Senado toma vergonha e proíbe que parente de senador seja suplente

Mariana Jungmann
(Agência Brasil)

O Senado aprovou hoje (10) a proposta de emenda à Constituição que muda as regras para suplência de senador. O texto aprovado proíbe que os suplentes sejam parentes em primeiro e segundo grau ou por adoção ou ainda cônjuges dos senadores titulares. Também reduz de dois para um o número de suplentes de senador.

O substitutivo à proposta original apresentado ontem (9) pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC) foi rejeitado e os senadores decidiram retomar hoje a votação do texto original.

O substitutivo rejeitado estabelecia que, em caso de vacância do cargo, o suplente seria convocado apenas para assumir temporiamente o cargo até que o novo titular fosse eleito nas eleições mais próximas. Mas o trecho gerou polêmica na sessão de ontem e foi o principal fator para a rejeição da proposta do senador Luiz Henrique.

Com o texto original, as regras em caso de vacância permanecem como as atuais O suplente assume até o fim do mandato de 8 anos. Atualmente, 16 senadores em exercício no mandato são suplentes. Eles substituem senadores que morreram, que exercem cargos no Poder Executivo ou que foram cassados.

A votação da PEC nesta quarta-feira, com a retomada do texto original, ocorreu após reunião dos líderes partidários com o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Diante de um novo acordo em torno da proposta original, o texto foi aprovado com 60 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

Apesar de se tratar de emenda constitucional, cujo rito de aprovação exige cinco etapas de discussão antes da votação em primeiro turno e mais três antes do segundo turno, os senadores fizeram acordo para que o texto fosse aprovado em duas votações na mesma sessão. A PEC agora seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Idêntica proposta foi rejeitada ontem. Lembro que ACM colocava Antonio Carlos Magalhães Filho como suplente, Edson Lobão faz o mesmo com o Lobinho. O Senado sempre foi uma esculhambação familiar. Agora, vai melhorar. Um pouquinho, mas vai… (C.N.)

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

11 thoughts on “Senado toma vergonha e proíbe que parente de senador seja suplente

  1. Que é isso, um Senado que já teve Wellington Salgado de Oliveira como senador, acho que jamais vai recuperar a decência! Para mim já a muito tempo o senado brasileiro é uma excrescência.

  2. Basta com a falta de representatividade do Senado. Basta com a excrescência das suplencias. É o fim qualificar o inqualificável, o suplente.

    JOÃO Gonsalves Borges
    Tubarão, SC

  3. Não, ESTE Senado não tomará vergonha nunca. Pode praticar a política do “me engana que eu gosto” aqui … ali … mas é só ver quem compõe seus “quadros” (argh!!!). O Senado que temos não passa de uma Casa de Prostituição … cujo chefe é um “caften” consagrado, processado, avacalhado etc etc etc … chamado Renan Calheiros.

  4. HOMENAGEM AO PASSE LIVRE

    NESTE momento de verdade não poderia deixar de homenagear o PASSE LIVRE.
    FOI NECESSARIO um choque de realidade para que os políticos sentisse na pele as reais necessidades de uma boa parte da sociedade BRASILEIRA, reivindicando seus direitos contra a máfia corrupta desse País. PASSEATA de verdade tem que deixar as marcas para que esse grupo sinta as marcas do verdadeiro poder. ACORRUPÇÂO já ultrapassou os 90 % nos três PODERES DESTE PAÍS. A MASSA FEZ VOCES SUBIR, A MASSA FAZ VOCES DESCER. ASSIM FALA (JD).
    O quebradeira assustou a corrupção por tudo aquilo que virá, esse foi só um ensaio, bateram na cangalha dos burros da corrupção, para que eles possam entender.
    O SENADO apóia projeto que incentiva recuperação de matas degradadas e tornar floresta em muitos lugares que a floresta desapareceu, melhor será se essa idéia fosse de urgência para tornar matas rios igarapés das regiões mais sofridas deste PAÍS. O NORDESTE O SENADO entendeu que não devemos lutar contra um poder milenar igual a natureza.
    A PROPOSTA para o CODIGO FLORESTAL desagrada os RURALISTAS que não reconhecem os seus erros contra a natureza. O DESMATAMENTO na AMAZONIA, foi cinco vezes maior que 2012.
    GELEIRA NA ANTARTIDA produz iceberg gigante de 720 kMc, isso é uma das provas do aquecimento global sentido em nosso PAÍS, em alguns lugares chuvas com abundância em outro seca prolongada, que forca O GOVERNO DILMA acelerar o extermínio agora com água contaminada e a proliferação do COLÉRA, para aqueles que não tem aonde ir buscar um medicamento, porque a saúde está sucateada, e o mal que a DILMA provoca está junto ao seu corpo, (JD) falou em morte nas filas dos hospitais, no desemprego, e o Governo se escondeu na hora de criar empregos para a população pobre.
    AUSTRALIA reconheceu a degradação da GRANDE BARREIRA DE CORAIS por nitrato, qualidade da água, pesticida, sedimento, detergente e outros fatores que contamina a área e a redução da estrela do mar que devora os corais
    DILMA ROUSSEFF ajudou apoiou o líder da IGREJA UNIVERSAL BISPO EDIR MACEDO A COMPRAR O BANCO RENNER, o dono da IGREJA e chefe é EDIR MACEDO, será que os fies estão sabendo que a igreja que não tem O PODEROSO DEUS COMO CHEFE IGUAL A IGREJA CATOLICA QUE O CHEFE É O PAPA ESTAS IGREJAS PERTENCE O DEMONIO OU A DEUS?
    O HOMEN TEM PODER DE TRANFORMAR RESTOS MORTAIS EM SANTO?
    TOXOPLASMOSE está brotando em muitas cidades BRASILEIRA e o Estado do Pará está aparecendo com mais evidencia e essa doença não tem cura e este mal é adquirido através da carne de boi, e todo tipo de carne vermelha, e alem desses o cachorro, o gato, são seus fieis inoculador desta doença.
    O GOVERNO FEDERAL está vacinando mulheres de nove anos a cima contra HPV e outras doenças como câncer que é produzida por carne vermelha. POR ESSAS E OUTRAS O FRIGORIFICO FRIBOI OU JBS O GOVERNO DO (PT) E A GLOBO ESTÃO NESTA CAMPANHA MENTIROSA CONTRA A SOCIEDADE.
    QUEM ESTÁ DENUNCIANDO É (JD) VENHAM PRA CIMA QUE VOCES ESTÂO MUITO LA EM BAIXO.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÂO ESTÁ REUNINDO A SUA IDREJA E O CHEFE DESTA IGREJA É O PRÓPRIO DEUS E LÁ NÂO TEM SACOLINHAS.

    A massa fez você subir
    A massa faz você descer
    Assim fala JD
    Para todo mundo ouvir
    Todo poder emana da massa

    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa
    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa

    A massa quer distribuição
    Não asfaltar sem sanear
    Agua tratada e educação
    E saúde na massa

    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa
    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa

    Você não banque o espertinho
    JD de olho em você
    Apoiando os nordestinos
    Para o mundo inteiro ver
    Todo o poder emana da massa

    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa
    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa

    A saúde no Brasil e educação também
    So os pobres se dão mal
    E os políticos se dão bem
    So os pobres se dão mal
    E os políticos se dão bem
    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa
    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa

    A justiça do país só apoia o ladrão
    Contra o povo brasileiro
    A maior corrupção

    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa
    (coro) A massa ô, a massa, todo poder emana da massa

    Olha a cara desses trouxas
    Que roubam nossa nação
    Impedidos de olhar
    No rosto do cidadão

    Letra e música de João de Deus Ferreira (JD), RESPONSÁVEL

  5. Todo o dinheiro do país vem do Trabalhador.
    O trabalhador é o dono do país? Claro. Graças a ele é que tudo existe. É ele que paga as contas. Todas. Mas … na hora da distribuição … vêm os caras e … humilham o Trabalhador, roubam descaradamente a produção do Trabalhador.
    Os poderes? Estão totalmente apodrecidos, com o luxuoso apoio da sociedade que temos.
    Eles nunca tomarão vergonha.

  6. João de Deus Ferreira, saudações.
    Se os operários … se os nordestinos tivessem acesso às suas palavras … haveria uma Revolução Histórica no Brasil!!!
    Abraço emocionado para você!!!

  7. Então, como explicado acima, os brizolistas tinham razão quando diziam em 1963 “cunhado não é parente, Brizola pra presidente”. Realmente, vai melhorar um pouquinho com a escolha de cunhados, sogros de irmãos ou concunhados do Renan e de sobas estaduais, como futuros suplentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *