polmica nas ltimas semanas. Entre elas, havia a previso de se permitir o uso de recursos do fundo partidrio para o pagamento de advogados de parlamentares.

Segundo o relator da proposta, Weverton Rocha (PDT-MA), essas mudanas voltaro ao debate, mas, com calma, sem a necessidade de correr para aprov-las a tempo de valerem nas prximas eleies.

FUNDO ELEITORAL – O nico trecho mantido foi o que cria uma norma para a formao do Fundo Eleitoral. Seu valor ser, agora, definido na elaborao e execuo das leis oramentrias.

Para que a articulao saia como planeja o Senado, a Cmara precisa aprovar o texto da mesma forma que o receber. Os deputados podem modificar o projeto e reinserir os itens cortados.

O texto foi aprovado pela CCJ em votao simblica. Humberto Costa (PT-PE), Jorginho Mello (PL-SC) e Ciro Nogueira (PP-PI) se manifestaram contra a aprovao.

S PRESSAS – Criado em 2017 depois do fim do financiamento privado de campanha, o fundo foi feito s pressas para financiar as eleies de 2018. poca, foi definido que ele corresponderia a 30% do valor de emendas parlamentares previstas na Lei Oramentria de 2017.

Como a Lei Oramentria Anual (LOA) de 2017 no tem mais validade, segundo Weverton e a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), caso uma nova regra no seja votada e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, no haver dinheiro para financiar as campanhas dos candidatos nas eleies de 2020.

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NOTA DA REDAO DO BLOG
Quando o assunto interessa aos parlamentares, eles sempre do um jeito de aprovar, nem que tenham de parar os ponteiros do relgio, conforme aconteceu na Constituinte de 1967, em plena ditadura. o famoso jeitinho brasileiro. (C.N.)

8 thoughts on “Senado recua, aprova o Fundo Eleitoral e descarta outras mudanas polmicas

  1. “….Vivemos em uma encruzilhada, no h dvida de que todos sentimos isso. Todos sabemos.
    Eu no penso que a primeira vez que a humanidade ficou em uma encruzilhada, mas aqui estamos agora, de frente para ela e, esperanosamente, lidando com isso.

    Vou terminar com uma leitura da hermtica, dos textos hermticos:
    https://youtu.be/xvzZ56ZbWy8

    Hermes era a verso grega do antigo deus egpcio Thoth, que os romanos o conheciam como Mercrio e, em um dilogo na hermtica, muitos deles so dilogos entre Hermes e vrios alunos dele, e um se chama Asclepius.

    Um lamento apresentado. E como uma profecia. um pouco como a profecia Maia
    O Egito parece ser uma metfora para o Mundo inteiro neste dilogo e, na minha mente, para o Mundo do nosso tempo este lamento, esta profecia, est falando diretamente conosco.

    Ento, Hermes falando a Asclpio:

    -Sabe, Asclpio?
    Que o Egito uma imagem do Cu ou, para falar mais exatamente, no Egito todas as operaes dos poderes que regram e trabalham no Cu esto presentes abaixo, na Terra.

    De fato, deve-se dizer que todo o Cosmos habita nesta nossa Terra como que num santurio
    e, por ser apropriado que os sbios tenham conhecimento de todos os eventos antes que eles aconteam, voc no deve ignorar do que agora vou lhe dizer:

    Chegar um tempo quando ter sido em vo que os egpcios honravam a Divindade com piedade e servio sinceros e toda a nossa santa adorao ter sido infrutfera e ineficaz.

    Os Deuses retornaro da Terra para o Cu.
    O Egito ser abandonado e a Terra, que outrora foi o lar da religio, estar desolada.

    Oh Egito, da tua religio nada restar seno um vazio.
    Em que teus prprios filhos no futuro no acreditaro?
    No restar nada alm de palavras esculpidas e somente as pedras contaro a piedade.

    E naquele dia os homens estaro cansados ??da Vida e deixaro de pensar no Universo como digno de admirao, adorao e reverncia.

    Eles no amaro mais este Mundo nossa volta, essa incomparvel obra de Deus, essa gloriosa estrutura que ele construiu, essa soma de bens composta de muitas formas diversas, este instrumento pelo qual a vontade de Deus opera naquilo que ele criou de boa vontade, favorecendo o bem-estar do homem?
    Essa combinao e acumulao de todas as mltiplas coisas que provocam a venerao
    Essa combinao e acumulao de todas as mltiplas coisas suscitam o louvor venerao e o amor de quem v.
    A escurido ser preferida Luz e a morte ser combatida mais lucrativamente que a vida
    Ningum levantar os olhos para o Cu.
    O piedoso ser considerado insano, o mpio sbio, o louco ser considerado um homem corajoso. E os maus sero considerados bons.

    Quanto Alma, e crena de que seja imortal por natureza ou que possa esperar alcanar a imortalidade, como eu lhe ensinei, de tudo isso zombaro e at se convencero de que falso.

    Nenhuma palavra de reverncia ou piedade.
    Nenhuma declaraes dignas do Cu ser ouvida ou crida e, assim, os deuses se afastaro da humanidade, uma coisa dolorosa, e restaro apenas anjos maus que se misturaro com os homens e levaro os pobres desgraados a todo tipo de crime imprudente, guerras, roubos, fraudes e todas as coisas hostis natureza da alma.

    Ento a terra tremer e o mar no carregar os navios.
    O cu no apoiar as estrelas em suas rbitas.
    Todas as vozes dos Deuses sero foradas ao silncio, os frutos da terra apodrecero.
    O solo ficar estril e o prprio ar adoecer com uma estagnao sombria.
    Todas as coisas sero desordenadas e distorcidas.
    Tudo de bom desaparecer.

    Mas quando isso tiver acontecido Asclpio, ento Deus, o Criador de todas as coisas, vai olhar para o que aconteceu e iremos parar a desordem pela fora contrria de sua vontade, que o bem.

    Ele chamar de volta ao caminho certo aqueles que desviaram.

    Ele limpar o mundo do mal, lavando-o com inundaes, queimando-o com o fogo mais feroz, expulsando-o com guerra e pestilncia e assim, ele trar de volta seu mundo ao seu aspecto anterior, para que o Cosmos volte a ser considerado digno de adorao e reverncia, e Deus, o criador e mantenedor do poderoso tecido da Criao ser adorado pelos homens daquele dia com canes contnuas de louvor e bnos.

    Tal o novo nascimento do Cosmos, fazer de novo todas as coisas boas.
    Uma santa e inspiradora restaurao de toda a natureza sendo forjada dentro do processo do tempo pela eterna vontade do Criador”

    ————————–
    Graham Hancock, British author.

  2. cont….

    “No sei se vamos enfrentar uma terrvel catstrofe global ou no. Eu certamente espero que no.

    Espero que tudo no se reduza a misria e horror.
    Coisas terrveis j existem o suficiente no mundo.
    Mas eu me lembro do que dizem todos os textos antigos, no h um nico mito de inundao, no h uma nica histria da destruio de civilizaes passadas que no envolvam a humanidade na histria.
    Em algum lugar nosso prprio comportamento e o que fazemos parte do que estamos trazendo para o Mundo agora.
    Ns somos o que somos, mas o que estamos manifestando no Mundo o que est vindo em nossa direo.
    Ns somos os autores dessa coisa e podemos mudar a histria, se quisermos mudar.
    Eu acredito firmemente nisso.

    Estamos olhando para os traos de um episdio esquecido na Histria Humana?
    Acho que sim, acho que isso que est acontecendo aqui e porque esquecemos, porque somos uma espcie com amnsia, porque somos um mistrio para ns mesmos, talvez por causa disso estejamos to perdidos hoje em dia, to assombrados com a sensao de que algo est faltando, algo que precisamos saber sobre ns mesmos.

    Para os antigos egpcios, o mistrio essencial da existncia humana dizia respeito nossa essncia espiritual.

    Que estejamos participando deste teatro da experincia que chamamos de vida no Mundo em um imenso esforo voltado para a perfeio da alma.

    Conversei com xams na Amaznia e quando perguntei qual era o problema do mundo, qual era o problema com o Ocidente?
    Eles dizem que muito simples. Voc cortou sua conexo com o esprito, cortou o elo.
    E voc precisa restaurar esse link se quiser avanar daqui.
    Voc no pode avanar do lugar em que est se no restabelecer a conexo com o esprito.
    E isso me parece a tarefa mais fundamental que todos ns agora enfrentamos, no essas armadilhas exteriores de poder que trouxeram tanto horror e misria ao Mundo.

    Este o momento da encruzilhada em que acreditamos que nenhum de ns pode afetar as mudanas no nvel macro, impossvel faz-lo, mas podemos fazer mudanas no nvel micro, podemos fazer mudanas em nossas prprias vidas.
    Podemos fazer mudanas em nosso entorno imediato, mudanas para melhor, mudanas impulsionadas pelo amor.

    To esmagadora a noo de destruio global.
    No, no posso parar com isso, mas posso parar com o que estou fazendo para contribuir e, se todos fizermos isso, acredito que uma grande mudana de conscincia vir e o mundo poder seguir em frente e poderemos esperar um futuro para nossos filhos e filhos de nossos filhos, e mais uma vez trazer este belo jardim de jias de planeta, traz-lo de volta ao lugar que deveria estar, em nossas vidas.”

    https://youtu.be/xvzZ56ZbWy8

  3. AS SOLUES QUE PROPONHO PARA OS ELEITORES EM 2020 E2022
    Ednei Jos Dutra de Freitas Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2019

    Em primeiro lugar, proponho que se faa um novo plebiscito, j que o primeiro plebiscito s aconteceu , no pela vontade do povo de ter este regime de governo, mas sim para manter o mandato do Presidente Joao Goulart, que estava ameaado de ser cassado pela ditadura militar. No foi um plebiscito para escolher o sistema de governo mas sim a reao de o po9vo indignado que queria que Joao Goulart permanecesse solto e se mantivesse na Presidncia da Repblica. Todavia, para citar o que melhor para o Brasil a instituio do Parlamentarismo, como acontece na imensa maioria dos pases europeus e civilizados do Mundo, o que se pode notar nos mais prsperos sistemas de Governo da Europa. So vantagens do Parlamentarismo:
    Vantagens do Parlamentarismo:
    Relativa facilidade e rapidez da aprovao de leis.
    Maior comunicao do executivo com o legislativo, possibilitando uma melhor transparncia e fiscalizao.
    Menor risco de ocorrerem governos autoritrios por causa da aproximao entre a situao e a oposio.
    H tambm menor facilidade de corrupo, por conta da diluio do poder.
    Campanhas eleitorais mais baratas.
    Quem concorda com esse sistema no Brasil. apoia essa ideia legislativa
    Agora vamos ver as desvantagens do Presidencialismo no Brasil:
    Jair Bolsonaro ganhou a eleio legitimamente dentro da democracia, portanto, merece nosso respeito. Mas um presidente inepto. Ele cria mais problemas do que qualquer oposio que quisesse atrapalhar o governo. No passa um dia sem que ele descubra algum adversrio, algum inimigo. At porque, se ele no descobre, inventa um. um presidente que, em vez de cuidar de governar, cuida de falar. Isso no acontece apenas por um cacoete da sua personalidade. Tambm algo caracterstico da extrema-direita mundial, que acredita que o momento de destruir o establishment poltico, que teria sido dominado por um novo espectro do comunismo. um pensamento reacionrio, uma viso anacrnica, meio medieval at.
    Congresso foi mais importante que o governo, na aprovao da reforma da PrevidnciaNo foi mais importante, foi fundamental. Se tivesse deixado para o Bolsonaro, ele teria criado mais problemas. Se voc analisar, a preocupao em aprovar a reforma nunca fez parte de nenhuma das aes do presidente. A grande vitria do governo, do ponto de vista da economia, algo que parece no existir para o Palcio do Planalto, porque se perde em pautas de atritos, brigas etc.
    Inclusive para outros Poderes. Os tribunais de Justia dos estados devem ter uma funo mais terminativa, para que os recursos que subam s cortes superioras sejam menos ordinrios. A reviso do pacto federativo envolve tambm o fortalecimento dos poderes estaduais. Essa uma campanha a qual, inclusive, os deputados estaduais deveriam se integrar.
    Nenhum dos projetos trata com a devida seriedade a questo do Imposto de Renda. Na verdade, so praticamente omissos nessa questo. Por isso, o Cidadania vai apresentar um projeto sobre o IR, que pode ser acoplado a qualquer um dos projetos de reforma tributria que tramitam no Parlamento. O IR um dos impostos mais injustos que temos no Brasil.
    Porque profundamente regressivo. Quem paga mais imposto no Pas so aqueles de menor renda. A iseno de imposto muito baixa. Do ponto de vista da alquota, aqueles que recebem os salrios mdios esto pagando a mesma coisa que aqueles que recebem os maiores salrios. Por exemplo, a renda mensal de R$ 7 mil paga a mesma alquota que todos os salrios maiores que isso. Isso um absurdo. A surgem ideias como, por exemplo, criar um imposto sobre grandes fortunas. No precisa disso. Basta ter um imposto maior sobre as mais altas rendas, o que no existe no Pas.
    A reviso do pacto federativo no pode ficar restrita questo tributria e financeira. Hoje, quando se fala de pacto, costuma-se ficar em torno dos problemas fiscais e financeiros dos estados brasileiros. Ns, do Cidadania, temos uma compreenso mais ampla disso. Por exemplo, na discusso da Previdncia social, defendemos que quem tem que fazer a reforma tributria dos servidores pblicos estaduais, das polcias militares dos estados, so os governos estaduais e as assembleias legislativas. No o governo da Unio, nem o Congresso Nacional. Afinal, o Pas uma federao, pelo menos do ponto de vista do Direito legal. Ento, ao discutir o pacto federativo, precisamos pensar na transferncia de mais competncias aos estados, para que tenham maior autonomia. Assim, a federao vai se tornar algo concreto. O Congresso Nacional legisla sobre vrios temas que deveriam ficar a cargo dos estados. A merenda escolar, por exemplo, era uma atribuio da Unio. Para que deputados estaduais, ento? Para que assembleias legislativas?
    O projeto que est tramitando na Cmara, de autoria do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), tem algumas diretrizes que consideramos importantes. Precisa ter debates, emendas, mas tem um bom encaminhamento. O do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) tambm. Todas as propostas visam resolver alguns problemas, como simplificar os tributos do nosso sistema tributrio catico, com muitos impostos. Isso no significa reduzir imposto. De qualquer forma, a reforma tributria deve ter preocupaes com as profundas transformaes econmicas que esto em curso no mundo. Afinal, os processos de inteligncia artificial, robotizao da economia, o mundo das redes sociais, tudo isso est gerando uma outra sociedade. Ento, a reforma tributria tem que planejar, por exemplo, como a economia criativa, as startups vo ser tratadas? Diante dessa nova realidade econmica, o risco que corremos sermos muito conservadores e ficarmos legislando para o passado.
    Todas as intervenes na rea do meio ambiente so contra aos interesses nacionais. Por exemplo, o que o agronegcio brasileiro ganha com toda essa disputa com o presidente francs (Emmanuel Macron)? inclusive um contrassenso. Toda essa disputa com a Frana, a Alemanha, a Noruega, todos esses pases europeus, contradiz a poltica do prprio Planalto de saudar a vitria do acordo entre Unio Europeia e o Merscosul. Quer dizer, ao mesmo tempo que comemora o acordo, trabalha para inviabiliz-lo. claro que a Amaznia parte do territrio brasileiro, patrimnio nosso. Mas uma questo que no pode ser tratada como se todos os outros fossem nossos inimigos, como se houvesse uma conspirao. Isso tpico de algum que busca um inimigo externo para acalmar as dificuldades internas.
    Em 2020, vamos ter candidatos prefeitura de nove capitais, o que demonstra a nossa presena cada vez maior, com capilaridade, dentro de um partido mediano. Inclusive, em Porto Alegre, vamos ter a candidatura da deputada estadual Any Ortiz. Ela uma grande liderana, jovem liderana. Como ela, temos Joo Vitor em Belo Horizonte; Marcelo Soleri, no Rio de Janeiro; Daniel Coelho, no Recife; Alexandre Pereira, em Vitria; etc. Isso um evidente sinal de crescimento, de capilaridade e de um certo protagonismo do Cidadania nas eleies de 2020.
    As candidaturas em 2020 nos do a perspectiva, de superar a clusula de barreira em 2022. Assim como fizemos em 2018. Tambm vamos buscar ser um grande partido democrtico, dos liberais progressistas e daqueles resqucios da esquerda democrtica. A gente est discutindo muito o combate corrupo, gastos que no devem ser feitos, austeridade fiscal. Mas precisamos discutir a dura realidade de sermos um Pas profundamente injusto, com uma imensa populao que no tem acesso aos bens da dignidade e da humanidade. Isso a grande questo para o Cidadania e do nosso projeto para futuro.
    Vantagens do Parlamentarismo
    :
    Relativa facilidade e rapidez da aprovao de leis.
    Maior comunicao do executivo com o legislativo, possibilitando uma melhor transparncia e fiscalizao.

    Menor risco de ocorrerem governos autoritrios por causa da aproximao entre a situao e a oposio.

    H tambm menor facilidade de corrupo, por conta da diluio do poder.

    Campanhas eleitorais mais baratas.

    um sistema onde o chefe de poder como deputado, governo, chanceler, presidente escolhido para exercer tal funo por meio de votos do povo, a partir de ser eleito poder exercer os poderes que lhe foi concedido pela constituio.

    O parlamentarismo um sistema de governo encontrado em regimes democrticos de algumas monarquias ou repblicas. No parlamentarismo h um Chefe de Estado e um Chefe de Governo. O Chefe de Estado pode ser o Rei ou o Presidente. O Chefe de governo pode ser o Premier ou o Primeiro Ministro que escolhido pelo parlamento.
    Quem exerce o Poder executivo de um sistema parlamentarista o gabinete de ministros de estado que, so indicados pelo Primeiro Ministro e aprovados pelo parlamento.

    No presidencialismo h uma clara separao sobre os poderes executivos e legislativos. O Presidente da Repblica ao mesmo tempo Chefe do Estado, Maior autoridade pblica do estado e o Chefe de Governo que a maior autoridade do Poder executivo.

    No parlamentarismo a diviso entre o executivo e o legislativo no to ntida. O Chefe de Governo a maior autoridade do Poder executivo escolhido pelos parlamentares, o legislativo. O Chefe de Estado apenas uma figura protocolar que se ser um presidente se for uma repblica ou monarca, um rei se for uma monarquia.

    Onde for adotado o sistema parlamentarista, a oposio apresentara uma forma de derrubar ou constranger o governo que por meio de uma votao pode ser aceita ou desconsiderada. Quando o parlamento no consegue a aprovao de uma Moo de confiana o governo dever pedir a dissoluo do parlamento ou renunciar ao cargo.

    O seu funcionamento pode ser no gabinete ou assembleia. Na assembleia quando o governo no consegue muito apoio no parlamento e quando o governo quer negociar com a oposio vive sobre ameaa de moo. J quando o partido politico ganha a maioria dos votos em uma votao (eleio) poder atuar livremente no gabinete.

    Quais as vantagens?

    Consegue aprovar leis com facilidade, tem facilidade na comunicao possibilitando maior transparncia, corre menos risco por ser autoritrio, enfrenta maiores dificuldades em corrupo e nas suas campanhas eleitorais os custos so diminudos.

    • Ednei, o problema que vejo no parlamentarismo no Brasil a composio do atual congresso. Com os deputados e senadores que temos hoje, adeptos do “presidencialismo de coalizo”, o regime parlamentarista provavelmente seria uma catstrofe…
      No que o presidencialista esteja l muito bem…

      • Sr. Wilson Baptista Junior,

        Entendo a sua preocupao, Mas se ficar do jeito que est, com o Presidencialismo, teremos, como o senhor disse, sempre “presencialismo de coalizo”. no ser possvel acontecer presidencialismo de coalizo no Parlamentarismo, porque no haver mais Presidencialismo.

        O Parlamentarismo, em todos os pases que o adotam, tm uma “Cmara Federal s”, no precisa de Cmara Federal e Senado Federal ( exceo do Reino Unido, que tm uma decorativa Cmara dos Lordes” , mas esta Cmara dos Lordes apenas decorativa, so representantes da Rainha da Inglaterra, e no decidem nada. Apenas homologam o que a “Camara dos Comuns decide”.

        Como no Brasil no temos rei nem rainha, no teremos Cmara dos Lordes”, mas apenas uma Cmara dos Comuns, como no Inglaterra, o que significa que teremos menos parlamentares federais, j que suprimiremos o Senado. E ser possvel que esta Cmara, como na Inglaterra e outros pases parlamentaristas, tenham menos parlamentares, o que economizar dinheiro. Compare o conforto at nos assentos da Cmara dos Comuns, no Reino Unido, com a pompa e mordomia que tem a Cmara dos Comuns na Inglaterra. L, os parlamentares ficam sentados em cadeiras minsculas, apertados. Aqui, cadeiras suntuosas, gabinetes suntuosos e cheios de assessores verdadeiros ou laranjas.

        Vamos nos movimentar nas redes sociais e nas ruas para que haja novo plebiscito com a finalidade de mudarmos nosso regime de governo saindo do maldito Presidencialismo e abraando o Parlamentarismo, com mudana constitucional.

        Quanto a eleger parlamentares picaretas, sujos e ladres, cabe educao de nosso povo para votar melhor, esforo de conscientizao que vem fazendo bravamente a nossa TI.

        Saudaes, abraos, desejo de que o senhor tenha longa sade e possa pensar seriamente no que eu estou escrevendo,

        Ednei Jos Dutra de Freitas

  4. Acabou a desculpa de que falta dinheiro neste pas.
    O senador Reguffe, recm-filiado ao Podemos, ocupou a tribuna para condenar o projeto que, entre outras aberraes, facilita o caixa dois.

    uma verdadeira aberrao, uma excrescncia. Eu no sei a quem [essa proposta] serve. Eu sei a quem ela no serve: no serve ao cidado de bem deste pas, aos contribuintes honestos deste pas.
    O senador acrescentou que as alteraes nas regras do fundo eleitoral possibilitam lavagem de dinheiro e caixa dois.

    Vai [o projeto] na contramo de tudo o que est acontecendo no mundo em termos de controle social sobre as campanhas polticas. No d para aceitar.

    O senador foi alm, afirmando que o Congresso no pode autorizar o aumento do fundo eleitoral, de 1,8 bilho de reais para 3,7 bilhes de reais, conforme previsto no relatrio da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) j aprovado pela Comisso Mista do Oramento e que aguarda votao em sesso do Congresso.

    Este aumento desmoraliza, inclusive, as pessoas de bem que legitimamente defendem o financiamento exclusivamente pblico de campanha, para que poltico no tenha que ficar devendo favor para empresrio, para ningum.
    Ele continuou , so 3,8 bi para campanha poltica num pas que no consegue dar conta da sade, com pessoas em macas nos corredores dos hospitais, amontoadas nas emergncias dos hospitais pblicos? E o pas vai gastar 3,7 bi com fundo pblico de campanha? Num passe de mgica [o fundo salta] de um 1,7 bi para 3,7 bi? Isso uma vergonha. Espero que consigamos derrubar isso.
    Caso contrrio, concluiu Reguffe, acabou a desculpa de que falta dinheiro neste pas, porque acharam com facilidade dinheiro para campanha de poltico.

  5. A lista de prioridades do congresso nacional:

    Aumento do Fundo Partidrio, j obtido;
    Transparncia dos gastos dos parlamentares ficaro mais difceis de ser constatados;
    Parlamentares agem para se proteger das acusaes de corrupo;
    O Projeto de Moro contra o crime, encontra forte resistncia no congresso;
    A CPI da Toga sofre boicotes;
    Pedidos de Impeachments de ministros do STF so engavetados;
    Denncias contra Lula e demais pessoas so rejeitadas por uma Vara Federal, seguindo risca as ordens de Gilmar Mendes;
    O poder legislativo atua somente em legislar em causa prpria, enquanto o povo condenado misria e pobreza;
    O salrio de um parlamentar quase o valor de duzentos salrios mnimos;
    O congresso impede que as reformas sejam feitas;
    Quase 200 deputados federais so contra a Lava Jato.

    E tem quem ainda defenda o Legislativo, pelo qual tenho reiterada e repetidamente afirmar que, somente o fechamento deste poder por uns tempos, de modo a ser totalmente modificado, que o povo e pas tero alguma chance de sair desta crise sem precedentes!

    Mais de trs BILHES DE REAIS para o tal FP um escrnio e ofensa, ao mesmo tempo, contra o pobre e miservel desta nao!

    At quando vamos permitir essa barbrie,passiva e at irresponsavelmente,

    tanto contra ns quanto o mesmo para o Brasil??
    Alm de condenados misria e pobreza, tambm somos escravos dessa casta corrupta, incompetente, intil e perdulria porque os impostos que pagamos s para sustent-la nababescamente??!!

    A SOLUO PARA ESTE PAS EST NO FECHAMENTO DO LEGISLATIVO (Por bem ou por mal, nessas alturas)!!!

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