Senador pede ao STF apreensão do passaporte de Weintraub, para impedi-lo de sair do país

Weintraub ostenta a condição de investigado perante o STF

Mônica Bergamo
Folha

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou, nesta sexta-feira, di 19, no STF (Supremo Tribunal Federal), um pedido para que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub seja proibido de sair do país. A medida cautelar também pede a apreensão do passaporte do ex-ministro, assim como qualquer documento de viagem emitido em nome de Weintraub.

O ex-ministro publicou em seu perfil no Twitter, também nesta sexta-feira, que está saindo do país “o mais rápido possível”. “Aviso à tigrada e aos gatos angorás (gov bem docinho). Estou saindo do Brasil o mais rápido possível (poucos dias). Não quero brigar! Quero ficar quieto, me deixem em paz, porém, não me provoquem”, escreveu o ex-ministro.”

SOB INVESTIGAÇÃO – “Contudo, ao comemorar a iminente mudança ao exterior, o senhor Abraham Weintraub, aparentemente se esqueceu de mencionar que ostenta a condição de investigado perante o Supremo Tribunal Federal, por potencial cometimento do crime de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário e ao Estado de Direito”, diz o documento protocolado.

Weintraub é alvo do inquérito das fake news, que tramita no Supremo, e também de uma investigação no tribunal por racismo por ter publicado um comentário sobre a China. Ele anunciou sua saída do Ministério da Educação em um vídeo, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), divulgado na quinta-feira, dia 18. Ele foi indicado para um cargo de diretor do Banco Mundial.

32 thoughts on “Senador pede ao STF apreensão do passaporte de Weintraub, para impedi-lo de sair do país

  1. Weintraub é um homem de Olavo de Carvalho, o marginal refugiado na Virgínia e que MANDA no desgoverno Bolsonaro.

    O cargo no Banco Mundial, a despeito do excelente salário, nada mais é do que uma desculpa para que Weintraub FUJA do Brasil, e é uma ORDEM dada pelo “guru” infame e que Bolsonaro tem que cumprir sem pestanejar.

    Aliás esse falso filósofo CERTAMENTE sabe demais sobre Bolsonaro e sua família criminosa. Se ele resolver abrir o bico pra valer, derruba o governo imediatamente. Conforme ele próprio já ameaçou em vídeo.

    • Seguir Olavo e ter de acatar suas sugestões é por demais vexatório! Olávo é arma que só pode ser usada contra os comunistas e esquerdopatas. É de destruição total.
      Masé uma bomba sem pavio e sem pino de segurança. Pode atacar a qualquer momento, qualquer lado!
      Amigo assim ´perigoso.
      Mestre assim é o caos!
      Fallavena

  2. Deixem de mi mi mi! Ele já está no EUA seus trouxas esquerdistas. E esperem a volta dele, grandiosa e triunfal. Tenham calma, chorem nos travesseiros, tomem um chazinho de camomila. Vão ter que aguentar o choro, a tristeza e o sofrimento até 2026. Depois quem sabe, vocês tenham mais sorte da próxima vez. Fica o registro.

  3. Terê é só mais um(a) coitado(a) bovino(a) seguidor(a) fanatizado(a) da seita bolsonarista que vem perder tempo nesta Tribuna tentando defender o indefensável desgoverno do psicopata criminoso Bolsonaro.

    Conforme também vinham muitos fanáticos da seita lulopetista, tempos atrás.

    A casa está desmoronando. Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.

  4. Juca Valo ou seria Ju cavalo(pela sua indelicadeza pra comigo), não me dirigi a você em momento algum, se vestiste a carapuça, sinto muito. O meu comentário foi genérico, e o foi em relação aos comunas/esquerdistas. Jamais o ofenderia, e também a quem quer que seja, não faz parte do meu perfil, embora tenha alguns vassalos da TI que mereciam tal desfeita. Fica o registro.

    • Terê, bem se vê que é você quem vestiu a carapuça por ter a certeza que a casa de crimes bosolaristas que defende está desmoronando por todos os lados.

      Sua estratégia de apontar inimigos externos e imaginários (“comunas esquerdistas”) é a mesma que os lulopetistas usavam apontando “as elites”.

      Isso não cola mais! Você defende a um BANDIDO na presidência. Ou por inocência, ou por desonestidade mesmo.

        • Leão da Montanha, eu nunca fui fascista, não tenho ideais em relação à política, nem direita e nem esquerda, apenas quero bem do meu Brasil. Sou muito família, quero que meus filhos e netos vivam num país com um povo ordeiro, de pessoas de bem, que haja amor, dignidade e caráter na concepção do perfil do brasileiro. Lá atrás votei no Collor(roubou meu dinheiro e meus sonhos), FHC(falso e entreguista), Lula(decepção e corrupção) e Serra(nem teve chance, mas seria mais do mesmo). Mostra que não vivo de ideais, mas de pé no chão, querendo o melhor pra todos nós, e no momento quem me faz sentir assim é o Presidente Bolsonaro. Fica o registro.

        • Exatamente, amigo Leão da Montanha. O neofascismo veio à flor da pele de inúmeros seguidores de Bolsonaro, insuflados por ele próprio, filhos, satélites bajuladores e pelo gabinete do ódio.

          Eles sequer conseguem disfarçar atualmente. Desvelam-se por palavras e atos inequívocos.

      • Fique sabendo que conheço Bolsonaro há mais de 30 anos, e acompanho a sua vida política com muito interesse. Sempre pautou a sua conduta legislativa em função das necessidades dos militares do Rio de janeiro, principalmente para aparelhamento e manutenção dos hospitais das FAs. Ajudou meu avô e pai(militares), enquanto vivos, e depois minha avó e mãe, já viúvas. Muito solicito, amigo, com sua simplicidade e humor apurado, um gentleman na concepção da palavra. Fomos vizinhos por vários anos,sendo que no bairro ele e muito bem querido, embora tenha se mudado, mas deixou saudades. Bom, acho que já disse tudo, então como posso ter aversão a um homem que sempre foi o que foi, e sempre será o que é, um brasileiro de uma grandeza ímpar. Fica o registro.

        • Terê, então você está entre a ingenuidade e a desonestidade; sendo esta última caso você se locuplete de tudo isso.

          Mas sua consciência tem a resposta.

          Fica o registro.

          • Tenho uma vida simples, vivo do meu salário, ainda ajudo uma filha desempregada e sustento e crio um neto com pai desnaturado, problemas graves de saúde na família, nem casa própria eu tenho. Mas tenho noção do que é bom para mim e minha família, e agora é o que melhor temos. Fora com a corrupção, praga da humanidade, educação sexual para as crianças(na escola estavam ensinando meu neto beijar na boca de outro menino, como se fosse normal), etc. Eles passaram dos limites, não estavam mais me representando. Não sou radical, não tenho cunho conservador aos extremos, nem racista ou sentimentos homofóbicos, me considero uma pessoa normal. Fica o registro.

    • Prezado Isac Mariano
      Só se destrói algo que existe. Ruínas já são destruições! O MEC e o ensino estão destruidos fazem décadas.
      Um idiota como o ex-ministro, só se juntpou aos idiotas que o antecederam.
      Apenas continuamos no mesmo caminho, com os mesmos resultgados!
      Fallavena

    • Por isso que não foi exonerado, embora o próprio durante a semana já não mais falasse como Ministro.
      A fim de aproveitar o status diplomático como Ministro.
      Assim ele não cumpriu a quarentena imposta de isolamento para viagens com origem em determinados países (como o Brasil).
      Resta saber quando sair a exoneração estará ele obrigado a deixar os EUA e efetuar nova entrada.

  5. Um homem não foge, não corre, não mija nas calças! Quando falta carácter sobra sacanagem!
    Nada mais parecido com um governo petista do que vem se tornando o atual!
    Que a parcela boa, séria e com cérebro da sociedade se prepare. Mais dois anos e teremos de escolher, acertando, um empregado para governar o país como precisamos!
    Fallavena

  6. Acho que os comentaristas de cunho oposicionista ao Governo atual, deveriam se ater aos comentários sobre os posts, e não ofender ou denegrir outros comentaristas que são situacionistas. É apenas um conselho de alguém que quer conviver harmoniosamente com todos, sem distinção por quem quer que seja. Ideologias à parte, somos humanos, vivemos numa sociedade plural, num mundo de diversidades, portanto considero isso uma democracia. Fica o registro.

  7. Só depois que o Weintraub pisou em solo americano que saiu a exoneração no diário oficial da União, em edição extra de hoje.

    Estranho, né não?

    Seu Jair mais uma vez dando fuga a um membro da gang.

    • Pois é Sebastião.

      Lembra da intenção de Dilma em nomear Lula – só que ao contrário.

      No caso do Weintraub, evitou-se exonerá-lo até que pudesse, valendo-se do passaporte diplomático, viajar aos EUA que atualmente recebe viajantes de poucos países do exterior

    • O Lula precisa sempre de autorização e ele está cumprindo pena num regime que não mais o fechado.

      Já Weintraub, o próprio falou de deixar o Brasil logo para evitar processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *