Será isso a democracia?

 

Sandra Starling

Passo os olhos pelos jornais e fico preocupada com os quebras-quebras nas cidades que tiveram aumento na passagem dos ônibus. Compreendo a fúria dos que se sentem logrados pelas promessas de paraíso sobre a Terra de algum tempo atrás, e a dura realidade da defasagem entre salários e preços. Há quem diga que a inflação continua em alta. Outros, que o “viés é de baixa”, para usar o jargão em moda.

Que o mínimo é muito maior que em anos passados, isso é pura verdade, mas também é pura verdade que, tirando o que é cobrado pelos que atendem serviços de casa em casa, os autônomos (bombeiros, reformadores de aparelhos estragados, eletricistas e aqueles que minha mãe chamava de “técnicos”, porque realizavam pequenos consertos que fazem o tormento das donas de casa), todo mundo anda se queixando do que ganha. Quando a chiadeira começa a atingir os taxistas, pode saber que pela frente vem problema. E os taxistas que ando pegando, aqui em Brasília, repetem todos um rosário de críticas ao governo federal. Mau sinal. Que parece não atingir os que promovem essa Copa das Confederações.

Já cantei e decantei minha paixão pelo futebol. Mesmo quando meu time anda a passos de tartaruga e vê seu maior adversário, o Atlético mineiro, ser considerado o melhor da atualidade, mesmo assim, não perco jogo de ninguém. Não chego ao “fair-play” de Chico Buarque, que se diz torcedor do bom futebol e não torcedor do Fluminense, como a gente pensava que ele era.

Não dá mesmo para entender a parafernália montada na capital do país para proteger (proteger?!) a cartolagem da Fifa e os jogadores da seleção brasileira. Contando o número de viaturas paradas em frente aos hotéis onde se hospedam as duas delegações, mais os helicópteros que volta e meia sobrevoam os locais, mais grades e sinais de segurança de trânsito, parece até que o quebra-quebra é aqui e não lá nas cidades que sofrem com o aumento das passagens.

“PAJELANÇA”

Metade do efetivo em homens e do combustível gasto para essa pajelança com certeza seriam suficientes para tornar menos tenso, e sem repressão, o dia a dia de quem tem de cruzar o centro de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Muito menos que tudo isso – creio – seria necessário para atender algumas das reivindicações dos índios que enfrentam tudo e todos no Mato Grosso do Sul, ou que já não têm mais onde ficar porque a Funai ou o local onde se vendiam os produtos dos indígenas aqui em Brasília foi fechado “para obras”, “sine die”, pelo governo da presidente Dilma.

Aí a língua da gente coça e a gente se pergunta para onde estamos indo com a dinheirama derramada para realizar Copas e Olimpíadas quando tanto se faz necessário em outros setores da vida do povão.

Para usar a expressão que soube ter sido usada pelo ministro da Saúde, na semana passada, no Congresso Nacional: até Portugal atualmente gasta mais com saúde per capita que o Brasil!

Diversão e arte também fazem parte, ou devem fazer parte de uma vida decente para todos. Mas isso que aqui presencio me leva a indagar: será isso uma democracia?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

9 thoughts on “Será isso a democracia?

  1. FORA DILMA… O “POSTE” DEU ERRADO.
    Nós estamos cansados da traição dos partidos políticos, não existe nenhum programa nesses partidos, cujo objetivo principal é roubarem. Esse PT é uma vergonha todos são corruptos, traidores. Esse LULADRÃO TARADÃO era pra ser PRESO, mas o povo ainda vai pegá-lo é questão de tempo. Zé Dirceu, Genoíno, João Paulo Cunha, José Guimarães o dos dólares na cueca, lembram? são a representação, desse PT CORRUPTO, vejam o que aconteceu com o Celso Daniel e o Toinho do PT. Um dia eles vão pagar não resta dúvida. Aqui no Brasil não existe democracia, é só ver a questão da apreciação dos VETOS PRESIDENCIAIS, mais de 3.000 vetos e esses políticos pensando que o povo é BURRO. O FATOR PREVIDENCIÁRIO outro assalto aos trabalhadores há mais de dez anos esse PT é governo e o LULADRÃO TARADÃO ainda teve a ousadia de VETAR O PROJETO QUE ACABARIA com essa excrecência. A imprensa brasileira também é toda ela cooptada pelo GOVERNO CORRUPTO, essa REDE GLOBO lembram do Jornal Nacional do Willer Bonner com o LULADRÃO TARADÃO depois das ELEIÇÕES DE 2002? REDE GLOBO FACISTA, após puxar o saco de qualquer governo que está no poder, só fala em FUTEBOL, NOVELA, BBB, GAY, DANIELA MERCURY, IVETE SANGALO, FAUSTÃO, GALVÃO BUENO UNS VERDADEIROS ignorantes ludibriando o povo, é obvio que isso não pode durar uma ETERNIDADE, parece que as coisas estão começando a mudar. Temos que acabar com esses, SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, vagabundos que só trabalham TRÊS DIAS NA SEMANA, traidores, corruptos, isso tem que ACABAR URGENTEMENTE, o povo não aguenta mais tanto desmando.

  2. Peço que ela faça uma reflexão e veja que não é a maioria que faz baderna, deve observar com atenção, é uma minoria de baderneiros que tentam manchar este ato por um país melhor.
    Se atentarmos para quantos problemas estão nesta insatisfação ordeira, veja quantos pontos: transporte caro e precário, mensalão, corrupção, impunidade, enriquecimento ilícito de políticos, segurança, educação, saúde que parece um matodouro, rolagem da dívida de mais de 160 bilhões, carga tributária enorme, etc…, se precisar mais, ela que leia os jornais.

  3. Não é possível que essa velha esquerdopata, sempre cega e que representa nada para nós, ainda tem espaço neste blog. Ora, essa incompetente não entende nada, jamais entendeu o povo. Ora, vá cassar marido!

  4. Esta esquerdopata inútil quer democracia com:
    mensaleiros?
    rosimeire noronhas fudendo o país?
    milhares de sindicalistas na folhas de pagamentos do país?
    advogados vendendo a petrobrás aos cocaleros
    muchachos do facínora castro recebendo porto de 1,5biUS$ de graça?
    negociações suspeitas de perdões de dívidas aos africanos gerando propina pelo favorzinho?
    grana do bndes para frigoríficos, empresas X quebradas, etc?
    estádio padrão fifa superfaturados?
    e muitas podridões com dinheiro do povo?

  5. Lúcido comentário Sandra: verdade o Brasil e principalmente as coisas do quotidiano do povo não estão azul, como o nosso time. Deveria ser.

  6. Respondendo a indagação da escritora: Não temos democracia no Brasil. O povo não é ouvido; não é atendido; não é representado. Pessoas morrem nas filas dos hospitais, que muitas vezes não tem remédios ou médicos. As escolas públicas são de péssima qualidade – embora haja um rentável negócio sujo por tras dela. Esses são pequenos exemplos. Pois bem. Considerasndo que democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo, repito: Não temos democracia no Brasil. Temos, somente, o direito de gritar até perdermos a voz e de votar num sistema que elege vigaristas. Vide o exemplo do Rio de Janeiro: para governador só teremos candidatos vigaristas. Como votar? Em quem votar? No menos vigarista? Fala sério!

  7. Pingback: Será isso a democracia? | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *